Buscar artigo ou registro:

 

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Ana Paula Silva Santos
Marinalva Rodrigues de Oliveira Castro
Rosane Rieg Muniz dos Santos
Vanessa Aparecida Menossi Petini

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, o ato de brincar ainda não é visto por parte de alguns como algo funcamental no desenvolvimento da criança. A pesquisa vem mosrar que o brincar desenvolve habilidades fundamentais no desenvolvimento integral da criança. Através do brincar a criança desenvolve na sua totalidade no aspecto físico, social, afetivo, emocial e cognitivo. A brincadeira é voltada para o enfoque pedagógico visando à aprendizagem da criança, causando na criança a representação da realidade, da imaginação, criatividade e desenvolvimento. A criança tem necessidade e o direito de brincar, isto é uma característica da infância e assegurada em Lei, devendo ser respeitada valorizada como uma fase importante na formação humana. Desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica fundamentada nos seguintes autores: ALMEIDA (2020), ANTUNES (2003), CARVALHO (1992), KISHIMOTO (1996), MALUF ( 2003), VYGOTSKY, L.S ( 1998), dentre outros para compreender sobre o a importância do brincar na Educação Infantil e poder contribuir no processo educativo. Percebendo a relevância de se discutir a sobre a importância do brincar na Educação Infantil, concluiu-se que esta primeira etapa na vida escolar da criança deve ser priorizado o cuidar, brincar e educar, e, neste enfoque, traz o brincar como um fator importantíssimo na aquisição de novos conhecimentos, habilidades essenciais para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Criança. Brincar. Educação Infantil. Habilidades. Desenvolvimento.

 

 

1 INTRODUÇÃO

 

No percurso do trabalho na Educação Infantil o professor se depara com alguns conflitos, um deles é a falta de informação por parte de algumas pessoas, familias, colegas de profissão e sociedade sobre qual a importância do brincar na Educação Infantil, no entanto com estudos aprofundados, leis e pequisas vem sendo demonstrado a real importância que o brincar representa na vida da criança. Desde o nascimento o bebê brinca através dos estímulos que recebe por meios de seu próprio corpo. O brincar é a primeira forma de a criança estar com os adultos, para isso ela precisa da ação do meio do adulto, que conte história, que brinque, que estimule. O tipo de brincadeira é importante, pois cada uma tem uma função e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento da criança. A partir do momento que a criança brinca com outras crianças ou utiliza o brinquedo ela está desenvolvendo o crescimento e o aprendizado. Por meio do brincar as crianças transformam ações do mundo real demonstrando a realidade e desenvolvendo capacidades. Compreender a importância do brincar na Educação Infantil nos permite perceber a transformação das ações do mundo real da criança demonstrado através da brincadeira. É preciso deixar a criança brincar livremente, se expressar através das emoções, dos seus sentimentos e desejos. No momento que ela brinca livremente ela se coloca como ser humano criativo e um ser pensante. Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância do brincar na Educação Infantil, onde constatou - se que através do brincar a criança aprende a pensar, partilha, cooperar, expressar seus sentimentos, interagir, amplia a comunicação com outras pessoas, desenvolve a autonomia e noção de respeito por si e pelo outro. A finalidade de saber a importância do brincar na Educação Infantil e verificar seus efeitos na vida do aluno nos permite constatar que o brincar tem uma função primordial no desenvolvimento integral da criança no aspecto social, físico, emocional, cultural, afetivo e cognitivo. Muitos são as indagações sobre a importância do brincar na Educação Infantil, que signifcado pode ter e o que ajuda no desenvolvimento infantil. Diante disso, justifica a importância de buscar conhecimento sobre o tema por entender que o brincar na Educação Infantil é fator primordial para o desenvolvimento e aprendizado da criança, contribuindo para que a criança se desenvolva nas mais diversas formas, fazendo-se necessário conscientizar familiares, educadores e sociedade em geral sobre a importância a do brincar na Educação Infantil.

Após as leituras bibliográficas sobre o tema tornou-se possível sistematizar as informações de forma clara, abordando o tema dissertando sobre conhecimentos teóricos. Para isso, fez-se leitua nos seguintes autores: ALMEIDA (2020), ANTUNES (2003), CARVALHO (1992), KISHIMOTO (1996), MALUF ( 2003), VYGOTSKY, L.S ( 1998), dentre outros, e, que permitiu considerar que o brincar é uma das necessidades básicas da criança, fundamental para o desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo.

 

 

  1. DESENVOLVIMENTO

 

Com as mudanças ocorridas na sociedade no decorrer dos anos, a educação passa a ser um direito obrigatório da criança, a partir da Constituição Federal de 1988, fica claro que a criança tornou-se um sujeito histórico social, detentor de direitos, que possui vez e voz na sociedade brasileira. Em 1990 foi criado o Estatuto da Criança e do Adolescente, mais conhecido como ECA, que se trata de um conjunto de regras que tem como finalidade a proteção integral da criança e do adolescente como descrito em seu artigo 1º. Diante desse novo quadro social e educacional se fez necessário a implementação de políticas públicas que assegurasse que a educação básica fosse ofertada com qualidade e dignidade no Brasil. Em 1996 foi criado a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) 9394/1996, que organizou e regulamentou a educação básica no Brasil, que é composta da Educação Infantil ao ensino superior.

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 1996, em seu art. 30, capítulo II, seção II que: “A Educação Infantil será oferecida em: I - creches ou entidades equivalentes para crianças de até três anos de idade; II - pré-escolas, para as crianças de quatro a seis anos”, segundo o art. 29 “A Educação Infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até cinco anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade”.

Sendo assim, a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica, é tão importante quanto às demais e tem o papel de desenvolver a criança em todos os seus aspectos: físico, social, intelectual e psicológico.

Em 2017, foi homologada pelo Ministério da Educação a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) um documento normativo que visa promover a equidade dos processos educativos, nortear os currículos das unidades de ensino respeitando cultura, religião e aspectos locais regionais, orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos, possui habilidades, competências e conhecimentos da educação básica brasileira, da Educação Infantil ao Ensino Médio. Nesta primeira etapa de ensino, Educação Infantil, se enfatizam os seis direitos de aprendizagem que são asseguradas as crianças de creche e pré-escola, valorizando o direito de serem sujeitos em construção dentro da sociedade.

Segundo a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), o conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se, possibilita de forma ampla o desenvolvimento das crianças em seus aspectos mais diversos; físico, psicológico, cognitivo e social. A criança é um ser humano em formação, obteve o direito a escola desde que a infância passa a ser uma fase respeitada e valorizada, como uma importante etapa na vida do ser humano, a Educação Infantil é a primeira etapa na educação básica é uma etapa primordial para o pleno desenvolvimento das crianças através do cuidar, educar e brincar. Sendo assim o brincar se tornou não somente a principal atividade da criança no seu cotidiano, mas também um das principais formas de se comunicar e se expressar no ambiente escolar.

O ato de brincar é de suma importância, pois desempenha um papel fundamental na socialização e interação entre as crianças. Brincando as crianças aprendem a partilhar se comunicar, cooperar, expressar seus sentimentos, desenvolve a noção de respeito por si e pelo outro. Enfim, o momento da brincadeira além de prazeroso e divertido é sem dúvida uma oportunidade de desenvolvimento e aprendizado para as crianças. Segundo a Base Nacional Comum Curricular (2017, p.40), ao que discorre:

 

Brincar cotidianamente de diversas formas, em diferentes espaços e tempos, com diferentes parceiros (crianças e adultos), ampliando e diversificando seu acesso a produções culturais, seus conhecimentos, sua imaginação, sua criatividade, suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais.

 

Nesse cenário o brincar está efetivamente ligado ao ensino aprendizagem das crianças na Educação Infantil, a criança é um ser ativo e participativo que a todo o momento está em plena construção de sua autonomia, identidade, linguagem, desenvolvendo suas capacidades e potencialidades, descobrindo e aprendendo coisas novas a todo o momento, e o brincar é peça fundamental nesta importante etapa da educação, pois através do lúdico as crianças descobrem o mundo a sua volta e aprendem a pensar, a se relacionar, a interagir a se sentir parte do contexto em que vive, ao que comenta: “O brincar proporciona a aquisição de novos conhecimentos, desenvolve habilidades de forma natural e agradável. É uma das necessidades básicas da criança, é essencial para um bom desenvolvimento motor, social, emocional e cognitivo” (MALUF, 2003, p. 9).  A palavra “lúdica” se origina do latim ludus que significa brincar, os divertimentos, as brincadeiras os brinquedos e os jogos estão incluídos no ato de brincar. As atividades lúdicas desenvolvidas na educaçao infantil proporcionam as crianças um mundo de imaginação e fantasia, onde as mesmas exteriorizam os seus conflitos internos, incentivando o seu desabrochar, possibilitando desse modo o seu desenvolvimento psíquico, congnitivo, afetivo, enfim, sua inteligência, sua sensibilidade, sua criatividade e suas habilidades estarão sendo construídas ao longo de sua infância. Atráves dos jogos e das brincadeiras as crianças conseguirão adquirir papéis distintos e, ao se colocar no lugar do outro, aprenderá a coordenar seu comportamento com os de seus companheiros e a aumentar capacidades variadas, desenvolvendo e construindo valores. Segundo Carvalho (1992, p.14),  os jogos na vida da criança são de suma importância ao brincar, a criança explora e manuseia tudo aquilo que está ao seu redor utilizando esforços físicos e mentais, ela passa a ter sentimentos de liberdade quando não é coagida ou pressionada pelos dos adultos”.

 

O jogo é um instrumento pedagógico muito significativo. No contexto cultural e biológico é uma atividade livre, alegre que engloba uma significação. É de grande valor social, oferecendo inúmeras possibilidades educacionais, pois favorece o desenvolvimento corporal, estimula a vida psíquica e a inteligência, contribui para a adaptação ao grupo, preparando a criança para viver em sociedade, participando e questionando os pressupostos das relações sociais tais como estão postos. (KISHIMOTO, 1996 p. 26).

 

Para a autora acima, na Educação Infantil os jogos educativos ocupam um importante papel no ensino aprendizagem das crianças, se tornam essenciais no desenvolvimento físico, moral e social das crianças. Os jogos educativos são prazerosos e divertidos favorecem e estimulam a socialização das crianças e interação com seus pares, além de contribuir de forma positiva na formação da linguagem e autonomia das crianças, proporcionando aprendizado, estimulando a concentração, o raciocínio, a memória e as habilidades das crianças. Quando usado como recurso pedagógico, possui um grande valor educacional, pois o jogo e a brincadeira favorecem o desenvolvimento físico, intelectual, afetivo e social da criança. As atividades lúdicas que envolvem o brincar pedagógico estimulam a criança no desenvolvimento do pensar e do agir, fazendo com que ela se torne futuramente apta a resolver situações-problemas que surgirão. A criança cria e recria o mundo ao seu entorno por meio da brincadeira, assim, o brincar é uma das formas de linguagem que a criança utiliza para interagir consigo, com os outros e para compreender o mundo ao seu redor, desta forma, pode-se dizer que o jogo e uma atividade natural do homem.

Segundo Kramer (2005, p.104) “Ao brincar a criança experimenta, organiza-se, regula-se, constrói normas para si e para os outros”. O brincar é a atividade principal do dia a dia na Educação Infantil. É importante porque dá o poder a criança para tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, os outros e o mundo, repetir ações prazerosas, partilhar brincadeiras com o outro, expressar sua individualidade e identidade, explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-la, usar o corpo, os sentidos, os movimentos, as várias linguagens para experimentar situações que lhe chamam a atenção, solucionar problemas e criar. Com base nas palavras de Vygotsky (1991) ele destacou a importância da brincadeira no aprender e no desenvolnimento das crianças, segundo o autor, vem auxiliando cada vez mas as crianças no seu aprendizado, no mundo do faz de conta a criança tem a oportunidade de ser aquilo que ainda não é, ou seja, ser o que ela imagina ser, através do seu imaginário ela vive suas próprias fantasias num mundo encantado cheio de alegria e diversão, também as crianças agem como se fossem maiores ou até mesmo imitam os adultos, exercitar-se na compreensão de papéis sociais e poder usar de modo simbólico, objetos e ações que ainda não lhe são permitidos.

Nos primeiros anos de vida a criança desenvolve os movimentos, que são o elemento - chave das brincadeiras. À medida que as crianças crescem, a presença de objetos nas brincadeiras vai aumentando, os jogos que envolvem apenas os movimentos persitem, mas agora serão incluídas outras regras mais complexas para instigar o desenvolvimento e o aprendizado das crianças. De acordo com Vygotsky (1991), acredita-se o brincar na Educação Infantil apresenta-se como eixo orientador e estimulador para o desenvolvimento e o desempenho de suas atividades, sendo muito importante, mostrando assim, que é necessário que o professor tenha consciência do valor pedagógico das brincadeiras e dos jogos para as crianças desde a Educação Infantil. As variações das brincadeiras na nesta modalidade vão promover um maior desenvolvimento das crianças que pode favorecer uma prática voltada para um relacionamento mais reflexivo,entre muitas outras contribuições do brincar para a prática pedagógica, na Educação Infantil. Por meio das atividades lúdicas o professor está compreendendo de que maneira deve realizar seu trabalho, progredindo como agente do seu próprio desenvolvimento e dos seus alunos. Sendo possível a troca de conhecimentos e o incentivo na busca de metodologias de ensino/aprendizagem. No desenrolar dessas atividades lúdicas o professor descobrira que muitas das dificuldades antes existentes em sala de aula vão desaparecer, dando lugar ao domínio de novas habilidades, a cooperação e a compreensão de nova forma de trabalho que estão desenvolvendo na perspectiva lúdica. Antunes (2003, p.30) enfatiza que, “ é essencial que na Educação Infantil seja plena de brincadeiras que gratificam os sentidos, levam ao domínio de habilidades, despertam a imaginação,estimulam a cooperação e a compreensão sobre regras e limites , respeito, explore e amplie inúmeras saberes que toda criança possui quando chega á escola”. Portanto a formação do professor e a visão da escola devem sim estar voltadas para a ludicidade, ciência que esta dando uma nova configuração ao meio escolar, facilitando a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças. O lúdico é uma metodologia pedagógica que ensina brincando e não tem cobranças, tornando a aprendizagem significativa e de qualidade. A atividade lúdica é valiosa pois é um suporte da ação do docente que enriquece o trabalho pedagógico, permitindo a aquisição de habilidades e conhecimentos . Neste sentido Rojas, (2007, p.39) afirma que: “ A construção lúdica carrega de afeto o processo de aprendizagem. Sao momentos de criação nas quais a criança tem a possibilidade de extravasar seu imaginaário na construção do saber. É o que costumamos chamar de saber com sabor, com a liberdade de inventar, de aprender e de brincar”. Com isso, o ludico deve ser algo constante nas instituições de Educação Infantil, pois de acordo com Smole et al (2000, p.17) “Enquanto brincam muitas vezes as crianças não têm consciência do que estão aprendendo, do que foi exigido delas para realizar os desafios envolvidos na atividade.”, indo nessa direção: Kishimoto apud Rojas ( 2007, p.52) pondera que:

 

Quando as situações lúdicas são intencionalmente criadas pelo adulto com vista a estimular certos tipos de aprendizagem, surge a dimensão educativa. Desde que mantidos as condições para expressão do jogo, ou seja, a ação intencional da criança para brincar.

 

Neste sentido percebe se que não basta a criança brincar, a brincadeira tem que ter uma intencionalidade pedagógica. Sendo assim, (ROJAS 2008, p. 54) considera que “O brincar pode integrar-se às atividades educativas, ocupando lugar nos momentos de aprendizagem, com a tarefa de interagir com as crianças por meio de experiência lúdicas” o brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, O mesmo constitui a forma básica mais importante e decisiva do ser humano, por fazer desabrocharem e ativarem as forças criativas da criança.

O ato do brincar traz muitos benefícios para quem participa dessa atividade, pois, contribui para o desenvolvimento físico, social, intelectual, respeito ao outro, a criança supera os desafios através da brincadeira ou jogo, além disso, os educando aprendem a serem cooperativos, aprendem regras, a lidar com seus limites, enfim, não é somente uma atividade que proporciona alegria, prazer, divertimento, direta ou diretamente está trabalhando na formação do sujeito, para que ele aprenda a conviver com os outros, a respeitar, a aceitar as pessoas que são diferentes, independente que tenham ou não alguma deficiência (SOARES 2010 , p. 12).

 

No momento das brincadeiras, a criança se utiliza dos símbolos como caminho para a interpretação do mundo real, quando para imagens, na recriação de situações imaginárias. O brincar infantil também é mais uma forma de transpor-se do real para as fantasias, mudando-lhe a linguagem habitual, ou seja sai do mundo real e vai para imaginação. Neste sentido Rojas 2007, p.35 pondera que:

 

O brincar propicia o exercicio da imaginação infantil e, ao antecipar pela imaginação o agir, ele pode ensinar esquemas eventuais, tendo em conta os meios para usar a realização de desejo , de fantasias, de experiencias... todo motivação e estimulos presente na criança possibilitam as variaçoes imaginativas e a convicção do “eu posso” que direcionam o sentido das possibilidades praticas que a criança experimenta, por meio das brincadeiras.

 

Portanto, a capacidade de brincar elançar-se no espaço de encontros e acontecimentos surpreendentes possibilita à criança enriquecer a criatividade, sendo assim o brincar não pode ser simplesmente narrado tem que ser vivienciado.

Percebemos que o brincar se apresenta como fundamental tanto ao desenvolvimento cognitivo e motor da criança quanto à socialização, importante instrumento de intervenção da estratégia de construção do conhecimento e auto-percepção na infância. Neste sentido Rojas 2007, p. 59 afirma que “Brincar é experiência fundamental para qualquer idade , especialmente para as crianças com idade entre três e seis anos , que brincam para viver e interagem com o real, descobrem o mundo que as envolve,organizam-se e se socializam.” Sendo assim a brincadeira precisa ser compreendida como uma linguagem por constituir -se em uma forma de expressão, de compreensão.

As crianças se relacionam a brincadeira com o mundo, com a cultura, num ato que mescla a imaginação e realidade.

De acordo com Horn (2004, p. 71): o brinquedo contenta as necessidades fundamentais de aprendizagens das crianças, um exemplo são as brincadeiras de imitar, conter, ganhar aptidões, de se sentirem ativas em um espaço seguro que as encorajam e consolidem o desenvolvimento de enfim de ser ativo em um ambiente seguro, o qual encoraje e consolide o desenvolvimento de regras dando significado social.

A criança não nasce sabendo brincar, ela precisa aprender, por meio das interações com outras crianças e com os adultos. Através da brincadeira pode-se observar como as crianças percebem o mundo e como elas gostaria que fosse, elas expressam a forma como pensam, como entendem e como organizam, isso se dá pelo fato que ao brincar a criança cria uma situação do seu imaginário a partir dos conhecimentos que possui, imitam os adultos e se interagem no mundo no qual elas precisam aprender a viver. Sendo assim, o professor que valoriza o brincar, atuando como mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, propriciando e garantindo um espaço rico, prazeroso, acolhedor, com experiências educativas. (KISHIMOTO, 1996).

 

 

3 CONCLUSÃO

 

Diante deste estudo, conclui que desde o nascimento a criança aprende a pensar, e usa essa forma de pensar para brincar de formas diferentes. A brincadeira é uma prática que permite interação e comunicação com outras pessoas, neste ato, a criança utiliza regras, referindo-se a uma conduta social, da recreação, sendo ainda maior a sua abrangência. Assim, pode-se dizer que o brincar é parte essencial do mundo infantil. Por meio da brincadeira a criança se apropria do mundo de forma simples, alegre, descontraída, possibilitando interação e comunicação com outras pessoas. Através do brincar pode-se perceber a personalidade, a criatividade, a afetividade e a psicomotricidade de cada indivíduo. A criança estabelece através do brincar uma relação natural, demonstra suas emoções, imita a realidade, e na interação com o outro, ambos se reconhecem na brincadeira.

Ao brincar a criança pode atribuir própria característica, elas representam fatos reais, realidade de convívio com adulto o faz-de-conta uma criança tem uma imaginação para manipular brinquedo objeto e atribui características significativas às crianças podem utilizar os brinquedos ou objetos dando significado diferente a cada um deles. Conclui que o brincar na Educação Infantil é de suma importância, a brincadeira deve se fazer presente neste contexto escolar por permitir a criança um espaço de investigação e construção de conhecimento sobre si mesma e sobre o mundo, enquanto brinca a criança aprende, ela acrescenta elementos fundamentais na relação indispensáveis ao relacionamento com outras pessoas.  Professores, familia e sociedade precisam assegurar o direito da criança de brincar e perceber o brincar na Educação Infantil como fator relevante no desenvolvimento da criança nos aspectos físico, social, emocional e cognitivo. É preciso deixar as crianças brincar livremente para que elas expressem suas emoções, seus sentimentos, seus desejos. Muitas vezes a criança recebeu tudo pronto, e, no momento em que ela brinca livremente ela se coloca como um ser humano criativo e um ser humano pensante.

Isto posto, pode-se afirmar que a importância do brincar na Educação Infantil favorece a aquisição de novos saberes, desenvolvendo habilidades de forma natural e prazerosa. O brincar é uma das necessidades fundamentais da criança, eficaz no desenvolvimento emocional, cognitivo, motor e social.

 

4 REFERÊNCIAS

 

ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica – técnicas e jogos pedagógicos.9º Ed, São Paulo: Loyola, 1998.

 

ANTUNES, Celso. Jogos para estimulação das múltiplas inteligências. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2003. p.14

 

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 28 de agosto de. 2020.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil, 1988. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

 

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de abril de julho de 1990. Brasília: Senado Federal, 1990

 

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

 

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a Educação Infantil /Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998.

Brasil. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 28 de agosto de. 2020.

CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. Vol. 1 e 2. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

 

CARVALHO, A.M.C. et al. (Org.). Brincadeira e cultura: viajando pelo Brasil que brinca. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1992.

 

Estatuto da criança e adolescente - Lei 8069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/91764/estatuto-da-crianca-e-do-adolescente-lei-8069-90. Acesso em: 04 de setembro de 2020.

 

FRIEDMAN, Adriana et alii. O direito de brincar: a brinquedoteca. São Paulo: Scritta; ABRINQ, 1992.

 

______________________, A. O brincar no cotidiano da criança, Moderna, 2006.

 

HORN, Maria da Graça de Souza. Sabores, cores, sons, aromas. A organização dos espaços na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

 

KISHIMOTO, Tizuco Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. 7 ed. São Paulo: Cortez, 1996.

_________________________. O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira –Thomson Leaning, 2002.

_________________________. O brincar na Educação Infantil, disponível no https://www.youtube.com/watch?v=QomXuPFJc8c. Acesso em 19 de setembro de 2020.

KRAMER, Sonia. Profissionais de Educação Infantil: Gestão e formação. 1. ed. São Paulo: Bernardi, 2005.

MALUF, Ângela, Cristina Munhoz. Brincar: prazer e aprendizado. Petrópolis: Vozes, 2003.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança: imitação jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Zahar, 1978..

 

________. Nascimento da Inteligência na Criança. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

 

SUZUKI, Juliana Telles Faria et al. (Org.). - Ludicidade e educação. São Paulo: Person Educacion do Brasil, 2012.

 

ROJAS, Jucimara. Jogos, brinquedos e brincadeiras: o lúdico e o processo de desenvolvimento infantil. Cuiabá: EdUFMT, 2007.

 

______________, Dinâmica do trabalho e a organização do espaço na Educação Infantil. Cuiabá: EdUFMT, 2008.

 

SMOLE, Kátia Stocco; et al. (Org.).  Matemática de 0 a 6: brincadeiras infantis nas aulas de Matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

 

SUZUKI. Juliana Telles Faria. Ludicidade e educação. São Paulo: Pearson Educacion do Brasil, 2012.

 

SOARES, Edna Machado. A ludicidade no processo de inclusão de alunos especiais no ambiente educacional. 2010. Disponível em: http://www.ffp.uerj.br/arquivos/dedu/monografias/EMS.2.2010.pdf acesso em 26 de setembro de 2020.

 

VYGOTSKY, L.S. A Formação Social da Mente. 6ª ed. São Paulo, SP. Martins Fontes Editora LTDA, 1998.

 

_______________. Pensamento e Linguagem.Lisboa: Antídoto, 1979.