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PRÁTICA REGULAR DE LEITURA EM SALA DE AULA

Nazirene Sousa da Silva

 

Dinâmica:

  • Organização do ambiente de leitura em círculo ou semicírculo.

  • Estabelecimento de expectativas sobre a obra a ser lida.

  • Leitura e discussões.

  • Registro das impressões.

Habilidade(s) da BNCC: (EF12LP02), (EF15LP01), (EF15LP02), (EF15LP15), (EF15LP16), (EF15LP18), (EF15LP19), (EF01LP26)

 

Sobre esta aula: Esta é uma proposta de atividade permanente para desenvolver rodas de leitura, com foco no gênero conto acumulativo e também outros contos e no campo de atuação artístico-literário e todos os campos. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma). O objetivo da Roda de leitura recai sobre a construção de uma comunidade de leitores, do gosto e disposição positiva para a leitura literária. A proposta enfatiza estratégias voltadas à leitura compartilhada e à situações nas quais as crianças escolham o que ler, conversem e expressem opiniões sobre os textos lidos e ouvidos. Para este ciclo, o foco é enfatizar atividades que elucidem a função social de leitura (circulação do texto na vida social) e principalmente por meio de rodas de leitura que façam antecipações de informações com auxílio de recursos gráficos. A identificação e a comparação de informações são priorizadas. O professor é o principal mediador de leitura.

 

Justificativa: Rodas de leitura podem ampliar o repertório leitor e o aprofundamento da leitura autônoma. Por meio da mediação do professor, buscam-se novas interações com o livro de maneira prazerosa, entendendo as histórias como fonte de múltiplas informações e também de entretenimento. Por isso, tende-se a compartilhar experiências pelo prazer da leitura, pela criticidade, pelo escutar o outro, pela oralidade, priorizando a leitura colaborativa e compartilhada.

 

Materiais necessários: Professor, selecione previamente o grupo de livros que serão utilizados pelos estudantes. Faça uma leitura prévia de todas as obras para desenvolver questões que contribuam com a realização das antecipações e das discussões após a leitura. Para construir a cenografia do ambiente, utilize materiais que variem de acordo com o tema do texto/gêneros.

 

Dinâmica da atividade:

Tempo sugerido: 10 minutos.

 

Preparação: Professor, no ambiente em que serão realizadas as rodas de leitura, os estudantes deverão ser distribuídos em círculo ou semicírculo. É importante criar um ambiente agradável e, se possível, fornecer tapetes ou almofadas para que os estudantes possam se sentar de maneira confortável no chão.

 

Introdução

A leitura é um espetáculo que todos os estudantes podem apreciar: é prazerosa e estimula a aquisição de conhecimentos sobre o mundo e sobre si mesmo. Nesta dinâmica, há a proposta de comparar o circo enquanto expressão artística e cultural de diversão, de vislumbramento e participação, com a prática de leitura individual e coletiva. Desta maneira, crie expectativas de leitura comentando sobre como a leitura pode ser interessante e divertida quando há a leitura em voz alta e expressiva e a interação entre todos: assim como no circo, ler é uma atividade de entretenimento.

Nesta fase, como as crianças provavelmente já conseguem relacionar elementos verbais e não verbais e os efeitos de sentido que podem existir entre uma e outra em textos multissemióticos, indique que realizem a escolha da obra a ser lida individualmente com base em critérios como:

  • Título da obra

  • Nome do autor

  • Ilustrações (e a relação entre o texto verbal)

  • Capa

  • Gênero

 

Dinâmica da atividade:

 

Tempo sugerido: 30 minutos.

Preparação: Selecione e realize uma leitura prévia da obra que vai ler no intuito de ensaiar uma leitura mais expressiva em voz alta. Selecione uma obra adequada para a faixa etária e que apresente elementos multissemióticos, no intuito de analisar os efeitos de sentido decorrentes da relação entre a linguagem verbal e não verbal.

 

Desenvolvimento:

 

Indique aos estudantes, após a escolha do livro, que se organizem em círculo para que haja maior interação entre todos.

Por sua vez, o professor inicia pela leitura de um livro que não foi escolhido pelos estudantes, observando os elementos da capa e quarta capa (título, autor, imagens, entre outros) e realizando uma leitura prévia das ilustrações no interior do livro.

Faça a leitura em voz alta para a turma com o intuito de que todos visualizem o livro. A leitura deve ser realizada com o livro voltado para as crianças, para que observem as ilustrações enquanto escutam a história.

Inicie o momento das discussões para que os estudantes apresentem pontos de vista destacando as informações mais relevantes e a identificação do tema, personagens, enredo, tempo e espaço, relacionando o texto com a realidade. Esses elementos serão evidenciados pelo leitor por meio da interação com as cartas mágicas. Cada carta apresentará um questionamento. A seguir, são apresentadas algumas sugestões:

  • Quem é o autor do texto/obra?

  • Qual o título do texto/livro?

  • Do que o texto/livro fala?

  • Gostei (não gostei) da parte em que…

  • Achei engraçado quando…

  • Não sabia que…

  • A ilustração que mais gostei foi

  • Indico o texto ao meu colega porque...

Ainda em círculo ou semicírculo, um estudante escolhe uma carta e responde a questão com base na leitura individual que fez. Desta maneira, compartilha com o grupo as características da obra selecionada.

Discuta com os estudantes sobre as respostas apresentadas, observando se estão adequadas.

 

Referências:

 

COSSON, R; SOUZA, R. J. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101- 108. (disponível em: http://www.acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/40149/1/Caderno_Formacao_bloco2_vol2.pdf).

BRAUN, Patricia; VIANNA, Márcia Marin. Rodas de Leitura como Estratégias de Ensino e Aprendizagem PLETSCH, M. D. & RIZO, G.(Org.). Cultura e formação: contribuições para a prática docente. Seropédica (RJ): Editora da UFFRJ, 2010 (p. 59 -66).