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A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZADO E FACILITADOR NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

Daniela Camila Cursine da Fonseca Almeida

                                                              Joelma Carla Marques Coelho de Oliveira

                                                 Maria Josefina Coelho Rodrigues

                             Rosenil Moreira Magalhães

                                                         Vanessa de Lima Santos

                                                                          

 

RESUMO

Este artigo visa analisar que tipo de contribuição o trabalho com a música oferece ao processo de desenvolvimento, pois a música pode ser um vínculo do aprendizado na educação escolar, principalmente na educação infantil. A música, no contexto atual da Educação infantil muitas vezes é trabalhada apenas como um recurso em que auxilia o trabalho cotidiano, sendo utilizada como forma de criar hábitos de higiene, comportamentos morais, agradecimento nos momentos das refeições e diversão.  O objetivo deste estudo é apresentar aos educadores da Educação Infantil a música e a musicalização como elementos contribuintes para o desenvolvimento da inteligência e a integração do ser, proporcionando às crianças experiências musicais, reconhecendo a música como linguagem expressiva e forma de conhecimento, desenvolvimento e compreensão do mundo no âmbito da educação infantil e os inúmeros benefícios que a música promove.

 

Palavra Chave: Música. Musicalização. Conhecimento. Desenvolvimento.

 

 

APRESENTAÇÃO

 

Este artigo apresenta o papel que a música desempenha dentro das instituições de educação, sabendo-se que se considera a música como elemento essencial para a formação da criança, pois representa uma fonte de estímulos, equilíbrio e felicidade, por seu poder criador e libertador. É um poderoso recurso educativo que deve ser utilizado na escola e nas creches, por saber que o ensino da música abre possibilidades para construção de conhecimento como qualquer área de ensino dentro da escola e pode funcionar como recurso pedagógico, desde que ouvir música, aprender uma canção, brincar de roda, realizar brinquedos rítmicos, são atividades que despertam, estimulam e desenvolvem o gosto pela atividade musical, além de propiciar a vivência de elementos estruturais dessa linguagem. A música deve induzir ações, comportamentos motores e gestuais como os ritmos marcados caminhando, batidos com as mãos e até mesmo falados. Necessita ser repensada à luz de novos paradigmas educacionais e musicais por ser a linguagem musical uma área de conhecimento em construção.

No Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, RCNEI, (1998), encontramos que:

 

O trabalho com música deve considerar, portanto, que ela é um meio de expressão e forma de conhecimento acessível aos bebês e crianças, inclusive aquelas que apresentam necessidades especiais. A linguagem musical é excelente meio para o desenvolvimento da expressão, do equilíbrio, da autoestima e autoconhecimento, além de poderoso meio de integração social. (BRASIL, 1998 pg. 47).

 

     Diante disso, podemos afirmar que o trabalho com música na educação infantil estimula a memória e a inteligência, auxilia a criança a aprender, preparando a para o desenvolvimento e aprendizagem de suas habilidades que irão contribuir para a sua formação educacional nas séries seguintes. Diante desse contexto a música na Educação Infantil é uma excelente metodologia para a prática pedagógica, promovendo muitas oportunidades educativas, como, o desenvolvimento corporal e cognitivo, estímulo ao convívio social, a harmonia, a criatividade, a imaginação, a percepção, a intuição, entre outros sentimentos e sensações, que auxiliam a formação da criança. 

Sendo assim a problemática em questão é apontar quais os benefícios da música no processo de ensino-aprendizagem de crianças na Educação Infantil? Observando-se a importância da música no processo de ensino-aprendizagem é possível envolvê-la em atividades que levem a criança a perceber o ensinamento proposto. Entre os benefícios ofertados pela música está o uso da imaginação, criatividade e a percepção; a oportunidade de socialização; o desenvolvimento corporal e a compreensão do conhecimento transmitido pela música.

 

 

A MÚSICA

 

         Diante do contexto atual pode-se dizer que a História da música é muito antiga, visto que desde os primórdios os homens produziam diversas formas de sonoridade. Lembre-se, portanto, que a música é um tipo de arte que trabalha com a harmonia entre os sons, o ritmo, a melodia, a voz. Todos esses elementos são importantes e podem nos transportar para outro tempo e espaço, resgatar memórias e reacender emoções. Essa linguagem artística caminhou durante os séculos até os nossos dias para adquirir as características que possui hoje no Ocidente.

       Portanto a humanidade possui uma relação longa com a música, sendo essa umas das formas de manifestação cultural mais antigas. Ainda na pré-história, há mais de 50 mil anos, os seres humanos começaram a desenvolver ações sonoras baseadas na observação dos fenômenos da natureza. Os ruídos das ondas quebrando na praia, os trovões, a comunicação entre os animais, o barulho do vento balançando as árvores, as batidas do coração; tudo isso influenciou as pessoas a também explorarem os sons que seus próprios corpos produziam. Como, por exemplo, os sons das palmas, dos pés batendo no chão, da própria voz, entre outros.

         Sabe-se que a música é uma manifestação artística e cultural de um povo, em determinada época ou região. A música é um veículo usado para expressar os sentimentos. A música evoluiu através dos séculos, resultando numa grande variedade de gêneros musicais, entre eles, a música sacra ou religiosa, a erudita ou clássica, a popular e a tradicional ou folclórica. Cada um dos gêneros musicais possuem uma série de subgêneros e estilos.

 

 

 

A MÚSICA COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM

 

 

Foi então que surgiu a necessidade de questionar: como fazer para conseguir potencializar o ensino através da música? como gerir tudo isso? Como fazer com que os alunos tenham resultados satisfatórios com o ensino através da musicalidade? Como fazer com que os professores se mantenham vibrantes em sua atuação docente? como conscientizar a família de que a criança aprende através do lúdico?

Entretanto através de inúmeras pesquisas pode-se dizer que a música é reconhecida por muitos pesquisadores como uma espécie de modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento filosófico.

De acordo com o repertório musical presente em nosso dia a dia, pode-se dizer que:

 

A música faz parte de uma educação e no Brasil foi aprovada a Lei 11.769/2008, que traz a obrigatoriedade da música na escola, que tanto contribui para convívio social e   a aprendizagem das crianças.

 

Diante desse contexto a musicalização abraça aspectos importantes com propósitos educacionais, e é um apetrecho que assessora o educador a cumprir bem o seu papel, visto que educar exige doses de emoção, alegria, compromisso, além de trazer experiências que enriquecem a relação entre professor e alunos.

Nesse sentido a música tem um importante papel na educação, não apenas como estética, mas também como facilitadora do processo de ensino-aprendizagem e como instrumento que tem um grande poder de tornar a escola um ambiente mais receptivo e alegre que façam com que os alunos desejem estar neste ambiente e dediquem-se ainda mais as suas atividades, pois estarão envolvidos emocionalmente com todo o espaço, tanto físico quanto emocional da escola.

Assim o ensino da educação artística ainda é considerado um conhecimento supérfluo, muitas vezes vista como suporte para outras matérias. A banalização da música no contexto escolar encontra-se presente devido ao uso da mesma apenas como recreação, ignorando sua importância para o desenvolvimento e riquezas culturais e sociais que a música proporciona para os indivíduos.

 

O RCNEI (Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil) afirma que a música é: uma das formas importantes de expressão humana, o que por si só justifica sua presença no contexto da educação, de um modo geral. (BRASIL, 1998, p. 45)

 

Contudo é de amplo conhecimento que a vivência musical dentro da Escola possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a percepção auditiva, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Musical há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos socioculturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de músicas em outras línguas.

Desta forma, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a autoestima, valorizar os dons apresentados para a musicalização e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados, sabe-se que a prática da Música torna os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola.

 

 

CONCLUSÃO

 

Concluímos que na educação infantil, a música atende a vários objetivos e por isso precisa servir de instrumento didático, por ser uma área de conhecimento e de extrema importância para o desenvolvimento das crianças e que pode ser um recurso facilitador no desenvolvimento, pois contribui de forma significativa para a ampliação da linguagem, da expressão corporal e do vocabulário.

Ficou evidente através desta pesquisa que as diversas áreas do conhecimento podem ser estimuladas e trabalhadas com a música, pois ela facilita a comunicação da criança consigo mesma e com o meio em que vive, e também traz contribuição nas disciplinas curriculares. Sendo necessário que os educadores se sensibilizem para despertar a conscientização de que a música pode favorecer o crescimento potencial das crianças, por seu caráter lúdico e de livre expressão, que não apontam pressões, nem cobranças de resultados, contribuindo para o envolvimento da criança, despertando noções de respeito e consideração pelo outro e assim tendo mais espaço para aprender outras áreas, porque a música fala diretamente ao corpo, à mente e às emoções, para ajudar o educando a se reconhecer e se orientar melhor no mundo.

Cabe ao educador conhecer as possibilidades desse trabalho e potencializa-lo em favor das crianças, compreendendo a música como linguagem e utilizá-la de maneira adequada, ter nela um importante aliado para o desenvolvimento da criança. Portanto na Educação Infantil a música é fundamental, através dela conseguimos descontrair as crianças, fazê-las interagir uma com as outras, acalmar nos momentos críticos, enfim, ela é um dos eixos principais de nosso trabalho, que está proposto pelos Referenciais Curriculares Nacionais para educação Infantil. Ressaltando que ainda serão necessárias muitas outras descobertas nessa área para podermos ampliar cada vez mais nesse campo de trabalho.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de educação Fundamental. Referencial curricular para educação infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998, (site: Portal do MEC).

 

HUMMES, Julia Maria. Por que é importante o ensino de música? Considerações sobre as funções da música na sociedade e na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.11, 17-25, set. 2004.

 

BEYER, Esther S.W. A abordagem cognitiva em música: uma crítica ao ensino da música, a partir da teoria de Piaget. Rio Grande do Sul, Dissertação (Mestrado em Educação).

 

FERES, Josette S. M. Bebê , Música e movimento. São Paulo: Ricordi, 1998.

 

GORDON, E. Teoria de Aprendizagem Musical para Recém-Nascidos e Crianças em Idade Pré-Escolar. Serviço de Educação da Fundação CalousteGulbenkian.2000. O desenvolvimento paralelo da mente humana e das artes musicais

 

ILARI. Beatriz. A música e o cérebro: algumas implicações do neurodesenvolvimento para a educação musical Revista da ABEM. Porto Alegre. V. 9. 7-16, set. 2003. _______________. Bebês também entendem de música: a percepção e a cognição musical no primeiro ano de vida. Revista da ABEM. Porto Alegre, n. 7, p. 83-90, setembro. 2002.