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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Flávia Liranço da Silva[1]

 

“A prova de sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança.” (Maria Montessori)

 

RESUMO

Atualmente a sociedade vem se deparando com um desenvolvimento muito acelerado onde a cada minuto acontecem inúmeras descobertas que acabam ocasionando alguns desgastes e comprometimentos nas ações voltadas para uma melhor progressão do ensino. Sendo assim, a práxis da sala de aula muitas vezes é vista como um local de pouco valor para a consolidação de um conhecimento primordial e de obtenção de um bom aprendizado. Entretanto, o espaço escolar é também considerado um lugar onde vários indivíduos se encontram em um mesmo ambiente, proporcionando a oportunidade de troca de relações e pensamentos com funções de construção e de instrução aos sujeitos. Por isso, o aprendizado é considerado como parte integrante da escola, é o grande impulsionador do desenvolvimento, se fazendo necessário que a escola reconheça os alunos adequadamente para conseguir realizar o seu trabalho de forma gratificante e satisfatória, com intuito de auxiliar os mesmos nas conquistas de novas possibilidades e de novos estágios do desenvolvimento de seu dia a dia. Diante disso, a escola vem buscando alternativas com estudos para rever suas ações didáticas e também o seu papel no aprimoramento em consolidar uma práxis pedagógica e educativa mais importante na evolução dos princípios de uma sociedade idealizadora e transformadora de seus conhecimentos científicos e filosóficos. Buscando assim bons resultados em suas ações de um saber concreto, pois a criança é compreendida como um ser em pleno desenvolvimento, por isso, é de suma importância que os educadores e as escolas façam o incentivo a prática do jogo como uma forma de aperfeiçoar o desenvolvimento infantil.

 

PALAVRAS-CHAVE:  Aprendizado. Ensino. Conhecimento.

                                                                                                                               

INTRODUÇÃO

 

Quando se pensa em Educação nos primeiros anos do ensino fundamental, o lúdico vem sendo considerado insubstituível para ser usado como uma ferramenta na construção do conhecimento humano e também uma estratégia do educador para alcançar a aprendizagem dos educandos. Diante disso, é muito importante que os educadores da educação infantil compreendam que quando brincam, as crianças aprendem e se desenvolvem melhor. É de grande importância tentar resgatar o lúdico no espaço escolar de modo que o mesmo desperte a vontade de brincar, conviver e socializar-se utilizando a ludicidade no espaço escolar a partir dos jogos e brincadeiras, pois conduzem as crianças a novas descobertas e experiências, enriquecendo assim o processo de ensino-aprendizagem das mesmas. O mundo lúdico vem se desenvolvendo junto com a sociedade, entretanto a brincadeira e o jogo é que são considerados ferramentas modeladoras de cada criança e também propiciadoras a esses educandos como uma atividade prazerosa e positiva nas fases do desenvolvimento infantil, tanto na vida escolar como na vida em sociedade.

Diante disso, é muito importante exercer a continuidade da construção da educação infantil na prática pedagógica como também é interessante que tenha como um suporte a educação que se recebe do seio familiar. Por isso, é que o ambiente escolar exerce um papel de suma importância, que é o de fazer com que a criança sinta-se acolhida e protegida pelo apoio pedagógico e também por diversos estímulos que são indispensáveis em cada fase da vida dela. Pois para que se haja uma prática pedagógica organizada, é de grande valia ter um local que já seja organizado desde a etapa da educação infantil, pois a formação inicial é considerada primordial na vida da criança, devido proporcionar a mesma a construção de seu conhecimento, a partir da interação estabelecida com o meio físico, cultural e social vivenciada por ela.

 

TRABALHAR COM O LÚDICO

 

No processo do desenvolvimento a criança utiliza algumas linguagens simbólicas para separar o mundo real do imaginário. De acordo com o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1988, p. 27), “a brincadeira é uma linguagem infantil que mantém vínculo essencial com aquilo que é o não brincar”.

Além de construir suas próprias histórias, o brincar não é apenas um passatempo, deve ser visto também como uma atividade fundamental para o dia a dia de qualquer criança, pois é necessário criatividade e imaginação das mesmas no momento da brincadeira por ser consideradas habilidades estimulantes e motivadoras. Também existem diversas estratégias que motivam à criação de um ambiente propício à criatividade, pois o professor é considerado mediador e incentivador que torna a aprendizagem mais eficaz, agradável e prazerosa. Ao interagir nas brincadeiras e nos jogos na etapa da educação infantil, é possível desenvolver os aspectos sociais, psicomotores e intelectuais da criança, pois o lúdico propicia vantagens para o desenvolvimento das habilidades motoras e as expressões corporais da criança, com isso, a ludicidade tem muito a favorecer para o desenvolvimento da criança, promovendo assim na educação infantil uma prática educacional, um conhecimento do mundo, a oralidade, o pensamento e o sentido.

Segundo Ribeiro (2013, p.1), o lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

O lúdico é considerado um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças da educação infantil, pois tanto os jogos como as brincadeiras ensinam regras, despertam a atenção desenvolvendo as características pessoais, sociais e culturais da criança e também colaboram para sua saúde mental. Facilitando assim a socialização, a comunicação e a expressão, criando diversas possibilidades de um desenvolvimento real, completo e prazeroso, pois com o brincar as crianças interagem entre si, com isso, acabam aprendendo de maneira significativa, e além de construir sua identidade e conquistar sua autonomia, também acabam expressando seu estado de espírito aprendendo a interpretar e agir no mundo em que vive.

De acordo com a BNCC “Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais e é nesse ponto que iremos focar.” (BRASIL, 2017, p.36).

A ação de brincar é fundamental para toda criança, pois ao brincar entra em um momento indispensável à saúde emocional, intelectual e social da criança. Pois além de exercitar a criatividade e estimular a imaginação, o brincar também permite a expressão de sentimentos e pensamentos, pois brincando a criança descobre o mundo, conhece a si e ao outro, amplia seu vocabulário, e também oportuniza possibilidades de ampliar seus saberes, podendo assim desenvolver a argumentação e a oralidade. Portanto, o brincar na educação infantil cria diversas oportunidades que a criança crie, explore, interaja e se expresse além de desenvolver também habilidades como coordenação motora, ritmo, orientação espacial, concentração e equilíbrio.

 

O ESPAÇO PARA O LÚDICO

 

O ambiente para se utilizar o lúdico está no cotidiano da criança, ou seja na escola, em casa, nas praças, na rua, tornando assim a aprendizagem algo natural devido estar inserido no seu dia-a-dia.

Assim sendo, em um mesmo espaço podemos ter ambientes diferentes, pois a semelhança entre eles não significa que sejam iguais. Eles se definem com a relação que as pessoas constroem entre elas e o espaço organizado (HORN 2004, p. 28).

Quando a escola proporciona um ambiente lúdico e adequado aos alunos, está incentivando que a aprendizagem aconteça de forma simples e menos complicada, pois além de fazer parte da rotina diária e contribuir para a socialização, é capaz também de auxiliar para uma boa formação de autoconceito positivo. Além disso, o professor tem a responsabilidade de planejar e organizar bem as atividades e os conteúdos a serem trabalhados com os alunos, para que os mesmos sintam-se como parte integrante desse espaço e assim participe ativamente de forma prazerosa e educativa dos jogos e brincadeiras que lhe são propostos. É no espaço físico escolar que a criança consegue estabelecer relações entre o mundo e as pessoas, pois o espaço escolar é visto como algo conjugado ao ambiente e vice-versa.  O lúdico no ambiente escolar é considerado um recurso didático que torna mais interessante o espaço (local) e o aprendizado dos estudantes, levando-os a seu desenvolvimento referente ao ensino aprendizagem com aulas mais envolventes e significativas para os estudantes ,                     

 

ATIVIDADES LÚDICAS

 

Ensinar a criança através de atividades lúdicas permite um aprendizado amplo e completo, onde através das brincadeiras é possível ensinar ler, escrever, criar e transmitir o conhecimento, pois na infância é a fase em que se possui grande facilidade de aprender coisas novas. O lúdico na educação infantil é de fundamental importância porque proporciona uma aprendizagem prazerosa e interativa, pois através do mesmo a criança aprende brincando, ou seja, também possibilita um desenvolvimento completo e real.

A atividade lúdica refere-se a manifestações que envolvem situações lúdicas, ou seja, situações que estão envolvidos o prazer e o divertimento no decorrer da ação. Sendo assim, a criança assimila conhecimentos,  se expressa e constrói sua realidade quando espelha sua experiência de acordo com seus gostos.

A ludicidade não pode der vista somente como uma diversão, pois promove na educação infantil uma prática educacional, a oralidade, o pensamento, e um conhecimento maior do mundo, com isso, o lúdico não deve ser visto apenas como uma diversão, pois é considerado de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.

O lúdico é um recurso metodológico de suma importância para auxiliar a aprendizagem das crianças pois é visto como método pedagógico que prioriza a liberdade de expressão e criação. Além de trabalhar a imaginação, a atenção e os aspectos sociais e motores, as atividades lúdicas também fazem parte do processo de ensino aprendizagem, pois estimula a criatividade, a expressão   e uma aprendizagem ampla e significativa.  Também é fundamental valorizar o lúdico no processo de ensino aprendizagem, pois para a criança o mesmo é espontâneo, além de através da ludicidade o aluno ser despertado para o desejo do saber, ou seja, do aprender desenvolvendo sua personalidade e seu desenvolvimento pessoal e social. Pois a ludicidade contribui no conhecimento e na aprendizagem da criança, devido possibilitar, interação social, e criatividade no relacionamento entre o grupo, desenvolvendo assim seu potencial social, cognitivo e que possibilite o aluno a se apropriar de uma vida em sociedade com ótima plenitude. Além da aquisição de novos conhecimentos, as atividades lúdicas, proporcionam também divertimento e aprendizagem, pois durante a atividade a criança precisa pensar e agir, sendo assim, se desenvolve e aprende brincado.  Por isso a brincadeira é uma metodologia de ensino utilizada para estimular o raciocínio e proporcionar uma aprendizagem de qualidade, pois quando brinca, a criança aprende a regras fundamentais para seu desenvolvimento pessoal e cognitivo.

As atividades lúdicas promovem alguns benefícios como: assimilação de valores, socialização, conhecimento, aprimoramento de habilidades, aquisição de comportamentos e desenvolvimento de diversas áreas de conhecimento.

No entanto, percebe-se que o lúdico é muito importante para aprendizagem das crianças da educação infantil, pois desperta a criatividade, interesse e a imaginação através do entusiasmo de cada um para o desenvolvimento das brincadeiras e atividades propostas.

 

Brincar é coisa séria, também, porque na brincadeira não há trapaça, há sinceridade e engajamento voluntário e doação. Brincando nos reequilibramos, reciclamos nossas emoções e nossa necessidade de conhecer e reinventar. E tudo isso desenvolvendo atenção, concentração e muitas habilidades. É brincando que acriança mergulha na vida, sentindo-a na dimensão de possibilidades. No espaço criado pelo brincar nessa aparente fantasia, acontece a expressão de uma realidade interior que pode estar bloqueada pela necessidade de ajustamento às expectativas sociais e familiares (VIGOTSKY, 1994, p. 67 apud CORREA; BENTO [s/d], p.2).

 

Presente na vida social da criança a brincadeira é um método de aprendizagem e funciona como um elo entre aluno e professor, pois quando brinca, a criança descobre o mundo aprendendo a se comunicar no contexto social em que vive. Também adquire habilidades como respeito, autonomia, concentração e criatividade que são indispensáveis para uma aprendizagem significativa e de qualidade. Sendo assim, a criança que brinca na educação infantil aprende de maneira lúdica, atribuindo assim o sentido ao mundo que é assimilado e interpretado de maneira significativa e prazerosa.

 

CONSIDERAÇÃO FINAL

 

O lúdico não representa uma fórmula mágica que irá sanar os problemas de aprendizagem emocionais e de mau comportamento na educação, porém representa um meio de auxiliar a aprendizagem estimulando o imaginário e, consequentemente a criatividade de utilizar o lúdico como instrumento facilitador no ensino- aprendizagem.

 Diante disso, entende-se que que o lúdico não é um mero passatempo e que brincar é coisa séria, mais do que um direito da criança, pois o brincar é considerado essencial na vida. Então sobre essa perspectiva, a atividade traz diversos benefícios que solicita a inteligência, possibilitando assim uma ótima compreensão do mundo, favorecendo a simulação de situações, antecipando soluções de problemas e consequentemente a criatividade de utilização do lúdico como instrumento facilitador no processo ensino- aprendizagem;

 Entretanto, permite-se também o desenvolvimento do autoconhecimento, propiciando o desenvolvimento físico-motor, e elevando a autoestima do raciocínio e da inteligência, sensibilizando, ensinando e socializando a respeitar as regras, pois o brincar diverte, traz alegria e faz sonhar.  Sendo assim, podemos concluir que com o lúdico a criança tem a oportunidade de organizar seu mundo e seguir seus próprios passos e utilizando melhor seus recursos

 

REFERÊNCIAS

 

Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1988, p. 27),

Ribeiro. 2013, p.1.

BRASIL, 2017, p.36.

HORN 2004, p. 28.

VIGOTSKY, 1994, p. 67 apud CORREA; BENTO [s/d], p.2.

 

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