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AS CONTRIBUIÇÕES DA LEITURA E A ESCRITA PARA AS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS

 

Fabiana Félix Lima[1]

Lidiane Ramos dos Santos Silva

Maria José Batista Soares Martins

 

RESUMO

As práticas cotidianas de leitura e escrita, tanto no ambiente familiar como no escolar, influenciam as crianças, que por sua vez exerciam-nas através dos signos de escrita e dos livros literários. A leitura e a escrita podem contribuir para o desenvolvimento e formação das crianças nos anos iniciais do fundamental, etapa da educação básica importante para a construção de identidade desses alunos. Dessa forma, surge a questão: como a leitura e a escrita contribuem para as crianças nos anos iniciais O objetivo dessa pesquisa é discutir as contribuições que as práticas da leitura e da escrita para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, na qual utilizou-se de pesquisas relacionada à temática proposta. Conclui-se que é necessário o professor ser incentivador de leitura e escrita nas salas de aula, pois as mesmas favorecem o desenvolvimento da oralidade, comunicação, criatividade, cognitivo e concentração das crianças.

 

Palavras-chave: Anos iniciais. Escrita. Leitura.

 

INTRODUÇÃO

 

A escola é um importante espaço para formar as crianças, tornando-as mais ativas, críticas, questionadoras e observadoras das coisas que vivencia e dos conhecimentos que adquirem. Os anos iniciais do ensino fundamental da educação básica no Brasil caracterizam-se por atender as crianças entre 6 e 10 anos, em fase de desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, por isso deve ser uma etapa que proporcione o desenvolvimento das aprendizagens de forma lúdica e crítica.

A leitura e a escrita nos anos iniciais devem ser a base formadora para a alfabetização das crianças, através das quais aprendem a serem críticas, criativas, comunicativas, concentradas e autônomas. No entanto, é preciso que a escola, principalmente nos anos iniciais, trabalhe essas práticas no cotidiano para despertar o gosto e o exercício por tais práticas no cotidiano, ampliando as aprendizagens, visando suas contribuições no desenvolvimento das crianças.

Nesse ínterim, o objetivo dessa pesquisa é discutir as contribuições que as práticas da leitura e da escrita para as crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada foi a de revisão bibliográfica, na qual utilizou-se de pesquisas relacionada à temática proposta. Dentre os autores aqui utilizados estão Freire (1988), Ciríaco (2020) e Fonseca (2010). Espera-se que esta pesquisa contribua com futuros estudos que tratem desta temática.

 

OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

A educação é importante para ao desenvolvimento dos indivíduos, contribuindo para seu desenvolvimento através de conhecimentos científico, qualificação profissional e formação. Segundo Fogaça (2019) a educação básica no Brasil é dividida em educação infantil, fundamental e ensino médio. O fundamental é subdivido em anos iniciais e finais, “a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos” (BRASIL, 2021).

Os anos iniciais é a fase posterior a educação infantil, corresponde do 1° ao 5° ano, quando a criança já está em fase de mudanças cognitivas, físicas, questiona mais as situações sociais e afetivas que vê e vivencia. Nessa etapa, a escola precisa trabalhar a alfabetização das crianças e levar em consideração as suas experiências, realizando um trabalho voltado para a ludicidade. A Base Nacional Comum Curricular (2018) considera que o estímulo ao pensamento criativo possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza (BNCC, 2022, p. 58).

Dessa forma, os professores devem pensar as atividades com intensão na formação desses alunos, através das disciplinas da grade curricular. Os educadores que trabalham nessa etapa da educação devem ter formação superior, principalmente Licenciatura em Pedagogia, e precisam estar preparados para exercer práticas pedagógicas que possibilitem o desenvolvimento e as aprendizagens dos alunos, especialmente no que tange à leitura e escrita.

 

AS CONSTRIBUIÇÕES DA LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS

 

A formação do indivíduo é reflexo do meio que faz parte, nesse sentido, se uma criança frequenta um espaço onde há indivíduos que leem e escrevem, é provável que desenvolverá o gosto por tais práticas no cotidiano. Segundo Fonseca (2010) a família é o primeiro núcleo formador de uma criança, com isso, deve buscar promover a formação leitora. O que acontece a partir do incentivo em conhecer as letras, a formar palavras e ter contato com livros.

A escola é um importante espaço de formação, contribuindo, através das práticas pedagógicas voltadas para a alfabetização, para que os alunos despertem a vontade de ler e escrever. A leitura e a escrita caminham juntas. Quando lemos, desenvolvemos nossa capacidade de decodificar, interpretar e refletir sobre o que estamos lendo, tirando dúvidas e elaborando conclusões (ANDRADE, 2022, p. 2). Segundo Freire (1988):

 

Quando pensamos em leitura, logo nos vem à mente a ideia de atividade mecânica de decodificação de signos. No entanto, ler é mais que isso, é atribuir um significado ao texto, seja ele verbal ou não verbal, o qual é entendido como processo e não como produto, já que é construído na interação com os demais sujeitos do grupo. Além do mais, a leitura é uma forma de percepção posto que ela não se reduz ao texto, mas também a realidade, ao mundo que nos rodeia, que foi, inclusive, objeto de nossas primeiras leituras. (FREIRE, 1988, p. 80)

 

A BNNC compreende que o aluno deve se apropriar “do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos” (BNCC, 2018, p. 59). Nesse contexto, a escola proporciona às crianças a oportunidade de conhecer obras literárias, ampliar e buscar conhecimento, tornarem-se críticas e questionadoras quanto ao mundo e às experiências do dia a dia. Para Lemes (2018, p. 5) a leitura e a escrita são objetivos prioritários, onde os alunos possam ler textos adequados à própria idade de forma autônoma, utilizando a leitura com fins de informação e aprendizagem se tornando importante na escola para a consecução de novas aprendizagens

Nesse ínterim, podem ser trabalhadas a partir de atividades, leitura de textos variados, uso de gêneros textuais que estejam relacionados com as vivências das crianças, cartazes e murais ilustrativos. Muitas crianças apresentam dificuldades em leitura e escrita, problema enfrentado por muito educadores nos anos iniciais. Para   Silva (2014) as dificuldades dos alunos podem ser trabalhadas a partir da compreensão das relações sonoras e gráficas diferentes e iguais nas palavras, permitindo, por exemplo, que as crianças saibam diferenciar as palavras que começam com grafias e sons iguais.

Nos anos iniciais do fundamental, os alunos estão construindo suas identidades, questionando e começando a seguir pequenas regras, por isso, o uso da escrita possibilita a eles compreenderem os conteúdos trabalhados pelo professor em sala de aula, enquanto a leitura proporciona o desenvolvimento crítico do mundo e a percepção dos signos no cotidiano.

A leitura e a escrita devem fazer do processo de ensino e aprendizagem pois proporciona às crianças decodificar os símbolos e os significados no cotidiano. O ato de ler ativa uma série de ações na mente do leitor pelas quais ele extrai informações. Ela é a capacitação de significados numa crescente comunicação entre o leitor e o texto que implica aprender a descobrir, reconhecer e utilizar os sinais da linguagem (CIRÍACO, 2020, p. 2). Quando uma criança lê, ela consegue associar as palavras e frases às situações do cotidiano, aos objetos, plantas, animais, pessoas, espaço e saberes.

Para as pesquisadoras Anara e Klebis (2015) a leitura proporciona à criança a descoberta do novo mundo, desenvolve a capacidade intelectual, cognitiva e criatividade, fazendo relação com o meio ao qual faz parte e com o meio externo. A leitura ainda proporciona as crianças a capacidade de desenvolver novas habilidades e a vontade de aprender mais sobre as coisas e os conteúdos ministrados pelos professores. A leitura na infância é uma descoberta de sentimentos e palavras que conduz o leitor a desenvolver o seu intelectual, a sua personalidade e a aumentar substancialmente a sua capacidade crítica. (ARANA; KLEBIS, 2015, p. 3)

No mesmo passa da leitura, a escrita deve ser incentivada nos anos iniciais para que as crianças conheçam a ortografia, aprendam a expressar os sentimentos, se comuniquem, dominem a linguagem e a concentração. À medida que a criança vai se desenvolvendo vai assimilando alguns conceitos referentes à relação da fala com a escrita e, assim, a escrita da criança começa a ter representação simbólica (Bordignon; Paim, 2015, p. 8). Dessa forma, as práticas da leitura e da escrita nos iniciais contribuem para a melhora a redação, a interpretação de texto e as noções de ritmo e pontuação. Ainda, enriquece o vocabulário, amplia as capacidades cognitivas, permite a compreensão de ideias e possibilita organizar as linhas de pensamento (BRASIL, 2020).

Nos anos iniciais do ensino fundamental, o professor precisa buscar incluir os exercícios da leitura e da escrita no cotidiano durante o processo de ensino para que as crianças desenvolvem e despertem gosto e a prática por estas. O professor deve ser um mediador desses saberes, contribuindo com o desenvolvimento das crianças, para se tornem críticas, ativas, leitoras e escrevam boas produções textuais tanto no espaço escolar como fora dele.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A educação é o caminho transformador na vida dos indivíduos e através dela é possível conquistar espaços e ter conhecimento científico para usar no cotidiano e em todas as áreas da sociedade, apreciando as vivências individuais e coletiva dos seres humanos e compreendendo suas ações no tempo. Com isso, aprender a ler e a escrever permitem ampliar o olhar o crítico sobre as vivências do mundo e dos assuntos estudado em sala de aula.

Os anos iniciais do fundamental são importantes na construção do conhecimento e formação das crianças, desse modo, as práticas de leitura e escrita que aprendem na escola oportunizam o desenvolvimento do cognitivo, a busca pelo conhecimento, o gosto pela escrita e por leitura de diferentes gêneros textuais. É fundamental que as práticas pedagógicas do professor, em todas as disciplinas desta fase da educação básica, possibilitem e ampliem o incentivo à leitura e a escrita dessas crianças.

As práticas de leitura e escrita devem estar presentes nos anos iniciais do ensino fundamental, em todas as disciplinas, objetivando o estímulo a leitura e a escrita no processo de letramento. Através dessas práticas, os alunos aprendem sobre gramática e pontuação, compreensão de texto, têm um desempenho e desenvolvimento na oralidade, comunicação, cognitivo, dos valores e sentimentos, e ambas favorecem às crianças compreender e associar a linguagem aos signos, compreender o que está escrito nas sublinhas de um texto.

 

REFERÊNCIAS

 

ARANA, A. R. de A.; KLEBIS, A. B. S. O. A importância do incentivo à leitura para o processo de formação do aluno. EDUCERE, 2015.

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 2018.

 

_______. 4 minutos para ler. 2020.

 

BORDIGNON, L. H. C. do; PAIM, M. M. W. O processo de aquisição da escrita pela criança: dialogando com alexander romanovich luria. EDUCERE, 2015.
CIRÍACO, F. L. A leitura e a escrita no processo de alfabetização. Artigo. 2020.
FREIRE, P. A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam. 22ª ed. São Paulo: Cortez, 1988.

 

FOGAÇA, J. A organização e a estrutura dos sistemas de ensino no brasil.
FONSECA, J. da S. A participação da família no processo de aprendizagem da leitura e escrita. Artigo. 2010.    

 

­­­________. Anos iniciais e finais: quais são as séries do Ensino Fundamental?. 2021.
NASCIMENTO, Rakel Lemes. Leitura e escrita nas séries iniciais. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 03, Ed. 10, Vol. 02, 2018.

 

SILVA, A. M. M. da. Práticas de leitura e escrita nas séries iniciais:  conceitos, estratégias e experiências. Monografia. Guarabira. PB, 2014.

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