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PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: UM OLHAR DIFERENCIADO

Gisele de Oliveira[1]*

Rosangela Ferreira Nobre Romeira [2]**

       Tatiane Aparecida Ferreira Romera3***

 

RESUMO

Observa-se que as práticas pedagógicas realizadas na escola são de fundamental importância para o desenvolvimento do aluno no dia a dia escolar. É preciso variedade nas práticas pedagógicas para atingir o maior número possíveis de estudantes, pois uma das práticas comuns entre as redes públicas de ensino é o incentivo à leitura tornando-se um hábito para os alunos através de diferentes tipos de texto.

 

Introdução

 

A leitura faz parte do dia a dia das pessoas, pois tudo ao nosso redor desperta o sentido da leitura, de estar realizando mentalmente ou verbalmente. Assim, nota-se a importância e relevância que a mesma se faz em nossa vida, pois tudo está relacionado.

Nesse sentido, o olhar para a escola é diferenciado, pois a criança inicia o processo de alfabetização em casa, mas ao chegar na unidade escolar, os professores juntamente com a equipe pedagógica elaboram novos recursos que contribui na sua trajetória escolar.

No entanto, observa-se que alguns alunos apresentam algumas dificuldades nesse processo, que podem interferir na interpretação textual. Assim, se faz necessário desenvolver alternativas que possam reverter esse caso e assim, ajudar o aluno a realizar a leitura e compreender a mesma.

Sendo assim, Duarte (2012, s. p.) comenta que sobre a importância do educador estar atento e observar as dificuldade de seus estudantes “[...] para ajuda-lás a progredir o seu desenvolvimento e ritmo de aprendizagem. O professor deve estar aberto para ouvir as dúvidas e os anseios dos educandos.”.

Rauen (2008, p. 5) relata sobre a necessidade dos estudantes desenvolver habilidades para a leitura, assim como para a compreensão e interpretação. Assim,

 

[...] Portanto, nesse contexto, não tem mais sentido o desenvolvimento de aprendizagens meramente mecânicas orientadas por reproduzir lições. Torna-se necessário promovê-la como estimulação continua ao pensamento e desenvolvimento de habilidades mentais. (RAUEN, 2008, p. 6).

 

Duarte (2012, s. p.) colabora dizendo que,

 

Precisamos diversificação de materiais didáticos e pedagógicos, o livro didático um instrumento que pode auxiliar na pratica pedagógica, não deve ser o único recurso do professor em sala de aula, a utilização de materiais de uso social, como livros, jornais, revistas, folhetos, propagandas, computadores, calculadora, filmes e etc.(DUARTE, 2012, s. p.).

 

Assim, se faz necessário trabalhar sobre a leitura e interpretação em sala de aula, pois ambas estão relacionadas entre si, respeitando as limitações de todos, como dos educandos com Necessidades Educacionais Especiais.

Diante do exposto, este trabalho tem como objetivo atender os alunos que apresentam alguma limitação no processo de leitura e interpretação, abordando temáticas que estejam envolvidas com as disciplinas da área da linguagem no ensino médio, como Educação Física, Arte e Língua estrangeira – Inglês e Educação Especial.

 

DESENVOLVIMENTO

 

Nota-se que ler e escrever é uma das habilidades mais importantes na vida escolar de um estudante, assim, esta condição é um fator que está ligada diretamente ao seu futuro pessoal ou mesmo no trabalho, pois, como visto, é essencial em todos os momentos de nossa existência, tudo está envolvido automaticamente, mostrando a importância de realizar-se o processo de alfabetização seriamente por ambos, tanto a escola como a família estar a par dos afazeres do educando.

Assim, na alfabetização se não for trabalhado de forma correta e com atenção, essas falhas acompanhará o aluno nas séries seguintes, tornando necessário a realização de intervenções para ajudá-lo a superar essa dificuldade para que nas séries finais do ensino fundamental ou até mesmo durante o ensino médio, o mesmo não tenha esse diagnóstico.

 

De acordo com (ALMEIDA, 2019),

 

Percebe-se que tais lacunas de aprendizagem são visíveis no Ensino Fundamental e, em consequência, acaba por ser relevante no Ensino Médio, onde há um grande percentual de alunos com dificuldade em aprendizagem, que por usa vez interfere no futuro acadêmico, social e profissional do jovem. (ALMEIDA, 2019, p. 1 e 2).

 

Conforme Almeida (2019, p. 1 e 2), observa-se que essa situação pode se manifestar tanto no ensino fundamental como no ensino médio, realidade essa que atualmente ainda se faz presente nas escolas da rede pública. Portanto, as intervenções realizadas em sala de aula atualmente, colabora nesse processo de ensino, auxiliando o aluno que apresentar alguma limitação permitindo-o a mudança.

Dessa forma, trabalhar atividades ou aulas diferenciadas é uma alternativa que vem ganhando espaço no universo escolar, pois muitos educadores estão abordando essas táticas e observando que as respostas são significativas.

No entanto, a avaliação da aprendizagem é um elemento essencial no processo pedagógico do educador, visto que ele o auxilia para atestar se algum aluno apresenta alguma dificuldade no ensino e em cima desse diagnóstico observar qual medida cabe a ser tomada para aplicar ao aluno.

 

Sivers e Brandalise (2013, s. p.) colaboram dizendo que:

 

A avaliação da aprendizagem é elemento fundamental do ato pedagógico, porque por um lado ela contribui para que o professor compreenda as dificuldades com as quais os alunos se deparam no estudo de um determinado conteúdo curricular, e por outro, para que o professor reformule o seu planejamento de ensino a fim que facilitar a concretização da aprendizagem pelo aluno. (SIVERS; BRANDALISE, 2013, s. p.).

 

Já Luchesi (2011, p. 7) argumenta que,

 

O ato de avaliar a aprendizagem na escola se expressa como uma investigação da qualidade dos resultados obtidos, portanto, resulta num conhecimento do desempenho do educando individual, assim como de sua turma, coletivamente. (LUCHESI, 2011, p. 7).

 

Dessa forma, fica evidente a relevância de ser realizada essa atividade, ao qual pode ser utilizada como base para se ter o norteio das atividades a ser abordada, assim como definir no planejamento a necessidade de atividades diferenciadas para determinado aluno ou o encaminhamento desse para aula de reforço.

Além disso,

 

Investigar a qualidade significa proceder a um diagnóstico, o que, no nosso campo de abordagem, significa “proceder a um diagnóstico da aprendizagemdos educandos”. Por sua vez, o diagnóstico implica em dois passos, o primeiro composto de uma descritiva da realidade investigada, o segundo configurado pelaqualificaçãodo objeto descrito, com base em critérios. (LUCHESI, 2011, p. 8).

 

Almeida (2019, p. 2) argumenta que “[...] é por meio da escrita que se constrói a evolução humana do conhecimento através de registro das informações que estabelecem o processo de (re) construção do conhecimento.”. Ainda, colabora dizendo sobre a leitura que a mesma “[...] aguça a percepção crítica e reflexiva, para que aconteça a modificação do contexto em que estamos inseridos.”.

A leitura e a interpretação, de certa forma, necessita caminhar lado a lado, pois ambas são complemento da outra, assim, se o aluno consegue ler bem, consequentemente, interpretará de maneira correta e assim, terá uma boa produção; já o aluno que demonstra certa dificuldade na leitura, apresentará limitação na interpretação do texto, como nas demais atividades relacionada.

Trabalhar a leitura em sala, nem sempre é alcançado o objetivo planejado, mas inserir essa prática é interessante, abordar um texto com a leitura compartilhada estimula o aluno a participar e desenvolver.

Dessa forma, Duarte (2012, s. p.) aborda sobre a responsabilidade que o professor tem ao auxiliar os educandos no processo de ensino aprendizagem, onde de acordo com ele,

 

“[...] grande responsabilidade de auxiliar cada um de seus alunos em ter garantida a aprendizagem inicial da língua e linguagem. É sua tarefa ensiná-los a buscar pontos de vista diferentes e superação de seus obstáculos na leitura como na escrita.”. (DUARTE, 2012, s. p.).

 

Nesse sentido, devido a permanência do estudante ser maior na escola por se tratar de Escola de Tempo Integral, compreende em um oportunidade educacional de se trabalhar atividades diferenciadas que atenda as dimensões sociais dos estudantes, despertando o protagonismo juvenil existente neles. Assim, a proposta de intervenção a ser trabalhada com os estudantes envolve todas as turmas do ensino médio da Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior.

O plano de intervenção proposto a ser trabalhado está dividido entre as disciplinas de Educação Física, Arte, Língua Inglesa e Educação Especial da área da linguagem. Sendo os seguintes:

  • Plano de intervenção de Educação Física

Tema: Leitura e interpretação de texto

Ano/turma: Todas as turmas do ensino médio (1º, 2º e 3º ano

Objetivos específicos da aula: Trabalhar a leitura e interpretação de texto na língua inglesa, envolvendo a interdisciplinaridade entre as disciplinas.

Conteúdos: A história do voleibol, futsal, handebol e basquete; As táticas de jogo; A importância da prática do alongamento e aquecimento para dar início a prática esportiva.

Metodologia: Textos com conteúdo voltado para os conteúdos propostos em inglês com questões de interpretação.

Recursos didáticos: Cópia dos textos para ser trabalhado de forma individual e no coletivo.

Avaliação: Através do diálogo, da observação de forma individual e coletiva e da participação das práticas proposta.

  • Plano de intervenção de Arte

Tema: Leitura e interpretação de texto

Ano/turma: Todas as turmas do ensino médio (1º, 2º e 3º ano)

Objetivos específicos da aula: Trabalhar a participação dos estudantes na aula com textos e imagens em inglês relacionado a assuntos da disciplina de arte.

Conteúdos: O que é arte? Origens das manifestações artísticas; Rupturas, Vanguardas Europeias; Arte e ideologia, Realismo.

Metodologia: Trabalhar com textos e imagens em inglês com os conteúdos propostos.

Recursos didáticos: Cópias de textos e imagens.

Avaliação:Através do diálogo, da observação de forma individual e coletiva e da participação das práticas proposta.

  • Plano de intervenção de Língua Inglesa

Tema: Leitura e interpretação de texto

Ano/turma: Todas as turmas do ensino médio (1º, 2º e 3º ano

Objetivos específicos da aula: Trabalhar em sala o método Scanning e Skimming para auxiliar o processo de ensino do estudante

Conteúdos:Reading andwrittingstrategies (Estratégias de leitura eescrita); UsefulPhases (Frases úteis); SimplePast (Passado simples); PresentPerfect, SimplePast; (Presente perfeito epassado simples); Simple Future, Will andGoingto (Futuro).

Metodologia: Desenvolver estratégias ScanningandSkimming para a interpretação.

Recursos didáticos: Cópias de atividades, recortes de frases, uso da internet.

Avaliação:Através do diálogo, da observação de forma individual e coletiva e da participação das práticas proposta.

  • Plano de intervenção de Educação Especial

Tema: Leitura e interpretação de texto

Ano/turma: Todas as turmas do ensino médio (1º, 2º e 3º ano

Objetivos específicos da aula: Trabalhar atividades diferenciadas que atenda às necessidades de cada uma, bem como a produção do jogo da memória em português e inglês.

Conteúdos: Trabalhar os tópicos das demais disciplinas de forma lúdica, envolvendo a estratégia Scanning (localizar/informar).

Metodologia: Desenvolver ações educativas de forma individual e no coletivo de forma que atenda as limitações de cada um, assim como, mediar o processo de aprendizagem.

Recursos didáticos:Cópias de textos, imagens, recortes de palavras e frases, papel, tesoura, impresso de palavras para a confecção do jogo de memória, cola, tesoura.

Avaliação:Através do diálogo, da observação de forma individual e coletiva e da participação das práticas proposta.

Após as práticas desenvolvidas em sala de aula, observou-se respostas positivas para os problemas diagnosticados inicialmente, ao qual os educandos demonstraram interesse em participar das aulas diferenciadas, assim como o aumento significativo da produção em sala de aula.

 

CRONOGRAMA

Os encontros são realizados toda sexta-feira do mês, onde é pautado o estudo de caso para posteriormente, ser realizada a escolha dos temas e atividades a ser trabalhado em sala de aula.

 

 

Agosto

Setembro

Outubro

Novembro

Estudo de caso

01/08

06/09

04/10

01/11

Escolha das temáticas

08/08

13/09

11/10

08/11

Planejamento das atividades

15/08

20/09

18/10

22/11

Planejamento das atividades

22/08

27/09

25/10

29/11

Planejamento das atividades

29/08

 

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Diante disso, nota-se que ao abordar uma temática diferente, os educandos demonstram interesse em buscar ajuda para superar o obstáculo existente, assim como, permite a inserção de novas técnicas e alternativas que atenda às necessidades do grupo e individualmente.

Através do trabalho interdisciplinar desenvolvido na escola, percebeu-se que ouve um avanço significativo dos alunos na leitura e interpretação, onde os mesmos perceberam o avanço do seu desempenho na escola.

Portanto, os professores da Escola Estadual Jayme Veríssimo de Campos Júnior se sentiram motivados com o avanço dos estudantes do ensino médio, despertando o protagonismo juvenil existente neles.

 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ALMEIDA, Raimunda Moraes Firmo. Dificuldades de leitura e interpretação no ensino médio: importância da língua portuguesa, no colégio Paulo Américo De Oliveira, Ilhéus-Bahia. Repositorio de Tesis y TrabajosFinales UAA, 2019. Disponível em: <http://revistacientifica.uaa.edu.py/index.php/repositorio/article/view/685>. Acesso em 04 nov. 2019.

DUARTE, Kátia Macedo. O papel do professor na leitura e na escrita nos anos inicias: um estudo de caso com professores do 3º; 4º e 5º anos iniciais do ensino fundamental. V CONEDU – Congresso Nacional de Educação. 2012. Disponível em: <http.//www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID1809_23082018183638.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 2011. Disponível em: <http://irsas.cascavel.pr.gov.br/arquivos/23122013_cipriano_carlos_luckesi_-_avaliaacao_da_aprendizagem_na_escola.pdf>. Acesso em: 05 nov. 2019.

RAUEN, Adriana Regina Feltrin. Práticas pedagógicas que estimulam a leitura. PARANÁ. O professor PDE e os desafios da escola pública Paranaense, v. 1, 2008.

SIVERS, Kátia Valéria; BRANDALISE, Mary Ângela. Avaliação da aprendizagem e as dificuldades de leitura e interpretação de textos matemáticos no 6º ano do Ensino Fundamental. 2013. Cadernos PDF – Artigos 2013, v. 1. Secretaria da Educação. Governo do Estado do Paraná. Disponível em: <http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_uepg_mat_artigo_katia_valeria_sivers.pdf>. Acesso em: 04 nov. 2019.

 

[1] * Professora com Licenciatura Plena em Informática.

[2] ** Professora Especialista em História de Mato Grosso.

3*** Professora Especialista em Educação Especial e Neuropsicopedagogia