O que é Pós-graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

Um curso de Pós-graduação é uma formação acadêmica destinada a quem já possui um curso de graduação. São cursos de pós-graduação a especialização, o mestrado e o doutorado. Cada um com suas particularidades, estes cursos geralmente são feitos nesta ordem e são subdivididos em lato sensu e stricto sensu da seguinte maneira:

– Pós-graduação Lato sensu: são cursos de pós-graduação mais voltados à atuação profissional. Estão classificados como lato sensu os cursos de Especialização e os cursos de MBA (Master in Business Administration – Mestre em Administração de Empresas) que no Brasil também é uma especialização. A carga horária de um curso de especialização é de no mínimo 360 horas que devem ser cursadas em um prazo mínimo de seis meses (salvo algumas exceções cujo tempo mínimo é maior).

É importante lembrar que, em nosso país, é comum chamar a especialização de Pós-graduação, assim como chamar o especialista de pós-graduado.

Faz-se importante mencionarmos ainda que a pós-graduação lato sensu tem, via de regra, a característica de especializar seu portador para o exercício de uma função para a qual já está habilitado pela graduação. No entanto existem raros casos em que a especialização também “habilita” ao desempenho de uma nova função. Podemos citar como exemplo o caso da Psicopedagogia Clínica e Institucional que habilita o portador deste título a atuar como Psicopedagogo tanto em instituições de ensino como em clínicas. Outro exemplo importante é a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho que habilita o portador de tal título (caso seja graduado em uma das engenharias ou em arquitetura) a atuar como Engenheiro de Segurança do Trabalho (caso a instituição tenha reconhecido o curso no CREA).

– Pós-graduação Stricto sensu: são cursos de pós-graduação direcionados à formação acadêmica e de pesquisa. São cursos de pós-graduação stricto sensu o Mestrado e o Doutorado. Sendo que a duração do Mestrado geralmente está entre dois anos e dois anos e meio e o mestrando desenvolve e defende uma dissertação como trabalho de conclusão do curso. Já o doutorado costuma durar em torno de quatro anos e o trabalho de conclusão de curso é uma tese.

No Brasil, devido às políticas educacionais, atualmente existem inúmeras instituições que oferecem cursos de especialização (Pós-graduação lato sensu, geralmente chamada de Pós-graduação) na modalidade EAD (Educação à Distância). Desta maneira, a especialização é hoje um curso de fácil acesso à maioria dos profissionais que buscam especializar-se e enriquecer seus currículos. Saiba mais clicando aqui.

Já com relação aos cursos de Mestrado e Doutorado, até o momento em que este texto foi criado, não tomamos conhecimento de nenhuma instituição que os ofereça na modalidade EAD, sendo o mais próximo disso os cursos onde os alunos assistem aulas durante períodos específicos do ano (geralmente nas férias escolares) e realizam atividades a distância no restante do tempo.