O LÚDICO NO ENSINO-APRENDIZAGEM
Vanusa Fatima Galvan Galvan
Mazuchini Léia Almeida
Ana Paula Bezerra Contte
RESUMO:
O presente trabalho relata a suma importância da utilização das atividades lúdicas nas práxis pedagógicas nas séries inicias do ensino fundamental. O objetivo deste artigo é de que o lúdico proporcione de forma significativa, prazerosa e alegre o ensino aprendizagem e também na construção do conhecimento humano e na progressão das diferentes habilidades, tornando assim um instrumento indispensável na prática docente.
Palavras Chave: LÚDICO. FORMA DE ENSINO APRENDIZAGEM
ABSTRACT:
This paper describes the importance of the use of play activities in the pedagogical praxis in initial grades of elementary school. The purpose of this article is that the playful provides significantly pleasurable and joyful teaching and learning also in the construction of human knowledge and progression of different skills, thus making an indispensable tool in teaching practice.
Keywords: playful. LEARNING TEACHING FORM
1. INTRODUÇÃO
A intuito deste trabalho é apontar a importância do lúdico no ensino aprendizagem, proporcionando ao educando um espaço mais prazeroso e motivador A atividade lúdica é uma ferramenta bastante importante para auxiliar no processo de ensino aprendizagem das crianças, pois consegue envolvê-las e transmitir um conhecimento. Entretanto, é importante que tanto as crianças como o professor saibam utilizar esse material de forma a gerar um aprendizado realmente significativo, pois senão só teremos a sua utilização como uma atividade relacionada à recreação.
Através do trabalho lúdico o professor não apenas ensina mais também aprende com seus alunos, é de fundamental importância que as atividades lúdicas estejam em consonância aos conteúdos curriculares, transmitindo-o o conhecimento científico de forma prazerosa, ampliando assim suas habilidades e competências.
O pensar acerca do lúdico como instrumento favorável à aprendizagem é concebido no momento em que o educador busca inovar sua prática pedagógica oferecendo espaço para o desenvolvimento da criança nos seus aspectos cognitivos a partir das brincadeiras.
SANTOS (2011, p.41) afirma que: ‘’Assim, o lúdico servirá como suporte na formação do educador, com o objetivo de contribuir na sua reflexão-ação-reflexão, buscando dialetizar teoria e prática, portanto, reconstruir a práxis”.
O professor, ao ensinar com a ludicidade, deve refletir que não há conhecimentos prontos e sim conhecimentos contextualizados que podem estar constantemente em processo de mudança, através de observações dos fatos e das necessidades do dia-a-dia.
2. LÚDICO COMO FORMA DE APRENDIZAGEM
A escolha do tema Lúdico como Forma de Aprendizagem contextualizada nas series inicias do ensino fundamental foi proposto com intuito de minimizar as dificuldades de compreensão de novos conceitos, principalmente os abstratos. O desafio do professor pedagogo é enorme. Nas disciplinas o professor tem a oportunidade de utilizar o lúdico, facilitando a assimilação e compreensão dos alunos. Isso requer do professor habilidade e dedicação para que possam ser trabalhadas essas ações pedagógicas diferenciadas juntamente com as tradicionais, sem perder o foco no tema.
A técnica pedagógica deste trabalho, ou melhor, dizendo a ludicidade, é fundamental para o aprendizado dos alunos. É importante, portanto, que o planejamento de aula englobe a contextualização do tema no cotidiano do estudante, a valorização de seus conhecimentos prévios e de suas potencialidades.
A palavra lúdico vem do latim ludus e significa brincar. Através deste método pedagógico, a criança forma opiniões, cria fantasias, estabelece relações lógicas, agrega percepções, facilitando o processo de socialização.
Segundo Nunes, a ludicidade é uma atividade que tem valor educacional intrínseco, mas além desse valor, que lhe é inerente, ela tem sido utilizada como recurso pedagógico. Segundo Teixeira 1995 (apud NUNES), “várias são as razões que levam os educadores a recorrer às atividades lúdicas e a utilizá-las como um recurso no processo de ensino-aprendizagem”.
A ludicidade associada aos conteúdos curriculares é uma técnica pedagógica utilizada para sanar as dificuldades teóricas enfrentadas pelos estudantes, com a proposta de um ensino-aprendizagem coerente com os conhecimentos prévios dos alunos. Portanto, é indispensável promover atividades diferenciadas que auxiliem no desenvolvimento das noções básicas.
A ludicidade é uma necessidade do ser humano em qualquer idade e não pode ser vista apenas como diversão. O desenvolvimento do aspecto lúdico facilita aprendizagem, o desenvolvimento pessoal, social e cultural, colabora para uma boa saúde mental, prepara para um estado interior fértil, facilita os processos de socialização, comunicação, expressão e construção do conhecimento. (SANTOS, 2011, p.12)
Dessa maneira, o educador deve varias suas metodologias de ensino tornando suas aulas mais dinâmicas, para que os alunos prestem atenção e se entusiasmem com as aulas e consequentemente aprendam o conteúdo proposto. Desta maneira, as ações dos educadores devem ser efetivas neste processo, pois eles são fundamentais na melhoria dos níveis de desempenho dos alunos. Por meio da interação, muitos momentos prazerosos estarão presentes em sala de aula e possibilitarão uma aprendizagem mais sólida.
É preciso, portanto, que tais currículos sejam repensados, dando a estes uma nova visão de criança, jogo, brinquedo, desenvolvimento e aprendizagem. Estas características oportunizarão a seus egressos a descoberta da própria ludicidade, levando-os a desenvolver nas crianças a alegria de entender a escola como espaço, acima de tudo prazeroso. (SANTOS, 2011, p.61)
Alguns profissionais desconsideram o lúdico como fator importante no processo ensino-aprendizagem. Por esse motivo não desenvolvem atividades lúdicas e mantêm a resistência ao dizer que o trabalho com a ludicidade acarreta desorganização.
Segundo ANDRADE e SÁ (1992, p.28), “o professor precisa, necessariamente, possuir conhecimentos de índole didática, embora filtrados pela prática, isto é, ele deve ser capaz de refletir sobre esses conhecimentos didáticos, elucidado pela avaliação das suas próprias práticas”.
Por meio de uma aula lúdica, o aluno é estimulado a desenvolver sua criatividade e não a produtividade. Sendo sujeito do processo pedagógico, no aluno é despertado o desejo do saber, a vontade de participar.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Com o estudo realizado neste trabalho, percebeu-se a importância da inserção das atividades lúdica no planejamento do professor. Muitos autores defendem a ludicidade como um método de fundamental importância para o aprendizado das crianças podendo reunir dentro de uma mesma situação o lúdico e o educar.
É necessário que os educadores sensibilizem no sentido de desmistificar o papel do lúdico, que não é apenas um passatempo, mas sim uma ferramenta de grande valia na aprendizagem em geral, inclusive de conteúdos, pois propõe problemas, cria situações, assume condições na interação, responsável pelo desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo da criança.
Segundo SANTOS (2011, p.14) Neste sentido, a formação do educador, a nosso ver, ganharia em qualidade se, em sua sustentação, estivessem presentes os três pilares: a formação teórica, a formação pedagógica e como inovação a formação lúdica.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ALMEIDA, Paulo Nunes de. Educação Lúdica - Técnicas e Jogos Pedagógicos. 6ª Ed. _ Rio de Janeiro: Loyola, 2003.
ANDRADE, Ana Isabel O e Sá, Maria Helena A.B.A. Didáctica da língua estrangeira. Porto: Asa, 1992.
CARVALHO, L. G. A atividade lúdica no processo terapêutico. In: MARCELLINO, N. C. Lúdico, Lazer e Educação Física. 3ª. Ed. Editora Unijuí: RGS, 2009.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogos tradicionais Infantil: O jogo, a criança e a educação. Petrópolis: Vozes 1993
NUNES, Ana Raphaella Shemany. O lúdico na aquisição da segunda língua. Disponível em: http://www.linguaestrangeira.pro.br/artigos_papers/ludico_linguas.htm. Acesso no dia 06 de abril 2015.
SANTOS, Santa Marli Pires dos. O lúdico na formação do educador. Organizadora. 9. ed.- Petrópolis, RJ: Vozes,2011.
TEIXERA, Carlos E.J. A Ludicidade na escola. São Paulo: Loyola,1995.