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ANA CARLA CLEMENTINO DA SILVA

 

 

 

 

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS

 

 

 

 

 

 

 

 


COLÍDER-MT
2016
ANA CARLA CLEMENTINO DA SILVA

 

 

 

 

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO DAS SÉRIES INICIAIS

Ana Carla Clementino da Silva

Pré-projeto apresentado ao curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT como requisito básico para a aprovação na disciplina de Pesquisa na Educação I.
Orientadores: Profª. Ms. Marineide de Oliveira da Silva
Profº. Esp. Luciano da Silva Pereira


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho trata se de um pré-projeto pedagógico, aborda o tema “O Lúdico na Alfabetização das Séries Iniciais”, com a finalidade de relatar os processos de alfabetização e os métodos educacionais que auxiliam no desenvolvimento da aprendizagem.
Os métodos educacionais se referem aos meios para alcançar os objetivos gerais e específicos do ensino, englobando as ações a serem realizadas pelo professor e pelos alunos para atingir conteúdos e objetivos. Sua finalidade é criar e organizar o processo de aprendizagem, pra tanto, deve ser objetivo, verdadeiro, crítico e comprometido.
A cada ano que passa, as crianças ingressam mais cedo na escola, o que muitas vezes, acaba modificando aspectos importantes da infância. O caráter lúdico da vida infantil deve ser preservado, pois ao brincar a criança recria a realidade através da utilização de sistemas simbólicos próprios, aumentando seu rendimento e potencializando seu desenvolvimento. Portanto, construir um espaço, meios e tempos, para que os alunos se alfabetizem através de atividades que lhes propiciem diferentes maneiras de alcançar o aprendizado da leitura e escrita é um compromisso.
Ao ponderar a necessidade de uma postura interdisciplinar para entender as causas de não aprendizado da leitura e da escrita, acredita-se que a alfabetização possa ser construída através de atividades que permitam aos alunos comparar e reformular suas hipóteses, desenvolver habilidades e interação social. Desta forma, uma possibilidade é o uso de atividades lúdicas como meio de superação das dificuldades de aprendizagem escolar.
Diante desta problemática, considerando que o lúdico proporciona à criança que está sendo alfabetizada momentos de aprendizagem prazerosa, equilibrando-a psicologicamente e facilitando seu entrosamento em sala de aula, questiona-se: Quais as contribuições mais significativas proporcionadas pela inclusão da ludicidade durante a fase de alfabetização.

2 JUSTIFICATIVA

A escolha do tema justifica-se pelo fato de que os resultados da educação, apesar de todos os seus projetos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudanças no âmbito educacional. A alfabetização representa uma fase extremamente importante da vida de uma criança. Nesse sentido, o lúdico pode contribuir de forma significativa para o desenvolvimento do ser humano, independentemente da idade, auxiliando não só na aprendizagem, mas também no desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando no processo de socialização, comunicação, expressão e construção do pensamento.
Sendo assim, a utilização do lúdico na sala de aula potencializa a exploração e a construção do conhecimento por contar com motivação interna. Mas, o trabalho pedagógico requer a oferta de estímulos externos e a influência de parceiros, bem como a sistematização de conceitos em diversas situações. Por se tratar de algo prazeroso, é um instrumento de aprendizagem e parte do processo educativo da criança.
Verificamos que as atividades lúdicas propiciam à criança a possibilidade de conviver com diferentes sentimentos, os quais fazem parte do seu interior. A criança demonstra através da brincadeira como ela vê e constrói o mundo, como ela gostaria que ele fosse, quais as suas preocupações e que problemas a estão atormentando, desta forma ela expressa na brincadeira o que tem dificuldades de expressar com palavras.
Nessa perspectiva, o presente trabalho visa contribuir com outros educadores, demonstrando o quanto o lúdico na sala de aula pode promover o desenvolvimento de habilidades como a autonomia, cooperação, descoberta e raciocínio. Auxiliando na melhoria do processo de ensino-aprendizagem.


3 OBJETIVOS

a. GERAL: O objetivo geral é analisar qual a importância do lúdico como processo de motivação e participação para o desenvolvimento de ensino-aprendizagem na alfabetização. Sensibilizando quanto à importância da ludicidade pedagógica no desenvolvimento de diversas habilidades, mostrando que pode ser um grande facilitador no ensino de crianças com dificuldades de aprendizagem.

b. ESPECÍFICOS:

• Mostrar como o lúdico pode ser trabalhado na superação das dificuldades de aprendizagem;
• Analisar a contribuição do lúdico para o rendimento do aluno na aprendizagem;
• Refletir sobre a importância dos jogos lúdicos na formação, constituição e desenvolvimento cognitivo das crianças.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Os termos Alfabetização e Letramento são conceitos que têm feito parte de inúmeros estudos e discursos sobre Educação na atualidade. Cada vez mais se percebe a necessidade de inseri-los nas práticas pedagógicas dos docentes de um modo geral, com foco na Educação de qualidade para todos.
A vida da criança é uma sucessão de experiências de aprendizagem adquirida por ela mesma, quando tem a oportunidade de interação. Ao chegar à escola, ela traz consigo infinitas experiências e conhecimentos acumulados, conquistados por meio de exploração auditiva, visual, jogos, conversas, passeios, brincadeiras, contatos, brinquedos, que influenciarão no processo de aprendizagem.
No processo de aprendizagem da leitura e da escrita, a criança se defronta com um mundo cheio de atrações (letras, palavras, frases, textos) e se engajará neste mundo muito mais facilmente se puder participar integralmente dele e se o processo for transformado em um grande ato lúdico (participativo, inteligente, prazeroso), em oposição ao ato técnico (estático, repetitivo, mecânico) muito próprio das escolas. Portanto, percebe-se a necessidade de se relacionar o processo de alfabetização com o lúdico, na forma de jogos e brincadeiras, que despertam o interesse e arrebatam a atenção das crianças, tornando este processo cheio de significado.
Entende-se que o processo de alfabetização de crianças em ambiente escolar ainda é marcado por aulas com caráter simultâneo, onde o educando fica sentado escutando o que o educador fala. Apesar dos grandes avanços, tais como aumento do acesso de crianças à escola e inserção de políticas que visam à avaliação da qualidade do ensino, ainda se fazem necessárias mudanças e melhoria de resultados no Processo de Ensino Aprendizagem.
A ludicidade pode ser utilizada como forma de sondar, introduzir ou reforçar os conteúdos, fundamentados nos interesses que podem levar o aluno a sentir satisfação em descobrir um caminho interessante no aprendizado. Assim, o lúdico é uma ponte para auxiliar na melhoria dos resultados que os professores querem alcançar. (BRASIL, 2007).

O educador deve ser mediador e considerar as necessidades de seus alunos, a bagagem de conhecimento, as vivências que cada um traz para o ambiente escolar, utilizando o lúdico como uma atividade complementar à “atividade pedagógica”, e não apenas como um momento de entretenimento, de distração para as crianças no recreio e de “descanso” para os docentes.
A alfabetização e o lúdico são inseparáveis. O ambiente lúdico é o mais propício para a aprendizagem e produz verdadeira internalização da alfabetização e do letramento. O brincar pedagogicamente deve estar incluído no dia-a-dia das crianças. Proporcionado o desenvolvimento das capacidades cognitivas, motora, afetiva, ética, estética, de relação interpessoal e de inserção social e a aprendizagem específica da alfabetização. Ao brincar, a criança tem a possibilidade de conhecer seu próprio corpo, o espaço físico e social. Brincando, a criança tem oportunidade de aprender conceitos, regras, normas, valores e também conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentos nas mais diversas formas de conhecimento. Quando acrescentamos criatividade, espontaneidade, alegria, música, contos, fantasia e muita imaginação na nossa prática pedagógica, proporcionamos às nossas crianças o desenvolvimento de habilidade para buscar e realizar novas descobertas, tornando o processo de alfabetização, além do aprender a ler e escrever, mais como uma etapa fundamental e prazerosa para no universo do ensino-aprendizagem.
O lúdico favorece a autoestima da criança e a interação de seus pares, propiciando situações de aprendizagem e desenvolvimento de suas capacidades cognitivas. É um caminho que leva as crianças para novas descobertas, revelando segredos escondidos explorando, assim, um mundo desconhecido. A criança brincando o tempo todo e em todo o tempo. Quando está sem nenhum objeto seu corpo torna-se um brinquedo. O brincar é uma atividade própria da criança, dessa forma, ela se movimenta e se posiciona diante do mundo em que vive. Na alfabetização e no letramento ela não brinca por brincar, ela brinca com propósitos e com um olhar pedagógico.
Com os desafios lúdicos, os educadores estimulam o pensamento, desenvolvem a inteligência, fazendo com que a criança alcance níveis de desenvolvimento que só o interesse pode provocar. A alfabetização e o letramento acontecem de forma contínua na vida criança e, quando o lúdico está presente nas práticas educativas, nas atividades de aprendizagem, nos momentos de atividades mais livres, desperta a criança para o prazer de estar na escola e de aprender. Assim, elas criam um espaço de experimentação e descoberta de novos caminhos de forma alegre, dinâmica e criativa.
Essa forma de aprender ajuda na preparação para a vida adulta, pois desenvolve as funções intelectuais e desenvolve suas potencialidades. Vygotsky (1987) afirma que na brincadeira “a criança se comporta além do comportamento habitual de sua idade, além de seu comportamento diário; no brinquedo, é como se ela fosse maior do que ela é na realidade” (p. 117). Enquanto a criança brinca, amplia sua capacidade corporal, explora as percepções e, sobretudo, desenvolve e estimulam o raciocínio e a concentração, fatores fundamentais para o aprendizado. Rir, aceitar limites, organizar uma tarefa, concentrar, disputar, estar atento, sentir frio na barriga, raciocinar, pensar, gargalhar, competir com os outros e consigo próprio, ser curioso, ter prazer, cooperar, descobrir-se na relação com os outros, ser ágil, surpreender-se com a atitude do outro, emocionar-se. É difícil esgotar a riqueza de contribuições que os jogos e brincadeiras podem trazer para o desenvolvimento humano de seres pequenos, jovens ou adultos.
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica. As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
Quando a criança é motivada pelo prazer, ela se envolve mais facilmente nas atividades e, consequentemente, fica à disposição para aprender. O caderno de pró-letramento (p. 6) aponta que “que os jogos e as brincadeiras promovem tanto a apropriação do sistema de escrita alfabética quanto das práticas de leitura, escrita e oralidades significativas”. É preciso aplicar estratégicas de forma lúdica, seja através das brincadeiras, do ritmo de uma música, das poesias, das rimas ou do envolvimento da turma nas elaborações de atividades.
Os jogos precisam estar no planejamento do professor e ele deve motivar seus alunos na criação de novos jogos. As atividades lúdicas auxiliam na alfabetização e no letramento, mas precisam chegar aos alunos com planejamento e estratégias. Não é simplesmente dar o jogo e deixa os alunos jogarem do “jeito” deles.
O professor precisa estar atento às perguntas e soluções que os alunos propõem e o momento da atividade lúdica é um espaço de grande aproveitamento para isso. Dessa forma, o professor visualiza melhor as estratégias e os progressos que cada aluno está fazendo. É necessário interagir com os alunos, direcionando-os para a aprendizagem. Negociando com eles as regras e a familiarização do jogo.
O lúdico, junto com o imaginário, oferecem caminhos amplos para o desenvolvimento das crianças tornando-as mais críticas, autônomas, criativas, felizes e, com isso, realiza um aprendizado com significação. Dessa forma, possibilita-se uma observação mais ampla do mundo, promovendo o desenvolvimento em todas as dimensões humanas e levando ao sucesso na alfabetização e o letramento. Toda educação, verdadeiramente comprometida com o exercício da cidadania, precisa criar condições para o desenvolvimento da capacidade de uso eficaz da linguagem que satisfaça necessidades pessoais. O lúdico, vincula de maneira divertida a criança à aprendizagem significativa.

5 METODOLOGIA DA PESQUISA

A metodologia utilizada foi de observação, realizada na Escola Municipal Profª Ivanira Moreira Junglos, situada na Rua Luiz Aldori Neves Fernandes, 826 (Centro) no município de Colider-MT, criada em 03 de fevereiro de 1992, sob o Decreto nº 006. Foi desenvolvida com as turmas do 1º ano “A” período matutino e 2º ano “C” período vespertino.
A Escola Profª Ivanira Moreira Junglos, conta hoje com um total de 545 alunos matriculados desde a educação infantil até o 9° ano, sendo 246 alunos nos anos iniciais. Contam com 46 professores e ajudantes qualificados. Possui uma área de 8.270 m², com 2.769,08m² de construção, distribuídos em 11 salas de aula, 01 cozinha, 01 refeitório, 02 despensas, 01 secretaria, 01 sala para professores, 01 banheiro masculino e 01 feminino para alunos, 01 banheiro para a Educação Infantil, 02 banheiro para portadores de deficiência, 01 banheiro masculino e um feminino para funcionários. 01 quadra poli esportiva, 01 biblioteca, 01 sala de informática, 01 sala de recurso e apoio.
Na turma do 1º ano “A”, com a professora Adriana, realizou-se a observação no dia vinte e nove de Novembro de dois mil e dezesseis no período matutino, com alunos com faixa etária de 06 e 07 anos. A turma composta por 22 alunos entre meninas e meninos. A professora conduz a aula de maneira divertida, no qual procura despertar a curiosidade dos alunos através de brincadeiras, as crianças respondiam as perguntas e as duvidas sobre o conteúdo.
Ao trabalhar os conteúdos, a professora se expressava de forma carinhosa, associando as letras a animais, quantidades a figuras, como exemplo “01 dezena a 10 bananas”. Após as atividades as crianças foram liberadas para o intervalo.
Ao retornar do intervalo, utilizou-se da tecnologia para prosseguir com sua aula, passou o filme “O Patinho Feio”, as crianças encantadas pelo encanto assistiam de forma prazerosa. Logo após, ela sentou-se no chão e entrou em um dialogo profundo com seus alunos. É notável o carinho como se expressava, e como eles se sentiam a vontade para opinar. O filme tinha como objetivo, eliminar um comportamento agressivo de um aluno com seu coleguinha, através da historia ela conseguiu se aproximar de seus alunos, e leva-los a compreender que é importante respeitar as diferenças. È de tamanho encanto, toda a complexidade que o tema propunha. Logo chegou ao fim, mais um dia de aula, os alunos com bom comportamento eram premiados com uma estrela colada no mural do respeito, desta forma ela incentivava o bom desempenho e comportamento.
Na segunda turma do 2° ano “C”, com a professora Flávia, realizou-se no dia cinco de Dezembro de dois mil e dezesseis no período vespertino. Os alunos com faixa etária de 07 e 08 anos. A turma composta por 25 alunos entre meninas e meninos, o ambiente de estudo decorado com vários cartazes na parede, com as letras do alfabeto minúsculas e maiúscula, calendário de aniversário, calendário, numerais, sílabas, palavras e trabalhos confeccionados pelos próprios alunos. A professora Flávia entregou um desenho do Pinóquio para as crianças trabalharam em grupo, no qual, os próprios alunos tinham que pintar e recortar pra montar um quebra cabeça em seguida as crianças foram colocando em pratica tudo aquilo que a professora pediu, depois de pintado e recortado ela pegou o caderno de desenho deles e pediram pra eles colocarem as figuram em ordem pra montar o quebra cabeça, terminado a atividade, a professora chamou aluno por aluno para tomar a leitura individual. Três alunos apresentaram dificuldade pra ler e não sabiam a combinação das palavras e tiveram dificuldades, a professora então, explicou palavra por palavra até que o mesmo se sentisse seguro para ler a frase completa. Chegando à hora do lanche foi cantada a musica do lanche e feito o agradecimento dos alimentos que eles iriam comer.
Ao retornar para sala de aula, a professora realizou uma brincadeira com musica e dança, na qual todos participaram e se divertiram muito, neste momento confesso que sentimos saudades do tempo de infância e quando percebemos estávamos brincando, dançando com eles, um momento muito agradável e animado. Após, todos foram para o parque, onde as crianças brincaram e interagiram de forma livre. Chegado o momento de ir embora, todos recolheram os brinquedos e se despediram.
Tendo a preocupação em comprovar a ligação entre teoria e prática, houve a necessidade de elencar alguns aspectos de grande importância para nosso trabalho. Desta forma solicitamos um momento de entrevista com as duas professoras, no qual comtemplamos aspectos como a importância do lúdico, o que as professoras utilizam em sala de aula, e se as mesmas acreditam no significado de aprender brincando.
A primeira a responder o questionário foi à professora Adriana, graduada em Pedagogia, com experiência em alfabetização há cinco anos. Em relação aos benefícios sobre os métodos de aprendizagem, a professora Adriana falou sobre os diversos tipos de aprendizagem, e os métodos que mais contribuem para se alcançar um resultado satisfatório. A professora utiliza a brincadeira para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos, acredita que através da brincadeira a criança aprende de maneira prazerosa e descontraída. Ela acredita que método bom é aquele em que leva o aluno a buscar, construir e diagnosticar tudo o que vem adquirindo em seu cotidiano escolar e social, contribuindo muito para o processo de alfabetização.
A segunda a conversar conosco, foi a professora Flavia, graduada em Pedagogia, com dez anos de experiência de alfabetização. Ela acredita que o maior benefício sobre os métodos de aprendizagem são as maneiras que você desenvolve as atividades a serem apresentadas para o aluno, tudo tem que ser divertido, colorido e atraente para que eles possam aprender com mais facilidade e que eles não apenas memorizem, mas também compreendam o que esta sendo desenvolvido na sala de aula.
Nesse sentido, a professora utiliza brincadeiras lúdicas para auxiliar no processo de aprendizagem, a mesma faz uso do mesmo para facilitar na aquisição da aprendizagem, faz uso de brincadeiras, jogos de equipe, cartazes elaborados pelos próprios alunos, textos variados, e muitas vezes utiliza a tecnologia, ao passar um filme, usar uma ferramenta de criação de imagens.
Para o desenvolvimento da criança no processo de alfabetização, afirma ainda, que mesmo brincando, desenhando e aprendendo através de figuras e imagem, eles compreendem melhor e aprendem com mais facilidade, e o resultado é surpreendente. Lembra que mesmo antes de vir para a escola, a criança possui uma grande bagagem de aprendizagem. Acredita que na fase inicial, a leitura e a escrita é de suma importância no processo pedagógico.
Durante as aulas, percebe-se que as professoras não são rígidas, mas possuem grande domínio da sala. Utilizam métodos que facilitam a aprendizagem, de maneira carinhosa, respeitando o tempo e o espaço de cada criança.
A pesquisa realizada foi de grande importância, enriquecendo nossa vida acadêmica e nosso futuro como educadores.
De acordo com os dados obtidos a partir da visão dos entrevistados, constatamos que o lúdico exerce um papel importante na aprendizagem das crianças, no qual é possível reunir dentro da mesma situação o brincar e o educar.
Ao observar as aulas, foi possível compreender que a relação entre aluno e professor é essencial para o bom desempenho das atividades, essa relação precisa ser dialógica, na medida, em que haja respeito pelo pensar o aluno, pelo seu raciocínio e sua capacidade de refletir e propor mudanças. O planejamento deve contemplar a diversidade que os alunos apresentam e nesse aspecto é importante que os professores insiram-se no contexto escolar, passando a conhecer profundamente a sua clientela escolar. Desta forma, encontrarão elementos que possam auxiliar no planejamento de suas aulas, construindo valores que deverão ser utilizados em suas diferentes realidades. Assim, as aulas serão proveitosas e comprometidas com a ludicidade e se faz importante para cada fase elaborar e ter atividades específicas.
Sendo assim, podemos concluir que o processo de alfabetização depende dos métodos utilizados e principalmente da qualidade do profissional que ali se encontra. Percebe-se que os professores, fazem o uso de brincadeiras (lúdicas) e acreditam que através das técnicas metodológicas desenvolvidas no contexto escolar, a criança aprende com mais facilidade. É necessário estimular a imaginação, raciocínio lógico e promover a aula de maneira leve e prazerosa. Conscientizando no sentido de desmistificar o papel do “brincar”, que não é apenas um mero passatempo, mas sim um objeto de grande valia na aprendizagem e no desenvolvimento das crianças.
Diante do exposto, a escola precisa considerar o lúdico como parceiro e utiliza-lo amplamente para atuar no desenvolvimento cognitivo e na aprendizagem significativa da criança. E priorizar, todo método que tenha como base a concepção construtivista, associada a disciplina, ao bom senso, ao afeto e principalmente comprometido com a aprendizagem real da criança. É necessário flexibilidade com as diferentes formas de ensinar, permitindo ao educador repensar, revisar e buscar novos significados para sua prática pedagógica.
Espera-se desta forma, ter contribuído para ampliar a compreensão de que a ludicidade deve ser fazer presente no contexto escolar, o processo de alfabetização é essencial para a formação de cidadãos, e cabe a nós como educares se propor a valorizar os alunos, seus saberes e utilizar o lúdico como instrumento de aprendizagem.

 

 

 

 

 

6 REFERÊNCIAS

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