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JOGOS DE TABULEIRO: “análise comparativa em alunos do 5º ano do ensino fundamental do município de Sinop”


Emerson Roberto Rosso1

RESUMO

O presente estudo foi realizado com objetivo de desenvolver novas metodologias e diferentes estratégias para aulas de Educação Física, utilizando jogos de tabuleiro, observando que com esses resultados obtidos na pesquisa verificamos que, os alunos demonstraram interesse na prática dessas modalidades apresentadas de Jogos de Tabuleiro e o quanto essas atividades são prazerosas e lúdicas para eles. Com isso os alunos tiveram uma melhor percepção corporal, passando a vivenciar, com maior intensidade, essas modalidades e serem adaptadas nas práticas esportivas e recreativas em ambiente escolar.

Palavras-chave: jogos de tabuleiro, educação, percepção corporal.

Introdução
A preocupação em desenvolver novas metodologias e diferentes estratégias para aulas de Educação Física mais interessantes não é atual, se diversificando cada vez mais com a utilização de novas modalidades e práticas esportivas. Seguindo essa linha de raciocínio, os jogos de tabuleiro seriam um novo modelo a ser utilizado.
Além disso, os Jogos de Tabuleiro se justificam porque trazem efeitos positivos que os outros esportes não trabalham tanto, como o respeito às regras, o espírito de competição e a saber lidar com a vitória e com a derrota.
Os jogos de tabuleiro segundo (jogos antigos 2007), “são todas aquelas atividades disputadas por uma ou mais pessoas. Em uma base, o tabuleiro, pode ser de madeira, metal, pedra, marfim, plástico, papelão ou outro material, onde as peças são movimentadas, colocadas ou retiradas, obedecendo às regras preestabelecidas”. Esses jogos de tabuleiro típicos mais comuns são: xadrez, damas, gamão, trilha ou moinho alquerque, tablar, senat, go e ludo.
O presente projeto tem por objetivos: 1) analisar os jogos de tabuleiro em “três” diferentes modalidades: xadrez, dama e trilha, para observar o nível de interesse dos alunos por atividades novas a serem propostas; 2) observar para comparar as percepções corporais destes alunosno decorrer da aplicação desses jogos.
São atividades que podem ser utilizadas como novas modalidades na prática de Educação Física Escolar, embora já bem conhecidos, mas no entanto, pouco difundidos no ambiente escolar.
Desenvolvimento
Jogos de Tabuleiro:São os jogos considerados intelectuais que um ou mais jogadores jogam com tabuleiros a grosso modo pode-se pensar assim, ainda se divididos em três categorias: aqueles em que conta exclusivamente com a sorte, aqueles em o que conta é a perícia e a astúcia do jogador e aquele em que há um misto das categorias anteriores. Nos jogos de tabuleiro, sempre se busca a dominação, ou através da conquista de peças ou de territórios. Podendo citar jogos como típico-clássico xadrez, damas e trilha, onde visam a conquista de peças do adversário (Jogos-2007).
Xadrez: Desenvolve o cognitivo da criança, um jogo que se exige concentração e raciocínio, quando não existe sorte, prevalecendo a estratégia. Historicamente dotam como referências o Século VII, aparentemente surgido na Índia. (Becker-1990).
Xadrez e Pedagogia: Educação: Caracterizando em primeiro lugar, o ensino do xadrez e sua prática, podem quebrar as estruturas ortodoxas da relação de ensino e aprendizagem, relação esta que século após século estrutura-se na figura do mestre (encarnação do saber) que ensina e do aluno (depositário do saber) que passivamente “aprende” com o seu mestre.
Para SANTOS(1999, p 46-47):

...o xadrez tira o aluno da situação de passividade, levando-o aos reinos da iniciativa, da criatividade, da análise e da síntese, sendo assim, o aluno tem a oportunidade de “duelar” com os professores e “derrotá-lo” sob o mesmo, pois, o aluno após adquirir o conhecimento pode tornar se o agente transmissor de conhecimento.


Xadrez e Regras: As leis do xadrez norteiam toda a modalidade, com suas regras.
Damas: Segue o mesmo padrão que o xadrez. Com a conquista de peças do adversário usando também da estratégia. Tendo seu surgimento na Europa Medieval sem que se possa precisar local e data. Recebem elementos do Alquerque e do xadrez. (Alguns do Jogos-2007)3, tendo suas regras próprias.
Trilha:Jogo também de extrema estratégia e raciocínio. É um dos mais famosos jogos da família como Morris, da qual faz parte também o Jogo da Velha. Tabuleiros do jogo foram encontrados no Egito (datando de 1400 a.C.), Sri Lanka (10 d.C.) e no navio vicking Gokstad (900 d.C.). (Jogos-2007), também com seus objetivos e regras
Participantes:
Participaram da pesquisa 26 (vinte e seis) alunos, sendo 13 (treze) meninos e (13) treze meninas na faixa etária entre 09 (nove) e 10 (dez) anos, no período vespertino do 5º ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Aleixo Schenatto no município de Sinop
Instrumentos:
Foi utilizado como instrumento de coleta de dados um questionário de perguntas abertas, fechadas e de múltipla escolha, e foi realizada uma observação e análise do interesse pelos jogos e as percepções corporais produzidas pelos alunos.
Materiais:
• 15 tabuleiros de madeira;
• 15 jogos de peças de plástico (escolar);
• 15 jogos de peças de damas;
• 15 tabuleiros de trilha;
• 15 jogos de peças de trilhas
• Giz colorido;
• Canetas;
• 01 resma de papel A4
Procedimentos: Foram ministradas 03 (três) aulas expositivas de 50’ (cinquenta minutos), no decorrer de 04 semanas, sendo 01(uma) aula demonstrando as regras do xadrez e movimentação das peças, na data de 01/08/2007 , 01(uma) aula demonstrando as regras de dama e movimentação das peças, na data de 03/08/2007 e 01(uma) aula demonstrando as regras da trilha e movimentação das peças, na data de 08/08/2007. Os questionários foram aplicados da seguinte maneira:
• Teste: 19(dezenove) dias antes das aulas de xadrez, dama e trilha, em 13/07/2007.
• Pós–teste: 09(nove) dias depois de aplicadas as aulas expositivas de xadrez, dama e trilha, em 17/08/2007.
A observação pelo interesse das modalidades propostas eas percepções corporais produzidas foi realizada na data de aplicação do pós-teste 17/08/2007.
Foram utilizadas as aulas de Educação Física, seguindo o calendário escolar do estabelecimento de ensino pesquisado, dentro do ambiente de sala de aula.
Análise de dados: foi utilizado tabelas e quadros representativos para analisar os resultados obtidos na coleta de dados.
Através do questionário aplicado aos alunos sobre interesse esportivo, voltado aos jogos de tabuleiro, onde a frequência desses alunos foi excelente em não faltarem nas aulas expositivas, práticas e nas observações, pôde-se obter informações que denotam a influência desses jogos na aplicação em ambiente escolar para um modelo a ser inserido nas aulas de Educação Física Escolar.
Com alunos na faixa etária entre 09 e 10 anos de idade, sendo 13 meninos e 13 meninas.
Após a coleta de dados da turma pesquisada foi analisado e comparado em números o nível de conhecimento que os alunos tinham sobre jogos de tabuleiro, onde tiveram primeiro contato com os jogos, quais sabiam jogar, qual mais interessava e as percepções corporais produzidas quando realizavam as atividades propostas, sendo que nesse aspecto foram notadas diferenças de resultados nesses alunos após a aplicação das aulas de xadrez, dama e trilha, conforme na verificação do pós-teste. Que observou-se o quanto significativo foi o aumento do interesse dos alunos pelas atividades propostas e realizadas.
Quadro 01 – refere-se sobre o conhecimento de Jogos de Tabuleiro.
TESTE
PÓS-TESTE
26
26
Verificou-se que todos os alunos envolvidos na pesquisa e naaplicaçãodo teste e pós-teste já conheciam ou vivenciaram de alguma das modalidades de Jogos de Tabuleiro.
Tabela 02 – são apresentados os resultados adquiridos na pesquisa do ambiente onde tiveram o primeiro contato com os Jogos de Tabuleiro.
AMBIENTE
TESTE
PÓS-TESTE
ESCOLA
20
24
CASA
05
02
CLUBE
01
-
Verificou-se que mesmo após ter sido apresentado na escola e aulas expositivas sobre os jogos, fora indicado ainda que o primeiro contato aconteceu em ambiente domiciliar.
Tabela 03 – é apresentado os resultados obtidos em relação ao conhecimento dos Jogos de Tabuleiro, indicando a modalidade.
JOGOS DE TABULEIRO
TESTE
PÓS-TESTE
XADREZ
15
26
DAMA
21
26
TRILHA
21
26
No teste verifica-se que alguns alunos não conheciam alguma das modalidades propostas, embora que no pós-teste todos os alunos envolvidos afirmaram que já conheciam por terem vivenciado nas aulas aplicadas no decorrer da pesquisa.
Tabela 04 – é apresentado de acordo com os resultados obtidos na pesquisa em relação de qual ou quais modalidades dos Jogos de Tabuleiro os alunos sabiam jogar.
JOGOS DE TABULEIRO
TESTE
PÓS-TESTE

Resultados*
XADREZ
08
13
DAMA
16
18
TRILHA
19
21
*os participantes optaram por mais de um jogo
Verificou-se que aplicação das aulas expositivas das modalidades propostas, representou um aumento no percentual de saber jogar dos alunos envolvidos, podendo citar com ênfase a modalidade de xadrez que obteve uma significativa margem de aceitação dos alunos, também demonstrando resultados de melhora nas modalidades de dama e trilha.
Tabela 05 – é apresentado o resultado em números sobre qual modalidadedos Jogos de Tabuleiro os alunos tiveram maior afinidade em praticar.

 


Com os resultados obtidos verificou-se que no teste e pós-teste que a modalidade de xadrez teve uma maior busca em relação as outras pesquisadas, podendo-se notar uma diminuição da modalidade de trilha que no pré-teste teve uma maior aceitação quanto ao jogo de tabuleiro, salientando que na aplicação do pré-teste nota-se que alguns alunos não tinham interesse em nenhum dos jogos propostos, já no pós-teste esse alunos demonstraram afinidade por um dos jogos.
Tabela 06 – apresenta resultados de uma observação realizada após a aplicação das aulas expositivas e práticas das modalidades de jogos de Tabuleiro sugeridas, verificando o interesse dos alunos em realizar as determinadas atividades propostas, dividido em 03(três) momentos de 20 minutos.
OBSERVAÇÃO POR INTERESSE NA MODALIDADE
MODALIDADE
1º MOMENTO
2º MOMENTO
3º MOMENTO
XADREZ
14
12
10
TRILHA
08
10
12
DAMA
04
04
04
TOTAL
26
26
26
1º momento13:05
- os alunos tiveram uma maior procura pela modalidade de xadrez (em conformidade com o quadro anterior sobre qual jogo mais interessava) a modalidade de trilha esteve em segundo plano pela sua procura e a modalidade de dama teve o menor índice de aceitação.
2º momento13:35
- a modalidade de xadrez manteve-se com a maior procura, mas com uma pequena baixa, a modalidade de trilha permaneceu em segundo plano com um aumento na procura pela atividade, a modalidade de dama manteve-se com o mesmo número de participantes.
3º momento14:05
- a modalidade de trilha tem um avanço na sua procura neste último momento de observação passando o xadrez que diminui o número de praticantes (notou-se que os alunos que optaram por xadrez desde o inicio tiveram traços de cansaço após os dois momentos e trocaram de atividade para uma volta a calma com o jogo de trilha atividade mais fácil que o xadrez) a modalidade de dama manteve-se com o mesmo número de praticantes desde o inicio da observação.
Quadro 07 – um demonstrativo da observação dos Jogos de Tabuleiro e as percepções corporais inspiradas no decorrer da aplicação da pesquisa nos alunos

QUADRO DE JOGOS E PERCEPÇÕES CORPORAIS INSPIRADAS
Percepções corporais

Jogos de Tabuleiro
Físico motor
Psico-social
Afetivo emocional
Intelectiva


XADREZ
*coordenação motora geral
* equilíbrio
* cansaço
*excesso de excitação
* postura
* socialização
* integração
* cooperação
* respeito
* espontaneidade
* comunicação
* boa vontade
* raciocínio
*estruturação *lógica
* atenção
* astúcia
* concentração
* solução de problemas
* memorização
* expressão de opinião
DAMA
*coordenação motora geral
* equilíbrio
* postura
* socialização
* cooperação

* comunicação
* solidariedade
* atenção
*lógica
* raciocínio
* concentração
TRILHA
*coordenação motora geral
* equilíbrio
* postura
*excesso de excitação
* socialização
* cooperação

* espontaneidade
* saber perder
* saber ganhar
* boa vontade
* atenção
*lógica
* raciocínio
* concentração
Ao observar as Percepções Corporais inspiradas nas atividades nota-se que a modalidade de xadrez teve um número maior de representações nos alunos, por ser um jogo mais complexo nos movimentos e peças envolve uma maior atividade corporal para realizar, com as modalidades de dama e trilha apresentam também suas percepções, com um graumenor de dificuldade, técnicas e métodos diferentes para realizar.
Conclusão
Com os resultados obtidos na pesquisa verificamos que os alunos demonstraram interesse na prática dessas modalidades apresentadas de Jogos de Tabuleiro e o quanto essas atividades são prazerosas e lúdicas para eles.
Concluímos que os jogos de tabuleiro influenciam na melhora e no interesse das aulas de Educação Física Escolar, por serem atividades de baixa intensidade que podem ser aplicadas em qualquer condição climática (chuva, sol, baixa umidade do ar). Sendo atividades recreativas podem ser realizadas no pátio, no corredor da escola ou mesmo dentro da sala de aula. Sugerimos que essas atividades de Jogos de Tabuleiro sejam empregadas nas aulas de Educação Física Escolar no município de Sinop, para que os alunos possam vivenciar, com maior intensidade, essas modalidades e serem adaptadas nas práticas esportivas e recreativas em ambiente escolar, para que se tenha um referencial para pesquisas futuras.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Tabuleiro, Jogos. Jogos Antigos.hhtp://www. jogos.antigos.com.br/jtabuleiro.asp. Acesso em 22/03/07.

Tradicionais, Jogos. Alguns dos jogos mais conhecidos e suas origens. hhtp://www.ludomania.com.br/tradicionais/jogo_tradicionais.html. Acesso em 22/03/07.

Tradicionais, Jogos. Trilha.hhtp://www. ludomania.com.br/tradicionais/trilha.htmal. Acesso em 22/03/07.

BECKER, Idell. Manual do Xadrez. Livraria Nobel S.A. São Paulo-SP ,1990.

BACUMENKO, W. Jogos de Damas – Curso de Damas Brasileiro. Editora Tecnoprints S.A Ediouro 28175. Rio de Janeiro.

SANTOS, P. O que é Xadrez. Editora Brasileira S.A. São Paulo 1999 p.46-47.

GOMES, CleomarF.: Revista Coletânea da ANPED Centro-Oeste. Profissionais da Educação: políticas, formação e pesquisa. Campo Grande-MS: EdUFMT, 2006.