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GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO
DIRETORIA DE GESTÃO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA

 


TATIANE DE CARVALHO E VIVIANE DINARTI DE SOUZA LOPES CONTE.

 

 

 

 

 

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO.

 

 

 

 

 

 


COLIDER - MT
2017


LICENCIATURA EM PEDAGOGIA.

 


Tatiane de Carvalho e Viviane Dinarti de Souza Lopes Conte

 

 

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO.

 

 

 

 

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade do Estado de Mato Grosso e Universidade Aberta do Brasil, Polo de Colider MT, como requisito regulamentar obrigatório para obtenção do título de Licenciado em Pedagogia.

Orientador(a): Prof. Fabio Penha Coelho.

 

 

 

 

Colider - MT
2017
Tatiane de Carvalho e Viviane Dinarti de Souza Lopes Conte

 

O LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO.

 

Monografia APROVADA, apresentada ao Curso de Licenciatura em Pedagogia da UNEMAT/UAB – Polo de Colider MT, como requisito regulamentar obrigatório para obtenção do grau de Licenciado.

 

 

 

BANCA EXAMINADORA


___________________________________________________
Prof Fabio Penha Coelho - Orientador

 

______________________________________________________
Prof. (a) - Examinador(a)


____________________________________________________________
Prof.(a) XXXXXXXXXXX Examinador (a)

 


APROVADO EM:____/_____/_____

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


DEDICATÓRIA

Primeiramente a Deus, pelo dom da vida, e por nos dar forças para cumprir nossos objetivos, a nossa família e especialmente ao meu filho que é a razão do meu viver, pelo apoio e toda dedicação ao decorrer do curso.

AGRADECIMENTOS
Primordialmente a Deus pela proteção divina, pelas famílias que nos concederam, e por tudo que nos ajudaram a conquistar, e entendendo as horas de ausências devido á atividades acadêmicas.
Aos pais que mesmo por alguma distancia, sempre nos demonstrando afeto, pelo coração e oração. E também aos colegas de trabalho, pelos estímulos prestados.
Aos professores, coordenadores pelo incentivo e por todos ensinamentos. E principalmente a tutora presencial, pelo companheirismo, paciência, pois nem em sua maior tristeza nos abandonou, pelo contrario sempre nos dando força.
Ao orientador pelas considerações que levaremos para o resto das nossas vidas. E as amizades que a vida acadêmica nos proporcionou.
E demais pessoas que participaram da nossa formação acadêmica.

 

 

 

 

 

 

 


RESUMO


Este trabalho tem por finalidade o objetivo de ressaltar, como o Lúdico auxilia o processo de aprendizagem, e ainda, objetivo de mostrar a importância que o professor da rede de ensino publica da ao lúdico. O lúdico também é definido como um vocabulário expressivo, no qual a criança pode conhecer a si mesmo, e começar a viver em sociedade, vivenciando novas culturas, percebendo a realidade do mundo, e descobrindo assim a liberdade enquanto brincam. todo ato de brincar e jogar, já é por natural uma forma de aprender, pois nesta ação a criança simula situações, cria e resolve problemas, gere suas próprias regras, despertando assim hábitos e comportamentos. A referente pesquisa é fundamentada em teorias de Chizzotti (1998), Lima (2014), Menezes (2001), Oliveira(1995), Piaget(1975 e 1978 e Vygotsky(1984,1994 e 1998). Também destacamos no trabalho os momentos que o professor utiliza jogos e brincadeiras, mostrar as atividades lúdicas mais usadas. Foi realizado uma pesquisa qualitativa de cunho descritiva. A coleta de dados se deu através de um questionário descritivo com 09 (nove) perguntas padrões para 04 (quatro) professores que propuseram- se a responder, também foi realizado um período para observação. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz, localizada na cidade de Colíder MT, no qual os professores foram os sujeitos pesquisados, foi observado que cada professor busca o processo lúdico de alguma forma, por vezes aspectos físicos não ajudam, mas adequam para inserir, pois visam que os resultados são positivos, e de muita valia para as crianças.

 

 

 

Palavras-chaves: Lúdico, Aprendizagem, Alfabetização, Educação, Instrumento.


Sumário

INTRODUÇÃO 7
Objetivos: 10
Geral 10
Específicos 10
CAPÍTULO I 13
1 O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM 13
CAPÍTULO II 17
2 ANALISE DOS RESULTADOS 17
4 REFERÈNCIAS 24
APÊNDICE 26


INTRODUÇÃO

O processo lúdico é um forte instrumento para o ensino-aprendizagem, com as diversas técnicas que auxiliam as crianças a adquirir o conhecimento de forma mais espontânea. São muitas as formas de ensinar, porem cabe ao professor, preparar uma aula que envolva todas as crianças, sem aborrecimentos, mesmo com tantas formas de ensinar, a ludicidade é um recurso muito eficaz, pois fornece um local colorido, divertido fazendo com que os alunos gostem dessa forma de estudar.
O lúdico não é apenas um brincar, um correr ou jogar, é um processo quem vem sendo muito positivo para aqueles que o adere, por que brincando a criança aprende mais fácil e rápido, auxiliando o desenvolvimento cognitivo e social.
Aos que utilizam essa ferramenta percebe que a relação professor e aluno melhorou muito, pois o professor deixou o papel de mero transmissor, pois os alunos pegaram o gosto pelo conteúdo, pela forma que esse conteúdo é aplicado.
Para Piaget (1978), atividades lúdicas e jogos é de desenvolvimento considerável para as crianças, haja visto que, os jogos desenvolvem um forte potencializador do desenvolvimento, pois os leva a construir novas formas de descobertas, e assim podendo descobrir sua real personalidade, e ajuda o professor na maneira de condução do conhecimento, cada brincadeira lúdica tem uma finalidade, e para o professor é muito importante, pois viabiliza conhecer a personalidade de cada aluno, desenvolvimento coletivo, cognitivo, afetivo, motor e social, ajudando também na criatividade e responsabilidade. Com isso o professor vai conseguir conduzir o conhecimento e poder avaliar cada um.
O lúdico é muito importante, pois o brincar se faz presente em todas as fases da nossa vida, abrange hábitos que formamos nessa pratica, pois a infância é a fase das brincadeiras, onde se faz descobertas muito importantes levadas para a vida toda, com isso a criança pensa, organizam, constrói, destrói, torna organizar até chegarem ao certo, ou ao que pensam estar certo, os erros levam aos acertos, dessa maneira aderem o aprendizado de uma forma mais espontânea e divertida.
Segundo Piaget (1975) o processo lúdico é interligado com a evolução da mentalidade, ou seja, a capacidade de resoluções cresce com a desenvoltura da sagacidade, do discernimento. Porem a progressão é consumada através de etapas, denominadas por ele como estágios de desenvolvimento cognitivo.
Já para Vygotsky (1994), a circunstancia fictícia, ou seja a imaginação, é um dos componentes principais para as atividades lúdicas, pois afirma que todo modo de brincar influencia no crescimento individual, auxiliando as resoluções de possíveis problemas que a brincadeira cria, porem, sempre ligado á uma realidade. Ele também cita que a linguagem escrita é tão importante quanto o desenvolvimento do sistema simbólico.
Através dessa ferramenta pedagógica o professor pode desenvolver uma aula criativa, alegre e muito produtiva, basta escolher cada brinquedo, brincadeira ou jogos de acordo com o conteúdo programado, para assim passar o aprendizado para cada um.
Com isto este trabalho trará todo o prazer em trabalhar com este rico processo em favor á educação. O educador que trabalha com atividades de expressão lúdico-criativas cativam a atenção das crianças que pode significar a construção de uma maneira para a potencialização do ensino-aprendizagem. Portanto a hipótese levantada neste projeto é destacar a importância do lúdico, ou seja, do brincar, do jogar, representar entre outras formas de expressão, para que assim desenvolva a criança, e deixe claro ao professor a importância desse processo.
Muitas vezes a falta de recursos e ate mesmo a falta de tempo para confeccionar todo o material, acaba interferindo no bom andamento de atividades lúdicas, nesta ocasião, a própria escola acaba exigindo que o profissional da educação se qualifique e se organize com mais cautela, pois os resultados desse processo são muito satisfatórios. Avançamos este trabalho para a pesquisa á campo após se embasar em um referencial teórico alicerçado em autores que marcaram a historia da educação, pesquisa essa qualitativa de abordagem descritiva, e destinamos também um período para observação.
Visando a primordialidade de entender como acontece o processo ludico, e como nos futuros professores podemos estar usando esse método a nosso favor, pois o processo de aprendizagem, no qual a alfabetização de qualidade é de suma importância deve ser prazeroso tanto para o professor quanto para o aluno, nos baseou para escolher como tema o processo ludico. Para isso foi necessário a busca por um ponderação. Para isso foi necessário conhecer o assunto, tanto por raciocínio teórico, quanto pratico baseado no processo de ensino aprendizagem, abrangendo todo processo de ensino ludico, desde anos iniciais ao ensino fundamental.
Na nossa infância eram comuns brincadeiras, como, pular corda, correr, com elas haviam mais interações, porem na atualidade não acontece com a mesma frequência pois com o aumento da criminalidade os pais seguram os filhos em casa, temendo que aconteça alguma fatalidade com os mesmos.
Visto que no mundo lúdico a criança está em constante exercício, cheio de fantasias, imaginações, no qual eles criam situações e eles mesmos as solucionam. Observado também que os jogos e brincadeiras evoluem junto a criança, pois quanto mais o poder de desenvolvimento da mente da criança, mais ela cria situações em seus jogos e brincadeiras. Ao educador cabe um papel muito importante, pois cabe a ele a mediação da situação para que possa ser usada em prol ao aprendizado.
A nosso ver o lúdico tem diversas formas para que nos como educadores use ao nosso favor para tornar o momento de alfabetização mais prazeroso. Acentuam-se em bases pedagógicas, pois envolvem funções, signos linguísticos, regras, ideias, situações, comportamentos que auxiliam muito no processo de aprendizado, fazendo que as crianças aprendam sem pressão, através da diversão, com alegria.
Então, observamos que a relação entre as atividades lúdicas e a educação, gera novas oportunidades favorece os conteúdos programados em relação as matérias escolares, porem, com uma motivação a mais, a alegria que o lúdico oferece, para que os educandos consigam suprir suas necessidades.
Todavia cabe ao professor criar situações para que ao final o aluno consiga entender a temática, e que o docente consiga avaliar seus alunos, para ajudar nas dificuldades, e tirar proveito do aprendizado adquirido.
O docente precisa estar evoluindo constantemente com todos os avanços do campo educacional, para que assim consiga trabalhar com o processo lúdico em sala de aula. Aos que não aderem às novas praticas pedagógicas, acabam não conquistam a motivação das crianças, tornando as aulas repetitivas, e de conteúdos decorados e não compreendidos. Com base no exposto nos questionamos como os professores do ensino infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental têm usado o jogo, a brincadeira, como um recurso pedagógico?

Objetivos:
Geral
Compreender de que modo o lúdico, os jogos e as brincadeiras têm se integrado a educação infantil e ao processo ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental na escola pública.

Específicos
• Conhecer a importância dada pelo professor da educação infantil e dos primeiros anos do Ensino fundamental ao lúdico, ao jogo e as brincadeiras;
• Identificar os momentos no processo ensino-aprendizagem que o lúdico, os jogos e as brincadeiras são utilizados pelos professores;
• Evidenciar os espaços de ludicidade, brincadeiras e jogos é os mais usados na escola, pelos professores;
Para atingir o objetivo deste trabalho, optamos por uma pesquisa qualitativa de abordagem descritiva, contando com cinco (05) perguntas descritivas abertas, e um período para observação.
A pesquisa descritiva é: “a pesquisa qualitativa preocupa-se com o aprofundamento da compreensão do objeto estudado” (LIMA, 2014, p.11). E para Chizzotti (1998) a pesquisa qualitativa “fundamentam-se em dados coligidos nas interações interpessoais, na coparticipação das situações dos informantes, analisadas a partir da significação que estes dão aos seus atos. O pesquisador participa, compreende e interpreta”. (CHIZZOTTI, 1998, p. 52).
Descritiva porque segundo Lima (2014):

Descritivas – descreve características de determinada população ou fenômeno. Sua característica está na coleta de dados a partir do questionário e da observação sistemática. Apresenta as associações entre variáveis – indicativos entre dois segmentos; levantamento de opiniões, atitudes e crenças. A descritiva se aproxima da explicativa. Preocupação prática que pode assumir a forma de levantamento. (LIMA, 2014, p.13)

A pesquisa foi realizada na Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz, localizada no município de Colíder MT. Optamos por essa escola campo, pois durante a observação e conferindo a pesquisa descritiva foi notável que os conteúdos são bem trabalhados, exploram-se muito as culturas, valores, crenças e temas que é exposto pela sociedade, gerindo conteúdos históricos e sistematizados, para que os alunos se apropriem dos conhecimentos pela criatividade e criticidade. A referida escola atende mil e dez (1.010) educandos, somam-se cinquenta e cinco (55) professores entre efetivos e contratados.
Selecionamos dois (2) professores da educação infantil e do três (3) professores que trabalham com os primeiros anos do ensino fundamental, totalizando cinco (05) sujeitos pesquisados atingindo 10% do universo de cinquenta e cinco (55) professores da Escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz. Os professores assinaram o Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE), concordando em participar da pesquisa.
Para atingirmos os objetivos, utilizamos os seguintes instrumentos de pesquisa, uma foi a observação estruturada, e a outra foi elaborado um questionário com cinco (05) perguntas abertas, descritivas, e dado um referido tempo em observação á campo relacionando o lúdico no processo de alfabetização.
Observamos durante toda a aula os momentos de utilização do lúdico (jogos e brincadeiras), durante o processo de ensino a fim de relacionarmos os jogos e as brincadeiras mais usadas e com que objetivo.
Antes de começar a pesquisa, todos os professores da educação infantil e dos primeiros anos do ensino fundamental da escola Municipal Fabio Ribeiro da Cruz foram informados sobre os objetivos da pesquisa e questionados se gostariam de participar da referida pesquisa.
Em um segundo momento um novo contato, e agendamos com cada um dos sujeitos da pesquisa o dia que os mesmos poderiam responder ao questionário e os dias que poderíamos observar o trabalho deles em sala de aula.
Adotamos o mesmo procedimento com todos os sujeitos da pesquisa. Inicialmente fizemos a observação e nos dias agendados entregamos o questionário para preenchimento durante o período posterior das atividades pedagógicas.
Sistematizaram-se os dados através da exposição das respostas dos professores a cada uma das cinco questões abertas do questionário. Enquanto que os dados obtidos pela observação serão descritivos destacando os aspectos observados, a saber:
1) Identificação dos momentos de utilização do lúdico (jogos e brincadeiras);
2) Relação dos jogos e das brincadeiras mais usados;
3) Identificação dos objetivos no emprego dos mesmos;
4) Indicar como os professores da referida escola usam o processo ludico, onde e como usam, e as atividades mais usadas;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CAPÍTULO I

1 O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
O brincar esta em nossas vidas desde a gestação, pois enquanto estamos sendo gestado, nosso primeiro brinquedo é o cordão umbilical, com esse “brinquedo” aprendemos a tocar, apertar, puxar e chutar, assim começou a se inserir no processo lúdico. Cada brincadeira é defina através de uma cultura, de uma crença, ou por uma necessidade de certo aprendizado.
Muitas mudanças aconteceram no aprendizado lúdico, porem houve algumas percas significantes. Antigamente os ensinamentos eram transmitidos através de jogos, os índios utilizavam e utilizam ate hoje, por meio de costumes, jogos e crenças, os jesuítas também fazem uso do processo lúdico através de brinquedos, brincadeiras e dinâmicas.
O Brasil ainda usufrui desse processo, porem vários jogos, brincadeiras e brinquedos foram adequados devido à miscigenação, ou seja, a mistura de povos, raças, costumes e crenças, porem cada uma com uma característica, isso é chamado de herança educacional.
Para Piaget (1978) a ludicidade evolui conforme a necessidade de cada um, pois é necessário evoluir para educar. Ensinar através do processo lúdico é demostrar e induzir ao prazer por atividades recreativas, pois com essas atividades os alunos exploram sua criatividade e expõe cada potencial.
Essas atividades incentivam o ato de aprender, aumenta o desejo em adentrar na situação e assim consegue aprender com facilidade. Segundo Piaget (1998), quando a atividade, é toda desenvolvida pelo professor ele cria uma situação de aprendizado, e envolve o aluno em todo o processo educativo. Com isso o professor é o eixo norteador do aprendizado. E assim o professor deve evoluir para suprir a necessidade do processo lúdico pedagógico. E com ele que se desenvolve e entende o raciocínio das crianças, os símbolos que são aperfeiçoados aos ciclos são: assimilação, acomodação e equilíbrio, no qual jogos e brincadeiras tem papel primordial, definida por fases, na primeira fase o jogo é definido como imitação para decorrer e se desenvolver em símbolos.
Também considerado por Piaget de suma importância o Juízo Moral da criança, onde por meio é modificado regras do jogo, se desenvolvem através de vários estagio, para que assim seja possível observar como convivem e como se comportam no ambiente social.
Já parra Vygotsky (1984) a realidade é representada através do auxilio da língua escrita, e assim adquirir sistema simbólico. No entanto todas as formas de desenvolvimento sejam de desenhos, desempenho, gestuais contribui para esse processo, ressalta que todo conhecimento é originado de relações interpessoais geridas por um sistema de signos.

O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças. Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem escrita para outro. Devem acompanhar esse processo através de seus momentos críticos até o ponto da descoberta de que se pode desenhar não somente objetos, mas também a fala. Se quiséssemos resumir todas essas demandas práticas e expressá-las de uma forma unificada, poderíamos dizer o que se deve fazer é, ensinar às crianças a linguagem escrita e não apenas a escrita de letras (Vygotsky, 1987, p.134).

Para ele o conhecimento deve ser adquirido pela criança através de brincadeiras, onde realiza atividades em um lugar colorido, alegre e descontraído o aluno aprende mais rápido, seu desenvolvimento é mais proveitoso e gratificante.
Porem para que isso seja desenvolvido de maneira correta as atividades lúdicas devem ser geridas de forma seria, e de cunho importante, saber especificar todo o aprendizagem de maneira lúdica, saber relacionar a importância do jogo com o conteúdo programado, haja visto que há mais áreas a serem abrangidas por esse processo educativo como: cultural, educativo, educacional e psicológico.
Vygotsky (1994) ainda ressalta:
Definir o brinquedo como uma atividade que dá prazer à criança é incorreto por duas razões. Primeiro muitas atividades dão à criança experiências de prazer muito mais intensas do que o brinquedo, como, por exemplo, chupar chupeta, mesmo que a criança não se sacie. E, segundo, existem jogos nos quais a própria atividade não é agradável, como, por exemplo, predominantemente no fim da idade pré-escolar, jogos que só dão prazer à criança se ela considera o resultado interessante. [...](VIGOTSKI, 1994, p. 121).

A ludicidade é tudo que diverte, chama a atenção em realizar com disponibilidade e alegria, realizado com interesse e prazer, podendo ser realizado em grupo ou individualmente, porem, no ambiente escolar é necessário o intermédio de uma pessoa, mais especificadamente o professor, ele vai programar o conteúdo e vai orientar os jogos e brincadeiras lúdicas.
Através do lúdico, trazer o prazer por atividades que desenvolva a criatividade, e assim buscar ao máximo seu potencial, por acreditar que a atividade lúdica tem grande atribuição na motivação e vontade de aprender. Toda atividade com recreação faz parte da aprendizagem, pois disponibiliza inúmeras perspectivas de cenários culturais, proporcionando o desenvolvimento da criança.
É importante que toda atividade proposta aos alunos seja sempre indagando o pensar, para que explore a imaginação, e com o agir aprendam a solucionar diversas situações. Através das atividades lúdicas as crianças aprendem de maneira mais exultante, com alegria resolvem as atividades.
Brincando a criança controla seu mundo, mesmo que em um aspecto imaginário, criam situações e também as resolvem, formando assim uma maneira de sobrevivência, com muitas diversidades de culturas e pensamentos, gerando diversos sentimentos.
A brincadeira possibilita a interação, eleva autoestima, auxilia a linguagem, favorece a escrita, além de que brincando a criança aprende a agir, possibilitando descobertas. O brinquedo também tem papel fundamental, através dele podemos perceber comportamentos ligados a situação emocional da criança. Mais do que divertir e alegrar, o lúdico auxilia na comunicação, ensinamentos e reivindicações. É notável que quando o professor usa do lúdico em sua pratica pedagógica, o aluno gosta de aprender, e assim ele não esquece o que aprendeu de forma prazerosa.
É de suma importância quando o professor percebe todas as possibilidades que o processo lúdico lhe concede alguns como desenvolvimento físico ajudando em seu crescimento e competitividade saudável, auxilio formal e social onde expõem situações que mostra, uma realidade ainda não vivida, auxilio intelectual ajuda no processo mental psicológico do aluno.
Vygotsky (1998) classifica o desenvolvimento humano em três fases, são elas: aspectos psicomotores onde idealiza que cada criança desenvolve movimentos musculares e motor adquire a escrita e presença sensorial. Aspectos cognitivos onde também é ligada a aprendizagem e maturidade abrange desde mínimas lembranças ate a criação de ideias, resolver problemas e expor possíveis soluções.
E por ultimo os aspectos afetivos sociais no qual trabalha com a emoção da criança, propriamente dita com o psicológico infantil, passando por situações e rejeição, de aproximar-se e afastar-se. Haja vista que todas as fases são ligadas umas as outras, sendo de papel importante para a formação social de cada criança.
Em cada jogo, existe ou é formado um conjunto de regras, no qual são adequada á faixa etária ou por nível de dificuldade, neste sentido é que as crianças expõem seu ponto de vista, e houve á dos colegas, para entrar em acordo com a abrangência de cada regra. Todo esse processo é muito importante para a aprendizagem, toda brincadeira e jogo são regidos por regras, mas é verdadeiro que só será pertinente se todos os envolvidos aceitar as mesmas.
Piaget (1976) fala que a atividade lúdica é o berço obrigatório das atividades intelectuais da criança. Porem não é apenas entretenimento, mais atividades que enriquecem o processo de aprendizagem.
O jogo é um ato de construção sobre a realidade, onde a criança explora o simbolismo, aumentando a autoestima e possibilitando a criação de novas condutas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CAPÍTULO II

2 ANALISE DOS RESULTADOS

Para o andamento do presente pesquisa, foi elaborado um questionário descritivo com 04(quatro) perguntas de dados pessoais, e 05(cinco) perguntas relacionadas ao processo ludico na alfabetização. Tais professores atuam em uma escola da rede publica de educação do município.
Visando organizar os resultados da pesquisa, os professores serão identificados como professor A, B, C e D, para que suas respostas sejam analisadas com mais clareza.
As perguntas com dados pessoais foram:
1- Quando perguntamos sobre o sexo, os sujeitos da pesquisa responderam:
A- Masculino
B- Feminino
C- Feminino
D- Feminino
2- Quando buscamos sobre a Idade é para o entendimento de como uma professor mais antigo se atualiza referente as novas propostas pedagógicas, pois isso influencia no processo de ensino aprendizagem com o processo ludico:
A- 47 anos
B- Não respondeu
C- 48 anos
D- 45 anos
3- Referente a formação de cada pesquisado:
A- Especialização
B- Especialização
C- Especialização
D- Superior completo
4- Quando buscamos saber o tempo de atuação no magistério, será para identificar o que mudou com os anos na educação:
A- De 11 a 15 anos
B- De 06 a 10 anos
C- Acima de 16 anos
D- De 06 a 10 anos
5- Buscamos neste momento pesquisar se eles acreditam que o processo ludico contribui com o processo de aprendizagem? Por quê?
Para o professor A, sim, pois é brincando que a criança descobre alguns conceitos de convivência, além das descobertas que estimulam sua criatividade.
Já para o professor B, possibilita um processo de desenvolvimento social, motor e afetivo, além de aprender socializando, pois além dos estímulos necessários na sua aprendizagem também vale ressaltar que a criança tem capacidade de realizar as tarefas, dependo do nível que esta seu desenvolvimento.
Relata o professor C, com certeza ele contribui par o processo de ensino aprendizagem. Basta olharmos para uma criança que já vamos detectar ações lúdicas representando o seu cotidiano. Por isso é muito importante às atividades dirigidas por que a criança aprenderá vários conceitos ligados a valores morais e éticos. Ela poderá a partir das brincadeiras e jogos dirigidos levar para a vida pratica ações que fara com que interaja de modo consciente e critico.
Responde o professor D, acho que sim. Com a ludicidade o ambiente escolar se torna um local mais familiar para as crianças, auxiliando no desenvolvimento do potencial corporal, afetivo e emocional.
6- Também indagamos se os professores abordados concordam que as atividades lúdicas são ferramentas de ensino?
Para o professor A, sim, como vários autores colocam as atividades lúdicas, mexe com a imaginação das crianças.
Para o professor B, sim o ludico é uma ferramenta positiva, pois se o professor souber trabalhar poderá desenvolver muitas atividades com muita criatividade.
O professor C só respondeu que sim não quis argumentar a pergunta.
O professor D concorda plenamente, ressalta que passou o tempo que a criança era obrigada a aprender somente com as copias e atividades repetitivas.
7- Questionados sobre os critérios para escolha do ludico (jogos/ brincadeiras) no processo de ensino aprendizagem eles responderam que:
Responde o professor A, que a escolha do ludico tem haver com o planejamento do professor, e o que se pretende ensinar, ou seja, tudo depende do planejamento e dos objetivos que se pretende alcançar.
Questiona o professor B, que esse critério vai depender do professor, de como será desenvolvido na sua aula, pois o ludico traz diversas potencialidades com criatividade, com jogos e brincadeiras.
O professor C esclarece que depende do que esta trabalhando em sala, geralmente combina as atividades lúdicas com o conteúdo que esta ministrando, por exemplo: Perímetro osso combinar com corrida ou pés ao contornar a linha da quadra, 04(quaro) operações realiza um bingo.
Já para o professor D, o critério que é usado é o envolvimento e a participação de todos os alunos, tem que ser de maneira a abranger um maior número na atividade.
8- Referindo sobre as limitações (estrutura física da escola, recursos humanos, numero de alunos) a utilização do lúdico como processo de ensino-aprendizagem apontou:
Conforme a pergunta é necessário apontar que o docente é que tem que buscar a modernização em sua pratica, visando sempre uma compreensão extensa sobre o processo ludico. Visto que os professores que se reciclam buscando inovações, estão abertos ao novo, a toda forma que esse processo concede, ficando apto a criar e recria, em busca do desenvolvimento e aprendizado com mais qualidade para ambas as partes.
Com esta pergunta o professor A argumenta que acha muito relativo, sendo cada caso um caso, apesar de achar que para se trabalhar o lúdico o que conta mesmo é a criatividade do professor.
Já para o professor B a falta de estrutura, recursos e o numero elevado de aluno não daria para realizar um trabalho bom. Podemos desenvolver mas terá trabalho para realizar.
Para o professor C, dependendo da atividade pode ser a estrutura física da escola, porque a quadra tem dia especifico, para utilizar o pátio dependendo do horário fica inviável. Dependendo da atividade, falta recursos humanos (profissional qualificado) e o numero de aluno as vezes também interfere na objetividade.
O professor C relata que a limitação, às vezes esbarra na estrutura física, quanto ao material usa-se muito a sucata (recicláveis), mas a nossa escola tem apoio da coordenação e isso facilita.
9- Perguntado sobre como eles avaliam o rendimento dos alunos através dessa ferramenta?
O professor A diz que é um instrumento que fomenta um aprendizado de qualidade para o aluno.
O professor B diz que o rendimento é positivo, como já disse se o educador souber usar terá bons rendimentos. Pois a criança desenvolvera muito bem diante das tarefas realizadas.
Para o professor C, as vezes é positiva, você percebe o resultado de imediato, outras vezes são valores que que se bem trabalhados eles o levarão vida a fora e fica mais difícil avaliar. Outras vezes não se sente o resultado esperado.
Menciona o professor D que já teve alunos que chegaram em sala de aula com quase nada se aprendizagem e, através de jogos e brincadeiras tiveram resultados positivo, satisfatórios. Então deve ser usada e muito.
Contudo, notamos que o Lúdico é usado por muitos professores, porem ainda falta qualificação no assunto, todas as atividades no qual se insere o lúdico, o resultado é quase que imediato e positivo, visto que a brincadeira faz parte da vida de uma criança desde muito cedo.
Toda e qualquer forma de brincar, traz um aprendizado, e se o professor souber usar em prol da educação escolar cera um momento agradável e proveitoso, mas para isso acontecer de modo mais fácil, será necessário o professor buscar conhecimento.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
Baseado em todo o estudo e na pesquisa alcançaram – se os objetivos, pois obtivemos informações sobre o lúdico, não somente na alfabetização da criança, mas também, na própria formação e desenvolvimento do ser humano. Percebemos também que para um bom resultado é necessário todo um planejamento, buscando meio para uma alfabetização diferenciada, utilizando de praticas que sejam compreensíveis para uma criança. Formas de ensinar que busque o interesse dos alunos pelo aprendizado, para que não se torne um ato repetitivo, mas sim um momento de prazer e alegria.
O processo ludico muito contribui para isso, pois através dele, é possível alternar as formas de ensinar, buscar o novo, e o atraente, que faça com que o aluno tome vontade em fazer o proposto. Foi perceptível que dificuldades existem, mas condutas foram adequadas para usar brincadeiras, jogos, musicas, ou seja, vários métodos lúdicos pudessem ser usados em busca da melhor forma de ensinar.
Diante da composição das respostas dos questionários, foi possível constatar o quanto o lúdico é de suma para o processo de aprendizagem que através dele a criança adquire firmeza social, ética e motora. Com as afirmações concedidas por filósofos consagrados, conseguimos averiguar, que o lúdico é um dos principais meio para a aprendizagem. Pois notamos que os docentes estão sempre em busca da melhor forma de lecionar, para que a construção do conhecimento seja de uma maneira com resultados positivos para os dois lados.
Porém o maior desafio é envolver os professores nas atividades lúdicas. Pudemos notar que cada profissional tem seu modo de trabalhar, todos aderem ao processo lúdico, mas cada um tem sua maneira, as professoras mais antiga, tem certa dificuldade em gerir suas aulas com o lúdico, pois sua formação era voltada de que o brincar era somente por diversão, mas usam de brinquedos que a escola oferece para fazer um aprendizado de acordo com o planejamento escolar. Já as demais gerem normalmente, pois já voltaram formadas tendo como elementos principais para ensinar sempre inovam suas práticas, para melhor ensinar.
Com o lúdico o aluno consegue planejar suas ações, de acordo com seu ritmo, e assim conseguem trilhar todos os passos, e chegando aos resultados e com mais qualidade e de maneiras criativas, pois qualquer forma de aquisição de aprendizagem se torna agradável, quando a criança de interessa pelo o que esta fazendo, e com uma brincadeira um jogo se torna mais fácil, pois ai o aprendizado se faz naturalmente.
A realização deste trabalho se tornou muito gratificante, nos auxiliando no crescimento tanto no aspecto pessoal como profissional. Pois todo conhecimento adquirido é de grande valia. Pois o processo ludico pode ser muito explorado, suas formas de uso são muito diversificadas, cada uma tem seus benefícios, cabe a cada professor saber usar da melhor forma.
Diante das diversas formas de adicionar o ludico no aprendizado, os professores buscam adequações e métodos, para auxiliar os mais diversos tipos de alunos, buscam a igualdade, e o contentamento, mas não deixando todo o objetivo que é a alfabetização com resultados positivos. Basta o comprometimento e a paciência, pois como cada aluno tem seu tempo de adaptações, o professor também busca o melhor jeito para todo esse processo de lecionar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4 REFERÈNCIAS

Ação Educativa. (Glossário). Disponibilidade em www.acaoeducativa.org.br

CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 3. Ed.São Paulo:
Cortez, 1998.

LIMA, Juliana Maria da Silva. Unidades 3 e 4 In Pesquisa Educacional. Universidade Federal da Grande Dourados/UFGD/ MS.2014.

MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos. Verbete lúdico. Dicionário Interativo da Educação Brasileira - Educabrasil. São Paulo: Midiamix, 2001. Disponível em: <http://www.educabrasil.com.br/ludico/>. Acesso em: 20 de julho. 2017.

OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. 3. ed. São Paulo: Scipione, 1995.P. 57

PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. Rio de Janeiro: Zahar,1975.

PIAGET, Jean. Psicologia e pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1976.

PIAGET, Jean. "A formação do símbolo na criança - imitação, jogo e sonho, imagem e representação". Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.
PIAGET, J. A psicologia da criança. Ed. Rio de Janeiro. Bertrand Brasil, 1998.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1987.

VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 6ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.

 

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,
1984.

ALMEIDA, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em: http://www.cdof.com.br/recrea22.htm.Acesso em: Acesso em: 23/07/2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes,
1998. P. 130.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

APÊNDICE
APÊNDICE A –
TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE ESCLARECIDO

Você está sendo convidado (a) para participar, como voluntário, de uma pesquisa. A pesquisa em questão, em conformidade com a Resolução n. 510 de 07 de abril de 2016 do Conselho Nacional de Saúde, não apresenta risco mínimo de dano material e imaterial como lesão em direito, a saúde, a integridade moral, intelectual, social e cultural aos sujeitos envolvidos pela característica ou pelos resultados do processo de pesquisa. Muito menos ocorrerá tratamento que viole a dignidade humana, os direitos humanos nem sociais.
Após ser esclarecido (a) sobre as informações a seguir, no caso de aceitar fazer parte do estudo, assine ao final deste documento, que está em duas vias. Uma delas é sua e a outra do pesquisador responsável. Em caso de recusa você não será penalizado (a) de forma alguma. Em caso de dúvida você pode procurar a Coordenação do Curso de Pedagogia ou a Coordenação do TCC pelos telefones (65) 99636-9144 ou (65) 9989-1043 respectivamente.

INFORMAÇÕES SOBRE A PESQUISA
Título do projeto: ________________________________________
Responsáveis pela pesquisa (Nome dos(as) acadêmicos(as)):_____
______________________________________________________
Endereço e telefone para contato: ___________________________
Professor(a) Orientador(a): ____________________________________

A pesquisa em pauta integra as atividades relacionadas ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Licenciatura em Pedagogia vinculado à Diretoria de Gestão de Educação a Distância. A pesquisa tem por objetivo geral______________________________________________. É uma pesquisa do tipo (explicitar de que tipo e abordagem)____________________________________________.Terá a duração de 12 meses, conta com o apoio do Polo de__________________________________________________________, que disponibilizará computadores, mobiliário e o espaço físico para a realização das atividades (estudos, reuniões, orientações), além do acervo bibliográfico. A pesquisa se realizará na cidade de ____________________, os sujeitos da pesquisa terão o direito de se retirar em qualquer fase da pesquisa por motivos pessoais, culturais, sociais, morais, religiosos e éticos. A identidade das Instituições pesquisadas e dos sujeitos pesquisados será preservada, pois não haverá qualquer identificação dos sujeitos pesquisados e das Instituições pesquisadas nos instrumentos de coleta de dados, nem no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Utilizaremos de pseudônimo quando tratar dos sujeitos da pesquisa. Ao término da mesma os dados serão descartados, ou melhor, os arquivos com as informações que podem identificar de alguma maneira os sujeitos e as instituições pesquisadas serão deletados. Utilizar-se-á para a coleta de dados os seguintes instrumentos ( detalhar os instrumentos, como/onde será aplicado os instrumentos, critério escolha dos sujeitos - quem/quantos são): ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
No primeiro contato com os sujeitos, explicar-se-á a finalidade da pesquisa, os objetivos e a importância da mesma, explicações sobre o instrumento de coleta de dados, os cuidados adotados para não os identificar e por fim o convite a colaboração e a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido – TCLE. Os resultados da pesquisa terão caráter público, dessa forma, os sujeitos, as instituições envolvidas e a sociedade em geral poderão apropriar-se dos resultados, rediscuti-los e propor novas reflexões. O benefício será social à medida que os resultados podem alimentar políticas públicas, como servir de apoio às reflexões da comunidade. E quanto aos impactos científicos apontamos que o conjunto de informações podem alimentar outras possíveis pesquisas sobre a temática investigada
Local e data_____________________________________________
Nome (sujeito da pesquisa):________________________________
Endereço:____________________________________________________________________________________________________
RG/ou CPF:____________________________________________
Assinatura do sujeito da pesquisa: _________________________________
Assinatura dos(as) Acadêmicos(as) responsáveis pela Pesquisa: ___________________________________________________________
___________________________________________________________
(Formulário padrão. Depois de preenchido deverá ser enviado ao professor orientador que o aprovará para uso dos acadêmicos. Os TCLEs assinados pelos sujeitos da pesquisa serão arquivados no Polo do acadêmico)

 

 

 

 

 

 

 

 

 


APÊNDICE B –
QUESTIONÁRIO
PREZADO PROFESSOR
Este questionário tem como objetivo o levantamento de dados para a pesquisa científica sobre o tema: O Lúdico na Alfabetização, UNEMAT- Universidade do Estado de Mato Grosso, sob a orientação da professora Maria do Horto Salles Tiellet. O questionário é parte fundamental deste trabalho e tem por objetivo geral Saber de que modo o lúdico, os jogos e as brincadeiras têm se integrado a educação infantil e ao processo ensino-aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental na escola pública.
Desde já agradecemos pela sua colaboração.
Atenciosamente,
Tatiane de Carvalho e Viviane Dinarti de Souza Lopes Conte
(Acadêmicos da 1ª turma de Pedagogia UAB/UNEMAT)

DADOS PESSOAIS:
1) Sexo
( ) Masculino
( ) Feminino

2) Idade:____________

3) Formação:
( )superior completo
( )Superior incompleto
( ) Especialização
( ) Mestrado
( ) Doutorado

4) Tempo de atuação no magistério:
( ) De 1 a 5 anos
( ) de 6 a 10 anos
( ) De 11 a 15 anos
( ) acima de 16 anos

5) Você acha que o processo lúdico contribui com o processo ensino-aprendizagem e por quê?
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6) Você concorda que a atividades lúdicas é ferramentas de ensino?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7) Qual o critério para a escolha do lúdico (jogos/brincadeiras) no processo ensino-aprendizagem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­________________________


8) O quê tem limitado (estrutura física da escola, recursos humanos, número de alunos) a utilização do lúdico como processo de ensino-aprendizagem?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

9) Como você avalia rendimento dos aluno através dessa ferramenta?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________