Curso livre: Contação de histórias com a utilização personagens confeccionados em papel – 40 horas.

 

Vídeo 1: criando personagens em papel

 

Pontos de destaque para a contação de histórias:

-Leia o livro sozinha(o) antes de apresentá-lo para as crianças
É imprescindível que você conheça a história antes de contá-la, primeiro por ser preciso comprovar se a obra condiz com a faixa etária que será trabalhada e se o tema está em consonância com a proposta do trabalho. Em segundo lugar, é preciso que você conheça bem a história e planeje previamente as práticas que serão aplicadas no momento da leitura.

-Ensaie a contação da história em voz alta
Esse ponto é importante para que você possa testar a forma como contará a história e fazer correções se julgar necessário. Caso tenha bastante prática, essa etapa pode ser feita de forma mais rápida ou até mesmo cortada.

-Dê toques pessoais à história
Mesmos que você esteja fazendo uma leitura, pode ser importante acrescentar características e elementos que tornem a história mais próxima da realidade de seu público, tornando mais fácil o entendimento e atraindo mais a atenção. Não é preciso (e as vezes nem é indicado) mudar a história, mas você pode acrescentar alguma explicação, um trejeito, uma característica, em fim, qualquer coisa familiar à vivência de suas crianças.

-Crie vozes para os personagens
Fazer com que cada personagem tenha sua própria voz, com timbre, entonação e ritmo próprio, torna a história mais interessante e atrativa para as crianças, além de marcar a personalidade de cada personagem. Quanto mais característica e particular for a voz de cada personagem, melhor e mais empolgante será a contação.

-Capriche na entonação, nos gestos e na emoção
É fundamental que a personalidade de cada personagem, bem como seus sentimentos em cada parte da história sejam explicitados da melhor maneira possível. Para tanto, será preciso caracterizar as falas com a entonação adequada, acompanhando com expressões faciais e gestos condizentes. É como viver cada personagem.

-Use as personagens confeccionadas com papel (conforme mostra o vídeo), brinquedos ou fantoches durante a contação
Fica bastante interessante, se você personificar as personagens com algo de concreto. Sendo que, nesse quesito, a confecção dos mesmos em papel, com a ajuda das crianças, pode dar mais vida à sua prática e unir o grupo com o objetivo de fazer os personagens para a história.

Nesse ponto, existem várias opções interessantes, como imprimir as personagens e colocar os alunos para recortar e dobrar; ou descrever as personagens e pedir a cada aluno que desenhe e recorte uma. Por exemplo, você pode falar pra eles “- vamos precisar de um anão barbudo. Quem quer fazer esse anão.” E desta maneira ir seleciono alunos para fazerem todas as personagens de sua história.

Na hora da contação da história, você pode controlar as personagens enquanto vai contando, ou pode colocar cada aluno para controlar uma delas. Assim, a história pode se tornar quase que como um mini teatro e dependendo da empolgação das crianças, é possível até mesmo repetir a contação de modo que se assemelhe a uma brincadeira com as personagens.

Outro ponto a ser destaca relaciona-se com a prática de colocar as próprias crianças para criarem a história. Esta atividade pode ser bastante trabalhosa dependendo da faixa etária e da maturidade das crianças, mas pode se mostrar bastante gratificante. Neste caso, você pode fornecer as personagens impressas para as crianças e dar orientações enquanto as direciona na criação da história, ou pode pedir que cada um crie sua personagem, e você cria o ambiente e os oriente no processo de ir criando a história como uma brincadeira em grupo (ou um jogo de RPG).

 

>LEITURAS COMPLEMENTARES<

 

Como escolher histórias por faixa etária:

Qual a melhor história para cada faixa etária?

Livros infantis ideais para cada faixa etária

 

Dicas para contação de histórias:

10 dicas de como contar histórias para crianças

Como contar histórias

 

Utilizando RPG para criar histórias em grupo:

Aplicando RPG na escola

 

Em caso de dúvidas, enviar Wahts para o número (66) 99687-8773 (setor Pedagógico ISCI)

 

Assim que estiver estudado o conteúdo, clique no link abaixo para fazer a avaliação. O certificado será emitido em até 3 dias úteis após a conclusão da mesma. Caso sua nota seja insuficiente, enviaremos mais instruções a avaliação de recuperação será libera sem custo adicional.

>clique aqui e faça sua avaliação<