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COMBATE AO PRECONCEITO RACIAL NA ESCOLA

Luciana Rocha de Paula

 

INTRODUÇÃO

 

Atualmente as lutas por igualdade e respeito às diferenças tem sido bastante discutida em vários setores da sociedade. Creio que o mais importante encontra-se no ambiente escolar, onde pode-se discutir e intervir, pois a escola é um lugar de mudanças e transformações.

Na escola podemos encontrar alunos de diferentes religiões, raças, gêneros e culturas. Em virtude disso, o educador precisa identificar fatores que possam gerar exclusão, preconceito e discriminação.

 

JUSTIFICATIVA

Infelizmente vivemos numa sociedade que acredita ter vencido a batalha contra o preconceito para com as pessoas afrodescendentes.

Esse universo racista, essa ignorância intelectual e moral, também provoca impactos no cotidiano escolar, afetando os nossos alunos com discurso e atitudes discriminatórias.

As crianças reproduzem inconscientemente a partir do que ouvem e veem frequente em casa, na média, na rua, na escola e etc...

 

OBJETIVOS

OBJETIVOS GERAIS

Conscientizar as crianças de que todas os seres humanos são iguais em direitos e capacidades, independentemente da cor de sua pele.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Através da leitura coletiva do texto “Menina Bonita do Laço de Fita” e posterior debate com as crianças, trabalhar o entendimento de que todas as pessoas são iguais, independentemente da cor da pele.

Conscientizar as crianças de que as pequenas diferenças encontradas entre as pessoas que convivem em sociedade não tornam uns melhores ou piores que outros. Godos somos iguais.

 

CONTEÚDO

Aprender a conviver com as diferenças, com os outros e sua particularidade é fundamental para uma sociedade responsável, respeitosa, com cidadãos críticos, reflexivos e atuantes.

A chave para essa realidade consiste em aprender a conviver com as diferenças, reconhecendo seus semelhantes como idênticos em dignidade e direitos. Ou seja, é necessário defender-se a existência de uma igualdade que não reconhece qualquer forma de discriminação e de preconceito com base em origem, raça, sexo, cor. idade, religião e sangue, entre outros.

 

RECURSOS MATERIAIS

Texto impresso em folhas de papel A4 para ser entregue a cada um dos alunos, quadro branco e canetão.

 

SITUAÇÕES DIDÁTICAS

O texto impresso será entregue às crianças, sendo feita em seguida a leitura em conjunto. Durante a leitura, serão feitos pequenos intervalos para anotar no quadro os pontos principais, bem como as ideias fundamentais expostas na leitura.

Após esse trabalho, será promovido um debate em sala de aula, onde cada criança terá a oportunidade de relatar o que aprendeu com a leitura e expressar sua opinião pessoal. Neste momento, a professora fará o trabalho de mediadora e orientadora, complementando e explicando às crianças questões importantes sobre o convívio pessoal.

 

CULMINÂNCIA

Espera-se que os alunos interajam de forma positiva e que, por meio do texto proposto e do debate, sejam capazes de superar pensamentos ou valores racistas que tenham “herdado” do convívio social.

 

REFERÊNCIAS

 

PORTAL GELEDES. O Preconceito Racial e suas Repercussões na Instituição Escola. Geledes. 2009. Disponível em: https://www.geledes.org.br/o-preconceito-racial-e-suas-repercussoes-na-instituicao-escola/?gclid=CjwKCAjw_NX7BRA1EiwA2dpg0mEM-fsSl75zb3hSvsxcbyX-eA2vx26VaRk5vMR4OyladRUtDljrqRoCEx0QAvD_BwE. Acesso set. 2020.

 

YADE, Juliana de Souza Mavoungou. Um caminho estratégico contra evasão escolar e fortalecimento da autoestima. CEERT. 2015. Disponível em: https://www.ceert.org.br/dialogando-praticas/pratica/vinicius?gclid=CjwKCAjw_NX7BRA1EiwA2dpg0rgjGmJulEwyT-B518x8-pjFzbC2GCs1ntJLdW3AAQ2JTneHD9CQjBoCVvEQAvD_BwE. Acesso set. 2020.