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GRUPOS SOCIAIS E AS CIVILIZAÇÕES EM PERSPECTIVAS HISTÓRICAS

Itamar Paulino de Souza
Gesiely Antônio de Souza
Maria Aparecida Moreira da Silva
Joanice da Silva e Silva
Nenir Aparecida Lopes

 1 PARTE 1: Pesquisa

 

1.1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

 

O referido estágio encontra-se dentro da área de concentração Os Grupos Sociais e as Civilizações em Perspectiva Histórica, estando ciente de que estudar a historia é de suma importância na vida de cada sujeito no meio social em que vive. Ainda mais quando nos referimos a etino-racial, ciente e que a escola é uma das instituições que deve contribuir para o cumprimento da norma constitucional e para a mudança do quadro vigente, sendo de sua competência respeitar matrizes culturais e construir identidades. Para tanto, faz-se necessário repensar conceitos e verdades nos educadores.  Sendo assim o referido projeto referem-se ao tema os grupos sociais e as civilizações em perspectivas históricas, destacando como o tema principal etino-racial.

Quando nos referimos no tema etino-racial temos que estar ciente que a unidade escolar pode desenvolver um papel de suma importância e com isso desenvolver projetos pra auxiliar no entendimento e inclusão de cada educando.

Sendo assim e de suma importância se trabalhar sobre etino- racial em sala de aula pra melhor valorização da cultura em que vivemos, pois o país que vivemos e um país multicultural com varias etnias.

 Sendo possível exercer uma educação focada na compreensão de capacidade diferente e de conhecimento, visando trabalhar, costumes e valorização de cada individuo.

 

1.2 OBJETIVO

 

  • Conceituar a complexidade do etino-racial.
  • Trabalhar o aluno no momento histórico em que vive destacando a etino-racial.
  • Discutir as relações raciais no ambiente escolar;
  • Reconhecer e valorizar as culturas e promover o respeito pelas várias etnias.

 

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

 

 Ciente que a unidade escolar é um espaço destinado para acontecer socializações e reproduções de pensamentos e atitudes sendo elas negativas ou positivas construídas pela sociedade em que vivemos destacando em si o etino-racial.

Sabendo que o ensino da história é de suma importância para o desenvolvimento da sociedade de modo geral levando os indivíduos a refletir e identificar as relações pessoais e culturais com o grupo de convívio em que vivi.

A Diversidade Étnico - Racial, é uma questão que, infelizmente, ainda é um tabu a ser quebrado em sala de aula, inúmeras inseguranças tomam conta do educador. Muitos colocam a culpa na falta de material, mas há uma gama de materiais sobre o assunto, apesar de muitos aparecerem de forma não explícita. Ainda há materiais que podem ser adaptados e criados para contribuir para o enriquecimento do assunto. Onde o professor deve situar seus educandos de forma concreta e objetiva, evidenciando suas lutas e pertinências, destacando as contribuições etinos raciais para os nossos dias atuais.

 

A educação das relações etino-raciais tem por alvo a formação de cidadãos, mulheres e homens empenhados em promover condições de igualdade no exercício de direitos de ser, viver, pensar, próprios aos diferentes pertencimentos etino-racial e sociais.”. (Gonçalves e Silva. 2011.p.12)

 

Mas infelizmente bem como sabemos que: vivemos em um país multicultural e com uma das maiores miscigenação, riquíssima onde lutamos a cada dia com as diferenças e conflitos sociais referindo as relações etino- racial para garantir o direito dos cidadão, respeitando os diferenças entre os grupos sociais, onde todos tem direito e deveres com a diversidade sociocultural.

 

 

Educar na diversidade étnico – racial é garantir o direito de todos os cidadãos a conhecerem e valorizar a pluralidade de praticas culturais historia e memoria sejam europeia, indígena ou asiática. (SANTOS. 2010.p.19).

 

Pois mesmo nos tempos de hoje, pleno século XXI : precisamos quebrar este tabu tão enfático que é a discriminação entre etnias, vindo de uma hegemonia onde se entrelaças todas as raças, formando todos os brasileiros, somos formados por um processo histórico de múltipla cultura étnico-racial

 

                                 “O caráter conservador dos currículos acaba por expulsar qualquer discussão que pontue a diversidade cultural e étnico-racial na formação do (a) educador (a).” (GOMES. 2011.p.43).

 

 Sabendo de que o educador tem um papel de suma importante no ensino aprendizagem dos educandos levando em conta o étnico-racial, sendo o educador mediador para que não aconteça a desigualdade no âmbito escolar. Salientando que todos os profissionais devem ter um olhar cuidadoso para com os educandos no ensino de aprendizagem com relação ao ponto de vista de todo e qualquer assunto que desrespeita sobre o etino-racial.

 

 

2 PARTE  II:   PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO

 

2.1 METODOLOGIA

 O referido estágio esta ocorrendo na Escola Municipal Jardim das Flores, faz parte do SISMEN /AF – Sistema Municipal de Ensino de Alta Floresta, regulamentado pela Lei Municipal Nº1666/2008.

A Escola Municipal Jardim das Flores oferta a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos.

No referido estagio observou-se que o professor tem um vasto conhecimento e sempre procura sanar as dificuldades dos educandos em sala de aula dando oportunidade dos alunos de um amplo conhecimento oferecido pela unidade escolar.

O atendimento a Educação Infantil - Pré Escolar I e II destinado às crianças de 04 e 05 Anos, tem como objetivo o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos cognitivo, físico, psicomotor e sócio afetivo, de forma a complementar a ação da família e da comunidade, promovendo a interação com o ambiente físico e social, fornecendo-lhe os pré-requisitos necessários à continuidade do processo educativo, cumprindo duas funções indispensáveis e indissolúveis: cuidar e educar conforme preconiza a Resolução Nº010/2010 – CME/AF.

     O Ensino fundamental de Nove Anos de duração, mediante a matrícula obrigatória, abrange a população na faixa etária dos 06 (seis) aos 14 (catorze) Anos de idade e se estende também a todos os que na idade própria não tiveram condições de frequentá-la, sendo estruturado conforme a resolução 003/2008 do CME/AF e estruturado no SISMEN/AF conforme o Art. 8° da Resolução 1666/08 de forma a atender os 03(três) Ciclos de desenvolvimento humano:

1º Ciclo – Fase da Infância – 1º, 2º e 3º anos;

2º Ciclo – Fase da Pré- Adolescência – 4º, 5º e  6º anos; e

     3º Ciclo – Fase da Adolescência – 7º, 8º e 9º anos.

A Escola Municipal Jardim das Flores oferta ensino até o 6º Ano correspondendo ao 2º Ciclo, tendo como objetivo:

  1. O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem tendo em vista a aquisição de conhecimentos, atitudes, valores e habilidades;
  2. O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
  • A compreensão do ambiente natural, social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
  1. O fortalecimento dos vínculos da família, dos laços de solidariedade humana, cooperação e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

A Escola Municipal Jardim das Flores oferta as seguintes modalidades de ensino:

   Através da Resolução Nº014/2009 – CME/AF essa modalidade da educação escolar é entendida, conforme o Art. 1º, como um processo educacional definido por um projeto pedagógico que assegura recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar, suplementar de acordo com o diagnóstico especializado de modo a garantir a educação escolar em todas as etapas e modalidades da Educação Básica, bem como promover o desenvolvimento das potencialidades aos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais.

   Os objetivos da Educação Especial são os mesmos da Educação Básica, que fundamenta o atendimento à educação especializada, com a utilização de metodologia específica, alternativa de atendimento diferenciado e recursos humanos especializados. Pauta-se nos princípios éticos, políticos e estéticos que fundamentam a educação das pessoas, de modo a assegurar aos que apresentem necessidades educacionais especiais: preservação da dignidade humana, busca da identidade e exercício da cidadania.

Relacionado ao período de atendimento a escola está organizada da seguinte forma:

PRÉ ESCOLAR - período parcial com 04 horas diárias no turno vespertino, cujo horário compreende das 13h:00min. às 17h:00min.

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – período parcial com carga horária de 04 horas diárias no turno matutino e vespertino, das 07h:00min às 11h:00min  e das 13h:00min às 17h:00min.

              Nesse estagio foram desenvolvidas as seguintes atividades 17 horas de observação em sala de aula nas turmas do 6º e 7º ano no período matutino e 5 horas de ministração com o acompanhamento do professor titular das turmas. As observações em sala de aula e também a ministração das aulas foram realizadas no período matutino.

 

2.2 CRONOGRAMA

                         

Data

Turno e horário

Atividade

15/03/2019

07h00min às 09h00min

 Observação (A idade media no oriente)

18/03/2019

09h00min ás 11h00min

Observação (Historia e fontes Históricas)

19/03/2019

07h00min às 09h00min

Observação (Historia e conhecimento)

20/03/2019

09h00min às 11h00min

Observação (A divisão do império romano)

02/04/2019

07h00min ás 09h00min

Observação (Quem faz a Historia)

03/04/2019

09h00min ás 11h00min

Observação (A queda de Constantino PLA)

08/04/2019

07h00min ás 09h00min

Observação (Cultura e Tempo)

09/04/2019

07h00min ás 09h00min

Observação (Continuação Cultura e Tempo)

10/04/2019

09h00min ás 11h00min

Observação (economia no império Romano)

15/04/2019

07h00min ás 10h00min

Ministração (racismo, atividades e socialização)

16/04/2019

 

07h00min ás 09h00min

 

Ministração (racismo, atividades e socialização).

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

DANTAS, Carolina Vianna, MATTOS, Hebe, ABREU, Martha. O negro no Brasil: trajetórias e lutas em dez aulas de historia.  Rio de Janeiro: 1ª. Ed. Objetiva, 2012.

 

SANTOS, Ângela Maria dos. História e cultura Negra: quilombos em Mato Grosso. Cuiabá: gráfica Print Indústria e Editora Ltda/Seduc, 2009.

 

SOUZA, Laura Olivieri Carneiro de. Quilombos: identidade e historia.  Rio de janeiro: Nova Fronteira. 1ª.ed. 2012

 

 

 

APÊNDICES

 

Apêndice A

 

Roteiro de Observação - Estágio I

  1. Caracterização de instituição em relação à Educação Básica.

 

Organização: a unidade escolar Escola Municipal Jardim das Flores. Funciona com o PRÉ ESCOLAR - período parcial com 04 horas diárias no turno vespertino, cujo horário compreende das 13h:00min. às 17h:00min.

ENSINO FUNDAMENTAL DE NOVE ANOS – período parcial com carga horária de 04 horas diárias no turno matutino e vespertino, das 07h: 00min às 11h: 00min e das 13h: 00min às 17h: 00min.

              As turmas variam a quantidade de alunos de por turma, os alunos dentro de sua faixa etária de 4 anos a 14 anos para cada serie. Na unidade escolar estudam 372 alunos

            A unidade escolar conta com 29 funcionários (sendo 20 professores, 09 AAE/TAE). Na escola não tem psicólogos, médicos e fonoaudiólogos. Mas tem parceria com o município pra auxiliar e atender os alunos. Qualquer momento os pais podem ir a escola pra saber sobre os seus filhos (as) não precisa agendar, a comunidade escolar esta sempre de portas aberta pra atender as necessidades de todos os responsáveis.

Infraestrutura:

            A unidade escolar conta com uma secretaria, uma sala de laboratório de informática, uma biblioteca, uma sala de recurso, uma sala de articulação, uma cozinha, um refeitório, banheiros masculinos e femininos, banheiro dos profissionais, sala dos professores, seis salas de aula, um campo de futebol, uma quadra esportiva, uma quadra de área e um espaço pra fazer recreação com os alunos. A escola é bem limpa e conservada pelas veladoras, na unidade escolar tem merenda pra todos os alunos, na escola tem data show, caixa de som. Tv, notebook e computadores, para os educandos utilizar pra fazer trabalhos e apresentações.

Projeto Politico- Pedagógico e Regimento Escolar:

A Escola Municipal Jardim das Flores, faz parte do SISMEN /AF – Sistema Municipal de Ensino de Alta Floresta, regulamentado pela Lei Municipal Nº1666/2008.

Com a criação do SISMEN/AF as escolas passam a ser regulamentadas pelas leis do Conselho Municipal de Educação. Desse modo os processos de credenciamento e os atos de autorização são analisados pelo CME/AF tendo por base as leis educacionais vigentes.

O trabalho do Sistema Municipal de Ensino de Alta Floresta direciona-se para a construção de escolas inclusivas, cidadãs, solidárias e de qualidade social para todos os estudantes. Uma escola que possui compromisso com as formas de ensinar, avaliar, organizar e desenvolver o currículo trabalhado como conhecimento de modo a respeitar as singularidades do desenvolvimento humano.

A Escola Municipal Jardim das Flores desenvolve sua proposta pedagógica pautada nas concepções educativas do seu coletivo tendo a seleção dos conteúdos orientada pela DCM (Diretriz Curricular Municipal) de Educação Infantil e Ensino Fundamental, documento elaborado pelos educadores da rede em 2008 e em constante processo de atualização de acordo com a legislação vigente.

A forma como a escola percebe e concebe as necessidades e potencialidades de seus estudantes refletem-se diretamente na organização do trabalho escolar, onde organizar o trabalho pedagógico da escola é tarefa coletiva e participativa sendo necessária a sensibilização para as especificidades, potencialidades, saberes, limites e as possibilidades dos estudantes para uma formação voltada para a cidadania, a autonomia e a liberdade de maneira positiva de modo a se construir a sociedade desejada por todos, portanto, é necessário que se tenha eixos norteadores comuns: as leis educacionais que estabeleçam o caminho a ser trilhado por todos.

A Escola Municipal Jardim das Flores oferta a Educação Infantil e o Ensino Fundamental de Nove Anos.

A Escola Municipal Jardim das Flores foi criada conforme o Decreto Lei nº1.478/2006; publicada no edital do jornal da cidade nº 11 de outubro de 2006, página 06. Tendo como 1ª Diretora Maria Iunar de Freitas Portão, nomeada pela Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta, obedecendo a portaria nº 058/2006 para o biênio 2006 a 2007 conforme a Lei nº 931/99.

Consequentemente a escola expandiu consideravelmente o número de alunos, professores, apoio-administrativo, havendo ampliação do prédio com a construção de salas de aula, Refeitório, sala de Recurso Multifuncional, Laboratório de Informática e salas administrativas. A escola teve como gestores: a Técnica de Apoio Educacional Neuceli Alves de Oliveira Lage no biênio 2008/2009;  Prof.ª Olinda Katsuko Tanaka para os biênios 2010/2011 e 2012/2013, Prof.ª Maria José de Lima para o biênio 2014/2015, Para o biênio 2016/2017 foi eleita como diretora a  Profª Maria Iunar de Freitas Portão, onde a mesma permaneceu como gestora até o final do ano de 2016. Já para o ano de 2017 a Prof.ª Olinda Katsuko Tanaka foi eleita pelo (CDCE), com uma eleição pro tempore, fato este acontecido em virtude da professora Maria Iunar de Freitas Portão, ter sido indicada pelo prefeito Municipal, Dr. Asiel Bezerra de Araújo, para assumir a Secretaria Municipal de Educação. Para o biênio 2018/2019, foi eleita novamente a professora Olinda Katsuko Tanaka, para a direção da escola.

  • DIMENSÃO PEDAGÓGICA

        Assim sendo, o Plano Anual de Ensino na Escola Municipal Jardim das Flores acontece todo início de ano letivo, de forma coletiva e com os seus pares de formação. Os professores são acompanhados pela equipe gestora, onde se formaliza os registros dos estudos apontados. O Plano Anual de Ensino abrange o tema: “Qualidade Pedagógica de Ensino da Escola Municipal Jardim das Flores”, composto pelo Objetivo, Expectativas de aprendizagem, Conteúdos, Metodologia, Recursos, Projetos de Trabalho, Recursos Utilizados, Avaliação e Referencial Bibliográfico, abrange o Planejamento Anual com vista ao melhor desempenho da escola em conformidade com a diretriz curricular municipal (DCM).

Para que a formação do cidadão se efetive plenamente é necessário que aconteça às formações continuadas dos Profissionais da Educação. Na Escola Municipal Jardim das Flores essa formação acontece quinzenalmente, com carga horária de quatro (03) horas por encontros, sendo 70% presencial e 30% não presencial, totalizando oitenta (80) horas anual.

As horas atividades são realizadas com o acompanhamento da coordenação, na qual o professor efetivo cumpre suas horas atividades da seguinte forma: parte para Formação Continuada, parte para elaboração do planejamento coletivo/individual, participação de atividades com a comunidade escolar, correção de avaliação e troca de experiência com seus pares, realizado durante a semana, nos horários de aula (07h00min. às 11h00min. 13h00min. às 17h00min).

Os serviços de apoio pedagógico aos estudantes são ofertados através da recuperação paralela por todos os docentes (anos finais), no processo de trabalho e por meio dos movimentos produtivos (nos anos iniciais), ações estas que são comprovadas através dos registros de atividades desenvolvidas no contexto da sala de aula.

Cada disciplina tem uma carga horária específica a ser cumprida, onde a soma total será de 800 horas aulas anuais a serem cumpridas, na qual se totalizará em 200 dias letivos.

A Sala de Recurso Multifuncional, instalada na própria escola tem como objetivos a oferta de recurso de acessibilidade e estratégia para eliminar as barreiras, favorecendo a plena participação social e o desenvolvimento da aprendizagem do educando que apresenta necessidades educacionais especiais.

O número de alunos atendidos atinge um total de 13 (treze) alunos no vespertino e 14 (quatorze) no período matutino, todos com laudos comprovados onde as professoras fazem o atendimento por turno de funcionamento.

A função da Sala de Recursos Multifuncional é desenvolver no estudante suas  habilidades e competências, ampliando as capacidades superiores do cérebro, de acordo com suas necessidades educacionais especiais.

A avaliação diagnóstica é feita através de  observação do professor regente que, após detectar o problema, preenche uma ficha de avaliação diferenciada, fornecida pela sala de recurso multifuncional, que após receber este documento dá os devidos encaminhamentos, fazendo um estudo de caso e realizando uma anamnese e em seguida, de acordo com a necessidade, o educando é encaminhado para a equipe de saúde para o atendimento e os encaminhamentos necessários.

A equipe diretiva em parceria com o profissional que atua na Sala de Recurso Multifuncional tem a responsabilidade de buscar parcerias com outros profissionais, tais como: fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, neuropediatra, neurologistas entre outros que compõem a rede da saúde, onde esses profissionais podem esclarecer as necessidades do educando e sugerir ao professor regente, alternativas para o atendimento dessas necessidades, pois é essencial que se estabeleça uma relação de confiança e cooperação entre a escola e a família, esse vínculo favorecerá o desenvolvimento da criança.

  1. Caracterização do corpo docente:

            Professores atuante em sala de aula são 20, e 01 professor na direção, 01 professor na coordenação, 01 secretario, 03 da limpeza, 03 da nutrição. Todos os professores são formados em curso Superior e a maioria possui Pós- Graduação. A unidade escolar oferece formação continuada para todos os docentes na escola e também para os AAE/TAE.

 

Apêndice B

Roteiro de entrevista:

 

  1. Qual sua formação acadêmica?
  2. Qual sua experiência profissional?
  3. Quanto tempo de atuação na área de atuação?
  4. Quanto tempo de atuação na escola atual?
  5. Quais tendências pedagógicas que alicerça sua pratica?
  6. Quais recursos mediáticos e técnicas para a explanação dos assuntos são comumente utilizados?
  7. Qual seu relacionamento com os alunos em seu regime de trabalho?
  8. Você mora no bairro ou município no qual a escola encontra-se edificada?
  9. Você busca formação/ atualização profissional?
  10. Como você realiza seu planejamento? Individual ou coletivo?

 

Apêndice C

 

Caracterização da turma onde realizara regência:

Aspectos gerais: números de alunos, faixa etária.

Aspectos pedagógicos: receptividade ao planejamento do professor e as regras de rotina de acordo com a linha pedagógica adotada no PPP e defendida pelo professor.

Aspectos comportamentais: interesse, participação, cooperação; respeito entre pares; organização no que se refere ao material individual e coletivo (mochila, livros, cadernos...) momento(s) e ou assunto(s) no qual (is) infere-se maior atenção, interesse e participação dos alunos.

 

  1. Caracterização do professor entrevistado

Aspectos gerais: Bacharelado e Licenciatura em Historia, experiência profissional 6 anos, na atual escola 2 meses. Com praticas renovadoras progressivas/tendências liberais. Os recursos utilizados (quadro branco, canetão, jornais, cartazes, revistas e livros, projetor), é um bom regimento de trabalho uma carga horária de 12 horas semanais. Um relacionamento amigável, mas com respeito. Resido no mesmo bairro onde se localiza a escola. Participo das formações continuadas fornecidas pelo município e cursos via internet. 

Planejamento: faz o planejamento diariamente, segue os objetivos de aprendizagem do sistema. O método avaliativo é empregado conforme previsto no PPP da unidade escolar. Não tem dificuldade em relação a quantidade excessiva de alunos. O professor se coloca como pontual em seus compromissos escolares. Deixa claro que a motivação faz parte de suas aulas. Possui uma boa explanação pra sanar as duvidas de seus alunos. Deixando esclarecido que realiza avaliações em todos os finais de bimestre pra avaliar o desempenho dos seus educandos.

  

  1. Caracterização da turma onde realizará regência:

 

No âmbito escolar onde realizei minha observação acadêmica do estagio e também ministrei as aulas na turma do 6º e 7º ano, seus aspectos gerais foram os seguintes referidos com o numero de 22 alunos na turma com a faixa etária de 11 e 12 anos. Os aspectos pedagógicos com receptividade ao planejamento do professor nem sempre são só com regras e rotinas de acordo com a linha pedagógica abordada no PPP, mas sim também seguindo uma linhagem com metas e conteúdos de suas próprias visões como docente.  No que diz respeito os aspectos comportamentais dos educandos; todos participam, demostrando cooperação e respeito entre os pares, todos têm seus materiais individuais, como: mochilas, lápis, cadernos, canetas, livros e etc. referente ao interesse dos alunos com maior atenção e participação pode se dizer que é parcial.

  

ESCOLA MUNICIPAL JARDIM DAS FLORES

DATA 15 e 16/04/2019

 

PLANO DE AULA

 

  • Conteúdos:

INTRODUÇÃO AO TEMA RACISMO

  • Objetivos:

Introduzido o conceito racismo como algo ruim para as crianças na sociedade em que vivemos.

  • Recursos:

Canetão

Textos impressos

Data show

Notebook

  • Sequencia didática
  • Apresentar o tema e saber o que cada aluno sabe sobre o mesmo.
  • Fazer leitura no coletivo de um texto sobre o racismo, após pedir a participação dos alunos com exemplos de algo vivido no dia a dia.
  • Pedir para cada aluno fazer uma frase e um desenho simbolizando contra o racismo.
  • Final: pedir para cada aluno fazer a exposição do seu trabalho desenvolvido em sala de aula.

  

  • Avaliação

Os alunos serão avaliados de forma continua tanto no comportamento como na participação.

  

RACISMO: DEFINIÇÃO

 

O termo racismo não possui uma definição concreta e predominante, contudo, algumas instituições o definem e, quase sempre, os conceitos convergem. Segundo o dicionário Michaelis, racismo é:

  • “Teoria ou crença que estabelece uma hierarquia entre as raças (etnias)”.
  • Doutrina que fundamenta o direito de uma raça, vista como pura e superior, de dominar outras.
  • Preconceito exagerado contra pessoas pertencentes a uma raça (etnia) diferente, geralmente considerada inferior.
  • Atitude hostil em relação a certas categorias de indivíduos.

                                                           Racismo

As pessoas que não conseguem deixar de ser preconceituosas podem vir a se tornar racistas. Um racista acredita que existe raças superiores às outras, o que é grande tolice, pois na espécie humana, não podemos dizer que existam raças; a cor da pele, a forma do nariz, o tipo do cabelo, o tipo do sangue, o formato e cor dos olhos, a espessura dos lábios, não são suficientes para estabelecer diferentes tipos de raças entre os seres humanos, que biologicamente são iguais em quase tudo , restando pequenas diferenças externas pouco importantes e que não servem para fazer com que uns sejam superiores ou inferiores aos outros e vice versa.