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ENSINO E APRENDIZAGEM NA MATEMÁTICA

Clara Silvestre Coimbra Martins[1]

Weimar Pereira do Nascimento[2]

 

RESUMO

O presente trabalho faz parte de uma pesquisa qualitativa e tem objetivo final apresentar propostas para tornar o ensino e aprendizagem na Matemática mais interessante e agradável aos alunos, independentemente do grau escolar em que se encontrarem. A matemática, portanto, faz parte da vida e pode ser aprendida de uma maneira dinâmica, desafiante e divertida. com base ao recurso EAD, o ensino mostra os meios de ensino de fácil aprendizado com aplicação de materiais didáticos impressos que contém histórias e exemplos para resolucionar as atividades. com isso, as metodologias foi grande porte para sustentar o meu trabalho, relatando pesquisas bibliográfica tendo auxilio de fontes de autores, no qual é possível compreender os conceitos, procedimentos e métodos no ensino aprendizagem. Contudo, a matemática reflete em nós bons motivos o qual ela é importante na sociedade e qualquer lugar está presente, mesmo que para muitos não tem significativo. Dessa forma, a matemática é tão importante no nosso dia a dia que mal percebemos, a utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens, está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras.

 

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem-na-matemática -EAD.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

O Objetivo desse trabalho é mostra a importância do ensino aprendizagem analisado e observado no percurso dos estágios obrigatórios curriculares, pois permite aprofundar ainda mais o conhecimento através do ensino aprendizagem da matemática.  Nos estágios se relaciona o convívio de um professor na sala de aula, porém o que nos dificulta é sobre o isolamento social que teve início ao ano 2019, a doença coronavírus (covid-19). Contudo, o que estamos enfrentados conseguimos nos adaptar ao novo modo de ensino com a realização de métodos e recurso ensino a distância, pois facilitou o aprendizado.

O ensino de aprendizagem da matemática nos mostra a importância de como ensinar ao aluno de forma que ele possa aprender com mais clareza, saber como lidar com cada personalidade do aluno, pois dentro da sala de aula existe tipo de aluno que quer mais sua atenção e outros ali que só quer brincadeiras o qual não se interessa no estudo.

Diante disso o professor vê uma maneira de soluciona-los, buscando novas ferramentas para desenvolver o desempenho do aluno e que possa se interessar nas aulas com auxílio de métodos e apostilhas.

 

 

2 FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

 

Segundo Moore e Kearsley (2007), a Educação à Distância revela-se como aprendizado planejado, que ocorre normalmente em um lugar diferente do local do ensino, exigindo técnicas especiais de criação e gerenciamento de cursos, novas ferramentas de comunicação, além de diferentes processos de interação.

Um sistema de Educação à Distância é formado por todos os processos e componentes que operam quando ocorre o ensino e o aprendizado à distância. Ele inclui aprendizado, ensino, comunicação, criação e gerenciamento. 

Com isso fez à distância, os materiais didáticos impressos revelam-se como um dos principais meios de orientação dos processos de ensino aprendizagem.  Desse modo temos: 

 

Na modalidade a distância, os materiais didáticos impressos são um dos principais meios de socialização do conhecimento e de orientação do processo de aprendizagem, articulados com outras mídias: vídeo, videoconferência, telefone, fax e ambiente virtual. Do ponto de vista do aluno, estudar utilizando material impresso é vantajoso por lhe ser familiar, ser de fácil utilização e de fácil transporte, por permitir que se façam anotações, e ainda porque pode ser lido em diversos lugares, a qualquer tempo, respeitando o ritmo da sua aprendizagem”. (BRASIL, MEC ,2002, p. 06). 

 

Sendo assim, os meios adquiridos desse material fornecem bom ensino de aprendizagem, e desempenho no conhecimento, transformando a dificuldade em diversidade de ideias e práticas desenvolvidas aos alunos

 

Franco (2008, p. 21), aponta que é importante o material didático impresso considerar uma “abordagem pedagógica que desenvolva a capacidade reflexiva do aluno, integrando o conhecimento prático e teórico relacionado ao seu contexto de atuação. 

 

Tendo em vista a relevância do material didático para EAD, a construção do projeto pedagógico para a disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, revelou-se como um dos grandes desafios considerando a dinâmica dos processos de ensino aprendizagem nos ambientes virtuais.

 

A internet tem aqui um lugar de extrema importância, visto ser ela que possibilita, a baixos custos, implementar este novo tipo de ensino, moderno e mais acessível a todos. A sua crescente dimensão permite que este projeto alcance medidas promissora de sucesso, por ser cada vez maior o seu número de utilizadores. Permite assim projetar com alguma segurança, planos que visem a mudança do ensino presencial para esta mova era do ensino à distância. Dentro de pouco tempo, com o avanço vertiginoso das tecnologias e da internet em si, será possível aprender o que quer que seja, confortavelmente em casa, ao ritmo de cada um (AZEVEDO, 2001).

 

Com o avanço e a disseminação das tecnologias da informação e comunicação e o progressivo barateamento dos equipamentos, as instituições devem elaborar seus materiais para uso a distância, buscando integrar as diferentes mídias e explorar a convergência das tecnologias, sempre na perspectiva da construção do conhecimento e da possibilidade de interação entre os diversos atores.  

A Educação a Distância (EAD) é entendida como uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos, associadas a sistemas de gestão e avaliação que lhe são peculiares.

 

Na Educação a Distância, a prática do estágio é um desafio constante, considerando a função dos cursos de licenciatura na formação de professores para educação básica. Por meio da experiência com a disciplina Estágio Curricular Supervisionado I, notou-se a necessidade de demonstrar para os licenciandos a prática do estágio como ação educativa e social, uma forma de intervenção na realidade escolar, por meio da participação ativa do estagiário. (SILVA e MIRANDA, 2008).

 

Para tanto o ensino ter se estendido em recurso EAD, alunos no final do Ensino Fundamental II ou até mesmo no Ensino Médio com dificuldades em processos aritméticos de multiplicação, divisão ou até mesmo adição, entre outros, assim como alunos sem nenhuma noção de como solucionar uma equação do 1º grau. 

Segundo Souza (2001), o ensino da Matemática é fundamental na formação humanística e o currículo escolar deve levar a essa boa formação, logo o ensino da matemática é indispensável para que esta formação seja completa.  A mesma afirma também que:

 

O ensino de Matemática é importante também pelos elementos enriquecedores do pensamento matemático na formação intelectual do aluno, seja pela exatidão do pensamento lógico-demonstrativo que ela exibe, seja pelo exercício criativo da intuição, da imaginação e dos raciocínios indutivos e dedutivos (SOUZA, 2001, p. 27).

 

A Matemática deve causar nos alunos descobertas, e o professor ser o mediador dos questionamentos e das investigações, fazendo com que estas causem nos alunos interesse pela disciplina. Quando temos dificuldades em uma matéria, isso causa desgosto, e por muitas vezes a Matemática é vista desta forma, uma disciplina difícil de compreender e na qual causa muitas reprovações, o que causa o desinteresse em alunos com repulsa para com ela.

A Matemática é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):

 

É importante, que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. (BRASIL, 1997, p.29)..

 

Uma das perguntas mais realizadas pelos alunos que repulsão a matemática é: professor, para que serve essa matemática que estamos estudando? E aqui está a nossa resposta: a matemática desenvolve sua capacidade de resolver problemas, além de criar em você o hábito de investigação, enfim, ela vai te ajudar a ser mais consciente e pensante no exercício da sua cidadania.

A matemática e tão importante no nosso dia a dia que mal percebemos, a utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens, está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. A luz no final do túnel em vários domínios, a matemática é presente e muito útil!

 

 

3 MATERIAIS E MÉTODOS/METODOLOGIA

 

Este projeto faz parte de uma pesquisa quantitativa e tem por objetivo compreender os conceitos, procedimentos e métodos no ensino aprendizagem. Aplicando modo de ensino aprendizagem que contribuiu na pratica docente do professor.  Assim com ajuda da internet foi feito pesquisa bibliográficas e revista Científica que com auxílio de fontes de autores nortearam meu projeto podendo melhorar a forma de ensino.

Diante disso, essa metodologia foi vista como uma pesquisa bibliográfica, assim gerando um debate, a interação e a descoberta por parte do aluno. Sendo assim, os recursos adquiridos no ensino contribuem para nova forma de ensino, ajudando a tirar dúvidas dos alunos e compreender mais o conteúdo pedagógico.

A Matemática é de suma importância para os alunos, pois ela desenvolve o pensamento lógico e é essencial para construção de conhecimentos em outras áreas, além de servir como base para as séries posteriores. Essa importância também é destacada nos Parâmetros Curriculares Nacionais (1997):

 

É importante, que a Matemática desempenhe, equilibrada e indissociavelmente, seu papel na formação de capacidades intelectuais, na estruturação do pensamento, na agilização do raciocínio dedutivo do aluno, na sua aplicação a problemas, situações da vida cotidiana e atividades do mundo do trabalho e no apoio à construção de conhecimentos em outras áreas curriculares. (BRASIL, 1997, p.29)

 

 

4 RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Através dos resultados obtidos com as pesquisas foi possível compreender que o  ensino aprendizagem favoreceu muito no desenvolvimento prático do professor, pois com o auxílio da tecnologia trouxe novas mudanças de ensino o que facilitou no desenvolvimento e  aprendizado do aluno,  além de atribuir métodos, e apostilhas que por sua vez mostra ensino fácil de compreensão, além de diversas histórias contadas e coloridas com diversos questões para ser resolvidas, com exemplos que facilita na resolução de suas tarefas diárias.

 

Na modalidade a distância, os materiais didáticos impressos são um dos principais meios de socialização do conhecimento e de orientação do processo de aprendizagem, articulados com outras mídias: vídeo, videoconferência, telefone, fax e ambiente virtual. Do ponto de vista do aluno, estudar utilizando material impresso é vantajoso por lhe ser familiar, ser de fácil utilização e de fácil transporte, por permitir que se façam anotações, e ainda porque pode ser lido em diversos lugares, a qualquer tempo, respeitando o ritmo da sua aprendizagem”. (BRASIL, MEC ,2002, p. 06).

 

 Sendo assim, o processo de ensino aprendizagem da matemática teve uma grande importância, pois na prática pedagógica o professor ensina de forma simples e fácil assim trazendo mais interesse no aluno em aprender, além de aplicação de materiais didáticos que melhora o desenvolvimento do aluno.

 

 

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

O recurso pedagógico (EAD) contribuiu no ensino aprendizagem, pois vários alunos tinham dificuldade para aprender e compreender o conteúdo passado pela professora, com isso foi aplicado materiais impressos e vídeos-aulas para poder explicar o conteúdo de forma mais fácil e nela também contém vários modelos e exemplos de tarefas que assim irão tirar suas dúvidas.

Quando temos dificuldades em uma matéria, isso causa desgosto, e por muitas vezes a Matemática é vista desta forma, uma disciplina difícil de compreender e na qual causa muitas reprovações, o que causa o desinteresse em alunos com repulsa para com ela.

Dessa forma, o professor busca novas forma de ensino que irão mudar a rotina escolar, por exemplo: trazendo aulas dinâmicas, jogos educativos, entretenimento, aulas a campo que permite o aluno sair fora da sala de aula e ter aquela aula no ambiente agradável conhecendo a natureza etc., pois é isso que o aluno busca o qual traz interesse e a sua forma de ensino aprendizado é positivo.  

No entanto, sabemos que ninguém imaginava que poderíamos ter encontros ou aulas virtuais para atender à necessidade dos alunos, entretanto, a tecnologia sempre dá um passo à frente para simplificar e solucionar esses tipos de problemas e através do EAD encontrou-se um modo de facilitar muito a vida dos professores, alunos e demais colaboradores.

Assim, a matemática sempre reflete bom motivos o qual ela é importante na sociedade e qualquer lugar está presente, mesmo que para muitos não tem significativo.

Dessa forma, a matemática é tão importante no nosso dia a dia que mal percebemos, a utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens, está presente em diversas situações, se olharmos ao nosso redor podemos notar sua presença nos contornos, nas formas dos objetos, nas medidas de comprimento, na escola, em casa, no lazer e nas brincadeiras. A luz no final do túnel em vários domínios, a matemática é presente e muito útil!

 

 

REFERÊNCIAS

 

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Graziele Ortega:Avenida Dermival:Bernardes Siqueira, 1922:Campinas – SP:CEP: 13049-252
 O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.://escolasdisruptivas.com.br/escolas-do-seculo-xxi/ensino-da-matematica-com postado em: 10/10/2019.


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