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APLICAÇÃO DOS JOGOS EDUCATIVOS E RECREATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Jhek Magner De Andrade Araujo Barros Da Silva
Eliane de Roque
Charlene Müller da Silva
Nayara Ferreira de Sousa Sandim
Lurdes Soares da Cunha Lazzaris

RESUMO

O presente trabalho propõe-se à identificação e análise, no que diz respeito, a utilização das modalidades esportivas, aplicadas como esporte educativo e como meio de aprimoramento das diversas didáticas de ensino, nos primeiros passos escolares. Desta forma, o atual estudo proporciona o entendimento de práticas esportivas como complemento e promoção do melhor desempenho estrutural da grade curricular dos primeiros anos escolares da educação inicial. Portanto, a demonstração e utilização das variadas modalidades esportivas, no âmbito educativo e pedagógico, é de suma importância e condiciona a percepção de que a aplicação das diversas modalidades esportivas na grade de disciplinas escolares são pontos positivos e satisfatórios, gerando assim, benefícios didáticos, educacionais, disciplinários e também sociais.
Palavras-chave: pedagogia; esporte educativo; educação inicial.

INTRODUÇÃO
Na atualidade, a educação é uma ferramenta primordial para o desenvolvimento e crescimento, tanto econômico quanto social, de uma nação.
Diante disto, e por conta desta afirmação, o atual estudo compreende a análise de métodos práticos para o melhor empreendimento didático dos profissionais de ensino nos primeiros anos escolares. Compreendendo que, o que vem como forma de melhoria para o crescimento
No contexto do presente estudo, encontram-se questões que visam muito além das salas de aulas, e que podem ser discutidas como busca das melhores políticas didáticas de ensino, entre os representantes da sociedade.
Assim, a atual pesquisa, utiliza o método hipotético-dedutivo, pois o mesmo busca compreender o assunto relacionado ao esporte educativo através de hipóteses, e métodos de procedimento como o funcionalista e o monográfico, e na tipologia e técnicas de pesquisas, foram utilizadas pesquisas como: pesquisa e levantamento bibliográfico, e também o fichamento com a compilação das informações adquiridas. Além do mais, utilizou-se da pesquisa exploratória, com pesquisas através dos meios de comunicação como a internet, etc.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA
O atual estudo tem como temática de pesquisa a utilização e prática das diversas modalidades esportivas, no principio educativo, como aprimoramento e aprendizagem de alunos, no que diz respeito à educação inicial.

PROBLEMA DA PESQUISA
A realidade da educação brasileira, ainda é condicionada a alguns requisitos, o que ainda se buscar formas e políticas de aprimoramento para a melhor condição da educação como um todo. Assim, o atual estudo tem como primazia a observância de condicionantes que a cada dia venham a somar com o desenvolvimento dos primeiros anos de estudo de nossas crianças.
Diante disso, este estudo busca compreender na realidade educacional, a utilização e aplicação do esporte como ferramenta educativa e de desenvolvimento dos alunos nos primeiros anos de estudo, chegando à seguinte questão: Qual é o impacto da inserção e aprimoramento, por parte dos pedagogos, do esporte educativo na educação inicial?

HIPÓTESE E VARIAVEIS DA PESQUISA
O presente estudo tem como hipótese principal: O esporte educativo é um determinante ou instrumento, que compreende pontos positivos para o desenvolvimento e melhor aprendizagem dos alunos, no que tange ao ensino inicial.
E como hipóteses secundárias: a) compreende-se que através do esporte educativo, o aluno da educação inicial, tem o aprimoramento de raciocínio e comportamento; b) o esporte educativo, em suas diversas modalidades, traz consequências positivas para o relacionamento social dos alunos.

OBJETIVOS DA PESQUISA
Objetivo geral
Analisar os impactos educativos e sociais causados pela inserção e aprimoramento do esporte educativo, na condução do ensino ou educação inicial.
Objetivos específicos
1) Descrever as principais teorias que fundamentam o ensino e estudo pedagógico sobre a aplicação do esporte como disciplina e principio educativo.
2) Apresentar, com destaque, a condução e melhoramento do desenvolvimento social entre os indivíduos formadores e participantes do ensino inicial.
3) Analisar a aplicação esportiva educativa, e quais as modalidades mais utilizadas e seus por menores, em turmas do ensino inicial.

JUSTIFICATIVA DA PESQUISA
Com a situação e busca das melhores condições de didática entre as diversas esferas do ensino, traz-se a melhor aplicação das modalidades esportivas, sempre visando o desenvolvimento dos mesmos, como esportes educativos, para o ensino inicial.
Assim, no âmbito social este trabalho é de grande primazia para a demonstração da utilização das modalidades esportivas, como meios de promoção da educação para crianças participantes do ensino inicial, o que é de interesse de toda a sociedade, ou seja, àqueles que visam o melhor desenvolvimento de seus filhos e alunos.
Já no âmbito científico-acadêmico e educacional, o atual estudo tem como intenção, tanto para os acadêmicos de pedagogia, quanto de outras áreas, e também aos profissionais pedagogos, a serventia de aplicação e base para posteriores trabalhos. E, portanto, será um conhecimento no que tange à aplicação do esporte na construção e alicerce de alunos do ensino inicial.
No âmbito pessoal ou particular, esse estudo trás condições para a obtenção de mais conhecimento didático e educacional, o que servirá de base para futuras funções e oportunidades profissionais, o que evidencia um trabalho relevante e contribuinte para a sociedade de uma forma em geral e também para a realização do trabalho de conclusão de curso de pedagogia.

REVISÃO BIBLIOGRÁFICA DA PESQUISA
A seguir apresentam-se os principais conceitos e teorias que tem relação direta ou indiretamente com áreas da pedagogia e com as aplicações das modalidades esportivas, como esporte educativo, no desenvolvimento e didática de aplicação no ensino inicial.

DEFINIÇÃO E CONCEITOS DE PEDAGOGIA
Para a melhor condição de compreensão do estudo, é de bom grado o conhecimento e entendimento de formulações e definições da pedagogia como ciência.
Assim, segundo ALMAGUER LUAIZA, “(...) a ciência pedagógica tem um longo caminho histórico, onde seus primeiros passos surgiram, também, com o principio e desenvolvimento das civilizações”.
Ainda, na visão de ALMAGER LUIZA:
(...) assim como outras ciências, na pedagogia os grandes estudos sugiram através dos clássicos da antiguidade, tais como Platão (427- 347 a.c.), Aristóteles (384-322 a.c.), entre vários outros.
Tendo como base as informações acima, compreende-se que a pedagogia como ciências, vêm de longas datas, o que nos é suficiente para base de entendimento.
Na demonstração básica de definições pedagógicas, a visão de N. A. Konstratinov apud Isóis, J. (1976), é que “o objeto de estudo da Pedagogia é a educação como fenômeno social”. Já para Libâneo (1999), a pedagogia é conceituada e definida da seguinte forma:
Pedagogia é, então, o campo do conhecimento que se ocupa do estudo sistemático da educação, isto é, do ato educativo, da pratica educativa concreta que se realiza na sociedade como uns dos ingredientes básicos da configuração da atividade humana. (LIBÂNEO, J. C.1999, p. 25).
Com isso, as determinações e definições conceituadas acima, firmam a pedagogia e seus métodos como primordial ao desenvolvimento dos âmbitos social, cultural e educacional de uma sociedade. E assim, o tópico seguinte, observa e norteia-se diante do esporte educacional ou educativo, como metodologia de aprimoramento no ensino nas diretrizes da educação inicial.

ESPORTE EDUCACIONAL
No Brasil, tem-se, dentre as várias secretarias do governo federal, a Secretaria Nacional de Esportes, onde, das suas ramificações existe a “Secretaria Nacional de Esporte educacional”, que segundo o site do Ministério da Educação, as suas diretrizes têm como competência e missão:
• À Secretaria Nacional de Esporte Educacional compete:
1. Fazer proposições sobre assuntos da sua área para compor o Plano Nacional de Esporte;
2. Implantar as decisões relativas ao Plano Nacional de Esporte e aos programas de desenvolvimento do esporte educacional;
3. Realizar estudos, planejar, coordenar e supervisionar:
I. O desenvolvimento do esporte educacional;
II. A execução das ações de promoção de eventos;
4. Zelar pelo cumprimento da legislação esportiva, relativa à sua área de atuação;
5. Prestar cooperação técnica e assistência financeira supletiva ao outros órgãos da Administração Pública Federal, aos Estados, ao Distrito Federal, aos Municípios e às entidades não-governamentais sem fins lucrativos, em empreendimentos ligados ao esporte educacional;
6. Manter intercâmbio com organismos públicos e privados, nacionais, internacionais e governos estrangeiros, em prol do desenvolvimento do esporte educacional;
7. Articular-se com os demais segmentos da Administração Pública Federal, tendo em vista a execução de ações integradas na área do esporte educacional;
8. Prestar apoio técnico e administrativo ao CNE;
9. Coordenar, formular e implementar políticas relativas aos esportes educacionais, desenvolvendo gestões de planejamento, avaliação e controle de programas, projetos e ações.
Em concordância ao atual estudo, é de se observar que o “esporte educativo” é um tema relevante para as diversas diretrizes e compreensões destinadas à educação, quanto mais ao aprimoramento da mentalidade e raciocínio dos nossos estudantes.

METODOLOGIA DA PESQUISA
Para o desenvolvimento e investigação do atual trabalho, a seguir apresentam-se os principais aspectos metodológicos utilizados no decorrer da pesquisa.
Assim, o método de abordagem utilizado foi o hipotético-dedutivo, que tem a intenção de obter primazia quanto às hipóteses levantadas, chegando assim, à validação das informações adquiridas pelo trabalho.
Na visão de Gil apud Oliveira (2008, p.84), com a existência de fenômenos e a não possibilidade de se explicar, então encontramos um problema, onde se utiliza a criação de hipóteses com a intenção de explicar ou solucionar o problema. Estas hipóteses terão que passar por alguns testes ou falseamento, e caso não consiga o falseamento das mesmas, então chagamos à corroboração.
Diante desse processo, segundo Popper apud Oliveira (2008, p.85), “(...) a hipótese mostra-se válida, pois superou todos os testes, mas não definitivamente confirmada, já que a qualquer momento poderá surgir um fato que a invalide”.
Já os métodos de procedimentos, ou seja, as técnicas de investigação utilizadas como meios de entendimento e compreensão do estudo são: O método funcionalista, já que estudou-se as estruturas e as bases do ensino inicial; O método observacional, que compreendeu a observação por parte do atual estudo, nas questões relacionadas ao problema de pesquisa em análise e das informações adquiridas; Outro método de procedimento utilizado, foi o monográfico, pois o atual estudo é, sem sombra de dúvidas, de grande representatividade para outros, tendo também o interesse da obtenção de informações relevantes ao esporte educativo.
Na tipologia e técnicas de pesquisas, são utilizadas pesquisas tais como: a pesquisa bibliográfica, com levantamento bibliográfico, fichamento e compilação de informações. Também se utilizou da pesquisa exploratória, através de pesquisas por meio da internet e a pesquisa qualitativa que tem como competência a análise dos conteúdos obtidos por meio das outras fases da pesquisa.

O ESPORTE EDUCATIVO NA EDUCAÇÃO INICIAL
Na compreensão dos estudos da prática de modalidades esportivas, segundo Carlson apud Correia (2007), vê nos jogos uma condição do individuo melhora sua saúde, onde:
“(...) Ao participar de jogos, as crianças se beneficiam física e psicologicamente das atividades, contribuindo para preservar sua saúde. Nesse sentido, os JC (Jogos Coletivos) são introduzidos como uma forma de intervenção, sob uma abordagem multifatorial e holística, que envolve diversos aspectos relacionados com a saúde individual, tais como: as emoções, a aprendizagem, o relacionamento pessoal; a auto-estima, a necessidade de conhecimento e as condutas comportamentais.(Carlson apud Correia, 2007).


O ESPORTE COMO DISCIPLINA
Segundo pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), os levantamentos realizados quanto à aplicação de recursos públicos na melhoria de políticas voltadas à educação, ou melhor, frisando, ao esporte como prática educacional. As informações abaixo são de uma pesquisa de esporte de 2003, onde o IBGE investigou, nos estados brasileiros e também no Distrito Federal, diversos temas relacionados à gestão do esporte.
Entre 2002 e 2003, os gastos dos governos estaduais com esporte diminuíram 19,6%, caindo de 0,13% das despesas totais para apenas 0,09%. O baixo investimento se reflete, por exemplo, no reduzido número de equipamentos esportivos de propriedade e/ou sob a gestão dos estados existentes em 2003: 228 ao todo, sendo que 12 deles estavam paralisados. Por sua vez, 58,1% das escolas estaduais tinham ao menos uma instalação esportiva naquele ano, percentual bem acima do encontrado entre as escolas municipais (12%). (IBGE, 2003).
Com isso, observa-se que no ano mencionado acima, o estado ainda não tinha interesse quanto à utilização do esporte como forma educativa no processo educacional dos estudantes nos primeiros anos de ensino. Mas, querendo ou não, segundo os comentários de Chiesa (2009), na infância existem algumas características de desenvolvimento, sendo que:
Aproximadamente aos 6 anos de idade já encontra-se 90% a 95% do desenvolvimento físico do cérebro, a coordenação motora e as habilidades desportivas múltiplas devem ser estimuladas neste período ao máximo, por meio de jogos e brincadeiras, exatamente pelo fato do cérebro estar pronto a receber um gama inimaginável de informações.(Chiesa, 2009).
Ainda, quanto à visão ode Chiesa (2009), relacionado às questões das atividades esportivas, o mesmo menciona que:
As atividades de caráter psicológico e físico variadas, são o estímulo para produzirem caminhos mentais, e serem armazenadas as informações no cérebro. Estas informações serão exigidas no futuro em situações complexas do jogo facilitando a aprendizagem e caracterizando a prontidão motora esportiva. (Chiesa, 2009)
É importante compreender que as atividades esportivas conduzem ao aprimoramento mental, físico e psicológico dos que as praticam, de forma correta e positiva.
No estudo e análise do tema, segundo Jean Piaget apud Chiesa (2009), o desenvolvimento mental humano é influenciado por quatro fatores inter-relacionado, sendo eles:
1. Maturação: amadurecimento físico especialmente do sistema nervoso central.
2. Experiência: manipulação de objetos, movimentos corporais e pensamentos sobre os objetos concretos e processos de pensamentos que os envolvem.
3. Interação social-jogos, conversas e trabalho com outros indivíduos, especialmente outras crianças.
4. Equilibração: é o processo de reunir maturação, experiências e socialização de modo a construir e reconstruir estruturas mentais.
Ainda na visão de Jean Piaget apud Chiesa (2009), no estágio do desenvolvimento de uma criança, está:
Estágio
Idade
Pensamento Intuitivo
4 a 7 anos
Operações Concretas
7 a 11 anos
Operações Formais
11 a 15 anos
Fonte: Jean Piaget apud Chiesa (2009).
Já na iniciação esportiva, Segundo a idealização de Pini apud Chiesa (2009):
Deverá possuir uma característica geral quando da passagem da criança pela fase pré-escolar (4 a 7 ) e escolar (7 a 10 anos de idade); a característica especializada deverá estar inserida no contexto do segundo ciclo escolar (12 a 15 anos de idade). (Pini apud Chiesa (2009)).
O que se pode compreender nas palavras de Flichum... “ Uma criança é sempre uma criança onde quer que possa estar. Mas uma criança só é criança por uma vez... E alguns dizem que se ela não for criança que é ajudada a crescer, então ela poderá não ser o adulto que poderia ter sido ... “

CONSIDERAÇÕES FINAIS
De forma satisfatória e com base no atual estudo, conclui-se que o problema de pesquisa em questão foi compreendido e respondido, e que as hipóteses e objetivos determinado pela atual pesquisa, também foram alcançadas no decorre do estudo.
Assim, a atual pesquisa também chegou à verificação dos dados e informações teóricas e da realidade, no que tange ao esporte como forma positiva e somatória à educação inicial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALMAGUER LUAIZA, Prof. Dr C. Benito. Pedagogia e Didática. Disponível em http://br.monografias.com/trabalhos3/pedagogia-e-didatica/pedagogia-e-didatica.shtml. Acessado em 01 de Setembro de 2011, às 16h58.

CORREIA, Marcos Miranda. Jogos Cooperativos e Educação Física Escolar: possibilidades e desafios. Disponível em http://www.efdeportes.com/efd107/jogos-cooperativos-e-educacao-fisica-escolar.htm. Acessado em 27 de Setembro de 2011, às 20h13.
CHIESA, Prof. Luiz Carlos. Crianças e Adolescentes. Disponível em http://www.cdof.com.br/crianca2.htm#2. Acessado em 27 de Setembro de 2011, às 21h30.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa de Esporte 2003. Disponível em http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=588&id_pagina=1. Acessado em 05 de Setembro de 2011, às 17h34.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Esporte Educacional – Missão. Disponível em http://www.esporte.gov.br/snee/sobre.jsp. Acessado em 20 de Setembro de 2011, às 19h40.
OLIVEIRA, Ademir Machado de. Guia para Planejamento, Elaboração e Apresentação de Monografias e Pesquisas Científicas nas Ciências Sociais Aplicadas (Versão Preliminar) / Ademir Machado de Oliveira. Sinop-MT, 2008.