O que é MBA Executivo? E para que serve?

Primeiramente é preciso salientar que esse termo MBA tem origem norte americana. Vamos por partes. Nos EUA, ao concluir um curso superior na área de administração (negócios, empresas, pessoas, marketing…) o formando recebe o “título” de Business Administration, ou em uma tradução para o português “Administração de Negócios” (ou Administrador de Negócios, em uma tradução mais livre).

Deste modo, podemos dizer que ao concluir um curso de administração, aqui no Brasil, a pessoa possui uma titulação equivalente ao BA (business administration) norte americano.

Mas e o “M”, de onde vem? Ele vem de Master. O BA (business administration) cursa uma pós-graduação se especializando em uma das áreas de administração e passa a ser MBA (Master Business Administration) ou, em uma tradução literal para o português: Mestre em Administração de Negócios.

Ok! Até aqui tudo bem, mas quem faz MBA, em nosso país, é considerado especialista ou mestre? O que é o MBA Executivo pra nós?

O MBA é uma pós-graduação lato sensu, ou seja, uma especialização em uma das áreas ligadas à administração.

Embora o nome “MBA” pareça agregar mais valor ao currículo de um administrador, e na prática possa até ser mais valorizado por algumas empresas, ele possui exatamente o mesmo valor de uma especialização (pós-graduação lato sensu).

Vale lembrar ainda que o MBA é uma especialização sempre voltada para a área empresarial e caso você atue em outra área (educação, saúde, social…), este curso provavelmente não vai agregar valor ao seu currículo.

Clique aqui! Saiba mais sobre especialização EAD.