A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA PARA O FORTALECIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE
Elidiane Dias
Cleonice Perotoni
Elizabeth Dias
Denise Castro
Rosilene de Fatima Silvino da Silva
RESUMO:
Esta pesquisa tem como objetivo compreender as propostas pertinentes da lei das Diretrizes Bases da Educação nacional 9.394/96 (LDB) diz que a formação deve contribuir para a melhoria do, docente. Passando a demandar uma nova educação com processos pedagógicos sistematizados essa característica permite identificar o novo tipo de docente. Com intuito de desenvolver melhorias para consolidar um modelo de formação a pesquisa apronta que tem diferentes concepções da importância das atividades docente nos dias de hoje a qualificação profissional está mais presente no cotidiano do professor leva a expansão reflexiva no desenvolvimento da pratica uma vez que a satisfação de apresentar uma educação com maior qualidade valorizando o profissional na sua pratica docente a lei também ressalta que a formação deve contribuir para a melhoria educacional levando a educação a uma classe mais pobre da população levando mais qualidade satisfação e porque não uma melhor compreensão dos educandos demonstrando os pontos positivos e negativos buscando uma melhoria satisfatória nas atividades a serem desenvolvidas exigindo do professor trabalhar novas problemáticas que acontecem no dia a dia voltada pra sociedade a esclarecer e desenvolver questões de políticas públicas uma das grandes dificuldades pois uma mesma política atende diversos casos em primeiro lugar conhecer aspectos gerais das políticas educacionais com trabalho e a formação docente a média que contribui para alcançar níveis de aprendizagem mais evoluídos ao trabalho e a formação dos docentes que buscam novos aliados a uma educação de qualidade, com compromisso.
Palavras-chave: Políticas Públicas. Identidade. Pesquisa.
1 INTRODUÇÃO
No desenvolvimento deste trabalho, pretende-se colaborar com esta discussão, a respeito das principais políticas públicas para a formação do professor, tendo em vista compreender a importância da pesquisa para o fortalecimento da formação da identidade profissional.
Sabe-se que a sociedade necessita de bons educadores, que sua prática profissional seja de compromisso e respeito aos direitos que os alunos têm de aprender. Falar da importância d pesquisa na formação da identidade não é uma tarefa fácil e com este estudo pretende-se trazer uma revisão de literatura para compreendermos melhor esse processo.
A pesquisa na vida do professo é de suma importância, pois, hoje precisa saber que a formação continuada vai ajuda-lo a conhecer novas formas de ensinar os estudantes.
Compreender o seu papel do professor enquanto mediador dentro do âmbito escolar faz se necessário ser um pesquisador. Pois ele ira formar futuros profissionais, o professor tem que ter consciência que necessita estar sempre pesquisando, buscando novos conhecimentos, aprendendo mais para poder criar meios de ensinar e contribuindo na melhoria da aprendizagem dos estudantes.
A formação continuada é uma das dimensões diante de uma sociedade capitalista e excludente, proporcionando novas reflexões sobre a ação profissional e meia para o desenvolvimento do trabalho pedagógico, assumindo que a melhoria da qualidade do ensino que diz respeito ao profissional da educação, condições de trabalho e formação continuada. (BITENCOURT, 2003, p. 71).
Assim sendo, a formação docente voltada para a construção da identidade do educador condiz com a valorização das múltiplas culturas implica dizer que o professor vai estar apto a trabalhar de forma democrática na sala de aula, não permitindo a propagação de preconceitos e discriminações dentro da escola. (PIMENTA, 1999, p.30)
Para compreender todo esse contexto onde o professor é visto como uma peça fundamental para educação, onde a todo o momento enfrenta novos desafios, buscando estratégias para melhor ensinar, tendo que estar sempre mudando sua própria identidade. E analisar que a contribuição da pesquisa vai aprimorar mais se conhecimento, dando ideias construtivas e melhorando seu trabalho pedagógico.
- 2. POLÍTICAS PÚBLICAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE
A formação do educador na visão da sociedade está precisando melhorar. Compreende-se que á uma grande necessidade que o professor estar estudando para poder dar um ensino com qualidade, onde corresponde com as diferentes culturas dentro da escola. Para atender essas exigências da sociedade para um melhor aprendizado do aluno, está disposto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação 9.394/96, onde são apresentados como critérios pra formação do educador. Como define o Art.61, A formação de profissionais da educação, de modo a atender aos objetivos dos diferentes níveis e modalidades de ensino e as características de cada fase do desenvolvimento do educador terão como fundamentos:
- I- a associação entre teorias e práticas, inclusive mediante a capacitação em serviço ;
- II- aproveitamento da formação anteriores em instituições de ensino e outras atividades. (BRASIL, 1996 p. 06).
Entende-se que o educador tenha um estudo, um aprender em uma combinação entre a parte a teórica na pratica em seu serviço de atuação, tendo proveito da formação continuada para mais experiência no seu trabalho. Assim define Bintencourt ( 2003),
A formação continuada é uma das dimensões importantes para a materialização de uma política global, para os profissionais da educação articulada a formação inicial e as condições de trabalho, salário e carreira e deve ser entendida como continuada de formação profissional, proporcionando novas reflexões sobre a ação profissional e novos meios para o desenvolvimento e aprimorar o trabalho pedagógico, um processo de construção permanecente do conhecimento e, desenvolvimento profissional, a partir da formação inicial e vista como uma proposta mais ampla, de hominização, na qual o homem integral, ominilateral, produzindo-se a si mesmo também se produz em interação com o coletivo. (BITENCOURT 2003, p.71)
Entende-se que a formação continuada é muito importante tanto para a visão política como para o professor, dando valorização no seu trabalho, compreendendo que precisam melhorar, qualificando e estudando sempre.
Para Pimenta (1999) a formação envolve um duplo processo, o de auto formação dos professores, a partir da reelaboração constantes de saberes que realiza em sua prática, confrontando suas experiências nos contextos escolares, o de formação nas instituições escolares onde atuam. Por isso é importante produzir a escola como espaço de trabalho e formação, o que implica gestão democrática e práticas curriculares, participativas, propiciando à constituição de redes de formação continuada, cujo primeiro nível é a formação inicial.
Ainda Pimenta (1999) diz que o professor acaba tendo duas formações continuada, sendo no seu dia-a-dia do seu trabalho, dentro da sala de aula e na escola aprendendo com a formação continuada.
O autor fixa um modelo um modelo de formação continuada que se tem desenvolvido, mas que precisa de uma reflexão, o se professor com o envolvimento entre as partes. Como também afirma (CANDAU, 2003, p.64)
Formação continuada não pode ser concebida como um processo de acumulação de cursos, palestras, seminários etc...., de, conhecimentos ou técnicas, mas sim como um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de construção permanente de uma identidade pessoal e profissional, em interação mutua. (CANDAU 2003, p.64)
A autora apresenta um modelo um modelo de formação continuada que se tem desenvolvido, mas que precisa de uma reflexão, o se professor com o envolvimento entre as partes.
A rapidez do desenvolvimento da tecnologia, a sociedade evoluiu em seus valores, e os envolvimentos que hoje colocam decisões e desafios importantes no conhecimento formação aos docentes. A formação continuada dos docentes tem como por objetivo ajudar, vencendo as dificuldades do progresso e tecnológico de transformação da sociedade e cultura da mesma.
2.1 O PAPEL DA PESQUISA PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFIOSSIONAL DO EDUCADOR
O desenvolvimento adquirido nas escolas na formação de professores se dá quando aparecem condições de levar à educação a classe mais podre da população. A tendência de ideias das escolas normais é obrigação do Estado, mesmo depois desse desenvolvimento houve um tempo em que era realizada a escolha dos professores para trabalhas nas escolas. A escola seria administrada por um mentor que desempenharia a função de docente e ganharia o currículo de ler e escrever. As instituições sofreram variações de valores e desalvores de diversos aperfeiçoamentos de acordo em relação à nação. ( VILELA apud TANURI, 2000.).
Uma igualdade marcante da escola normal dessa época é que no início era aberta ao sexo masculino, e que mais tarde no ensino primário, as mulheres foram inseridas porque os homens não se interessavam por esse aspecto. As escolas seguiram novas formas e diferentes significativas entre o estado, e servindo exemplo para as escolas de outras regiões. A formação de docentes como toda a diferença referente à educação foi sendo diferenciada de acordo com as mudanças no meio econômico do país.
Neste sentido, Januário, (2008) parafraseando Fleuri, (2003 et al); faz-se necessária a adoção de políticas para a formação docente que proporcione a valorização das identidades plurais de gêneros, raças e etnias, línguas, e, sobretudo a cultura individual dentro da sala de aula.
Percebemos, no contexto da formação, que a cultura da escola consiste, portanto, em um campo complexo no qual circulam, integram, conflitam e compõem as múltiplas culturas, e no qual vão se constituindo múltiplas identidades múltiplos sujeitos em relações complexas e recíprocas. O desafio do profissional de educação consiste na compreensão do papel da linguagem e da cultura no processo de aprendizagem favoráveis para ampliar compreensões, a formular conceitos e desenvolver linguagens e pensamentos. (FLEURI, 2003, p.123)
A construção do educador voltada para realizar o conhecimento e propagação de ideias onde a formação do professor é muito rápida não eficiente para suprir as falhas do sistema educacional. A pesquisa precisa de desempenho considerável no andamento de formação da identidade dos educadores e que seja um profissional de valores, capacidade, inteligência de direitos e deveres.
O desafio da compreensão no papel da linguagem e da cultura, no andamento do aprendizado, com ambiente favorável para aumentar e entender o desenvolvimento, a comunicação e pensamentos, essa diversidade é de acordo com o padrão curricular nacional que aprende no processo de formação de professor. Compreender a identidade profissional do professor está ligado diretamente a interpretação social da sua profissão. O professor a cada dia é observado pela sociedade, é importante compreender o papel profissional na sua formação da identidade. ( Pimenta, 2007, p.18).
A identidade não é algo que se possua, mas algo que se desenvolve, não é um atributo fixo para uma pessoa, mas um fenômeno relacional e, é uma construção de si mesmo. ( Verloop, 2004. P. 128).
A identidade profissional envolve a pessoa quanto o contexto, contribui para a percepção de autoestima, motivação, compromisso e satisfação no trabalho dos docentes, é um fator importante que se tornem bons professores. A identidade é influência por aspectos pessoais, sociais e cognitivos. (BEIJAARD,MEIJER, & VERLOOP,2004, p.20,107-128)
A identidade não fixa somente a base da cultura, envolve os níveis sócio-político e faz parte da história em cada nível social. A identidade é avaliada de uma forma evoluída, faz com que grupos exijam uma visão completa em relação a identidade. Cabe ao educador buscar e compreender qual é a função dentro do processo de ensino e aprendizagem, os quais meios às formas de trabalhar o conteúdo, as dúvidas que surgem, as alegrias, os desafios a ser enfrentadas no dia a dia. ( NOVAES, 1993, p.25)
2.2CONTRIBUIÇÕES DA PESQUISA DO EDUCADOR PARA A MELHORIA DA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES
A pesquisa tem como seu papel fundamental adquirir conhecimentos, obter informações e aprofundar-se no estudo. A pesquisa faz parte do nosso cotidiano devido a constante variação subjetividade, pessoal e intelectual. Toda ciência é suficiente é simplesmente resultado de uma excelente pesquisa. Sem essa tecnologia para fazermos uma boa pesquisa, não existiriam grandes invenções. Conforme Bagno, (2007),
A pesquisa faz parte do nosso dia-a-dia, fazemos pesquisa a todo instante quando comparamos preços, marcas, ou antes de tomar qualquer decisão. Ela está presente também no desenvolvimento da ciência, no avanço tecnológico, no progresso intelectual de um indivíduo. “A pesquisa é simplesmente o fundamento de toda e qualquer ciência” (BAGNO, 2007, p 18)
O professor deve ser investigador, se aprofundando mais nas pesquisas, desenvolvendo projetos para construir uma metodologia de ensino onde possa conhecer melhor seus alunos. O educador deve usar métodos atrativos para matar a curiosidade dos alunos e fazer com que tenha um bom aprendizado. Aponta Martin , (2007,
A importância do papel do professor, quando afirma que o mesmo “deverá conduzir o projeto e procurar, em sua construção resultados que possam superar a metodologia das superficialidades, isto é, os conceitos do senso comum, aprofundando mais o lado cientifico da investigação.” Para tanto, o próprio professor deve ser antes de tudo um investigador, fazendo um diagnóstico para conhecer seus alunos já sabem, respeitando o contexto e situação cultural que estão inseridos, adequando assim os métodos ao trabalho a ser desenvolvidos. Só iniciar o trabalho com projetos de pesquisa. (MARTIN, 2007, p 85).
É muito importante o professor ter postura, respeitando a condição do aluno para obter-se um aprendizado construtivo.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A política de formação continuada do professor vem tendo transformações para melhor ensinar, sendo que há muitas exigências sociais, a respeito de uma educação de qualidade. A necessidade de o professor estar sempre estudando, pesquisando, é fundamental para sua carreira profissional. Hoje o professor na sua atuação, tem um ambiente escolar constituído de ampla diversidade cultural, onde as políticas pedagógicas adotadas, não estão conforme a realidade dos professores e nem dos alunos.
O professor precisa ter consciência da importância da formação continuada, não como um passatempo, mas como um desenvolvimento humano, pessoal e profissional. No entanto, é preciso também levar em consideração ao trabalho melhor para educação, as condições e valorização dos professores, com jornada de trabalho reduzido sobrando mais tempo para estudar e melhores salários, nesse sentido, a contribuição será de grande melhoria na aprendizagem dos alunos, com um retorno financeiro futuro e a elevação cultural tanto dos alunos, quanto dos professores.
REFERÊNCIAS
BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola o que é como se faz. 21 ed. São Paulo: Loyola,2007.
BEIJAARD, D. MEIJER ,P, & VERLOOP,N.(2004.Reconsidering rescarch on teacher ) Prefessional Identily Teaching and Teacher. Education ,20,107-128
BITTENCOURT, Agueda Bernardes, Sobre o quefalam as coisas lá fora: FormaçãoContinuada dos Professores da Educação. In: Ferreira, NauraSyria Carapeta (Org) Formação Continuada e Gestão da Educação, São Paulo: Cortez, 2003.
BRASIL. Presidência da República. Lei 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília 1996.
CANDAU, Vera Maria. Formação Continuada de Professores: Tendências Atuais: In________________________ Magistério: Construção Cotidiano. Rio de Janeiro: Vozes, 2003.
MARTINS, Jorge Santos. O trabalho com projetos de pesquisa: do ensino fundamental ao ensino médio. 5 ed. Campinas, SP: Papirus, 2007.
NOVAES, Silvia Cauby. Jogo de espelhos. São Paulo: EDUSP,1993.
PIMENTA, Selma Garrido.Formação de Professores: Identidade e saberes da Docência. In :_______________________ Saberes Pedagógico e Atividade Docente. São Paulo Cortez, 1999.