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A ARTETERAPIA NA EDUCAÇÃO

Valéria Aparecida da Rocha Silva1

 

Artigo científico apresentado à Universidade Candido Mendes - UCAM, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Arteterapia.

 

 

RESUMO

 

 

O processo da arteterapia na escola auxilia no aprendizado em geral ajudando na concentração e memoria, no desenvolvimento pessoal, na comunicação, auxilia nas habilidades físicas, diminui o nível de ansiedade e estresse dos mais variados tipos de problemas. O presente trabalho demonstrará de uma forma simplificada os meios de trabalhar a técnica arteterapia voltada para os meios escolares, seus fatores benéficos para a saúde e desenvolvimento de quem praticam. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica tendo as contribuições dos autores como CURI (2003), MARTINS (2011), OLIVEIRA (2014), CERRUTO (2009), entre outros, procurando enfatizar a importância da arte e a maneira trabalhada. Ou seja, o uso dessa técnica esta voltada na saúde dos pacientes, mais nada impede que ela seja aplicada em sala de aula, é o que este artigo vem enfatizar sabendo que a arteterapia nas escolas será de grande ajuda no desenvolvimento dos educandos.

 

Palavras-chave: Educando. Desenvolvimento. Saúde.

 

 

1. Introdução

 

 

O presente trabalho tem como tema a arteterapia na educação, com intuito de demonstrar a influencia de trabalhar a arte tanto nos métodos de ensino escolar e estético, quanto no processo de saúde, para que assim outros resultados possam ser alcançados. Normalmente, quando não conseguimos expressar algo verbalmente utilizamos gestos, imagens, metáforas verbais e tons de voz para a melhor comunicação entre as pessoas.

Trabalhar as emoções através da arteterapia tem como principal objetivo melhorar a qualidade das relações, ela se concentra no emocional, ajudando a sermos mais conscientes e facilitando deste modo o desenvolvimento da pessoa. As emoções básicas, como o medo, a raiva, a alegria, o amor, a tristeza e os sentimentos incômodos, são essenciais e necessários para o equilíbrio emocional de todas as pessoas. Nesta perspectiva, contribuiu-se para o desenvolvimento desse trabalho:

 

    • O processo arte terapêutico na aprendizagem e no desenvolvimento

 

das pessoas.

 

    • Os benefícios trazidos pela arteterapia e em quais casos ser utilizada

 

    • O uso da arteterapia em crianças especiais, e no auxilio educativo

 

em geral.

 

 

  1. Desenvolvimento

 

2.1 Conhecendo a arteterapia:

 

O trabalho aqui representando primeiramente como é o processo de ensino nas artes, e seus resultados através de meios terapêuticos, ou seja, o desenvolvimento da arteterapia principalmente quando usados nos meios escolares. O trabalho nessa área consiste em cuidar do ser humano, pois através dela podemos tratar áreas como emocional, afetiva, auxiliando na memorização, concentração, autocontrole. Trabalhar a arte é resinificar o que existe no nosso interior, colorindo de fora pra dentro, o uso das cores trás pra quem usa sensações de alivio, alegria, paz interior, ou seja, as cores trazem influencias energéticas.

 

  • por meio da arte que podemos conhecer e entender a cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para a construção humana sensível. (Martins, 2011, p.134). Neste trecho Martins demonstra trabalhar a arte podemos tocar na parte mais sensível do ser humano, ou seja, esse é um trabalho que exige do profissional muita dedicação e respeito e responsabilidade.

Benefícios do tratamento arte terapêutico:

 

A arteterapia é um processo terapêutico que faz uso de diferentes meios artísticos para que o paciente que faz uso desse tratamento possa através dele adquirir alívios ao stress, ansiedade, depressão entre muitos outros problemas. É a livre expressão artística sem se preocupar com a beleza estética em si, indicada para pacientes de todas as idades. No processo da dança terapêutica, o olhar para o nosso interior unindo espirito ao corpo, ou seja, o paciente ficará a vontade para execução da técnica.

Sabendo que é muito difícil um paciente consiga falar sobre seus conflitos emocionais, traumas. O uso dessa técnica terapêutica facilita para que suas criações sejam avaliadas, contando que esse procedimento tem uma enorme influencia na vida do paciente facilitando o desenvolvimento da mente saudável além de auxiliar na sensação de bem estar, ajudando a pessoa a lidar com o stress mantendo-se mais leve.

Para se trabalhar a arteterapia o profissional faz uso de várias técnicas artísticas: desenho, pintura, colagem, modelagem entre outras, através desses meios a arte terapeuta irá trabalhar cada uma delas conforme a necessidade dos seus pacientes, para que obtenha um resultado satisfatório.

Primeiramente para que o profissional aplique o procedimento certo ele deve conhecer o paciente e seus traumas vividos, pois cada técnica é indicada de acordo com o grau de necessidade da pessoa, vendo que algumas das vezes se usada à errada pode acarretar ainda mais stress para quem faz uso dela. O profissional também deve prestar serviço que garanta a segurança do paciente, respeitando suas limitações físicas, emocionais e mentais, sendo confidencial com informações usando sempre de bom caráter e ética.

  

Acessohttps://artmidiadesign-news.blogspot.com/2012/03/significado-das-cores.htmlvisto13/02/19.

 

Como mostra a imagem acima, existem diferentes significados dados às cores; amarelo traz riqueza, o vermelho é paixão, branco a paz, preto luto, entre outros. Usamos das cores para dar significado as coisas, ou seja, um profissional em que use todas juntas pode estar contribuindo muito para o desenvolvimento das pessoas trazendo de volta a alegria de viver.

 

2.2 Arteterapia na aprendizagem.

 

O processo de aprendizagem exige, concentração da parte de quem aprende e também métodos diferenciados dos professores para que mantenha seus alunos cada vez mais interessados na aula em si. Podemos identificar contribuições que o ensino das artes vem promovendo, e contribuindo no desenvolvimento dos alunos, fazendo observações nos processos utilizados no incentivo dos alunos no processo de criação e compreensão dos conteúdos trabalhados na disciplina, identificando nas observações instrumentos que auxiliam no ensino e aprendizagem das artes visuais. “O papel do professor é mediar à relação de troca entre aluno e o meio, a partir dos conteúdos escolares” (MARTINS, 2011, p.27).

Analisando por esse pressuposto a artes na no processo educativo cada vez mais vem ganhando espaço ela trabalhada como métodos terapêuticos pode melhorar ainda mais o aprendizado dos alunos. Trabalha arteterapia na escola pode ser de grande auxilio para com alunos portadores de diferentes tipos de deficiência tanto psíquicos quanto físicas. Ou seja, o método arte terapêuco pode auxiliar também na educação inclusiva na escola. Como a professora Marlei Adriana Beyer Floriani descreveu vários tipos de transtornos encontrados nos alunos: déficit de atenção, imperatividade, transtorno da leitura, entre muitos outros.

A professora Floriani apresenta várias técnicas a respeito do aluno com TDAH, para que ele não se sinta entediado com as aulas, e não atrapalhe os colegas, pois a criança com esse transtorno tem bastantes dificuldades com aulas monótonas. A professora destaca o cuidado com o uso das cores fortes, pois as mesmas podem ainda deixar a criança mais agitada, os alunos hiperativos ainda podem se destacar como adultos designers, artistas plásticos, um dos motivos pelos quais o trabalho da arteterapia pode muito ajudar nas aulas com essas crianças, incluindo a dança como método, pois por ser muita agitada as crianças gastaram muita energia com aulas de dança.

A arteterapia é destinada a pessoas sem restrição de idade com intuito de

 

  • Aliviar o estresse, auxiliar no tratamento de depressão e ansiedade.

 

  • Organizar as ideias, reduzir medos, desenvolver autoestima.

 

- Potencializar habilidades, resgate da intuição corpo mente espirito.

Para obter esses resultados a escola deve planejar as situações de aprendizagem para que os alunos possam desenvolver valores, atitudes conhecimentos a partir dessa aprendizagem. O processo político pedagógico é uma das partes mais importantes de uma organização em uma escola, pois e através dele que se concentram atividades de capacitação, conhecimento, habilidades e competência, entre outros, assim podem contribuir para um melhor desenvolvimento de certas atividades.

O trabalho com crianças especiais exige dos profissionais um conhecimento adequado, no entanto algumas das escolas já possuem profissionais específicos para o trabalho com essas crianças, o psicopedagogo é um exemplo de profissional que atua juntamente com o corpo docente para auxiliar na aprendizagem das crianças.

O ensino leva o aluno a construir diferentes conhecimentos, competências e habilidades, realizando assim seus objetivos na vida, o aprender é simplesmente absorver e acumular informações, assim o ser humano é capaz de tomar decisões e agir de forma competente. “É por meio da arte que podemos conhecer e entender a cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para a construção humana sensível” (MARTINS, 2011, p.134).

Nesse caso o trabalho desse profissional vem para ajudar o individuo a desenvolver suas habilidades.

O psicólogo na escola terá uma atuação preventiva ligada aos processos de identificação, de avaliação e de reeducação, favorecendo a dinâmica das relações sociais, passando a exercer as funções de neutralização, integração, diferenciação e de informação. (Oliveira, 2014, p.31).

O trabalho de profissionais como esses e de grande auxilio na educação atual, no caso a arteterapia também tem grandes influencias no psicológico de quem a pratica no caso dela ser trabalhada com os alunos seria de grande valia no auxilio da educação em geral. Ou seja, o Trabalho da arteterapia com pessoas portadoras de algum tipo de deficiência, ajudara ainda, mas no seu desenvolvimento.

 

Conclusão:

 

O arteterapeuta pode trabalhar com todos os tipos de pessoas de diferentes idades, sua principal função é cuidar do ser humano e facilitar o desenvolvimento nos processos de transformação e relações sociais, ele atua facilitando a expressão do ser humano, usando a arte como canal de acesso, o profissional dialoga e compreende o paciente a partir da expressão artística.

Vendo os benefícios de quem pratica a técnica é de muita valia, então se a mesma for praticada com crianças especiais favorecerá ainda mais no desenvolvimento das mesmas. O ensino leva o aluno a construir diferentes conhecimentos, competências e habilidades, realizando assim seus objetivos na vida, o aprender é simplesmente absorver e acumular informações, assim o ser humano é capaz de tomar decisões e agir de forma competente. “É por meio da arte que podemos conhecer e entender a cultura do nosso tempo, sendo este um processo fundamental para a construção humana sensível” (MARTINS, 2011, p.134).

Diante do tema exposto observamos vários métodos para se trabalhar a arteterapia nas escolas, sabendo que o ensino da arte em si já auxilia na sensibilidade do individuo, e também no seu desenvolvimento psicomotor, já que o processo arte terapêutico envolve trabalhar a arte e o psicológico da pessoa. É o que nos diz Elena Cerruto dança terapêutica é uma viagem em busca de nós mesmos.

 

REFERÊNCIAS

 

Acesso HTTPS://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/psicologia/a-arteterapia-e-suas-modalidades/51224 visto05/12/2018

 

BURG, Silvana Montibeller Pensamento pedagógica e construção da escola/ Silvana Montibeller Burg, Sílvio Luiz Fronza. Indaial: Uniasselvi, 2013.

 

CERRUTO, Elena No ritmo do coração: dançaterapia entre oriente e ocidente/

 

Elena Cerruto; traduçao Salma Cortez Delgado, Rita Aguiar. – Sao Paulo: phorte, 2009.

 

CURY, Augusto Jorge, 1958- Pais brilhantes, professores fascinantes/ Augusto Jorge Cury. – Rio de Janeiro: Sextante 2003.

 

MARTINS, Josenei Didática e metodologia do ensino de artes/ Josenei Martins e Tatiana dos Santos da Silveira. Indaial: Uniasselvi, 2011.

 

OLIVEIRA, Fernanda Germani de Psicologia da educação e aprendizagem/ Fernanda Germani de Oliveira. Indaial: Uniasselvi, 2014.

1Licenciatura em artes visuais. E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.