11 passos simples para escrever e publicar um artigo científico:

Publicar um artigo científico é, antes de tudo, uma forma de divulgar seu trabalho e enriquecer seu currículo.

Vale lembrar que não existe uma norma padrão que se aplique a todos os casos (embora todos sigam padrões da ABNT) e cada instituição acaba adotando um “estilo” próprio.

Neste texto, faremos uma abordagem geral, embora enfatizando os padrões adotados pela ISCI – Revista Científica.

1 – Finalidade do artigo: é o primeiro ponto a ser analisado. Você está escrevendo um artigo como requisito de alguma disciplina de sua graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado? Ou seu foco é a publicação? Como foi dito anteriormente, cada instituição segue seus “padrões” e caso você não se atente a eles desde o início, fatalmente terá que reestruturar seu artigo depois de pronto.

No caso da ISCI Revista Científica pede-se que os artigos tenham os seguintes elementos: resumo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Como pode ser visto na seção “Normas para publicação”.

2 – Tema: deve ser escolhido de acordo com o seu conhecimento e com o propósito do artigo. Se o artigo é parte das atividades de um curso de pós-graduação em Docência do Ensino Superior, terá que abordar um tema pertinente ao Ensino Superior. Nesse caso, não dá para escrever sobre “Os benefícios da ludicidade na alfabetização” ou o “Ensino de equações de 1º grau no nono ano do ensino fundamental”, por mais conhecimento e experiência que se tenha na área.

A ISCI Revista Científica é uma revista multidisciplinar e aceita artigos abordando todas as áreas do conhecimento.

3 – Metodologia: seu trabalho será fundamentado em revisão bibliográfica ou pesquisa de campo?

Caso seja revisão bibliográfica, procure obras de autores idôneos que tratem do mesmo tema que você está abordando. Entenda o ponto de vista deles sobre o assunto e embase cientificamente seu ponto de vista com os deles.

Se for pesquisa de campo, pesquise primeiro obras que tratem do mesmo tema antes de traçar as estratégias de sua pesquisa e só escreva seu artigo depois de concluída a pesquisa.

4 – Escreva com cientificidade: é preciso escrever um texto coerente e maduro. Geralmente o texto deve ser dissertativo argumentativo, escrito em terceira pessoa e apresentando boa coesão textual. Outro ponto importante é a objetividade. Você deve ser claro o bastante para que o leitor entenda, mas nunca ser repetitivo ou usar palavras desnecessárias (hábito popularmente conhecido como encher linguiça).

5 – Cuidado com o plágio: apoderar-se de textos de outras pessoas constitui crime contra os direitos autorais. Portanto, texto de outros autores em seu artigo, só se for como citação, devidamente acompanhada do nome do autor original.

6 – A conclusão deve concluir: parece lógico! Mas é simples assim, a conclusão deve ser o fechamento do artigo. Deve ser um texto seu, sem citações (diretas ou indiretas) de outros autores. E sem incluir ideias novas.

7 – Referências são apenas as obras que embasaram sua pesquisa: liste apenas as obras e textos que foram efetivamente utilizados na construção de seu trabalho. É muito comum encontrarmos artigos com dezenas de referências cuja maioria não foi mencionada uma única vez no texto. Ao contrário do que alguns autores pensam, essa prática só desvaloriza o artigo.

8 – “Tamanho não é documento”: sim, eu sei que é um ditado popular, mas (ao menos nesse caso) é uma verdade inquestionável. Muito mais importante que o tamanho de seu artigo, é que ele seja bem escrito, com argumentos bem fundamentados, que o texto seja direto (sem encher linguiça), coeso (sem frases ou parágrafos perdidos) e claro.

9 – Atente-se para a coerência: quando o artigo for finalizado, revise procurando ideias contraditórias ou sem fundamentação.

10 – Revise ortografia e gramática: releia seu artigo procurando erros de concordância, de gênero, de número, de grafia, enfim, qualquer erro de português. Você pode contar com ajuda do corretor ortográfico de seu editor de texto, com a Internet, ou de um profissional da área de letras. Mas é imprescindível que seu artigo seja revisado. Caso tenha dúvidas sobre a grafia de alguma palavra, você pode consultar diretamente o vocabulário da Academia Brasileira de Letras.

11 – Publicação: bom, agora que seu artigo está pronto, se a sua intenção era publicar, basta submetê-lo no site do Instituto Saber Revista Científica: www.isciweb.com.br/revista. Caso queira publicar em outro periódico faça uma busca na Internet que existem várias opções.

Lembrando que a maioria das Revistas Científicas cobram taxa de submissão e/ou de publicação dos artigos.

Clique aqui! Conheça a ISCI Revista Científica.