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O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO

Rosemary Juliani Ferreira 1

Orientadora: Rosangela Spontam Marques2

 

RESUMO

O presente artigo aborda sobre o uso das tecnologias como ferramenta metodológica de ensino, que teve como objetivo principal analisar junto à professores da Rede Municipal de Ensino do Município de Colíder-MT. Considerando que as tecnologias auxiliam no processo metodológico em sala de aula. Essa pesquisa se iniciou com levantamento bibliográfico e posteriormente, o instrumento de coleta de dados, utilizou-se a técnica de entrevista, por meio de um questionário com perguntas abertas e fechadas que foram distribuídos à quinze professores atuantes em sala de aula. Nossos resultados indicaram que estes profissionais consideram importante o uso das tecnologias em sala de aula, visto que elas contribuem no aprendizado do educando. Porém, em contrapartida possuem algumas dificuldades para manusear, devido não possuir formação/orientação. Nossa perspectiva e de que estes docentes busquem uma formação nesta área para se sentirem mais confiantes em sua atuação como docentes.

 

Palavras-chave: Tecnologia. Metodologia. Aprendizagem.

 

1 INTRODUÇÃO

 

Nos dias de hoje e no mundo em que vivemos a tecnologia se faz presente, em todos os espaços em casa, no lazer, no trabalho e o indivíduo a utiliza naturalmente facilitando suas relações com o meio em que vive. Na educação o docente a utiliza como um suporte metodológico.

Na década de 90, o que se encontrava em sala de aula era o professor responsável em transmitir e ensinar seus alunos, porém com o passar do tempo esse cenário educacional começou a ser remodelado, passando a ser um mediador. Contanto com novos meios, onde não apenas o professor tem acesso, pois as tecnologias contribuem no processo de ensino-aprendizagem, sendo assim o aluno utiliza as tecnologias como ferramenta na complementação de seus conhecimentos.

Por intermédio dela, é possível complementar a sua didática em sala de aula, devido os estudantes terem acesso a informação em sua casa, desta maneira as tecnologias disponíveis ao professor auxilia para que ele se torne mais dinâmico, facilitando seu trabalho e as atividades pedagógicas desenvolvidas no âmbito educacional. No caso daqueles profissionais que não buscam, serão até cobrados por seus discentes, e em algumas situações se sentirão obsoletos diante da realidade.

As tecnologias possuem um campo vasto a ser explorado pelo professor, sendo cabível a ele verificar e analisar qual recurso tecnológico ele usará em sala de aula, pois ela contribui no conhecimento do aluno, bem como nas suas capacidades intelectuais. Uma vez que tecnologia contribui na transmissão de informações bem como a comunicação entre professor e aluno e vice-versa, onde todos tem se beneficiado no aprendizado.

Assim, conhecendo tais fatos, iremos retratar neste Artigo a realidade vivenciada por um grupo de docentes da rede municipal e estadual de ensino do município de Colider, Mato Grosso, quanto ao uso da tecnologia da informação no âmbito escolar, formação/qualificação para manuseá-los.

 

2 O USO DA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO

 

A tecnologia da informação nos apresenta várias formas de interagir com o universo da informática. Podemos utilizar a informática em casa, no trabalho, no lazer e principalmente na escola. (KLOCH, JUNIOR, 2010, p. 3)

Com as novas tecnologias as atividades do dia a dia de uma dona de casa tornaram-se mais práticas com auxilio de máquinas de lavar, forno de micro-ondas, geladeira entre outros. Crianças, jovens e adultos de divertem com jogos eletrônicos, parque de diversões, na internet, no celular. Lembrando que no trabalho dispomos de diferentes recursos para comunicação e controle de todas as atividades. (KLOCH, JUNIOR, 2010, p. 3)

Já na escola tecnologia da informação vem com o principio de ensino-aprendizagem, proporcionando ao professor inúmeros artifícios, uma vez que os alunos tem sede pelo que é novo, diante disto o professor encontra na tecnologia esse recurso metodológico para cativar e prender a atenção de seu aluno em sala de aula.

 

2.1 O PROFESSOR PERANTE AS TECNOLOGIAS

 

A informática pedagógica é aquela que vai estar presente na sala de aula mediada pelo professor, para complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula, usando algum computador e softwares específicos para auxilia as atividades. (KLOCH, JUNIOR, 2010, p. 181)

O professor já não é mais considerado um transmissor do conhecimento, mas o mediador. De acordo com Sousa, Moita e Carvalho (apud SERAFIM, SOUZA, 2011, p.24) “Na educação contemporânea o professor não é visto como a fonte de todo o conhecimento e o conhecimento não é um objeto, algo que possa ser transmitido do professor para o aluno”.

No processo de ensino-aprendizagem o professor deve instigar o aluno, além do que se utilizar das tecnologias a fim de que sua aula se torne mais atrativa. Conforme cita Garcia:

 

O principal objetivo do processo de ensino-aprendizagem por meio da tecnologia é formar alunos mais ativos, de modo que o educador e a tecnologia se tornem mediadores desse processo, devendo estar unifica­dos para que a aprendizagem se torne eficaz. (2013, p.27)

 

O processo de ensino aprendizagem atrelado à tecnologia educacional, visa aguçar e instigar o educando, tornando-o cada vez mais participativo e ligado ao conteúdo didático em sala de aula.

De acordo com Ribeiro, Castro e Regattieri:

 

Partindo do princípio de que as tecnologias por si mesmas não são capazes de operar mudanças na relação pedagógica e que elas podem servir tanto para reforçar um modelo educativo conservador, quanto para apoiar uma aprendizagem contextualizada, interdisciplinar, interativa, colaborativa e prazerosa, os momentos de capacitação foram voltados para a reflexão, compreensão e avaliação do “lugar” que elas ocupam no contexto de cada escola e do seu potencial de apoio às ações pedagógicas. (2007, p. 14)

 

A escola é o ambiente onde o aluno se encontra em constantes e novas aprendizagens que como enfatiza Garcia (2013, p.31) “A utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem institui um fator de inovação pedagógica, possibilitando novas modalidades de trabalho na escola, devendo esta acompanhar as transformações sociais.”

Segundo Fantin (2009, p. 02) “Através da interatividade que estas mídias propiciam, a comunicação acontece com pessoas e não só com conteúdos e as pessoas não são apenas destinatários de informações, mas produtoras e autoras de conteúdos disponíveis aos outros usuários.” Com isso, as tecnologias contribui para que a informação e comunicação, não fique restrita somente a uma pessoa.

Garcia afirma que:

 

A escola e o professor precisam explorar esse conhecimento que já possuem, permitindo assim novas formas de ensinar e aprender e também incluir aqueles que ainda estão nas estatísticas de exclusão digital, pois, apesar das facilidades de acesso às tecnologias, ainda existe desigualdade social nesse âmbito. Este é outro ponto importante da utilização das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem, já que a escola passa a fazer um trabalho social, inserindo essas pessoas no mundo tecnológico, eliminando assim todas as barreiras que possam existir, sejam elas: sociais, culturais ou intelectuais. (2013, p.30)

 

Com essa interligação entre a escola e o professor, ocorre uma avaliação de como está a situação do aprendizado dos alunos, para assim buscar meios pedagógicos para suprir o que está faltando, e as tecnologias é fundamental nesse cenário pedagógico, pois aos olhos dos alunos a aula é atrativa.

Assim como cita Ribeiro, Castro e Regattieri baseado em Tedesco (2004)

 

[...] a incorporação das novas tecnologias à educação deveria ser considerada como parte de uma estratégia global de política educativa” e, nesse sentido, destaca que “as estratégias devem considerar, de forma prioritária, os professores”, considerando que “as novas tecnologias modificam significativamente o papel do professor no processo de aprendizagem e as pesquisas disponíveis não indicam caminhos claros para enfrentar o desafio da formação e do desempenho docente nesse novo contexto. (2007, p.10)

 

Muitos professores por vezes veem as tecnologias em sala de aula como um desafio a ser explorado, mas que deve realmente ser utilizadas em seu espaço pedagógico. De acordo com Prensky (2010, p.202) “os professores usam o velho paradigma de exposição, ao adicionarem e ela a tecnologia, ela com muito mais frequência do que o desejado se torna um empecilho”.

De acordo com Seabra:

 

Para que estas tecnologias sejam significativas, não basta que os alunos simplesmente acessem as informações: eles precisam ter a habilidade e o desejo de utilizá-las, saber relacioná-las, sintetizá-las, analisá-las e avaliá-las – quando os alunos se esforçam para ir além de respostas simples, quando desafiam ideias e conclusões, quando procuram unir eventos não relacionados dentro de um entendimento coerente do mundo. Sua aplicação mais importante está fora da sala de aula – e é para aí que o ensino deve voltar seu esforço. A habilidade de pensar criticamente pouco valor tem se não for exercitada no dia a dia das situações da vida real. (2010, p.24)

 

No momento em que o aluno utiliza a tecnologia, a fim de buscar informações e soluções para as atividades aplicadas pelo professor, ele amplia seus conhecimentos, pois por meio da tecnologia ele aprende cada vez mais.

 

A rapidez das inovações tecnológicas nem sempre correspondem à capacitação dos professores para a sua utilização e aplicação, o que muitas vezes, resulta no uso inadequado ou na falta de criação diante dos recursos tecnológicos disponíveis, mas não tendo mais o monopólio da transmissão de conhecimentos, exige-se à escola e ao professor, em particular, a função social de orientar os percursos individuais no saber e contribuir para o desenvolvimento de competências, habilidades e cidadania. (SERAFIM e SOUSA, 2011, p.24)

 

A capacitação do professor para manusear os recursos tecnológicos é fundamental, pois o mercado tecnológico está introduzindo cada vez mais novidades referentes a tecnologia, com isso é fundamental que o professor busque se capacitar.

 

Como explica Ribeiro, Castro e Regattieri:

 

Sabe-se que, apesar da existência de recursos tecnológicos nas escolas de ensino médio do país, esses têm sido pouco explorados pedagogicamente, tanto pela ausência ou inconstância de processos permanentes de capacitação, quanto pela resistência à inovação por parte de muitos professores que, ao temerem o “novo”, preferem manter as tradicionais formas de ensino centradas na transmissão de conteúdos. Os gestores da escola, por sua vez, tampouco conhecem as tecnologias e seu potencial de apoio às atividades pedagógicas. (2004, p.10)

 

Diante disto todos os envolvidos no meio educacional devem ter o devido conhecimento sobre os benefícios que a utilização das tecnologias em sala de aula traz ao aluno.

Assim como explica Polato (2009, p.01) “Entre os professores, a disseminação de computadores, internet, celulares, câmeras digitais, e-mails, mensagens instantâneas, banda larga e uma infinidade de engenhocas da modernidade provoca reações variadas.” Essas são exemplos de tecnologias a serem utilizadas pelo professor e por toda a equipe escolar.

 

A utilização da internet como ferramenta de busca e consulta para trabalhos escolares e até mesmo para projetos de aprendizagem é algo cada vez mais comum na vida dos estudantes. Estas ferramentas podem colaborar na educação, desde que não sejam usadas sem a orientação do professor. (SEABRA, 2010, p. 04)

 

Nesse sentido, o uso da internet é visto como um recurso metodológico, além de um suporte na busca de informações sobre o conteúdo aplicado pelo professor.

De acordo com Ribeiro, Castro e Regattieri:

 

Do mural ao jornal impresso e virtual, das pesquisas utilizando a Internet, da instalação ou reestruturação da radioescola, do uso da tevê e do vídeo incorporados aos projetos de aprendizagem desenvolvidos, as diferentes tecnologias utilizadas contribuíram para estimular ou aprofundar o debate sobre o contexto em estudo, fortalecer o trabalho em equipe, ampliar a capacidade de pesquisa e seleção das informações nos diferentes recursos utilizados (jornais, revistas, rádio, filmes, tevê, vídeos e Internet).(2004, p. 17)

 

Desta maneira, utilizar ao menos uma das tecnologias citadas acima, é importante, pois o professor está aprimorando e complementando a sua aula, que segundo Polato (2009, p.01) [...] “computadores, internet, celulares e companhia são fundamentais para aprender mais e melhor.” Essas tecnologias são básicas e essenciais, na contribuição do aprendizado.

 

2.2 A TECNOLOGIA AOS OLHOS DOS PROFESSORES

 

A relação, cada vez mais íntima, entre tecnologia da informação e Educação vem mostrar que a difusão em larga escala, de computadores em setores estratégicos da sociedade impõe uma radical mudança na formação de novas competências técnico-práticas, ou seja, é indispensável que o docente busque uma qualificação para o manuseio dos recursos tecnológicos que são disponibilizados. (KLOCH, JUNIOR, 2010, p.182)

O autor complementa afirmando que: “O professor não será substituído pelo computador. Mas o professor que não acompanhar as tendências tecnológicas, sim, será substituído por outro.”.

Nessa pesquisa foram entrevistados um total de 15 (quinze) professores da rede municipal de ensino do Município de Colíder-MT, que foram escolhidos de maneira aleatórias, onde todos colaboraram, disponibilizando parte do seu tempo para responder ao questionário previamente elaborado.

Quanto ao perfil dos entrevistados as mulheres totalizam 60% (sessenta por cento) enquanto os homens 40% (quarenta por cento), gráfico 1, possuem formação acadêmica na área de atuação, além da graduação os entrevistados mencionaram que possuem especialização.

GRÁFICO 1: PERFIL DOS ENTREVISTADOS

 

FONTE: DA AUTORA

Em sala de aula, o professor tem em mãos diferentes tipos de tecnologias para utilizar, com isso eles a utilizam conforme a necessidade e de acordo com um planejamento devido. No entanto, alguns aparelhos tecnológicos são insuficientes em relação ao número de salas de aula, desta maneira o professor acaba que fazendo um revezamento com os demais colegas de profissão, para que todos possam ter o acesso e a disponibilidade de utilizar a tecnologia em sua didática. Neste sentido Kloch e Junior destacam que apesar de vivermos sobre grande influência da informática e a inserção de alguns recursos tecnológicos no âmbito escolar é necessário avançar.

 

Embora [...] esteja ocorrendo uma demanda pela informática como um novo e já indispensável recurso educativo, não se pode ainda afirmar que os avanços da tecnologia sejam acompanhados, no mesmo ritmo, pela educação. Na verdade, as fronteiras que a tecnologia ultrapassa, na manipulação da informação e do conhecimento, imprimem novas descobertas para a informática; todavia, tais avanços demoram em se tornar acessíveis à educação. Isto é lamentável, pois as experiências virtuais chegam na tentativa de alagarem o campo cognitivo, oferecendo a possibilidade de se entrar em contato com sensações jamais antes experimentadas. (KLOCH, JUNIOR, 2010, p.185)

 

Alguns docentes da nossa pesquisa, especificamente 20% (vinte por cento) ainda não utilizam as novas tecnologias como recurso educativo. Isso se dá a diversos fatores entre eles comodismo, falta de interesse e informação/formação para utilização. Para atingir 100% é necessário estar aberto para as mudanças.

 

GRÁFICO 2: VOCÊ UTILIZA AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FONTE: DA AUTORA

 

Independente da realidade que vivenciam, a pouca ou a falta de alguns aparelhos tecnológicos os docentes entrevistados consideram importante o uso da tecnologia em sala de aula, pois o consideram como um complemento didático em sala de aula indispensável, ou seja, 100% (cem por cento) avaliam como ótima, a tecnologia como uma ferramenta metodológica de ensino, conforme gráfico 3, uma vez que eles percebem o quão é importante a utilização da tecnologia, pois vivemos na era tecnológica.

As tecnologias colocadas a disposição de aluno e professor integram a percepção, o sentido, a comunicação e a ação e, desta forma, ampliam as formas de ver, de ouvir e de sentir. José Tafner (apud KLOCH, JUNIOR, 2010, p.185)

Kloch e Junior destacam ainda que:

 

Os desafios são muitos, a superação dos mesmos não é fácil, mas a educação deverá integrar-se à era da informação e do conhecimento, onde os avanços tecnológicos são constantes, fazendo surgir a cada instante uma nova tecnologia, aumentando as desigualdades sociais e a exclusão digital da população menos favorecida e regiões mais isoladas. Apesar deste cenário, a educação é convocada a estabelecer uma nova relação entre a democracia e o desenvolvimento, educando para um futuro digital e tecnológico, no qual todo ser humano deve estar apto a interagir com o mundo a partir de um computador. (KLOCH, JUNIOR, 2010, p.185)

 

 

GRÁFICO 3: AVALIAÇÃO DAS TECNOLOGIAS COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA DE ENSINO

 

FONTE: DA AUTORA

 

A UNESCO antes mesmo de toda essa revolução das tecnologias fez o seguinte apontamento, “A noção de educação para as mídias abrange todas as maneiras de estudar, de aprender e de ensinar em todos os níveis.” (In: BELLONI, 2001, p. 12 apud KLOCH, JUNIOR, 2010, p.183)

GRÁFICO 4: VOCÊ RECEBEU ALGUMA FORMAÇÃO/ORIENTAÇÃO PARA UTILIZAR AS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA?

FONTE: DA AUTORA

 

No entanto, mesmo sabendo da importância do uso da tecnologia em sala de aula, foi apontado em nossa pesquisa que um total de 20% (vinte por cento) dos professores não recebeu nenhuma formação/orientação para manusear os recursos tecnológicos em sala de aula e 80% (oitenta por cento) relataram que receberam essa formação/orientação, conforme o gráfico 4. Nesse sentido só é possível educar para mídias e com as mídias se houver compromisso para formação de professores.

Vivemos numa sociedade informatizada e interconectada globalmente, em que a escola tem o importante papel de preparar os indivíduos para viver e atuar nesta sociedade. (TAVARES, 2002, apud KLOCH, JUNIOR, 2010, p.184)

É importante para o professor essa formação/orientação, pois no momento em que ele está capacitado para manusear as tecnologias seu domínio é mais rápido o que agiliza sua preparação no conteúdo que será trabalhado com os alunos.

 

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Este estudo demonstrou que, apesar de vivermos na era da informação e do conhecimento, onde estão sendo disponibilizados aos docentes alguns recursos tecnológicos, uma parcela considerável ainda não domina tais recursos, ou não receberam qualificação, refletindo a fragilidade que se encontra nosso sistema educacional de ensino.

A globalização que contribui para o desenvolvimento de um país o até mesmo de uma pequena cidade, também contribui para o alienamento do indivíduo isso acontece por via de regra, porque aqueles que têm grandes condições para se “atualizar”, isto é, tem condições de buscar novos conhecimentos.

A educação é um grande desafio proposto para aqueles que trabalham com ela. Assim essa pesquisa permitiu analisar o pensamento que o professor tem em relação a tecnologia como ferramenta metodológica de ensino, autoanalisar-se quanto as mudanças e a necessidade de qualificar-se.

No momento em que vivemos tudo está interligado as tecnologias, estamos em um mundo globalizado o que impõe para que o professor esteja sempre atualizado perante essas tecnologias, pois os alunos tem acesso a elas. Visando o pleno aprendizado do educando o professor deverá partir do principio dos conhecimentos adquiridos anteriormente pelo aluno e assim relacionar tais conhecimentos com o contexto da vida do aluno. Para que isso possa acontecer o professor deve ter conhecimentos de diversas metodologias da maneira de como trabalhar as mesmas e o momento de trabalhá-las.

As tecnologias possibilitam um conhecimento amplo dos assuntos trabalhados no cotidiano escolar, uma vez que é possível modificar e melhorar os recursos metodológicos usados em sala de aula, pois vivemos na era da informação ao nosso alcance. Dentre as diversas tecnologias disponíveis, é relevante que o professor a perceba não apenas como uma mera tecnologia, mas sim como uma ferramenta metodológica de ensino aprendizagem.

Sendo assim, uma forma de amenizar as dificuldades relatadas por alguns profissionais, a falta de formação para utilizar as tecnologias como uma ferramenta metodológica em sala de aula, seria proporcionar na sala do educador nos momentos de formação continuada em serviço uma qualificação e/ou aperfeiçoamento na sua pratica didática. Por outro lado o professor tornar-se protagonista de sua formação buscando meios para que isso ocorra e na prática não apenas levar essas tecnologias para sala de aula, mas levar o estudante a explorá-la em todos os ambientes possíveis. Proporcionando meios para que os mesmos relatem suas experiências, num momento de trocas, entre professor/ estudante; estudante/estudante.

 

REFERÊNCIAS

 

FANTIN, Monica. A escola e a cultura digital: os usos dos meios e os consumos culturais de professores. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/resumos/R4-2302-1.pdf. Acesso em: 26/11/2015.

 

GARCIA, Fernanda Wolf. A importância do uso das tecnologias no processo de ensino-aprendizagem. 2013. Disponível em:<file:///C:/Users/Heder/Downloads/sumario2.pdf > Acesso em: 20/11/2015.

 

KLOCH, Hermínio. JUNIOR, Vital Pereira dos Santos. Informática Básica e tecnologias na Educação. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Indaial, 2010.

 

POLATO. Amanda. Um guia sobre o uso de tecnologias em sala de aula

Um painel para todas as disciplinas mostra quando - e como - as novas ferramentas são imprescindíveis para a turma avançar. 2009. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/avulsas/223_materiacapa_abre.shtml>. Acessado em 21/12/2015.

 

PRENSKY, Marc. O papel da tecnologia no ensino e na sala de aula. 2010. Disponível em:<http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/viewFile/335/289>. Acesso em: 20/11/2015.

 

RIBEIRO, Antonia. CASTRO, Jane Margareth de. REGATTIERI. Marilza Machado Gomes Tecnologias na sala de aula: uma experiência em escolas públicas de ensino médio. Brasília. UNESCO, MEC, 2007.

 

SEABRA, Carlos. Tecnologias na escola. Porto Alegre: Telos Empreendimentos Culturais, 2010.

 

SERAFIM. Maria Lúcia. SOUSA. Robson Pequeno de. Multimídia na educação: o vídeo digital integrado ao contexto escolar. IN: SOUSA. Robson Pequeno de. MOITA. Filomena M. C. da S. C. CARVALHO. Ana Beatriz Gomes. Tecnologias digitais na educação. Campina Grande: EDUEPB, 2011.