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A ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL: UM CONCEITO FUNDAMENTAL PARA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Maria Cristina Ferreira Lima

Yasmim Lima Carneiro

 

RESUMO

Esse trabalho foi desenvolvido através das leituras de VYGOTSKY, a zona de desenvolvimento proximal é um conceito desenvolvido por Vygotsky que define a distância entre um nível real de desenvolvimento de resolver um problema sem ajuda e o nível potencial de desenvolvimento a Capacidade de resolver um problema sob orientação. Contudo foi possível observar que a educação formal é responsável pelo aprendizado individual cabendo o adulto mediar esse aprendizado fazendo as interversões necessárias.

 

Palavras chaves: Dificuldade. Auxílio. Orientação. Aprender.

 

  1. INTRODUÇÃO

A situação observada é de uma mãe com sua filha de 10 anos em casa. A mãe pede que a criança ajude ela a fazer uma receita de bolo, a função que a mãe da a criança é que ela meça os ingredientes, como a criança sempre está observando a mãe nas tarefas da cozinha, ela imagina que a criança conseguira desenvolver essa tarefa sem a sua ajuda.

Porém a criança tem dificuldades de realizar a tarefa pois ela não conhece as medidas, então ela tenta várias vezes sem obter sucesso, sua mãe então percebendo a sua dificuldade em relação as medidas decide ajudá-la, mostrando como realizar.

Após a mãe mostrar várias vezes, a criança então supera a sua dificuldade conseguindo assim realizar a tarefa dada pela mãe em relação as medidas dos ingredientes da receita de bolo.

Para Vygotsky

 

Ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, puxando dela um novo conhecimento.

 

O autor apresenta a ideia que a criança aprende com interação com o outro desde o início de vida. Através dessa interação com ajuda de outro individuo a criança é capaz de realizar tarefas que antes não conseguia realizar só.

 

2.DESENVOVIMENTO

 

Após passar alguns dias a mãe então resolveu pedir novamente a ajuda da criança para saber se ela tinha aprendido, desta vez a criança conseguiu realizar a tarefa sem o auxílio da mãe. No entanto, ela não conseguiu fazer isso sozinha, mais tarde, com a ajuda e persistência de sua mãe, a criança finalmente conseguiu se desenvolver sozinha.

Vygotsky explica;

 

Que a aprendizagem humana pressupõe uma natureza social específica. Ou seja, trata-se de um processo através do qual as crianças acessam a vida intelectual daqueles ao seu redor.

 

Nesse sentido, vimos claramente a zona de desenvolvimento proximal, portanto, a zona de desenvolvimento proximal refere-se à aprendizagem baseada em tarefas que promovem o desenvolvimento, que é a forma básica pela qual as crianças gradativamente ganham controle sobre seus problemas e conseguem lidar com os desafios do seu dia a dia.   

Com tudo, o processo de desenvolvimento significa que o indivíduo ser orientado conduzido, aprendendo por meio da observação e participações com outras atividades.

Mas só foi possível a criança superar sua dificuldade porque sua mãe ao invés de ficar brava com a filha ela orientou e incentivou para que ela desenvolvesse a tarefa de forma correta.

Essa interação só foi possível por que sua mãe estimulou, incentivou entendeu que cada criança tem seu tempo de aprendizado e precisa ser respeitado, assim como os adultos a crianças também tem seu limite.

Vygotsky afirma;

 

Que o bom ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (2001).

 

As interferências mais eficazes para crianças são aquelas que atuam na infância no início da aprendizagem. No entanto, atuar no nível de desenvolvimento potencial também é inútil porque a criança não pode agir sozinho e, portanto, as informações do adulto podem ser mal interpretadas porque o aprendiz precisa da orientação do facilitador ou da cooperação de um colega mais capaz.

Para Vygotsky:

 

[...] a distância entre o nível de desenvolvimento real, que se costuma determinar através da solução independente de problemas, e o nível de desenvolvimento potencial, determinado através da solução de problemas sob a orientação de um adulto ou em colaboração com companheiros mais capazes.

 

As intervenções mais eficazes para mediadores são aquelas que atuam nas estruturas imaturas do indivíduo nas regiões proximais do desenvolvimento, a criança precisa da orientação de alguém com mais experiência ou da cooperação de um colega mais capaz.

Por isso a importância de criar um ambiente que estimule a criança, não basta colocar em contato com aprendizagem diferente, é necessário estabelecer relação com seu dia a dia que leva essa criança buscar novas oportunidades, superar suas dificuldades individuais e principalmente que ela é capaz de superar suas limitações.

Colocar a criança em ambiente que busca estimular seu aprendizado desde cedo favorece um crescimento enriquecedor um adulto capaz de lidar com suas próprias emoções. 

Nesse contexto, o mediador, para ser eficaz, deve conhecer a visão dos participantes e agir adequadamente em caso de crise, para que o participante entenda o desafio e alcance a área de desenvolvimento mais próxima. Além disso, o conhecimento é resultado de interações sociais e culturais. Em seguida, as origens dos processos de aprendizagem e desenvolvimento pessoal estão nas relações e interações com outras pessoas.

Portanto, o participante sabe que tem o apoio do adulto para fornecer indicadores do problema e sabe que poderá contar com o trabalho com os colegas para resolvê-lo em conjunto.

Vygotsky resume bem a finalidade da ZDP:

 

O aprendizado e o desenvolvimento caminham juntos, pois ao adquirir o conhecimento o indivíduo evolui e avança, como um sujeito histórico, ou seja, as pessoas aprendem e se desenvolvem a partir de um aglomerado de informações já absorvidas em um processo anterior, o que permite a evolução de seus conhecimentos.

 

Reconhecer que os processos cognitivos se baseiam na interação e interação das crianças com o meio ambiente e o meio social e se baseiam no suporte real e psicológico, ou seja, através dos princípios da participação.

 

CONCLUSÃO

 

Através da realização desse trabalho pude perceber a importância da zona de desenvolvimento proximal para minha futura profissão, aqui observei uma situação do dia a dia, e como é importante a mediação de um adulto para o desenvolvimento pleno da criança, é através da mediação de um adulto que a criança consegue superar suas limitações e adquirir novas habilidades.

Em sala de aula a zona de desenvolvimento proximal, ela indicara ao professor as habilidades que os alunos irão adquirir e sua capacidade de resolver os problemas, nosso papel como educador não é só de passar conhecimento ele é também de mediador, precisamos estar atentos a situações em sala de aula para podemos auxiliar nossos alunos de forma que eles adquiram conhecimento, habilidades e que supere suas dificuldades.

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  

 

VIOTTO FILHO, I. A. T.; PONCE, R. F.; ALMEIDA, S. H. V. As compreensões do humano para Skinner, Piaget, Vygotsky e Wallon: pequena introdução às teorias e suas implicações na escola. Periódicos Eletrônicos de Psicologia (PePSIC). São Paulo, 29, p. 27-55, 2009. Artigo Completo Disponível em: Acesso em: 31 jul. 2020.

 

CAMPOS, J. AP. P. P. et al. Psicologia da educação. Batatais: Claretiano, 2016. Caderno de Referência de Conteúdo - CRC Material na Sala de Aula Virtual – Unidades 4