Buscar artigo ou registro:

Sumário - 28ª Edição | Volume 9 | Número 2 | abril/2022

 

  

Capa

 

Folha de rosto

 

Ficha Catalográfica

 

Editorial

 

Direitos Autorais

 

 

Ciências Agrárias

 

AVALIAÇÃO BIOECONÔMICA DE NOVILHAS NELORE PRECOCE SUBMETIDAS A DUAS ESTRATÉGIAS DE SUPLEMENTAÇÃO NO PERÍODO SECO DO ANO
Heitor Nunes Montes Freitas

 

 

Monografias / Dissertações / Teses

 

EDUCAÇÃO DO CAMPO EM UMA NOVA PERSPECTIVA
Ana Carolina de Araújo Beserra
Rosimeire da Silva dos Santos
Sabrina Michelle de Souza

  

 

Saúde

 

A IMPORTÂNCIA DA NEUROPSICOLOGIA ENQUANTO CIÊNCIA MULTIDISCIPLINAR
Aparecida Luzinete de Andrade Costa

 

SURGIMENTO E EVOLUÇÃO DAS TERAPIAS COGNITIVO-COMPORTAMENTAIS E SUA IMPORTÂNCIA PARA O TRATAMENTO DE PSICOPATOLOGIAS
Aparecida Luzinete de Andrade Costa

 

 

Social

 

O SENTIDO DA VIDA HUMANA: MATAR ALGUÉM É TECNICAMENTE ACEITÁVEL?
Aline Cruz Landim
Rosilda Vaz de Souza

 

 

Educação

 

A ARTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: DO LÚDICO AO APRENDIZADO
Treicy Daiane R. Carneiro
Rosana Rosa dos Santos

 

A CONTRIBUIÇÃO DE PAULO FREIRE E EMÍLIA FERREIRO NA CONSTRUÇÃO DE ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS E ADULTOS
Simone de Fátima Arantes

 

A IMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO E DO LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DA ALFABETIZAÇÃO
Mara Helena Martins Pereira

 

A IMPORTÂNCIA DA BRINQUEDOTECA E VALORIZAÇÃO DO LÚDICO NESSE ESPAÇO
Priscila Costa Rodrigues
Vânia Rosana da Costa
Elen Regina da Costa Pereira
Josevania Guia dos Santos
Maria Gernilânia Lopes dos Santos Silva

 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Márcia Cristiane dos Santos Santana

 

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Priscila Costa Rodrigues
Elen Regina da Costa Pereira
Maria Gernilânia Lopes dos Santos Silva
Silvana Farias de Souza Oliveira
Zilma de Oliveira Pereira

 

A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Katia Regina de Paula Leite
Luciméia Brito Batista
Cristiane Marques Pereira

 

A IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nazirene Sousa da Silva

 

A IMPORTÂNCIA DE UM TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DOS ESTUDANTES
Katia Regina de Paula Leite

 

A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Andrea de Oliveira Andrade
Ana Pedrosa Ferreira da Cruz
Crislaine Barbosa de Miranda
Marielle da Silva Martinez
Thalita Lopes dos Reis Arruda

 

A IMPORTÂNCIA, PAPEL, FUNÇÃO OU DESAFIO DO PROFESSOR DA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONTEMPORANEIDADE
Cristiane Lemes de Arruda
Juliana Lemes Izepilovski
Marizeth Rodrigues de Morais

 

A INCLUSÃO E OS DIREITOS DOS ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR
Monica de Sousa Buss
Rosangela de Sousa Buss
Rosimeire Dias Tadiotto

 

A LITERATURA COMO INSTRUMENTO DE INSERÇÃO DO SABER NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Débora Lara Martins de Oliveira
Jaqueline Priscila dos Santos
Juvelina Batista de Souza Cruz
Priscylla Cristina Santos da Silva
Thalita Lopes dos Reis Arruda

 

A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL I
Nazirene Sousa da Silva

 

A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO E FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM
Daniela Camila Cursine da Fonseca Almeida
Joelma Carla Marques Coelho de Oliveira
Maria Josefina Coelho Rodrigues
Rosenil Moreira Magalhães
Vanessa de Lima Santos

 

A OBSERVAÇÃO DO TERRÁRIO EM SALA DE AULA
Jessica Alves de Oliveira

 

A RELEVÂNCIA DA LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: COMO E QUANDO ESTIMULAR
Geziane Honorato Canjo

 

A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA
Maria Cristina Ferreira Lima
Yasmim Lima Carneiro

 

AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA PARA AS CRIANÇAS DOS ANOS INICIAIS
Fabiana Félix de Lima
Lidiane Ramos dos Santos Silva
Maria José Batista Soares Martins

 

AS DEZ HABILIDADES PARADIGMÁTICAS SEGUNDO O INEP, DAEB, SEB, PARA O ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE
Clotilde Castro

 

COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA
Luciana Rocha de Paula

 

CORPO E MOVIMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Katia Regina de Paula Leite
Katiluce Freitas Cunha
Luciméia Brito Batista
Cristiane Marques Pereira.

 

DEFICIÊNCIAS MÚLTIPLAS
Luzilene Ramos
Noraneuza Rodrigues Lima

 

DIÁLOGOS SOBRE CULTURA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: ELOS DAS RELAÇÕES SOCIAIS
Romero Ribeiro Barbosa
Rozângela Aparecida de Oliveira

 

DIFICULDADE NA LEITURA E ESCRITA
Fernanda Alves da Silva
Elisia da Silva Lopes
Valdineia Teixeira Dias Rubens

 

EDUCAÇÃO INFANTIL X PANDEMIA
Angélica Patrícia Lopes de Barros
Adenilze Lara Araújo Carlos
Kátia Rosana de Oliveira
Nirce Maria Fernandes

 

ENSINO E APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE TEORIA GERAL DE ADMINISTRAÇÃO II PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EMPREENDEDORAS
Regina Maria da Costa
Cecília de Campos França
Cristiane Paulino Gomes Gonçalves
Elaine Rodrigues Souza
Daniela da Silva Carvalho

 

ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA
Clara Silvestre Coimbra Martins
Weimar Pereira do Nascimento

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO FUNDAMENTAL NA REALIDADE DO MUNDO ATUAL
Noraneuza Rodrigues Lima
Luzilene Ramos
Rosana dos Santos
Miriam de Paula

 

INTERCULTURALIDADE E EDUCAÇÃO
Márcia Regina Rocha
Léo Ricardo Mussi

 

JOGOS E BRINCADEIRA NO CONTEXTO ESCOLAR ENGLOBANDO EDUCAÇÃO INFANTIL E ALFABETIZAÇÃO NA BNCC
Noraneuza Rodrigues Lima
Marlene Almeida de Araújo
Mara Helena Martins Pereira
Miriam de Paula

 

LEITURA E APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO FORMAL
Vânia Rosana da Costa
Elen Regina da Costa Pereira
Marcia Regina Souza de Brito
Karina Fabiana de Moraes Viana
Silvana Farias de Souza Oliveira

 

LEITURA NOS ANOS INICIAIS: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS E PLURALIDADE CULTURAL
Ana Pedrosa Ferreira da Cruz
Luciméia Brito Batista
Mônica Cristina da Silva Borges
Rosenil Moreira Magalhaes
Wélissa Alcântara da Costa Chaves

 

LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM FACILITADOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS COM 5 ANOS
Crislaine Barbosa de Miranda
Bruna Corrêa Lino
Daniella Jesus Fialho de Arruda
Regiani Pinafi Carvalho
Marielle da Silva Martinez

 

O AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Fatima Sgoti
Luziane Nascimento Silva
Keila Oleksen de Andrade Gomes
Rosenilda Mulinari
Vanilda Pereira de Carvalho

 

O FILME “EXTRAORDINÁRIO” COMO FERRAMENTA DE LUTA CONTRA O BULLYNG NA ESCOLA
Luciana Rocha de Paula

 

OS DESAFIOS NA ESCOLA: ALFABETIZAR OU LETRAR
Sandra Regina da Silva Amorim
Keila Ramos da Silva de Souza
Raiane Azevedo Diamante
Letícia Claudiane da Silva

 

PRÁTICA REGULAR DE LEITURA EM SALA DE AULA
Nazirene Sousa da Silva

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Flávia Liranço da Silva

 

PRINCÍPIOS DA PEDAGOGIA WALDORF NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Francielly Martins de Souza Costa
Gislaine Favin de Souza
Gizelma Lisboa Alves
Lais Tuliana Martins da Hungria
Telma Negris Araujo

 

PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM
Aparecida Muniz
Neusa Muniz Tomiyoshi
Maristela Favari Muniz
Paulo Vinícius Favari Muniz
Edith Aparecida Muniz Terçariol

 

PROJETO PRÁTICO: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
Luciana Rocha de Paula

 

QUALIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
Ana Paula Thomaz de Aquino Frare

 

RECREIO INTERATIVO: USO DE JOGOS SOBRE O CONTEXTO DE UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA E BIOLOGIA
Bruno Araújo Freitas

 

UMA LEITURA DAS TEORIAS E PRÁTICAS SOBRE A INCLUSÃO NA ESCOLA APÓS A LEI 9394/96
Cristina Viotto Januário
Dayane Miranda Romeira
Diana Silva de Mello
Solange Bernardo Brito dos Santos
Marinês da Silva Vargas