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A IMPORTÂNCIA DO USO DO MATERIAL DIDÁTICO COMO APOIO EM SALA DE AULA, FACILITANDO Á APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL

Antônia Ivanilde Rodrigues
Deusely da Silva Freitas Cardoso
Jaqueline Jania Pereira Machado
Rosa Ferreira Nobre
Patrícia Fávero de Oliveira

 

RESUMO

A pesquisa vem falar sobre os materiais didáticos utilizados em sala de aula e quais os mais indicados para cada faixa etária de aluno, levando em conta a disciplina a ser ministrada e a necessidade do aluno. Onde será possível compreender mais a fundo esses alunos, dando possibilidades para que aprendam de forma clara e objetiva. Tendo também com objetivo uma reflexão sobre o uso correto desses materiais didáticos e a melhor escolha. A pesquisa sobre os materiais didáticos muito contribui para a presente pesquisa. Quando é feito uma pesquisa sobre os materiais didáticos com antecedência facilita o trabalho e então o professor estará apto para escolher os melhores recursos, em um mundo cada vez mais globalizado, onde os alunos também são diferentes, estando inseridos nesse contexto. Para a pesquisa foram utilizados recursos com pesquisa bibliográfica entre autores que convergem sobre assunto, dando embasamento teórico no trabalho. Através de uma pesquisa ampla foi possível construir uma reflexão profunda sobre o uso dos materiais de apoio e como facilitadores da aprendizagem.

Palavras-chave: Materiais didáticos. Aluno. Professor.

 

INTRODUÇÃO

De um modo geral existem dificuldades em sala de aula, tanto dos professores ao ensinar quanto aos alunos em aprender, se tornando muitas vezes um trabalho árduo entre ambas às partes, um problema muito comum que todo docente enfrenta em sala de aula.

Diante disso começou a se pensar em meios de facilitar esse ensino por parte do professor facilitando a aprendizagem do aluno, tornando então assim o ensino aprendizagem mais significativo. E ai que entra o auxilio dos materiais didáticos como material de apoio facilitador da aprendizagem do aluno.

O material didático quando usado com o auxílio do professor em sala de aula, com o objetivo de facilitar essa aprendizagem do aluno pode alcançar o objetivo do professor, mas para que isso ocorra é preciso saber usá-lo de forma coerente com a aula e de acordo com a necessidade do aluno.

Essa pesquisa teve como objetivo compreender melhor as problemáticas que enfrentadas em sala de aula, sanando as dificuldades enfrentadas tanto por parte dos professores ao ensinar onde muitas vezes não conseguem adotar as metodologias mais indicadas para os alunos, e aos alunos que enfrentam dificuldades em aprender.

Também tendo como objetivo possibilitar a mudança não somente por parte do aluno, mas também por parte do professor, analisando as causas dessas dificuldades proporcionando aulas mais significativas.

A pesquisa foi de extrema importância para futura atuação docente, pois através dos dados construídos no trabalho, foi possível analisar quais melhores recursos didáticos ajudam os alunos a aprender. Quando escolhidos previamente, analisando quais recursos são mais indicados para os alunos, para as aulas, facilita o ensino.

Uma escola que possibilita uma melhor aprendizagem aos alunos, que consegue gerenciar conflitos em sala de aula, não são as melhores escolas em termos financeiros, ou a escola perfeita, mas é aquela que se diferencia por tratar de assuntos delicados sendo eles de qualquer natureza, nesse caso os relacionados à aprendizagem dos alunos.

 

A IMPORTÂNCIA DO USO DO MATERIAL DIDÁTICO COMO APOIO EM SALA DE AULA, FACILITANDO Á APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

O processo de ensino aprendizagem se dá por várias instâncias diferentes, sendo a mais conhecida e formal, a escola, onde o individuo é inserido logo nos primeiros anos de vida, para que assim, seja preparado intelectualmente e socialmente para a vida.

O conhecimento se dá através de trocas de experiências entre indivíduos que fazem parte do meio convivido. Para um processo de aprendizagem ampla, é preciso fornecer subsídios necessários para que esse indivíduo construa um conhecimento.

Quando tratamos do ensino fundamental principalmente nas séries iniciais é preciso estimular o lúdico no aluno, através de leitura, jogos, imagens, e sons, tornando as aulas mais agradáveis e satisfatórias.

Objetivo maior do ensino fundamental é propiciar a todos uma formação adequada, para a cidadania, para que isso aconteça é preciso que o aluno seja constantemente estimulado.

Os conteúdos além de precisarem ser relevantes precisam estar de acordo com o interesse de cada aluno, sendo articulados. Nessa fase os alunos estão em constantes mudanças e descobertas, o professor precisa partir dos conhecimentos prévios dos alunos, partindo do que já conhecem para que através disso possam ser elaborado novos conhecimentos.

Sendo assim, o ensino fundamental precisa proporcionar um ensino amplo ao aluno, ou seja, um ser crítico que possa entrar na sociedade e não apenas se tornar membro dela, mas consequentemente transformá-la. Freitas (2009, p. 88) diz que:

 

Dessa forma, o trabalho educativo ganha novos contornos, em cujo centro está o estudante, constituído como sujeito histórico, e suas inter-relações com os grupos que permeiam sua vivência dentro e fora da escola. As práticas pedagógicas são remodeladas e as práticas docentes com o conteúdo passam a referir-se com a construção ativa das capacidades intelectuais para operar com símbolos, ideias, imagens e representações que permitam organizar a realidade, tomar decisões e adotar uma posição crítica em relação a valores que a escola ensina.

 

Aconteceram diversas reformulações no ensino fundamental, nisso se incluiu também mudanças no espaço educativo, sendo preciso pensar quais os materiais mais adequados a essa faixa etária, quais são mais significativos para esses alunos, como utilizá-los. Podemos perceber que são diversos questionamentos sobre a melhor forma de utilizar o material didático.

Para que o processo de ensino-aprendizagem aconteça de forma clara e objetiva, é preciso ter uma boa relação entre aluno e professor. Mas isso por si só não basta, é preciso haver outros meios que ajudem nesse processo.

Sendo assim o material didático entra como meio de facilitar o ensino do professor e a aprendizagem do aluno, havendo interação entre ambas as partes, aluno, professor e o material didático.

Justino (2011, p. 16) fala que “outro aspecto a ser considerado está relacionado a diferentes situações didáticas que permitem aos sujeitos envolvidos interagirem com o objeto utilizado para o processo de aprendizagem, ou seja, os materiais didáticos”.

O professor precisa ter muita atenção quando se refere ao material didático, pois é através deste que se transformará em objetivos de ensino facilitando a aula, permitindo que o aluno possa aprender de forma clara.

Gama (2007, p.49) nos dá sua contribuição afirmando que:

 

Os objetos de aprendizagem devem possuir características e funcionalidades que permitam aos estudantes serem participantes de seu próprio processo de aprendizagem e, ao professor, utilizá-los no processo de ensino com confiabilidade.

 

O processo de inclusão de materiais didáticos na escola aconteceu de forma lenta, para muitos educadores como Pestalozzi (1746-1827), Montessori (1879-1952), houve uma necessidade de se desenvolver materiais didáticos capazes de ao mesmo tempo em que facilitasse o ensino do professor também permitisse que os alunos aprendessem de forma mais completa, atendendo suas reais necessidades dos alunos.

É importante que o docente consiga identificar quais os materiais mais adequados, para que haja uma melhor compreensão e aprendizagem por parte do aluno.

Todos os materiais didáticos, desde os mais antigos como cartazes, mapas, quadro-negro, livros até os da atualidade como computadores, data shows, quando são utilizados com o objetivo de provocar novas descobertas e conhecimento ao aluno, é considerado material didático. Justino (2011, p. 110) diz que:

 

O material didático é elemento que faz parte da aprendizagem e tem por finalidade estimulá-la. Assim, podemos considerar que tudo que encontramos no ambiente educacional é passível de se transformar em um excelente recurso didático, desde que seja utilizado de forma adequada e correta, procurando contemplar as necessidades de aprendizagem. Esses materiais são instrumentos que podem ajudar a transformar as ideias em situações concretas, facilitando a compreensão do estudante no que se refere ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

 

Os materiais didáticos podem proporcionar o conhecimento do mundo ao seu redor como também pode incentivá-lo a ir à busca de novos conhecimentos, precisam também ser materiais atraentes, com boa estética e que realmente possibilite uma aprendizagem significativa ao aluno, para isso é preciso que haja um cuidado por parte do professor ao aplicá-lo.

Os materiais didáticos quando bem elaborados com o objetivo de auxiliar o aluno pode motivar o aluno a gostar de uma determinada disciplina que antes não lhe parecia muito atraente, o professor pode possibilitar ao aluno através do material a compreensão do conteúdo, estimular o conhecimento e participação nas aulas. Para Justino (2011, p. 108):

 

O material didático é a ligação entre teoria (palavra) e prática (realidade). Quando a aprendizagem não pode ocorrer a partir das experiências de vida, isto é, a partir do meio onde o aluno está inserido, o uso do material didático pode possibilitar esse aprendizado, representando, da melhor forma possível, situações que favoreçam a compreensão do aluno. O material didático pode tornar concreto o que é estudado por meio de palavras e tem papel importante no trabalho docente de todas as disciplinas.

 

Diante disso podemos observar que o uso do material didático seja qual for pode proporcionar momentos agradáveis de aprendizagem significativa, porém lembrando que o professor sempre deve saber manusear esses materiais de forma criativa em sala de aula, tornando suas aulas dinâmicas e interessantes, motivando o aluno a querer aprender diariamente.

O professor ao elaborar uma aula com materiais didáticos precisa pensar para quem ele pretende ensinar e qual objetivo ele deseja alcançar, para que de fato esses materiais se tornem eficientes em sala de aula, para isso é preciso adequá-lo ao conteúdo a ser trabalhado, precisando ser fácil o seu manuseio para que o aluno desfrute ao máximo da aula.

Quando o professor elabora uma aula, ele precisa se colocar no lugar do aluno se perguntando se ele realmente compreenderá o assunto a ser abordado. Um exemplo de material didático que está no cotidiano do são os jogos podendo ser desde os feitos de sucata até os mais sofisticados como computadores. Tudo que o professor pensar em usar em sala de aula por mais pedagógico que possa ser, precisa ser usado de forma a proporcionar um conhecimento mais amplo do conteúdo sendo aproveitado pelo aluno ao máximo.

Outro exemplo de material didático usando para aprimorar as aulas sobre um determinado assunto pode ser os jornais e revistas podendo ser usado para pesquisas de notícias e assuntos relacionados à sociedade, gêneros textuais, leitura, escrita, sobre assuntos da atualidade de forma interdisciplinar.

Mas precisa haver sempre uma grande atenção por parte do professor, para que ele pense nesses materiais como um recurso de grande importância, que facilitará o aprendizado do aluno.

O material didático mesmo que seja o mais sofisticado de todos por si só não conseguirá ajudar o aluno na sua aprendizagem se o professor não estiver à frente disso, ou seja, auxiliando o aluno, ajudando-o nesse processo de conhecimento, pois o ensino-aprendizagem não acontece de forma automática e tão pouco instantânea, é essencial que o professor utilize esses materiais de forma a proporcionar conhecimento aos alunos, usando de forma correta, caso contrário esses materiais não surtirão grande efeito. Araújo (2010, p. 109) diz que:

 

[...] podemos dizer que, quando o professor pesquisa e incorpora em seu planejamento o uso dos meios, demonstra compromisso com a democratização do conhecimento. Entretanto, não basta disponibilizar uma variedade de recursos mediáticos; é preciso avaliar as potencialidades de cada novidade tecnológica levada aos alunos, bem como criar contextos de comunicação e propostas de trabalho nos quais seja necessário o uso da tecnologia.

 

Cada aluno apresenta peculiaridades diferentes, gostando de diferentes coisas, esses alunos também aprendem de forma diferente, isso se deve a todo um contexto que o aluno se encontra inserido. Sendo assim os materiais didáticos se apresentam de diferentes formas, um exemplo disso são os recursos tecnológicos como os computadores, slides, jogos, televisão, dvd, se usados da forma correta pode proporcionar um vasto conhecimento ao aluno, pois são matérias que estão presentes na vida do aluno desde o seu nascimento.

Justino (2011, p. 111) diz que:

 

Podemos considerar que tudo que encontramos no ambiente educacional é passível de ser transformar em um excelente recurso didático, desde que seja utilizado de forma adequada e correta, procurando contemplar as necessidades dos alunos de aprendizagem. Esses materiais são instrumentos que podem ajudar a transformar as ideias em situações concretas, facilitando a compreensão do estudante no que se refere ao conteúdo trabalhado em sala de aula.

 

O material didático é um apoio em sala de aula, isso faz lembrar que o professor não deve deixar toda a responsabilidade do ensino-aprendizagem apenas no material didático, pois ele por si só não consegue esse objetivo, é preciso que ambos façam sua parte.

De forma geral os materiais didáticos são constituídos com uma mediação entre aluno, professor e conhecimento a ser ensinado e aprendido. Uma vez que seja entendido dessa forma com toda certeza se transformará em um trabalho amplo e organizado.

Mas há diferentes tipos de materiais didáticos, podendo ser eles os mais tradicionais como o livro didático, quadro negro, cartazes, até os mais modernos, computadores, tablets até mesmo em sala de aula havendo diversos materiais que podem ser usado como didáticos, cabe ao professor adequá-los as necessidades de cada aluno. (2009, p. 21) diz que “os materiais didáticos são todo e qualquer recurso utilizado em um procedimento de ensino, visando á estimulação do aluno e sua aproximação com os conteúdos”.

Os materiais didáticos precisam ser adequados ao conteúdo a ser ensinado em sala de aula, para que sejam concluidos os objetivos do professor em ensinar o conteúdo ao aluno de forma ampla e ao aluno em aprender de forma significativa. Garcia (2011, p. 1) diz que:

 

Que muitas vezes tratamos os materiais didáticos como artefatos que poderiam ser usados para qualquer conteúdo ou disciplina, mas isso talvez seja verdadeiro apenas em um pequeno numero de situações. Como eles são mediadores, cada conteúdo a ser ensinado e aprendido necessita de um tipo específico de material, que possa efetivamente contribuir para estabelecer algumas condições favoráveis para o ensino e aprendizagem. Há materiais que podem ser- e são- usados em diferentes disciplinas, como os filmes, por exemplo; mas a forma como o professor organiza o trabalho deve privilegiar as especificidades do conhecimento que deseja ensinar, por exemplo o conhecimento artístico ou histórico, para lembrar duas disciplinas nas quais o uso desse material é altamente indicado.

 

Nos tempos modernos em que vivemos os alunos cada vez mais tem acesso a diferentes tecnologias, nesse sentido a escola não pode ser contrária a isso, ao contrário mais do que ninguém ela precisa estar aberta a essas mudanças. Esses alunos desde muito cedo tem acesso a tecnologias como televisão, celulares, computadores, tablets, vídeo games. Sendo assim a escola acaba entrando em choque com isso tudo, pois para muitos acaba sendo algo novo, por isso os professores, a escola precisam estar atendo a essas mudanças que vem ocorrendo no passar dos anos.

A escola pode investir nessas tecnologias como fonte de aprendizagem, como material didático facilitando a aprendizagem do aluno no ensino fundamental. Há diversas opções como redes sociais, sites, blogs educativos, dvs como conteúdos educativos, jogos pedagógicos, tudo para que o aluno já desde cedo se sinta familiarizado com esses recursos. Pois é muito comum que os alunos rotulem a escola como lugar distante deles, como um lugar cansativo onde todos são obrigados aprender.

Demo (2007, p. 127) nos deixa claro que:

 

Desde logo, a aprendizagem digital veio para ficar. Para os jovens já são favas contadas: reduzir a aprendizagem à presença física é medievalismo, já que presença virtual é simplesmente outra maneira de estar presente. Com isso, os tempos vão mudando.

 

O material didático tem como finalidade propiciar o aprendizado ao aluno, para que aprenda da melhor forma novos conteúdos associados aos já existentes. A educação para obter um ensino mais eficiente precisa se constituir em técnicas didáticas associadas a uma prática inovadora e prazerosa.

Há uma classificação de materiais didáticos segundo Nérici (1971) como materiais permanentes sendo os que fazem parte do cotidiano da sala de aula, como giz, quadro negro, apagador, régua, flanelógrafos, projetores etcs.

Material informativo, sendo os materiais utilizados tanto pelo professor como pelo aluno como os livros, mapas, enciclopédias, revistas, jornais, filmes, caixas de assuntos.

Sendo também o material ilustrativo visual e audiovisual, sendo os desenhos, cartazes, gravuras, retratos, quadros cronológicos, amostras em geral, discos, gravadores, projetores.

E por último o material experimental, classificado como os aparelhos e materiais disponíveis que podem ser utilizados em quaisquer experiências.

Diante do uso de qualquer desses materiais, o professor não deve de forma alguma substituir seu esforço, ao contrário, ele deve auxiliar o professor na aprendizagem dos alunos, facilitando a interação entre aluno e professor.

O uso do material didático em sala de aula, desde os mais simples até os mais sofisticados tornam as aulas mais agradáveis aos olhos de quem ensina e de quem aprende, pois torna o ensino mais concreto, menos verbal, com muito mais eficácia. O uso dos recursos pedagógicos se bem usados aliados a uma boa prática educativa pode ser sinônimo de renovação, progresso e mudança, construindo saberes significativos de grande relevância aos alunos que o seguirão em toda sua vida. Segundo Rangel (2005, p. 25):

 

Qualquer instrumento que utilizemos para fins de ensino/aprendizagem é um material didático. A caneta que o professor aponta para os alunos, para exemplificar o que seria um referente possível para a palavra caneta, funciona, nessa hora, como material didático. Assim como o globo terrestre, em que a professora de Geografia indica, circulando com o dedo, a localização exata da Nova Guiné. Ou a prancha em tamanho gigante que, pendurada na parede da sala, mostra de que órgãos aparelho digestivo se compõe, o que, por sua vez, está explicado em detalhes no livro de Ciências. A diferença entre cada um desses recursos é apenas o grau de especialização: a caneta não foi criada para servir de exemplo para a noção de referente, mas, em graus crescentes de especialização e intencionalidade didáticas, o globo, a prancha e o livro, sim.

Um objeto só se torna útil quando construímos ao entorno deste, valores e significados, um material didático ainda que específico na sua finalidade pedagógica perderia o sentido se não fosse bem utilizado em sala de aula pelo professor mediador e alunos como centro da aprendizagem.

O professor precisa criar vínculos autênticos e afetivos com seus alunos, de forma a proporcionar cada dia mais ânimo aos alunos, tornando suas aulas mais significativas aos, rompendo com modelos tradicionais da mera transmissão de conteúdos, levando o aluno a pensar a refletir por si mesmo, sendo o professor um mediador do conhecimento.

Nos tempos em que vivemos em um contexto moderno não podemos nos limitar apenas a conhecimentos tradicionais, existem diversas possibilidades dos alunos aprenderem de forma realmente significativa. Os materiais didáticos precisam ser diversificados, de acordo com as reais necessidades dos alunos. Rangel (2005, p.26) ainda afirma que :

 

Por melhor e mais especializado que seja um material, parte significativa de seu caráter didático decorre dos usos que professor e aluno, envolvidos numa situação de ensino/aprendizagem particular, fazem dele. Podemos dizer, então, que a eficácia desses recursos resulta da correta formulação de uma equação entre o seu grau de especialização, o perfil dos sujeitos envolvidos e as características da situação.

 

Os recursos tecnológicos podem ser um grande avanço na aprendizagem do aluno se usado de forma planejada e coerente, despertando no aluno a construção do conhecimento. Garcia (2011, p.1) ainda afirma que os materiais didáticos:

 

Como artefatos incorporados ao trabalho escolar, os materiais didáticos contribuem para estabelecer alguma das condições em que o ensino e a aprendizagem se realizam e, nesse sentido, eles têm uma grande importância e podem cumprir funções específicas, dependendo de suas características e das formas pelas quais eles participam da produção das aulas. Pode-se dizer de forma geral, que eles se constituem em das mediações entre professor, alunos e o conhecimento a ser ensinado e aprendido. Se forem entendidos, não é difícil compreender que um dos elementos fundamentais da relação que estabelecemos com eles está na intencionalidade que guia a escolha e a utilização dos materiais didáticos, em que diferentes situações e com diferentes finalidades.

 

O uso do material didático não é algo recente, foi utilizado por diversos pesquisadores do século como Comenius, Pestalozzi, Maria Montessori entre tantos outros que desde muito antes de termos recursos tecnológicos da atualidade, já reconheciam o uso do material didático como um recurso de grande importância na construção da aprendizagem do aluno.

Devemos selecionar os materiais mais adequados, do ponto de vista do projeto pedagógico da escola, dos perfis de alunos e professores e das características das situações escolares de ensino/aprendizagem mais frequentes. Segundo Garcia (2011, p. 1):

 

Embora alguns materiais didáticos possam ser usados em diferentes disciplinas, cada conteúdo necessita de um tipo específico de material, que possa contribuir, de modo efetivo, para o estabelecimento de algumas condições favoráveis ao ensino e aprendizagem.

 

Diante disso o material didático precisa ser usado pelo professor com a finalidade de ajudar o aluno e não dificultar sua aprendizagem, não adianta ter o melhor material didático se não souber usá-lo. Mantovani (2009, p. 23), afirma que:

 

Além de reunir conteúdos, os materiais utilizados nos processos de ensino-aprendizagem reproduzem valores sociais e tem papel importante nos processos de sociabilização, principalmente de crianças. Este papel exige, além de rigor conceitual, competência pedagógica e vigilância ética de quem os produz. Sem afirmar, contudo, que ferramentas, impressas ou digitais, tenham sentido em si. É sabido que a relevância de qualquer material didático só existe pelos usos que se fazem deles.

 

O professor precisa construir conhecimentos com os alunos, fazer experimentações, fazendo sempre uma análise sobre quais materiais didáticos são mais indicados aos alunos, quais os alunos se adaptam melhor, ou seja, independente do tipo de material didático escolhido, é preciso ter um objetivo e observar claramente quais os alunos se adequam melhor e proporcionam uma melhor aprendizagem.

 

Os materiais têm diferentes funções em sala de aula, e todas de grande importância, além dos benefícios educacionais criam vínculos autênticos em educador e educando num mesmo contexto.

Mas para que isso aconteça é preciso que haja uma interação harmoniosa entre aluno e professor, é preciso que se faça uma investigação, procurando observar as reais necessidades dos alunos, o que realmente faz sentido a eles aliando aos conhecimentos indispensáveis que de fato precisam ser ensinados. Justino (2011, p.106) afirma que:

 

Esse conhecimento é necessário para os docentes, pois a eles cabe “descobrir” que métodos e técnicas de ensino e aprendizagem serão utilizados, bem como quais os materiais didáticos adequados para que a mensagem educativa torne-se compreensível aos alunos.

 

Cada material didático tem sua importância, desde os mais antigos até os mais modernos e com requintes de tecnologia, mas se não for usado com uma verdadeira intenção de promover o conhecimento do aluno, provocá-lo, instigando-o para ir à busca continuamente desses conhecimentos, esses materiais perderá o seu real sentido.

Nesse sentido é essencial que o professor como educador tenha consciência do seu papel enquanto educador, da importância do seu aluno como centro da aprendizagem, como objeto de estudo.

O professor precisa verificar o contexto do aluno, ao qual ele está inserido e adequar a melhor atividade ao aluno, como por exemplo, um filme pode ser passado ao aluno, desde que o professor tenha um objetivo, ou seja, é preciso ter uma intenção ao passar esse filme ao aluno, para que seja tirado o melhor proveito deste. Dentro de um filme é possível explorar diversos temas, de acordo com o que o professor deseja envolver o aluno.

É também preciso inserir o aluno as novas mídias tecnológicas, uma vez que essas mídias já estão no contexto da grande maioria, sendo algo que cresce continuamente em velocidade muito rápida. O professor não deve ficar preso apenas a materiais tradicionais, é preciso que haja um avanço por parte da escola, já que a tendência são esses recursos entrar cada vez mais na vida desses alunos. Justino (2011, p. 111) nos deixa claro que:

 

Portanto, os materiais didáticos são instrumentos que servem para que os profissionais do processo educacional – professores e pesquisadores – realizem o trabalho pedagógico, visando à construção do conhecimento por meio da interpretação e aplicação das tecnologias educacionais presentes nesse contexto.

 

O Brasil tem passado por diversas reformas na educação brasileira, nesse sentido é preciso mais da teoria no sentido de aplicá-la na prática, para de fato essas reformas se concretizem, para enfim conseguirmos uma educação plena e transformadora nas crianças de hoje, posteriormente futuros cidadãos.

 

METODOLOGIA

O tema a importância do uso do material didático como apoio em sala de aula, facilitando á aprendizagem no ensino fundamental foi escolhido por querer mostrar a importância do uso dos materiais didáticos no ensino fundamental e como ele pode ajudar o aluno aprender de forma mais significativa quando usado de forma correta.

Para Fonseca (2002, p.3):

 

A pesquisa qualitativa se preocupa com aspectos da realidade que não pode ser quantificados, centrando-se na compreensão e explicação da dinâmica das relações sociais.

 

Pádua (2004, p. 12) diz que:

 

Os procedimentos, as técnicas, que dão suporte ao desenvolvimento do processo de pesquisar, constituem-se como meios, através dos quais poderemos implementar nosso projeto de desenvolvimento de uma formação intelectual rigorosa, crítica e sintonizada com nosso tempo, em especial nos recursos de graduação.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A escola tem o dever de preparar o indivíduo para diversas situações da vida, entendendo-o como alguém ativo e capaz de produzir novos conhecimentos.

A escola precisa estar aberta a todas as mudanças que vem ocorrendo no decorrer dos anos, buscando sempre se adequar de acordo com as necessidades do aluno.

Em mundo cada vez mais globalizado, surgindo todos os dias uma nova tecnologia, com tantas informações, com alunos diferentes em tempos diferentes, é preciso que o professor proporcione aos alunos materiais didáticos que esses já conhecem que tem mais facilidade, uma vez que muito desses já tem acesso a esses meios tecnológicos muito antes de ingressarem na escola.

O professor precisa possibilitar ao aluno um ambiente de aprendizagem de articulados de acordo com o que os alunos precisam aprender e com suas necessidades, proporcionando assim aulas mais agradáveis.

Ao pensar na escolha do material didático, é preciso haver cautela, pois existe uma infinidade de materiais, mas nem todos são indicados para faixa etária dos alunos e suas necessidades.

É de grande importância que o professor proporcione o diálogo em sala de aula, possibilitando a autonomia do aluno, mesmo na escolha dos materiais didáticos, mas sempre com mediação o professor.

Os materiais didáticos podem ser usados em qualquer disciplina, porém cada conteúdo necessita de um material de apoio diferente, que possa contribuir de forma efetiva. O professor precisa ser um pesquisador ativo, escolhendo os materiais mais indicados aos alunos, pois quando escolhidos adequadamente, possibilita uma melhor compreensão dos conteúdos, motivando assim o aluno a ter interesse e possivelmente aprender os conteúdos ensinados de forma clara.

Os materiais didáticos podem ser usados em qualquer disciplina, porém cada conteúdo necessita de um material de apoio diferente. Uma vez que o professor tem um objetivo a ser alcançado então caberá a ele saber quais materiais são mais favoráveis a isso.

 

REFERÊNCIAS

 

ARAÚJO, Márcia Bainersdorf. Ensaios sobre a aula, narrativas e reflexões da docência. Curitiba: Ibepex, 2007.

 

DEMO, Pedro. O PORVIR desafio da linguagem do século XXI. Curitiba: Ibepex, 2007.

 

GARCIA, Tânia Braga. Materiais didáticos são mediadores entre professor, alunos e o conhecimento. Disponível em: < http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ (acesso em: 09 abril. 2014)

 

JUSTINO, Marinice Natal. Pesquisa e recursos didáticos na formação e prática docente. 1. Ed. Curitiba: Ibepex, 2011.

 

MANTOVANI, Katia. O programa nacional do livro didático- PNLD: impactos na qualidade do ensino público. Disponível em : <http://portal.mec.gov.br/ (acesso em: 09 abril. 2014)

 

PÀDUA, Elisabete Matallo Marshesini de. Metodologia de pesquisa: Abordagens teórico –prática. 10 Ed. Campinas. Papirus, 2004.

 

RANGEL, Egon de Oliveira. Materiais didáticos, escolha e uso. Disponível em: <http:// http://tvbrasil.org.br/ (acesso em: 09 abril. 2014).