Buscar artigo ou registro:

Sumário - 22ª Edição | Volume 07 | Número 04 | novembro/2020

  

Capa

 

Folha de rosto

 

Ficha Catalográfica

 

Editorial

 

Direitos Autorais

 

 

Direito

 

DIREITO E MORAL EM RELAÇÃO AO ABORTO
Jussara Martins Rodrigues
Beniana Pereira de Almeida Vidal

 

O USO DE CÂMERA NA FARDA PARA FILMAR A AÇÃO POLICIAL
Guilherme Urzedo Rodrigues

 

 

Monografias, dissertações e teses

 

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Carleane Vieira Carvalho
Luana Sousa
Rosyleide Vieira
Márcia Aparecida Freitas Santos
Ivone Salete Zampeze

 

IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DO EDUCANDO
Adilson Geraldo Cirilo

 

APRENDENDO A ENSINAR COM A ARTE-EDUCAÇÃO
Laís Kelli da Silva de Oliveira
Medy Daiane Cararo

 

O USO DO COMPUTADOR COMO RECURSO DE APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL ANDRÉ ANTÔNIO MAGGI NO MUNICÍPIO DE COLÍDER-MT
Jossimara Aparecida Duarte

 

TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR
Siuvani Conceição Rogério de Souza

 

 

Saúde

 

OS BENEFÍCIOS DO TREINAMENTO ESPORTIVO NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E SAÚDE
Hemerson Lowe dos Santos
Cassio Rossato de Carvalho

 

 

Social

 

A IMPORTÂNCIA SOCIAL DO DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Luzinete da Silva Mussi
Lúcio Mussi Júnior

 

 

Educação

 

A ALFABETIZAÇÃO E O LETRAMENTO NO ENSINO FUNDAMENTAL
Ana Selma dos Santos
José Ataíde dos Santos
Neide Martins de Santana
Almir Rogério da Silva

 

A ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DA EJA ATRAVÉS DOS GÊNEROS LITERÁRIOS: RECEITA E BILHETE
Almir Rogério da Silva
Cleber Capelari da Purificação
Elma Bezerra dos Santos

 

A ARTE COMO INSTRUMENTO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO PRIMEIRO SEGMENTO
Tatiane Alves Luccheti
Luciene Lécia Lucchetti

 

A ARTE COMO POTENCIALIZADORA DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO
Rosângela Arlete Siqueira
Altair Vieira Marinho

 

A ARTETERAPIA NA EDUCAÇÃO
Valéria Aparecida da Rocha Silva

 

A CONCEPÇÃO DE PROFESSORES SOBRE A INCLUSÃO E ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN
Rosana Aparecida Cristino
Antônio Carlos Oczinski
Maria Iracilda Basílio

 


A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Aline Tais Gonçalves da Silva de Carvalho  
Aline Patrícia Santos Haubricht  
Ednalva Santos Avancini  
Eliane Pereira da Silva  
Fabrícia Oliveira de Almeida

 

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA AS PRÁTICAS DOCENTES
Maria Ezaltina Montania Paes da Silva
Janaina Alves de Queiroz
Samara Paula da Costa
Vilma Mendes Barranco da Silva
Ione Aparecida Ferreira

 

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS
Rosanda Rosa Bernardo

 

A IMPORTÂNCIA DAS  PRÁTICAS  CORPORAIS PARA O DESENVOLVIMENTO  COGNITIVO  DOS ALUNOS
Aline de Oliveira
Eliete Maria dos Santos
Juliana Alves de Moraes
Katulene Jule Soares da Silva
Roselene Nardi Batista

 

A IMPORTÂNCIA DE METODOLOGIAS DE ALFABETIZAÇÃO PARA O ENSINO EDUCACIONAL
Joyce Maria Marques

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA INFANTIL
Rosimeire da Silva dos Santos
Renata Aparecida Modaelli

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO E DA APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Elisangela Serencovick Fernandes

 

A IMPORTÂNCIA DO PSICÓLOGO NA ESCOLA
Vania dos Santos Silva
Irene Alves Viana Silva

 

A IMPORTÂNCIA DAS ROTINAS DURANTE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS LÚDICAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL DA ESCOLA LAURA VICUNA
Juciele da Silva de Queiroz
Viviane Leandra Aparecida dos Santos
Maria Marta Marconato
Marcia Scheidt
Wancléia Batista Vilalva

 

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Paula Silva Santos
Marinalva Rodrigues de Oliveira Castro
Rosane Rieg Muniz dos Santos
Vanessa Aparecida Menossi Petini


A IMPORTÂNCIA DO LAUDO PARA ADAPTAÇÃO DO ALUNO NO AMBIENTE ESCOLAR

Amanda Lourenço de Macedo
Franciele Cezar
Leandro de Oliveira dos Santos

 

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA APRENDIZAGEM
Zenilda Angelica da Silva

 

A IMPORTÂNCIA DO USO DO MATERIAL DIDÁTICO COMO APOIO EM SALA DE AULA, FACILITANDO Á APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL
Antônia Ivanilde Rodrigues
Deusely da Silva Freitas Cardoso
Jaqueline Jania Pereira Machado
Rosa Ferreira Nobre
Patrícia Fávero de Oliveira

 

AMBIENTE ESCOLAR E O FAZER PEDAGÓGICO
Aline de Oliveira
Eliete Maria dos Santos
Juliana Alves de Moraes
Katulene Jule Soares da Silva

 

 

A INCLUSÃO DA INFORMÁTICA COMO NOVAS TECNOLOGIAS NA PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE SORRISO-MT
Micheli da Silva Campos
Geneci Matté Frozza
Carla Lopes
Rogério Leandro Gewinski
Tânia Mara Giotti

 

A INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA PUBLICA REGULAR
Rosalina da Silva

 

A INCLUSÃO DO ALUNO COM SÍNDROME DE DOWNR
Andreia Costa Ferreira Pezzini
Elizânia Duarte Padilha
Damáris Schiochet dos Santos Araújo
Raquel Furtado de Souza Freire
Solange do Nascimento Santos Silva

 


A INCLUSÃO DO ALUNO COM SINDROME DE DOWN NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO REGULAR

Amanda Lourenço de Macedo
Franciele Cezar
Leandro de Oliveira dos Santos

 

A INCLUSÃO QUE NÃO EXCLUI
Antonio Carlos Ferrante

 

A INFLUÊNCIA DO COTIDIANO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA: APRENDER COM A EXPERIÊNCIA RELATADA
Amanda Nádia Vulpini

 

A INDISCIPLINA NO COTIDIANO ESCOLAR
Cristiane Dias Saboia Almeida da Silva
Léia Mazuchini Almeida
Fabiana Silva de Matos
Tatiane Gonçalves Costa da Silva
Tânia Silva de Almeida

 

A INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NO CONTEXTO INSTITUCIONAL FRENTE AO AUTISMO
Francisca Oliveira da Silveira
Patrícia Fávero de Oliveira

 


A PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO SEGUNDO OS PROFESSORES DAS REDES ESTADUAL E MUNICIPAL DE ALTA FLORESTA –MT, EM 2016

Gislaine de Souza Ribeiro  
Adriana Teixeira Rodrigues Selhorst  
Ana Paula Zanon ³

 

A QUALIDADE DE VIDA DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÂO INFANTIL DO MUNICIPIO DE LUCAS DO RIO VERDE-MT
Janaina Alves de Queiroz
Maria Ezaltina Montania Paes da Silva
Fabiane Pellin
Adriana Carvalho Rodrigues Vasconcelos
Maria Cristina Zacarias

 

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PELOS PROFESSORES DA ESCOLA MUNICIPAL MARIA DOMINGAS MAZARELLO
Elizabeth Ritz Matos
Eni Mackaulli Da Silva Pilger
Wancléia Batista Vilalva
Angelica Wagner Da Silva  
Ivonete Vieira Dos Santos

 

 

ACESSIBILIDADE – AMBIENTE ESCOLAR DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO NAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ALTA FLORESTA-MT, EM 2017
Juciele da Silva de Queiroz  
Maria de Fatima Damasceno 2
Monaisa Araújo Nascimento 3
Ana Paula de Assunção da Silva Frighetto Carvalho 4

 

ALFABETIZANDO ATRAVÉS DO LÚDICO
Daniele Ulrich da Silva

 

ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS DESENVOLVEM HABILIDADES POR MEIO DE JOGOS E MATERIAIS ADAPTADOS
Luciene Lécia Lucchetti

 

AS CONTRIBUIÇÕES DO PSICOPEDAGOGO  NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DOS 1º E 2º ANOS  DA REDE  PÚBLICA MUNICIPAL DE TAPURAH-MT
Janaina Alves de Queiroz
Maria Ezaltina Montania Paes da Silva
Fabiane Pellin
Adriana Carvalho Rodrigues Vasconcelos
Maria Cristina Zacarias

 

AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO MUNICÍPIO DE SORRISO-MT
Claudia Dias Baravieira
Andréa Pacheco
Clarice Pereira Duarte
Elizangela dos Santos
Rosângela Eliane Izeppi

 

BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Luciane de Lima Gomes

 

CONCEPÇÕES SOBRE O TEA (TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA)
Aline Patrícia Santos Haubricht  
Aline Tais Gonçalves da Silva de Carvalho  
Eliane Aparecida Ramos  
Solange Aparecida Gaspar  
Fabricia Oliveira de Almeida

 

CONCEPÇÕES TEÓRICAS ACERCA DOS PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO
Patrícia Ribeiro Polga
Jessica Caroline Laurindo
Ednalva Santina Ricardo
Maria Ângela Alves
Jennifer Barbosa Morais

 

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR (CAE)
Rosângela Maria Mazolini Borro
Addir Felisbino Teixeira
Claudinei Gonçalves de Lima

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO INSTRUMENTO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Wesleia Patricia Lemes dos Santos

 

CONTANDO E RECONTANDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gisele Feitoza dos Santos

 

CONSTRUINDO A IDENTIDADE NO BERÇÁRIO I E II UNIFICADO
Josiane de Souza Lima
Eliane P. de Souza
Neiva de Souza
Sandra Souza do Nascimento Lozano
Eni Mackaulli da Silva Pilger

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Adriana Cordeiro Figueiredo
Cirlene Aparecida Balieiro

 

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Ana Cláudia Dalmolin ¹
Edilene Fagundes Dalmolin ²
Janislei Cristina Pires ³

 

DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DA CRIANÇA COM TDAH: O PAPEL DO PROFESSOR
Ângela de Souza Menezes

 

DIFERENTES FORMAS DE INCENTIVAR A PRODUÇÃO TEXTUAL NA SÉRIES INICIAIS EM DUAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ALTA FLORESTA-MT
Juciele da Silva de Queiroz
Maria de Fatima Damasceno
Monaisa Araújo Nascimento
Marcia Schidt

 


DIFICULDADES, E FACILIDADES, NA EDUCAÇÃO DE DEFICIENTES INTELECTUAL

Berenice Sampaio Eleodoro
Eni Mackaulli Da Silva Pilger
Wancléia Batista Vilalva
Angélica Wagner Da Silva  
Eliete Maria Dos Santos

 

DIREITOS HUMANOS E EDUCAÇÃO INDÍGENA
Tania Cristina Andrade Gonçalves
José Aparecido da Silva
Marcio Fernandes da Silva
Juliana Maria de Oliveira
Maria Aparecida Moreira da Silva

  

EDUCAÇÃO INCLUSIVA 
Cristiane Rosa Carbo Bonfim

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Formar para Educar na Diversidade
Aline de Oliveira

 

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A CONTRIBUIÇÃO DOS PROFESSORES NO PROCESSO DE INCLUSÃO
Wesleia Patricia Lemes dos Santos

 

EDUCAÇÃO MUNICIPAL DE SORRISO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Cheila Cristina Sikora Grigol
Olga Suely Rego
Silvana Aparecida de Lima

 

ENSINAR QUÍMICA: UM DESAFIO QUE EXIGE CRIATIVIDADE
Rosângela Arlete Siqueira
Altair Vieira Marinho

 

ESTÁGIO: O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Elaine Müller Cruz
Silvia José da Cruz Nunes
Tatiane Nunes da Cruz
Wagner Junior Cruz

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Celina Tardim Alves
Izalina da Silva Gonçalves
Joelma Simão da Silva Tardim
Mônica Damasceno Silva
Silvia José da Cruz Nunes

 

GRUPOS SOCIAIS E AS CIVILIZAÇÕES EM PERSPECTIVAS HISTÓRICAS
Itamar Paulino de Souza
Gesiely Antônio de Souza
Maria Aparecida Moreira da Silva
Joanice da Silva e Silva
Nenir Aparecida Lopes

 

INTERDISCIPLINARIDADE
Andrea José da Cruz Costa
Elaine Müller Cruz
Silvia José da Cruz Nunes
Tatiane Nunes da Cruz
Wagner Junior Cruz

 

LEITURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Wesleia Patricia Lemes Santos

 

LUDICIDADE: O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Edineia Francisca Barros 

 

NECESSIDADES ESPECIAIS AUDITIVAS: INTEGRAÇÃO DO ALUNO DIFERENTE
Queli dos Santos Amorim

 

NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO ESCOLAR
Marcia Regina da Silva

 

NEUROPSICOPEDAGOGIA: SUA CONTRIBUIÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO EM SALA DE AULA
Aline Tais Gonçalves da Silva de Carvalho  
Elineusa Pereira da Silva  
Eliane Pereira da Silva  
Aline Patricia Santos Haubricht  
Fabricia de Oliveira Almeida

 

O BRINCAR NA ESCOLA
Flávia Liranço da Silva

 

O DESENVOLVIMENTO DA RESPONSABILIDADE DA CRIANÇA NO ÂMBITO ESCOLAR E SOCIAL
Mayara Ferreira Mendes 

 

O DIREITO A EDUCAÇÃO
Vanessa Fernanda da Silva
Geovania de Souza Marques

 

O LÚDICO NO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Gabriela Fernanda de Oliveira
Suelen Ferreira da Silva Borsatto
Suelma Mouzinho Felix
Suelane Nunes Mouzinho

 

O PAPEL DO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR
Moabe Nunes Camargo

 

O USO DA LUDICIDADE COMO UM MEIO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cassiana Pereira de Souza
Claudileia Ferreira Batista
Eliane Alves Pereira Silva
Eliete Maria dos Santos
Katulene Jule Soares da Silva

 

O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA ATRAVÉS DO AMBIENTE QUE O CERCA
Sandra de Matto Nascimento
Clissia Maria Martins  da Silva
Eliane Pereira da Silva
Omar Pinto Monteiro  
Sirlei Carvalho Spiess

 

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE JOVENS E ADULTOS
Adriana Garlet Silva

 

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Rosangela Gomes Araújo
 

 

O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO
Rosemary Juliani Ferreira

 

ORIENTAÇÃO A QUEIXA ESCOLAR
Raimunda Josefa Paulino
Vanessa Ramos
Lusineide Josefa Mendes
 

 

ORIENTAÇÃO SEXUAL NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Márcia Regina da Silva

 

OS CONTOS DE FADAS E O IMAGINÁRIO INFANTIL
Elenita Janaína Martins Pereira
Luciene dos Santos Rosa
Suelen do Sacramento Santos
Rosana Lima Steinbach

 

PARALISIA CEREBRAL, DESENVOLVIMENTO SOCIAL, INTERVENÇÃO E ANÁLISE
Nilza Batista Puger
Tatiane Lozano da Silva Mendes
Isa Helena de Aquino
Regiane Soares Gomes
Tatiane Cristina Disperatti de Aquino

 

PERFIL DOS EDUCANDOS DO 2° E 3° ANO DO ENSINO MÉDIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE ALTA FLORESTA- MT
Gislaine Ribeiro de Souza
Maria de Fatima Damasceno Barbosa

 

POPULAÇÃO INDÍGENA BRASILEIRA
Itamar Paulino de Souza
Gesiely Antônio de Souza
Maria Aparecida Moreira da Silva
Nenir Aparecida Lopes
Joanice da Silva e Silva

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR DIFERENCIADO
Gisele de Oliveira 
Rosangela Ferreira Nobre Romeira 
Tatiane Aparecida Ferreira Romer
a

 

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA, LÍNGUA PORTUGUESA E BIOLOGIA ATRAVÉS DA INSPIRAÇÃO E MOTIVAÇÃO
Alice Anete Siqueira
Christiane Querubino
Odete Ramos Dias da Silva

 

PROFESSORES MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Gisele Oliveira
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Rosangela Ferreira Nobre Romera
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Tatiana Aparecida Ferreira Romera
O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

PSICOMOTRICIDADE E DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM
Luciene Lécia Lucchetti
Tatiane Alves Luccheti

 

PSICOMOTRICIDADE: SUAS CONTRIBUIÇÕES NAS SÉRIES INICIAIS
Déborah Rísia da Costa Tavares Silva
Luciana Jane Marcelino de Paula Arantes
Maria Aparecida Moreira da Silva
Placidina da Silva Machado
Vilma de Sousa Oliveira

 

REAPROVEITAMENTO DE LIXOS REUTILIZÁVEIS
Nenir Aparecida Lopes
Maria Aparecida Moreira da Silva
Simone da Silva Victor
Joanice da Silva e Silva

 

RECURSOS PEDAGÓGICOS PARA A ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS AUTISTAS
Josiane Fátima Zamignan

 

RELEVÂNCIA DA LEITURA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO
Fernanda Gimenes de Luca e Nunes
Joice Cristiane Travensoli da Silva
Juliana Ferreira dos Santos Bomfim Pinto
Jucélia Rodrigues de Amorim
Rosinei Gross Becker
 

 

SALA DE RECURSO MULTIFUNCIONAL, ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO COMO ESPAÇO DE INCLUSÃO
Elineusa Pereira da Silva  
Eliane Pereira da Silva  
Omar Pinto Monteiro  
Sandra de Matto Nascimento  
Gerlando da silva Barros

 

TDAH - TRANSTORNO DO DEFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
Maria Aparecida Moreira da Silva
Simone da Silva Victor
Tânia Cristina Andrade Gonçalves
Ivanete Carvalho Batista
Joanice da Silva e Silva

 

TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC): CONTEXTOS E CONTRASTES EM EDUCAÇÃO NA PANDEMIA DA COVID 19
Jaime Martins da Silva

 

TEREZA DE BENGUELA: LIDERANÇA QUILOMBOLA NO VALE DO GUAPORÉ
Gisele de Oliveira

Rosangela Ferreira Nobre Romeira
Tatiane Aparecida Ferreira Romerai