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A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Priscila Costa Rodrigues 1

Maria Gernilânia Lopes dos Santos Silva 2

Elen Regina da Costa Pereira 3

Silvana Farias de Souza Oliveira 4

Zilma de Oliveira Pereira 5

 

RESUMO

A presença da música já faz parte das nossas vidas por muito tempo, podemos afirmar que é uma expressão artística, que sempre foi utilizada em todas as culturas, e em diversos momentos, temos como exemplos nas nossas comemorações, na igreja, na política ou até mesmo para proporcionar um estado agradável de bem-estar. Desta forma, o presente artigo tem como propósito destacar a importância da música no processo de desenvolvimento da criança na educação infantil, compreende-se que a mesma tem a finalidade determinante nessa fase, contribuindo diretamente nos aspectos sócioafetivo, psicomotor, cognitivo e linguístico, além de ser facilitadora do processo de aprendizagem. Para que tivéssemos êxito na elaboração do artigo, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, totalmente estruturada e referenciadas conforme textos e estudos de diversos autores que abordam sobre o tema escolhido, e que cita que a música possui vários significados e representações no cotidiano das pessoas e se utilizada corretamente pode ser um agente facilitador em diversos contextos que envolvam o raciocínio e a aprendizagem. Desta forma, este estudo levará o leitor a entender o real sentido da música nas vidas das crianças, e para os educadores que eles possam compreender que a música tem um valor pedagógico, também podendo ser um grande aliado, no momento da interação.

 

Palavras-chave: Música. Educação Infantil. Expressão artística. Processo de aprendizagem.

 

ABSTRAT

The presence of music has been part of our lives for a long time, we can say that it is an artistic expression, which has always been used in all cultures, and at different times, we have as examples in our celebrations, in the church, in politics or even even to provide a pleasant state of well-being. In this way, this article aims to highlight the importance of music in the process of child development in early childhood education, it is understood that it has a decisive purpose at this stage, contributing directly to the socio-affective, psychomotor, cognitive and linguistic aspects, in addition to to facilitate the learning process. In order for us to be successful in the elaboration of the article, a bibliographical research was carried out, fully structured and referenced according to texts and studies of several authors that approach the chosen theme, and that cites that music has several meanings and representations in people's daily lives and correctly used, it can be a facilitating agent in different contexts involving reasoning and learning. In this way, this study will lead the reader to understand the real meaning of music in children's lives, and for educators that they can understand that music has a pedagogical value, and can also be a great ally at the time of interaction.

 

Key words: Song. Child education. Artistic expression. Learning process.

 

 

INTRODUÇÃO

 

A música no cotidiano da Educação Infantil é de suma importância, pois faz parte do dia-a-dia e do aprendizado das crianças. É considerada também uma forma de comunicação e dentro da escola desempenha um importante papel para o ensino e aprendizagem, pois torna as aulas mais dinâmicas, facilitando aumento do conhecimento das crianças.

O tema abordado neste artigo será a importância da música na educação infantil, os quais na conjuntura atual estão cada vez mais presentes nas discussões pedagógicas e acadêmicas a respeito dos processos e ferramentas educativas. Especialmente por estarem diretamente ligados com o desenvolvimento da autonomia, integração social, no imaginário e criatividade, de forma prazerosa, divertida e eficaz, e que esses momentos vividos serão lembrados em toda a sua trajetória de vida, portanto, não pode ficar de fora do contexto e do processo educacional. É direito da criança viver plenamente sua infância, aproximar a sua realidade social na qual está inserido e que ela futuramente possa exercer na prática social o que aprendeu em sala de aula.

A iniciativa de discorrermos sobre  o tema, justifica-se pela necessidade de conscientizar todo os profissionais que atua na educação infantil, afim de que todos possam trabalhar de forma efetiva com esse instrumento, percebemos que  a música tem esse poder de  proporcionar prazer e envolver as crianças em um mundo imaginário e real ao mesmo tempo. Como problematização, percebemos que ao longo dos anos, muitos tem utilizado a musicalidade como um passatempo, ou seja, não atribuindo como uma ferramenta para auxiliar no processo de desenvolvimento da criança, e isso é muito sério e que precisa ser conversado e exposto as estratégias para a resolução do problema em questão.

Esperamos que o uso da música possa ser uma aliada ao ensino, e para os educadores como uma ferramenta pedagógica essencial, que através desse estudo todos possam refletir e repensar as suas didáticas em sala de aula, revendo e utilizando os recursos que estão à disposição mostrando que é possível uma prática consistente com a música nas salas de Educação infantil.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Sabemos que a música sempre esteve presente nos mais diversos tipos de povos, sendo considerada também um dos principais elementos de várias culturas, portanto há relatos de que os primeiros indícios da reprodução da música, provavelmente foram através da observação dos sons emitido pela natureza ou seja um lugar de convivência dos humanos na época, que pode ser percebido através do barulho da água, das plantas e dos animais.

A origem da palavra encontra-se na mitologia grega e significa “a arte das musas”. As musas eram seres celestiais ou divindades que inspiraram as artes e as ciências e tinham Orfeu, filho de Apolo, como seu deus. Orfeu foi, na mitologia grega, o deus da Música. Diversos estudos relatam que os primeiros habitantes, faziam uso da referida (música) para se comunicarem com os demais companheiros, quando se encontravam em situações de perigos (lutas ou ameaças por predadores ou pessoas desconhecidas) ou momentos de alegrias.

 

A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doença e fertilidade. (BRÉSCIA, 2003, p. 15).

 

Para Vygotsky (1989) o processo de construção de cada indivíduo está totalmente interligado com o meio em que vive, desde a infância, a criança é   influenciada por aqueles que a cercam, hábitos, trejeitos, gostos e muitas particularidades podem servir da cultura familiar de quem está mais próximo.  Sendo assim nesse processo o indivíduo vai se conhecendo, aprendendo meios de comunicar-se, definindo seu estilo musical favorito, sendo ainda capaz de reconhecer os gostos de outras pessoas, e possivelmente também despertar o interesse em outros estilos que são oferecidos em diversos canais de comunicação.

 

Como uma das   formas   de representação simbólica   do mundo, a música, em suas diversas idade e riqueza, permite-nos   conhecer melhor a nós   mesmos   e ao outro próximo ou distante.  (BRITO, 2003, p. 28)

 

Nota-se que a música na vida das pessoas está intimamente ligada a seu estado de espírito, pois a mesma transmite mensagens que se encaixam nos momentos de alegria, tristeza, melancolia, romantismo, etc. Mas muitos não tem o conhecimento aprofundado de que a música pode estar inserida na fase de desenvolvimento da criança e que pode ser utilizado nos espaços escolares principalmente na educação infantil.

O RCNEI, (1998) dá ênfase à presença da música na educação infantil, o documento traz orientações, objetivos e conteúdo a serem trabalhados pelos professores. A concepção adotada pelo documento compreende a música como linguagem e área de conhecimento, considerando que está tem estruturas e características próprias, devendo ser considerada como: produção, apreciação e reflexão.

Conforme os trechos citados acima, notamos que os avanços foram significativos e que ficou comprovado que a música possui uma grande contribuição no desenvolvimento da criança da educação infantil. A música é considerada como um elemento essencial nesta etapa do sistema educativo, a mesma começa a se expressar de outra maneira e é capaz de integrar-se ativamente na sociedade, porque a música ajuda a ganhar independência nas suas atividades habituais, assumir o cuidado de si mesma e do meio, e ampliar seu mundo de relações. A música tem o dom de aproximar as pessoas.

Sendo assim, a criança que vive em contato com a música aprende a conviver melhor com outras crianças, estabelecendo uma comunicação mais harmoniosa. Nesta idade a música as encanta, dá-lhes segurança emocional, confiança, porque sentem-se compreendidas ao compartilhar canções, e inseridas num clima de ajuda, colaboração e respeito mútuo.

Com a música, a expressão corporal da criança se vê mais estimulada. utilizam novos recursos ao adaptar seu movimento corporal aos ritmos de diferentes músicas, contribuindo desta forma na potencialidade do controle rítmico de seu corpo. Através da música, a criança pode melhorar sua coordenação e combinar uma série de movimentos.

De acordo com BETTI (2013), na infância, os sons assumem um papel fundamental no desenvolvimento da linguagem, ao explorar um objeto a criança passa a perceber que existe uma reprodução sonora, e simultaneamente passa a compreender que existem ritmos e melodias e passa a reproduzi-lo mesmo sem ajuda de um adulto.

A música pode auxiliar a criança no seu desenvolvimento cognitivo e, por isso deve ser valorizada no âmbito escolar a fim de potencializar a imaginação, a linguagem, a atenção, a memória e outras habilidades, além de contribuir de forma eficaz no processo de ensino- aprendizagem.

 

A criança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio, e a música tem esse caráter de provocar interações, pois ela traz em si ideologias, emoções, histórias, que muitas vezes se identificam com as de quem ouvem. (GONÇALVES et al .2009, p.2)

 

Segundo COSTA (1970), toda aprendizagem consiste na organização de um comportamento novo ou na reestruturação de um comportamento anterior, frente a experiência. É, portanto, o processo através do qual se adquirem novas formas de comportamento ou se modificam formas anteriores, existem três condições básicas para que a aprendizagem se efetue: Nível de maturidade, Motivação e Situação da Aprendizagem. A música é excelente recurso para auxiliar o desenvolvimento da criança, a fim de que seja atingido esse nível de maturidade indispensável à aprendizagem.

A música possui esse dom de tornar qualquer ambiente agradável, prazeroso e leve, ela encanta as crianças desde muito cedo, por isso consegue atrai-las com suas facetas como, ritmo, melodia e harmonia. Na vida infantil o ensino da música vem como forma de compreensão de mundo. Ao nascer, a criança vai se desenvolvendo, com a ação de falar, cantarolar, explorando assim esse universo sonoro com sons que podem ser produzidos por ela própria.

Podemos citar como exemplo a importância dos chocalhos, através do manuseio do objeto percebe que ele produz sons dependendo da maneira que ela o mexa. E, simultaneamente, ela acompanha cantarolando, fazendo seu ritmo e sua melodia. Diversas pesquisas afirmam que as crianças relacionam a música com conhecimentos que elas já possuem do seu cotidiano com sua família, com seus amigos e todos os que as cercam, o que possibilita ainda mais a aprendizagem. Elas adquirem conhecimento quando este passa a ser concreto, ou seja, quando elas passam a experimentá-lo.

Portanto, nas situações do dia a dia, quanto mais elas receberem estímulos, mais desenvolverão seu intelecto, quanto maior o número de atividades como: cantar, dançar, fazer gestos, bater palmas, movimentos com o corpo, pés e mãos, mais favorecido será o senso rítmico e a sua coordenação motora, o que para os anos iniciais do ensino fundamental é importantíssimo, pois auxilia também na alfabetização.

O estímulo sonoro aumenta as conexões entre os neurônios e, de acordo com cientistas de todo o mundo, quanto maior a conexão entre os neurônios, mais brilhante será o ser humano. O som e o ritmo empregados juntos, despertam e refinam a sensibilidade da criança, provocam cordialidade e entusiasmo, prendem a atenção e estimulam, auxiliando na ação educativa.

E para que isso não aconteça, é necessário que o professor seja sensível à expressão musical, o que não significa que o mesmo tenha que ser um especialista em música ou que saiba, necessariamente, tocar algum instrumento. Ele deve sim, estar consciente de que, em contato com a música, a criança poderá:

 

Manter em harmonia a relação entre o sentir e o pensar; proteger a sua audição, para que não se atrofie diante do aumento de ruídos e da desqualificação sonora do mundo moderno; habituar-se a isolar um ruído ou som para dar-lhe sentido, especificidade ou beleza que lhe são próprios. (BORGES, 1994, p. 101)

 

Dessa forma, os conteúdos relacionados à musicalização deverão ser desenvolvidos nas instituições de educação infantil como conceitos em construção organizados em um processo contínuo e integrado de modo que as crianças desenvolvam, dentre outras, as capacidades de identificar e explorar os elementos da música a fim de que se expressem, interajam e ampliem seus conhecimentos sobre o mundo.

Partindo dessas ideias, é importante refletir sobre algumas questões relacionadas à formação de professores, especialmente os da educação infantil uma vez que é a partir da mesma que se configura um dos aspectos que permeia a prática do profissional que atua junto às crianças nas instituições formais desse nível de ensino.

Ao se avaliar essas questões tratadas acima, percebe-se uma urgente necessidade de ressignificação das concepções relacionadas à educação infantil, especialmente no que se refere à formação dos profissionais a ela destinados. Portanto, é possível reconhecer que a formação dos profissionais da educação infantil necessita abranger vários aspectos que vão desde questões relacionadas ao desenvolvimento humano até noções de cultura e sociedade. É claro que o mesmo não será um especialista em todos os aspectos atrelados à sua formação, mas deverá sim, estar atento a todas as dimensões que dizem respeito à criança e à sua formação, incluindo aí o papel da música nesse processo.

 

CONCLUSÃO

 

Neste artigo, buscamos compreender os pontos favoráveis que o ensino com música pode oferecer às crianças da educação infantil, destacando a importância do seu aprendizado e sua significativa contribuição para a socialização das crianças.  Sabemos que a música tem a capacidade de fazer com que a criança se expresse através da imaginação, da invenção, do cantar e do dançar e percebemos que algumas expressões no processo de ensino e aprendizagem ajudam-na no desenvolvimento de competências e habilidades que se buscam ao longo da sua formação integral.

Procuramos também ressaltar qual é a importância do educador em relação ao uso da música, sabemos que é necessário que o mesmo tenha capacitação contínua e gostar do que faz também para que os objetivos possam ser alcançados.

Concluímos que o tema foi enriquecedor para nós autores e acreditamos que será também para todos que terão a oportunidade de ler sobre o assunto, assim, afirmamos que a composição desta pesquisa nos proporcionou inquietações e desencadeou reflexões acerca das novas formas de trabalho que associam a musicalização ao contexto escolar e contemplou aspectos fundamentais para o desenvolvimento integral da criança, possibilitando sobretudo um maior esclarecimento da cultura lúdica.

 

 

REFERÊNCIAS:

 

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - RCNEI. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília, v. 3. Conhecimento de Mundo. MEC/SEF, 1998.

 

BRÉSCIA, Vera Lúcia Pessagno. Educação Musical: Bases psicológicas e ação preventiva. São Paulo: Átomo, 2003.

 

BETTI, M. Educação Física e Sociedade. São Paulo: Editora Movimento Ltda,1991.

 

BRITO, Teca Alencar de. Música na educação infantil. São Paulo: Peirópolis, 2003.

 

BORGES, T. M. M.. A criança em idade pré-escolar. São Paulo: Ática, 1994.

 

COSTA, N.M. VALLE, E.A.D. Música na escola primária. Rio de Janeiro 1970.

 

GONÇALVES, L. A. O jogo das diferenças, o multiculturalismo e seus contextos. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

 

VYGOTSKY, LEV S.  A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 3ª.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989. 168p. (Coleção Psicologia e Pedagogia. Nova Série).

 

 

1 Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e series iniciais

2 Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil

3 Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e letramento

4 Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação Infantil e Educação Especial

5 Licenciada em Pedagogia