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A OBSERVAÇÃO DO TERRÁRIO EM SALA DE AULA

Jessica Alves de Oliveira

 

RESUMO:

O presente projeto de estágio tem como objetivo melhorar o ensino aprendizagem da disciplina de biologia utilizando experimento. O uso de atividades práticas na aula de biologia irá contribuir para o desenvolvimento de conceitos científicos, que auxilia no melhor entendimento no qual irá relacionar com situações problemas do cotidiano do estudante. Essa experimentação, resgatará os conhecimentos prévios do estudante proporcionando as interações necessárias às reformulações de conceitos. Sendo assim, esse trabalho apresenta a construção de terrários como estratégias de ensino que possibilitará relacionar diferentes conteúdos como ciclo da água, ciclo do nitrogênio, fotossíntese, ciclos do oxigênio e do carbono e efeito estufa. Esses conteúdos serão abordados com textos, atividades teóricas e experimentais. Além disso, será propostos questionários para proporcionar situações que estabeleça ligações entre teoria e prática na perspectiva da aprendizagem significativa.

 

PALAVRAS-CHAVE: Biologia. Terrário. Observação.

 

ABSTRACT:

This internship project aims to improve the teaching and learning of the discipline of biology using experiment. The use of practical activities in the biology class will contribute to the development of scientific concepts, which helps in a better understanding in which students will relate to problems in everyday situations. This experimentation will rescue the student's previous knowledge, providing the necessary interactions to reformulate concepts. Thus, this work presents the construction of terrariums as teaching strategies that will allow relating different contents such as the water cycle, nitrogen cycle, photosynthesis, oxygen and carbon cycles and the greenhouse effect. These contents will be covered with texts, theoretical and experimental activities. In addition, questionnaires will be proposed to provide situations that establish links between theory and practice from the perspective of meaningful learning.

 

 

KEYWORDS: Biology. Terrarium. Observation.

 

INTRODUÇÃO

 

A consciência ecológica está ligada à preservação do meio ambiente. A importância da preservação dos recursos naturais passou a ser preocupação mundial e nenhum país pode eximir de sua responsabilidade. A evolução do homem foi longa até atingir uma consciência plena e completa da necessidade de preservação do meio ambiente, vê-se, constantemente, através dos meios de comunicação, a contaminação do meio ambiente por resíduos nucleares, pela disposição de lixos químicos, domésticos, pelo efeito estufa, desmatamento entre outras causas que ocasionam agressões ao meio ambiente.

O terrário possibilita integrar os conteúdos de Biologia por meio da construção e observação auxiliando a compreensão dos fenômenos físicos, químicos e biológicos que acontecem em um ambiente natural que possibilita condições ambientais necessárias para a vida de plantas e pequenos animais, permitindo assim observar de forma concreta o comportamento desses seres vivos. A utilização do terrário possibilitará o estudo de conteúdos como solo, ciclo da água, plantas, ciclo de vida de vegetais e animais (MAGALHÃES, 2016).

O presente projeto de estágio tem como objetivo melhorar o ensino aprendizagem da disciplina de biologia utilizando experimento. O uso de atividades práticas nas aulas de biologia irá contribuir para o desenvolvimento de conceitos científicos, que auxilia na compreensão dos conteúdos abordados, relacionando-os com situações problemas do cotidiano do estudante.

 

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

Este projeto foi pensado e elaborado de forma interdisciplinar, que em relação ao ecossistema possibilita abordar conteúdos dispostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aliando diferentes componentes curriculares, como:, Português, Geografia, e principalmente as Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia), desenvolvendo temas, tais como: o ciclo da água, fotossíntese, a importância das plantas, solo, aspectos da vida vegetal e animal presentes ali, sensibilizando assim os estudantes para as questões ambientais.

As aulas práticas experimentais no ensino de Ciências auxiliam o estudante a atingir níveis mais elevados de cognição e contribui para aprendizagem de conceitos científicos, e pode-se considerar as atividades práticas uma excelente ferramenta para que o aluno relacione teoria e prática. As atividades experimentais por meio da construção de terrários, que é a representação de ecossistemas em tamanho reduzido, auxiliam na compreensão de alguns fenômenos da biosfera (MAGALHÃES, 2016).

Os terrários surgiram no final do século XIX, e são representações da biosfera, sendo este um dispositivo experimental que reproduz um ambiente natural (PACHECO, et al., 2011). Constituem-se de mini-laboratórios práticos que são apresentados como modelo de Ecossistemas terrestres. Por meio do mini-laboratório, procura-se reproduzir as condições do meio ambiente sendo montados em potes no qual são depositados cascalhos, areia, terra preta, animais, plantas, águas (ROSA, 2009).

 

METODOLOGIA 

 

Essa pesquisa é uma análise qualitativa de cunho experimental envolvendo a observação de 40 dias de um terrário. Na atividade serão utilizados os seguintes materiais: pote de vidro transparente, pedras decorativas, terra preta, carvão, solo fértil, plantas pequenas, minhoca e formiga.

A pesquisa a ser desenvolvida caracteriza-se como qualitativa. Segundo Demo (2000), a pesquisa qualitativa tem como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito a construir hipóteses. Além disso, para o autor, o aluno deve saber que ele é avaliado todos os dias, assim a forma de avaliar deve preconizar o acompanhamento dos alunos, o interesse pela pesquisa, as elaborações próprias e a participação ativa.

 

Procedimentos

  1. Primeiramente colocar uma camada de aproximadamente três centímetros de cascalho, em seguida cobrir com uma camada de areia.
  2. Adicionar uma camada de aproximadamente dois centímetros de carvão vegetal triturado.
  3. c) Colocar uma camada de quatro a cinco centímetros de solo rico em húmus (terra preta).
  4. d) Plantar as mudas e sementes, regar o suficiente sem encharcar o solo.
  5. e) Colocar no terrário pequenos animais (besouro, minhoca, piolho de cobra entre outros) e, em seguida fechar o recipiente de maneira que fique completamente vedado, com tampa ou plástico fixado com fita adesiva.
  6. f) A partir desse momento fazer observações periódicas por 45 dias (pelo menos duas vezes por semana), com os respectivos registros sobre: a sobrevivência e desenvolvimentos dos seres vivos e a umidade no interior do terrário, etc.
  7. g) A recomendação é que o terrário fique num ambiente bem iluminado, porém sem incidência de luz direta do sol.

 

Questionário 1 –

O Questionário 1 abaixo deve ser usado para nortear a redação dos resultados e discussão no relatório, ou seja, deve ser escrito o texto respondendo a todas as questões.

  • Por que o recipiente deve ser transparente?
  • Por que deve ser colocado em local iluminado, mas sem incidência direta do sol?
  • Quais os elementos bióticos e abióticos do terrário?
  • Como será possível a sobrevivência dos seres vivos no terrário? Como irão respirar?
  • Qual a função do cascalho, areia e do carvão no terrário?
  • Por que temos que colocar terra com húmus (terra petra) no terrário?
  • O que aconteceu com a água colocada no terrário? Compare com o ciclo das águas na natureza.
  • Explique o ciclo do carbono e do nitrogênio no terrário.
  • O que é preciso para manter a vida no planeta? E no terrário?
  • O que aconteceu com os animais? Eles sobreviveram?
  • E com as plantas? Houve germinação das sementes? Explique o processo de germinação das sementes.

 

 

RESULTADOS ESPERADOS

Os resultados esperados neste projeto de intervenção contribuirão com uma melhor compreensão dos componentes curriculares podendo promover aos alunos uma mudança de atitudes, comportamento e pensamentos relacionados à natureza, despertando nos alunos a preocupação para com as questões ecológicas, fazendo-os sentir-se parte integrante do ambiente, possibilitando aos envolvidos uma autorreflexão tornando-os cidadãos mais críticos e pensantes.

 

Quadro 1: Roteiro de atividades

5. Por que o recipiente deve ser transparente?

6. Por que deve ser colocado em local iluminado, mas sem incidência direta do sol?

7. Quais os elementos bióticos e abióticos do terrário?

8. Como será possível a sobrevivência dos seres vivos no terrário? Como irão respirar?

9. Qual a função do cascalho, areia e do carvão no terrário?

10. Por que temos que colocar terra com húmus (terra petra) no terrário?

11. O que aconteceu com a água colocada no terrário? Compare com o ciclo das águas na natureza.

12. Explique o ciclo do carbono e do nitrogênio no terrário.

13. O que é preciso para manter a vida no planeta? E no terrário?

14. O que aconteceu com os animais? Eles sobreviveram?

15.  E com as plantas? Houve germinação das sementes? Explique o processo de germinação das sementes?

9.5.1  

 

A montagem e observação do terrário, é uma forma de se aproximar de um pedacinho do ecossistema e adquirir melhor entendimento da interação dos fatores biótico e abióticos. Conforme Brandolim et al., (2014), damos o nome de ecossistema ao ambiente habitados por seres vivos que ali habitam.

Nos ecossistemas, há equilíbrio entre fatores bióticos e abióticos, sendo os fatores bióticos os seres vivos podendo ser desde animais predadores até fungos e bactérias e fatores abióticos podemos citar a água, rochas, temperatura e outros.

Será utilizado na montagem do terrário um recipiente transparente para garantir a entrada da luz solar e a realização da fotossíntese pelas plantas. De acordo com Santos et al., (2017), o terrário é colocado em lugar bem iluminado e protegido da incidência de sol para evitar a exposição direta da luz e transformá-lo em uma estufa prejudicando os processos vitais das plantas.

 

RELATÓRIO DE ESTUDO

 

Contudo, listam-se a seguir três práticas pedagógicas que podem ser utilizadas pelo professor de Ciências ou Biologia em sala de aula.

 

– Ciclo da água:

Objetivo: entender o ciclo da água na natureza, compreendendo assim os fatores que influenciam na disponibilização da água para manutenção da vida no planeta e das atividades humanas.

Será utilizado o terrário já montado anteriormente.

Foco: alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Procedimento: o professor organiza os alunos em grupos de estudo. Cada grupo deve observar criteriosamente o terrário durante uma semana, consultando fontes de pesquisa sobre o ciclo da água quando necessário. Na semana seguinte, cada grupo deve expor à turma o que entendeu sobre o ciclo da água.

Ao final, o professor deve enfatizar os pontos mais importantes.

 

– Estudo de solo:

Objetivo: trabalhar os diferentes resultados obtidos com diferentes solos, observando as variações de textura, cor, permeabilidade, entre outras.

Material: garrafas pets para construção de pequenos terrários, terras dos quintais das casas dos alunos, pequenas plantas para serem colocadas no terrário.

Foco: alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Procedimento: o professor deve dividir a turma em grupos. Cada grupo fica encarregado de montar um pequeno terrário. Para tanto, os integrantes devem recolher terra do quintal. Deste modo, a terra utilizada em cada terrário será diferente. O professor deve fornecer as plantinhas a serem colocadas, de modo que fiquem o mais padrão possível em todos os terrários. Os estudantes devem analisar primeiramente as características visíveis da terra de cada terrário e, nas semanas seguintes observar as diferenças observadas no desenvolvimento das plantas de cada um.

 

– Interferência humana na natureza:

Objetivo: levar aos estudantes a consciência de que as interferências humanas na natureza podem levar a consequências catastróficas.

Material: quatro pequenos terrários confeccionados anteriormente da forma mais padrão possível.

Foco: alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Procedimento: os estudantes devem deixar um dos terrários intactos para servir de controle do experimento. Nos três restantes, devem deixar um aberto, mas não devem regá-lo. Outro terrário de receber uma quantidade excessiva de água e o último de receber uma xícara de óleo de cozinha usado. Os estudantes devem observar as consequências no ecossistema dos terrários durante as próximas quatro semanas, elaborando um pequeno relatório ao final do período.

 

CONCLUSÃO

 

Na atual conjuntura em que vivemos, os problemas ambientais estão se tornando uma preocupação global. Pensar no cuidado com o meio ambiente se tornou uma importante ferramenta para levar a conscientização das pessoas sobre como agir no dia-dia.

O presente trabalho vai levar aos alunos a reflexão sobre os impactos causados pelo homem no meio ambiente, e orientar sobre as formas de reverter os agravos causados pela degradação de florestas e rios.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

BESERRA, Lucimara. Agrotóxicos, vulnerabilidades socioambientais e saúde: uma avaliação participativa em municípios da bacia do rio Juruena, Mato Grosso. 2017. 140f.  Dissertação (Mestrado em Saúde Coletiva). Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal de Mato Grosso Cuiabá, 2017.

 

PACHECO, Jesuéte B. et al. Terrário: Uma metodologia que interdisciplina a geografia com outros componentes curriculares na educação básica. Universidade Federal do Amazonas, 2011.

 

ROSA, Rosane Teresinha Nascimento. Revista do Centro do Ciências Naturais e Exatas - UFSM, Santa Maria.  R.B.C.C., vol 2, núm 1, jan./abr. 2009.

 

SANTOS, W. L. P.; AULER, D. CTS e educação científica: desafios, tendências e resultados de pesquisa. Brasília: UnB, 2011.

 

SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental. 2.ed. rev. atual. E ampl. São Paulo : Saraiva, 2003. p. 3-4.