A IMPORTÂNCIA DA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Katia Regina de Paula Leite
Luciméia Brito Batista
Cristiane Marques Pereira
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho é um projeto fictício, tendo como tema principal a sustentabilidade.
Sustentabilidade é o conceito chave se quisermos construir um planeta onde haja qualidade de vida e preservação do meio ambiente. O termo significa a maneira de organizar a sociedade e as pessoas de forma que suas necessidades sejam supridas sem prejuízos ao meio ambiente e às outras espécies de seres vivos. O mais interessante é que não é uma meta difícil de ser alcançado, basta apenas ter boa vontade, organização e deixar de pensar apenas em nós mesmos, lembrado que em nosso planeta há bilhões de pessoas, muitas delas em condições de vida lamentável e que pequenas ações podem dar grandes resultados, mesmo que seja em longo prazo.
2 DESENVOLVIMENTO
Este projeto foi realizado na Emeb Ana Luiza Do Prado Bastos situada em Cuiabá-MT, na rua quinze quadra 12 sem número, Bairro Osmar Cabral que atende crianças de 3 anos e 11 meses a 4 anos e 11 meses.
O mesmo foi aplicado para a conscientização das crianças desde cedo, para que já cresçam com os objetivos de viver em um planeta, onde possam estar aprendendo a reciclar diversos tipos de materiais para evitar desperdícios.
2.1-Justificativa:
A questão ambiental está em alta por uma razão simples: necessidade de sobrevivência. Quanto mais cedo o tema for abordado com as crianças, maiores as chances de despertar a consciência pela preservação. Por isso, a educação para uma vida sustentável deve começar já na pré-escola. O objetivo definido pelo Referencial Curricular Nacional é observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes de conservação.
Referencial Teórico:
“O principal desafio deste século é transformar uma ideia que parece abstrata — desenvolvimento sustentável — numa realidade para todos” (KOFI ANNAN, 2004 apud MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2006, p. 19).
EDUCAÇÃO AMBIENTAL.
2.1.1- Objetivo Geral:
Analisar como a aplicação da Educação Ambiental nas escolas pode contribuir para gerar cidadãos mais conscientes quanto à sustentabilidade.
2.1.1.1- Objetivos Específicos:
Conhecer as partes de uma planta; Conhecer os tipos de animais; Desenvolver a linguagem oral; Levar a criança a valorizar o meio ambiente e identifica-se como parte integrante e agente de promoção do desenvolvimento sustentável; Criar uma horta e cuidar dela; Observar o desenvolvimento dos seres vivos; Valorizar o meio ambiente a e suas partes; Animais terrestres, aquáticos e aéreos; Seres vivos e não vivos;
Materiais Usados:
Vídeo: Um plano para salvar o planeta da turma da Mônica; Giz de cera; Fotos imagens: Revista; Folhas de árvore; Garrafa pet; Livros de histórias; Folhas de árvores; Lápis preto, borracha, apontador; Xerox; Cartazes, etc.
Metodologia/desenvolvimento
Linguagem oral e escrita
- Pesquisar em livros e revistas;
- Participar de variadas situações de comunicação oral;
- Interagir e expressar desejos, necessidades e sentimentos por meio da linguagem oral, contando suas vivências;
- Familiarizarem-se, aos poucos, com a escrita por meio da participação em situações nas quais ela se faz necessária e do contato no cotidiano com os livros, revistas, histórias em quadrinhos, painéis
Linguagem Matemática
- Sequenciar fatos;
- Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas presentes no seu cotidiano, como contagem, relações espaciais,
- Manipular e explorar objetos e brincadeiras, em situações organizadas de forma a existirem quantidades individuais suficientes para que cada criança possa descobrir as características e propriedades principais e suas possibilidades associativas: empilhar, rolar, transvasar, encaixar,
- Reconhecer cores e
formas; Ciências Sociais:
- Aproximar os acontecimentos da atualidade, do mundo que nos cerca, com a sala de aula;
- Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com outras
crianças;
- Estabelecer contato com objetos diversos,
Manifestando curiosidade e interesse; Ciências Naturais:
- Aprimorar os cinco sentidos através de atividades com materiais concretos e lúdicos;
- Desenvolver progressivamente hábito de higiene pessoal (escova os dentes, lavar as mãos, tomar banho e lavar o rosto) e social (quanto a jogar o lixo no lixo e preservar o ambiente);
Artes:
- Ampliar o reconhecimento de mundo que possuem, manipulando
diferentes objetos e materiais, explorando suas características, propriedades e possibilidades de manuseio e entrando em contato com formas diversas de expressão artística;
Movimento:
- Reconhecer as suas próprias
- capacidades motoras e possibilidades cinéticas.
- Explorar e utilizar os movimento de preensão, encaixe, lançamento, para o uso de objetos diversos;
CONTEÚDOS
- Cores, Números e
- O que é lixo? A coleta de lixo na nossa cidade, Onde os lixos são despejados, os perigos dos lixos
- Higiene pessoal e do meio
- Dengue
- Reciclagem
Os conteúdos foram trabalhados através de:
- Interpretações oral, escrita e através de
- Atividades orais e escritas;
- Brincadeiras e Jogos (Quebra Cabeça, Jogo da Memória, Dominó e Bingo);
- Músicas e Danças;
- Pinturas, Dobraduras e Recortes;
- Ler histórias ou filme sobre educação ambiental, reciclagem e ação
do homem sobre a natureza.
RECURSOS
- Papéis (sulfite, cartolina, jornal, crepom, laminado, dobradura);
- Sucatas (garrafa pet, tampinhas de plásticos, caixas de diversos tamanhos, rolinhos de papelão )
- Tesoura com ponta arredondada cola branca e colorida;
- lápis de cor, giz de cera, régua;
- Tinta guache, pincel;
- V.A;
- Livros infantis;
- Aparelho de TV, DVD e filmes.
METODOLOGIA
Os procedimentos foram divididos em cinco etapas.
1° Dia-
Fizemos um passeio com a turma onde eles foram orientados a observar as formas de degradações que estão presentes no meio ambiente e nas suas proximidades, analisando a realidade ambiental na comunidade; os alunos verificaram as diferentes partes de lixo produzidas na cidade através de atividades pedagógicas.
2ª Dia –
Todas as observações que foram feitas no passeio foram comentadas por eles, e fizeram observações sobre o que mais lhes chamaram a atenção, fizeram desenhos de tudo o que viram.
3° Dia -
Reciclagem – explcamos sobre a reciclagem, sua importância e como é feita; Apresentamos os símbolos da reciclagem que são usados para cada tipo de material, no mundo inteiro.
4ª Dia –
Iniciamos os trabalhos manuais, como cartazes, panfletos educativos, avisos que trazem informações importantes à população, confeccionaram painéis e brinquedos com materiais recicláveis.
5º Dia - Preparamos a exposição dos trabalhos feita pela turma.
CULMINÂNCIA:
Fizemos uma exposição de todos os trabalhos feitos pelos alunos.
CONCLUSÃO
Quando falamos em construir um projeto vem em mente, como fazer, o que fazer e várias outras duvida pertinentes que nos deixa com medo, mas ao fazermos este trabalho percebemos que o projeto será feito pelos próprios alunos, são eles que nos darão materiais, soluções para colocarmos em prática. O trabalhar projeto em sala de aula e uma atividade aonde conseguiram fazer com que o aluno realmente participe e coloque em ação futuramente em seu meio de convívio. É necessário ainda considerar as diferentes realidades sociais onde ocorrem as práticas de sustentabilidade e entender os seus diferentes objetivos. A sustentabilidade deve ser considerada um processo permanente de desenvolvimento dos próprios indivíduos e suas comunidades, no qual estes adquiram conhecimento, valores, habilidades, experiências e determinações que os tornem aptos a agir.
REFERÊNCIAS
FAJARDO, Elias. Ecologia e cidadania: se cada um fizer a sua parte... Rio de Janeiro: Ed. senac Nacional, 2003. 160p.
GADOTTI, Moacir. Pedagogia da Terra. São Paulo, 2004.
PELICIONE, Maria Cecília Focesi. Educação Ambiental: evolução e Conceitos. IN: PHILIPPI JR, Arlindo (ed.). Saneamento, saúde e ambiente: fundamentos para um desenvolvimento sustentável. Barueri, SP: Manole, 2005. (Coleção Ambientla; 2).
SENE, Eustáquio de C.; MOREIRA, João Carlos. Geografia Geral e do Brasil. Scipione: São Paulo, 2002.
SORRENTINO, Marcos. Desenvolvimento sustentável e participação: algumas reflexões em voz alta. 2004 (texto avulso).