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A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

Andrea de Oliveira Andrade
Ana Pedrosa Ferreira da Cruz
Crislaine Barbosa de Miranda
Marielle da Silva Martinez
Thalita Lopes dos Reis Arruda

 

RESUMO

Este estudo tem como objetivo identificar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança. Para a realização deste artigo foi utilizado como metodologia a revisão de literatura. Este tipo de pesquisa fornece ao pesquisador um repertório grande de estudos publicados na área que podem dar subsídios para encontrar diversas possibilidades de atuação, bem como refletir sobre possíveis intervenções, apontando para o fato de que o brincar pode propiciar o desenvolvimento integral das crianças em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social. A escolha desse tema oportuniza ao mediador a compreensão do significado e da importância das atividades lúdicas no desenvolvimento da criança. Nesse contexto as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (MEC, 2012), ressaltam o papel do brincar na constituição da infância, entendendo que é por meio da brincadeira que a criança se expressa, interage, investiga e aprende sobre o mundo e as pessoas. ludicidade é considerada fundamental, pois os jogos, brinquedos e brincadeiras contribuem de forma significativa para a construção de conhecimento dos alunos, bem como, para a socialização com os colegas e professores. Esse artigo justifica-se pela necessidade de um estudo aprofundado acerca da importância dos jogos e brincadeiras na vida das crianças.

 

Palavras-chave: Jogos. Brincadeiras. Desenvolvimento. Criança.

 

INTRODUÇÃO

 

O presente artigo tem como proposito refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança. Sendo assim, é possível afirmar que o brincar é um agente de mudança. O brincar permite que a criança aprenda a lidar com as emoções e contra sua individualidade. A imagem da infância, hoje, é enriquecida com o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel do brinquedo e das brincadeiras no desenvolvimento e na construção do conhecimento. Nesse contexto, este artigo fundamenta-se pela necessidade de levar os mediadores a ter consciência da importância de inserir o brincar no cotidiano, é preciso que tenham a clareza de que o lúdico, os jogos, as brincadeiras, o movimento e a interação podem possibilitar o encontro com aprendizagens significativas e fundamentais para o processo de desenvolvimento da criança. Sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança Piaget (1896-1980) aponta que:

Os jogos e brincadeiras possibilitam que a criança demonstre o nível cognitivo em que se encontra e fazem com que se construa conhecimento. As atividades lúdicas são o patamar para que se desenvolva o conhecimento na criança. Brincando a criança não só se diverte como também adquire conhecimento. Ele deixa isso claro nesse parágrafo:

 

Jogo é, portanto, sob as suas duas formas essenciais de exercício sensório-motor e de simbolismo, uma assimilação da real à atividade própria, fornecendo a esta seu alimento necessário e transformando o real em função das necessidades múltiplas do eu. Por isso, os métodos ativos de educação das crianças exigem todos que se forneça às crianças um material conveniente, a fim de que, jogando, elas cheguem a assimilar as realidades intelectuais que, sem isso, permanecem exteriores à inteligência infantil. (PIAGET, 1976, p. 160)

 

Com isso, os primeiros anos de vida da criança são de fundamental importância para sua formação e o seu desenvolvimento posterior. Nesse sentido fica claro que a criança aprende brincando, os educadores sabendo disso deverão se utilizar da presença de jogos e brincadeiras em sua prática pedagógica como recurso no processo de aprendizagem, pois esses recursos ajudam a ensinar conteúdo de uma forma prazerosa. Assim sendo pode-se dizer que brincando a criança aprende, se socializa, assimila regras, integra-se ao grupo, aprende a dividir, a competir, a cumprir regras dentre outros benefícios.  Dessa forma a escola pode valer se do uso se materiais concretos de jogos e brincadeiras para facilitar a aprendizagem e tornar as aulas mais agradáveis e eficazes.

Portanto é possível dizer que ao brincar as crianças revivem situações e acontecimentos do seu dia a dia e consegue entendê-los, e ao brincar elas são estimuladas a perceber e explorarem o espaço em que ela está inserida e criar formas de representá-los através de sua imaginação. O brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil da criança, já que é uma atividade sociocultural, impregnada de valores, hábitos e normas que refletem o modo de agir e pensar de um grupo social.

Ainda sobre a importância do brincar na vida da criança fica explicita nas palavras da Teixeira (2010, p.49) quando afirmar que:

 

Por meio da brincadeira, a criança aprende a seguir regras, experimentar formas de comportamento e se socializar, descobrindo o mundo ao seu redor. Brincando com outras crianças, encontra seus pares e interage socialmente, descobrindo, dessa forma, que não é o único sujeito da ação, e que, para alcançar seus próprios objetivos, precisa considerar o fator de que outros também têm objetivos próprios.

 

Nesse contexto é importante entender o que realmente queremos dizer quando falamos do brincar (em seu sentido amplo) e perceber que o brincar não é somente uma prática de diversão e lazer. Segundo Kishimoto (2002), o jogo não pode ser visto, apenas, como divertimento ou brincadeira para desgastar energia, pois ele favorece o desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo, social e moral. Os objetivos que buscamos atingir com a elaboração desse artigo é identificar a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança, apontando para o fato de que o brincar pode propiciar a aquisição de conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento  no contexto escolar.Com a finalidade de discutir e refletir sobre a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança apoiamos em autores que defendem uma educação de qualidade e valorizam uma aprendizagem significativa para a criança.

Sendo assim os jogos e brincadeiras são um excelente recurso pedagógico em que o professor deve utilizá-los na sala de aula, esses recursos devem ser usados não apenas como diversão, mas também como meio para a construção de conhecimentos em situações formais de aprendizagem. Diante desse contexto, em relação ao jogo e aprendizagem Kishimoto (2011, p.41) afirma que:

 

Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vistas a estimular certos tipos de aprendizagem, surge a dimensão educativa. Desde que mantidas as condições para a expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para o brincar, o educador está potencializado as situações de aprendizagem.

 

Contudo, a dimensão educativa surge quando o professor utiliza as atividades lúdicas de forma intencional, com objetivos estabelecidos, tendo em vista, desenvolver aprendizagens nas crianças. Nesse sentido, os jogos podem ser utilizados como um dos instrumentos pedagógicos para ensinar conteúdos na educação, mas para que isso aconteça é necessária uma intencionalidade educativa, o qual implica do professor um planejamento, visando alcançar objetivos.

 

JOGOS E BRINCADEIRAS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA.

 

Através de pesquisas relacionadas ao tema pode-se dizer que os jogos e brincadeiras constitui um incentivo ao desenvolvimento de novas habilidades e à busca de novas explicações, pois, para as crianças, é sempre mais agradável trabalhar sobre situações imaginárias e hipotéticas, seguindo determinadas regras. Os jogos e as brincadeiras são fontes de felicidade e prazer que se fundamentam no exercício da liberdade e, por isso, representam a conquista de quem pode sonhar, sentir, decidir, arquitetar, aventurar e agir, com energia para superar os desafios da brincadeira, recriando o tempo, o lugar e os objetos.

Brincar é colocar a imaginação em ação. O bom jogo não é aquele que a criança pode dominar corretamente, o importante é que a criança possa jogar de maneira lógica e desafiadora, e que o jogo proporcione um contexto estimulador para suas atividades mentais e amplie sua capacidade de cooperação e libertação. Segundo Kishimoto (1994), o jogo, vincula se ao sonho, a imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de criança (e educadores de crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas. A concepção de Kishimoto sobre o homem com ser símbolo, que se constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada á capacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade é fundamental para propor uma nova “pedagogia da criança.” Kishimoto vê o jogar como gênero da “metáfora” humana. Ou, talvez, aquilo que nos torna realmente humanos.

Para Kishimoto:

 

... o uso do brinquedo/jogo educativo com fins pedagógicos remete-nos para a relevância desse instrumento para situações de ensino-aprendizagem e de desenvolvimento infantil. Se considerarmos que a criança pré-escolar aprende de modo intuitivo adquire noções espontâneas, em processos interativos, envolvendo o ser humano inteiro com cognições, afetivas, corpo e interações sociais, o brinquedo desempenha um papel de grande relevância para desenvolvê-la” (1997. p.36). 

 

Sendo assim, através das brincadeiras, a criança se apropria da realidade, criando um espaço de aprendizagem em que possam expressar, de modo simbólico, suas fantasias, desejos, medos, sentimentos, sexualidade e agressividade. Nos jogos, a criança começa a estabelecer e entender regras constituídas por si e/ ou pelo grupo. Desse modo, estará elaborando e resolvendo conflitos e hipóteses de conhecimento e, ao mesmo tempo, desenvolvendo a capacidade de entender pontos de vista diferentes do seu ou de fazer-se entender e de coordenar o seu ponto de vista com o do outro. Por meio dos jogos, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

Portanto os jogos e as brincadeiras ajudam as crianças a vivenciarem regras preestabelecidas. Elas aprendem a esperar a sua vez e também a ganhar e perder. E com isso, incentivam a autoavaliação da criança, que poderá constatar por si mesma os avanços que é capaz de realizar, fortalecendo assim sua autoestima. Através das brincadeiras as crianças têm a possibilidade de desenvolver as funções psicológicas superiores como atenção, memória, controle da conduta, entre os aspectos. Através dos jogos e brincadeiras crianças liberam suas energias e transformam sua realidade.

Para Lacerda:

 

Através dos jogos e brincadeiras, a criança molda sua personalidade, autonomia, criatividade, locomoção e tantas outras áreas. O importante é que as crianças se sintam livres para criar, reformar e construir tendo um pleno contato com a natureza, em que o mesmo aprenderá brincando, construindo sempre um respeito para com suas limitações e para com o ciclo natural da vida. (LACERDA, p.15)

 

Sabemos que a criança aprende brincando, os educadores sabendo disso deverão se utilizar da presença de jogos e brincadeiras em sua prática pedagógica como recurso no processo de aprendizagem, pois esses recursos ajudam a ensinar conteúdo de uma forma prazerosa. Desse modo, a criança aprende como ela gosta de uma forma prazerosa para ela e, portanto, eficiente. Assim, a dimensão educativa surge quando o professor utiliza as atividades lúdicas de forma intencional, com objetivos estabelecidos, tendo em vista, desenvolver aprendizagens nos alunos. Nesse sentido, os jogos podem ser utilizados como um dos instrumentos pedagógicos para ensinar conteúdos na educação, mas para que isso aconteça é necessária uma intencionalidade educativa, o qual implica do professor um planejamento, visando alcançar objetivos. Quando jogamos estamos praticando, direta e profundamente, um exercício de coexistência e de reconexão com a essência da vida

Entretanto através dos jogos e brincadeiras a criança desenvolve a personalidade, processa informações, trabalha o desenvolvimento cognitivo e motor e organiza suas emoções, entre outros benefícios que iram contribuir para seu desenvolvimento.

 

Hoje, a imagem de infância é enriquecida, também, com o auxílio de concepções psicológicas e pedagógicas, que reconhecem o papel do brinquedo, da brincadeira, como fator que contribui para o desenvolvimento e para a construção do conhecimento infantil (KISHIMOTO, 2017, p. 111).

 

Nesse contexto, o lúdico tem caráter de liberdade e subversão da ordem que contrapõe a lógica da produtividade; indica pistas para definição de papéis sociais e da cultura humana subjetiva. As brincadeiras estabelecem a relação entre o mundo interno do indivíduo - imaginação, fantasia, símbolos - e o mundo externo - realidade compartilhada com os outros. Ao mesmo tempo, as crianças, ao brincarem, vão criando condições de separarem esses dois mundos e de adquirirem o domínio sobre eles. Por meio dos jogos e brincadeiras, pode se criar uma série de situações que envolvam equilíbrio e outros desafios corporais para crianças com uso de objetos, de obstáculos e alvos. Combinados entre si, os jogos e as brincadeiras podem garantir situações significativas de aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo e social da criança. Em grupo, os jogos também podem contribuir para desenvolver a solidariedade e a cooperação.

Sendo assim os jogos e as brincadeiras no ambiente escolar é muito significativo e também necessário. Todos nós devemos estar atentos no papel do brincar, que não é apenas um passatempo, mas sim um objeto importante na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A realização desta pesquisa sobre o tema a importância dos jogos e brincadeiras no desenvolvimento da criança, possibilitou uma melhor compreensão sobre a aprendizagem da criança, pois os jogos e as brincadeiras despertam o desenvolvimento, a criatividade e a socialização com o meio onde a criança está inserida. Diante disso, alguns estudos dentro desta pesquisa apontam que é a partir dos jogos e brincadeiras que na criança desperta o interesse pela aprendizagem, desta forma ela aprende de maneira prazerosa.

Entretanto a aprendizagem através de atividades lúdicas permite condições para que mediador possa dar suporte para que a criança coloque em pratica tudo o que já traz consigo.  Nesse contexto o mais importante é saber que o mediador tem conhecimento e consciência da importância desse processo no desenvolvimento da coordenação motora, raciocínio lógico, cognitivo, que estimula a criança nessa fase em que ela se encontra. Sendo assim o lúdico promove o processo de aprender, onde vem facilitar a construção do raciocínio, da autonomia e da criatividade da criança.

 Assim sendo, os jogos e as brincadeira incentiva na fundação e restauração dos conhecimentos, cooperando para levantar a assistência da ludicidade no processo de ensino e aprendizagem. Deste modo é muito importante ter a percepção sobre as atividades propostas, é o educador quem deve orientar as crianças a participar das atividades oferecidas. O brincar não é apenas um momento de prazer e distração, o brincar faz parte do processo em que a criança desperta interesse em aprender e descobrir suas criatividades.

Deste modo, o lúdico proporciona também o crescimento da criança, não sendo somente um recurso didático benéfico para o aprendizado, já que os jogos e brincadeiras atuam em áreas do progresso infantil, como: mobilidade, inteligência, civilidade, afetividade e criatividade. Por meio dos jogos e brincadeiras o educando evolui sua personalidade, executa informações, trabalha o progresso cognitivo, motor e organiza suas emoções.

Em conclusão, sabe-se que os através dos jogos e das brincadeiras as crianças têm a capacidade de desenvolver as funções psicológicas, como: atenção, memória, controle de conduta e etc. Neste processo a criança libera suas energias e as transformam em realidade. A compreensão sobre a importância da ludicidade é bastante significativa, pois auxilia tanto na saúde física, quanto na saúde mental do ser humano. Por isso proporcionando jogos e   brincadeira à criança, ela adquire conhecimento de mundo e se socializar.

 

BIOGRAFIA

 

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