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QUALIDADE NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Ana Paula Thomaz de Aquino Frare

 

RESUMO

Este artigo explora a definição, possibilidades e importância da qualidade na educação à distância. Definir qualidade é algo complicado, nesta modalidade não é diferente, muitos questionam o fator qualidade neste tipo de graduação quando comparados às aulas presencias, permitindo ao educando além de comodidade, também flexibilidade de estudar e fazer outras atividades em paralelo sem precisar se dedicar exclusivamente a estar na faculdade para fazer o curso. 

 

Palavras-chave: Ensino a Distância. Qualidade. Flexibilidade. Comodidade. 

 

  1. INTRODUÇÃO 

 

O ensino a distância surgiu em decorrência de proporcionar oportunidades àqueles que encontram dificuldades com a incompatibilidade de horários no trabalho e às mães ou donas de casas que buscam por uma qualificação, mas devido às obrigações familiares as impossibilitam de frequentar um curso diariamente.

Assim sendo, mesmo que o ensino a distância esteja em fase de adaptação e expansão, ele traz benefícios para boa parte da população, mesmo sendo uma nova experiência, deixando alguns reflexos na educação, principalmente dos profissionais que buscam apenas um diploma, abrindo mão de um bom conhecimento, independente de que a Universidade seja a distância ou com aulas regulares, o bom desempenho da instituição depende em boa parte do aluno. 

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO 

 

O Ensino a Distância se diferencia de Educação a Distância. O Ensino disponibiliza informações em material impresso ou virtual, digitalizado e hospedado em sites ou Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), já a Educação à Distância é uma modalidade de educação mediada por tecnologias em que discentes e docentes estão separados espacial e/ou temporalmente, ou seja, não estão fisicamente presentes em um ambiente presencial de ensino-aprendizagem.

Chaves, no artigo “A Filosofia da Educação e a Análise de Conceitos Educacionais”, cita que diversas concepções de educação tais como: transmissão de conhecimentos, preparação para a cidadania democrática responsável, desenvolvimento de potencialidade do indivíduo e preparação para o exercício de uma profissão, sugerem educação como “processo através do quais indivíduos adquirem domínio e compreensão de certos conteúdos considerados valiosos”. 

O crescimento da Educação à Distância vem sendo reconhecido não só no Brasil, mas mundialmente. Com a expansão vem a necessidade de manter os níveis de padronização e qualidade, o que muitas vezes são obtidos através do credenciamento feito por agências governamentais, como é o caso do Brasil, por meio do MEC (Ministério da Educação). Embora pareça ser evidente que a oferta de EAD de boa qualidade seja uma preocupação da maioria das instituições educacionais, no entanto, quase nada tem sido feito para atingir esse objetivo no em nosso país. (Porto & Berge, 2008)

Todo educador deve pensar e repensar sua prática pedagógica, pois um dos maiores dilemas enfrentados quando se trata da sua formação é em relação prática e teoria. Por essa razão sua ação tem que ser pensada, refletida para que não caia no pratíssimo. Contudo, não é todo educador que tem apropriado seus desejos, seu fazer, seu pensamento na construção consciente de sua prática e teoria. (FAZENDA, 2006)

Entende-se por qualidade do ensino um conjunto onde alunos, planejadores e administradores buscam por um mesmo ideal, vencer barreiras, desafios e obter crescimento e sucesso profissional. Infelizmente, muitas vezes, os envolvidos se esquecem do ganho de conhecimento e habilidades, priorizando apenas a estabilidade profissional e melhoria de salário. Contudo, nosso país e nossa sociedade carecem de mais que isso, precisam-se de profissionais capacitados, motivados e dispostos a fazerem a diferença e contribuírem para um bom desenvolvimento em todas as esferas da vida humana

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  1. CONCLUSÃO 

 

É responsabilidade dos alunos que cursam esse tipo de modalidade o compromisso com o estudo, comparecimento nas salas virtuais, leitura dos livros disponibilizados no sistema, realização das atividades propostas pela entidade/curso contato frequente com os professores via online e tutores (presenciais) de curso para esclarecimento de dúvidas. 

De nada adianta o curso apresentar uma grade curricular atrativa, aulas interativas se os alunos não se dedicarem e se esforçarem para enfrentar cada etapa e principalmente incluindo o estudo como rotina para sua formação, onde através da mesmo toda teoria seja realmente colocada em prática. 

Finaliza-se, então, acreditando que um alto percentual de presencialidade não é sinônimo de qualidade de um curso em EAD e que é possível a formação a distância, desde que na elaboração de projetos na modalidade EAD sejam considerados critérios de qualidade, já que através desta oportunidade o índice de pessoas realizando um curso Superior aumentou pelo fato de conseguirem ultrapassar suas barreiras do dia a dia e estarem conquistando um sonho quase impossível.

 

  1. REFERÊNCIAS 

 

ALVES, L Educação à distância: conceitos e história no Brasil e no mundo. Revista da ABED. Vol. 10. 2011. 

 

MANZINI, G. Ministro da Educação defende regulação de cursos a distância. Folha Online, São Paulo, 25 mar. 2008. 

 

MANZINI, G. Ministro da Educação defende regulação de cursos a distância. Folha Online, São Paulo, 25 mar. 2008. Disponível em:  <http://www1.folha.uol.com.br/folha/educacao/ult305u385661.shtml>. Acesso em: 29 ago. 2014. 

 

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=977900. Acesso em 26 ago. 2014.