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PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Aparecida Muniz

Neusa Muniz Tomiyoshi

Maristela Favari Muniz

Paulo Vinícius Favari Muniz

Edith Aparecida Muniz Terçariol

 

RESUMO

Este artigo traz uma reflexão sobre as características de um projeto de intervenção bem-sucedida. Trata-se de uma prática semelhante aos estudos de recuperação visando as dificuldades de aprendizagem acentuadas, bem como dificuldades de aprendizagem por queimas de etapas nas séries anteriores devido a pandemia. O projeto constitui estratégias valiosas para manter em dia o aprendizado do aluno, sugere que durante o processo de interação, as diretrizes de trabalho sejam elaboradas através de relatórios com registros do desempenho e desenvolvimento de cada aluno envolvido de todas as ações e fases acompanhadas de análises por meio de avaliações diagnósticas no decorrer do ano letivo.

 

Introdução

 

A alfabetização é um processo de intervenções integradas que buscam a participação e o progresso de todos, com suportes de novas práticas pedagógicas, elencando buscas de oportunidades de diferentes metodologias que possam sanar dificuldades encontradas no universo da educação, onde cada cidadãos expressam suas ideias, participando das atividades propostas e que possa aprender e desenvolver suas capacidades e expressar suas ideias livremente.

Para uma aprendizagem efetiva, o ambiente escolar deve proporcionar um ritmo em tempo diferenciado, mas isso exige do professor para realizar a avaliação diagnóstica do aluno e desenvolver uma intervenção de maneira eficaz nas defasagens e também no comprometimento que pode ser encontrado nos estudantes através das intervenções pedagógicas efetuadas por meio de planejamentos com recursos didáticos e tecnológicos diversificadas e tentar uma superação de dificuldades de aprendizagem.

É muito essencial a participação da família na escola e faz-se necessário que seja assídua na vida escolar de seus filhos apresentando nos inícios das matriculas os laudos e não descartar quaisquer informações na realização do estudo de caso ou anamnese feita pelo professor na tentativa de alcançar os objetivos propostos.

A sala de apoio pedagógico não deve ser como a sala de reforço, ou com repetição de conteúdos repetitivos desenvolvidos na sala de aula comum. Este trabalho deve ser desenvolvido proporcionando um o ensino significativo, diferenciado lúdico direcionado aos alunos com dificuldades acentuadas na aprendizagem.

A partir do 1º ano do ensino fundamental, mediante de avaliação diagnóstica processual realizada pelo professor, propor e organizar planejamento de ensino voltado para as dificuldades apresentadas pelos alunos no decorrer do ano letivo.

 

Objetivo Geral:

Contribuir no processo de alfabetização e letramento dos alunos através de atividades lúdicas, que alimentam o imaginário infantil e contribuam para o desenvolvimento no ensino aprendizagem.

 

Objetivos Específicos:

-Adquirir habilidades e competência na leitura e escrita;

-Conhecer alguns portadores de textos;

-Escrever ortograficamente correto;

-Saber interpretar vários tipos de textos;

-Reconhecer o jogo como ferramenta didática imprescindível no processo ensino aprendizagem;

-Planejar atividades lúdicas voltadas para o domínio do sistema alfabético, leitura e produção de textos;

-Desenvolver atividades envolvendo gêneros textuais;

-Adotar as novas tecnologias no processo de ensino;

 

Metodologia:

A inclusão é o processo pela qual os alunos com deficiências, dificuldades acentuadas na aprendizagem e dificuldades ocasionadas pelo período da pandemia tenham o direito a igualdade não sendo essas vistas como incapazes diferentes, mas sim, como cidadãos com direito garantidos na Constituição Federal de 1988 que afirma serem: “... todos iguais perante a Lei, sem distinção de qualquer natureza.”

A permanência do aluno na instituição escolar busca a preparação dos profissionais da educação visando um ensino de qualidade através de recursos pedagógicos junto com a coordenação pedagógica e da unidade escolar, por meio de registros e avanços alcançados ou novas intervenções pedagógicas e se necessário, outros encaminhamentos, como por exemplo, avaliação de um profissional da saúde.

Os profissionais da unidade escolar em conjunto com o apoio pedagógico podem trabalhar juntos para diagnosticar a dificuldade da criança e manter uma conexão com a família para esclarecer as necessidades do atendimento do aluno(a) na escola. É importante que o professor realize o estudo de caso da criança para que tenha subsídios no processo avaliativo do aluno e na realização do planejamento voltado a especificidade do aluno, assim, será utilizado a abordagem Sócio- interacionista, permitindo que a criança tenha oportunidade de construir sua aprendizagem com as intervenções pertinentes.

Portanto, será aplicada uma metodologia que favoreça o desenvolvimento da criança nas diversas fases da alfabetização, respeitando suas características individuais e necessidades pessoais.

Também serão valorizadas as diversas contribuições que os diversos métodos de alfabetização oferecem.

Através do resultado do diagnóstico das turmas foi definido um plano de trabalho com metas a serem desenvolvidas no dia a dia no projeto pedagógico.

A metodologia acontecerá por meio de flexibilizações e de adaptações das atividades (quando necessárias) e por meio de estratégias e recursos/ materiais previamente planejados com os profissionais, bem como, a forma de mediação sistemática para as aprendizagens e a busca da interação nos espaços escolares desses estudantes.

 

Justificativa:

Diante de uma avaliação diagnóstica realizada na escola com alunos de 1º ao 5º ano do ensino fundamental das séries iniciais, Observa-se que os alunos diagnosticados apresentam dificuldades de aprendizagem acentuadas, alguns sofreram queimas de etapas de por conta da pandemia, não ouve acompanhamento no seu desenvolvimento no ensino aprendizagem assim, fez-se necessário a elaboração desse projeto de ensino ,visando uma maior aprendizagem na alfabetização e letramento de maneira significativa e lúdica.

Todos esses argumentos que se propõem ao fazer o diferenciado de propostas para serem desenvolvidas para o desempenho do ensino aprendizado dos educandos e sanar as dificuldades apresentadas por eles é necessária uma metodologia eficaz com ênfase as inovações tecnológicas e atividades lúdicas com materiais diversificados.

Essa forma de trabalho contribuirá no bom desenvolvimento do ensino aprendizado dos alunos.

 

Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular (geral)

 

Conhecimento:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular:

 

Conhecimento:

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

 

Pensamento científico, crítico e criativo:

Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, análise crítica, imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológica) com base nos conhecimentos das deficiências áreas.

 

Repertório Cultural:

Valorizar e fruir as diversas manifestações artística e culturais, das locais e mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico -cultural.

Utilizar diferentes linguagens- verbal (oral ou visual- motora, como, como libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital, bem como conhecimentos das linguagens artísticas matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao conhecimento mútuo.

 

Cultura digital

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informações e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.

 

Trabalho e projeto de vida:

Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais, apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhes possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer e ao seu projeto de vida, alinhadas aos exercícios da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.

 

Argumentação:

Argumentar com base em fatos, dados e informação confiáveis, para formular, e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns que respeitem e promovam os direitos humanos, a consciência socioambiental e o consumo responsável em âmbito local, regional e global, com posicionamento ético em relação ao cuidado de si mesmo, dos outros e do planeta.

 

Autoconhecimento e autocuidado:

Conhecer-se apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas.

 

Empatia e cooperação:

Exercitar a empatia, diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, suas identidades, suas culturas e suas potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

 

Responsabilidade e Cidadania:

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários.

 

Recursos utilizados em geral. Como:

-Atividades lúdicas diversificadas,

-Livros,

-Acervos bibliográficos,

-Jogos variados, fantoches, recortes, colagens, história em quadrinhos, textos fatiados, alfabeto móvel, fichas de leitura, jornais, revistas, gêneros textuais, etc..

 

Avaliação (geral)

A avaliação será diagnóstica, processual e contínua para que o professor possa rearticular sua prática de acordo com as necessidades dos alunos. Serão observados.

Os seguintes aspectos: Participação, desempenho, engajamento e colaboração.

 

Referencias

 

COLÉGIO ARNALDO. Por que a diversidade cultural é essencial para o desenvolvimento da criança? 2021. Disponível em: https://blog.colegioarnaldo.com.br/diversidade-cultural/. Acesso: abr. 2022.

 

OLIVEIRA, Rosane Machado de. Diversidade Cultura: a importância das diversas culturas no ensino-aprendizagem, no desenvolvimento da cidadania e na preservação de valores éticos e morais. Núcleo do Conhecimento. 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/diversidade-cultural. Acesso: abr. 2022.

 

SILVA, Susie Barreto da; MENDES, Rosicléia Lopes Rodrigues. Brasil Escola. S.d. Diponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/artes/a-importancia-das-raizes-culturais-para-identidade-.htm. Acesso: abr. 2022.

 

VIEIRA, Eduardo de Almeida. Entender outras culturas e repeitar seus hábitos e costumes são as armas contra o etnocentrismo. Brasil Escola. S.d. Diponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/entender-outras-culturas-respeitar-seus-habitos-costumes.