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RELATO DE EXPERIÊNCIA: PROJETO MEIO AMBIENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Silvana Klein Simon1

Germina G. de O. Moretti2


RESUMO


O presente artigo é um relato de experiência de prática pedagógica realizado no período de setembro à dezembro de 2017 com alunos das turmas de Creche II –B e C na Escola Municipal de Educação Infantil – E.M.E.I. Sylvia Orthof em Sinop/MT. O projeto Meio Ambiente: “conhecendo alguns elementos da flora e fauna” teve como objetivo possibilitar as crianças a perceberem e conhecer dentre o mundo flora e fauna os seres vivos que fazem parte do seu mundo perceptível, bem como, a nossa relação com estes elementos na natureza, pois de acordo com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) é direito da criança conhecer e experimentar práticas pedagógicas que favoreçam o processo de ensino aprendizagem. A inclusão do Projeto na prática desencadeou alguns desafios na instituição escolar, uma vez que a mesma foi inaugurada em Maio/2017, em prédio alugado sem recursos financeiros (repasses) e também não dispunha de espaço de terra/areia/grama e tampouco árvores/flores. Todo ambiente Escolar é de concreto (cimento), inclusive o parque. As ações/propostas tiveram enfoque na música: “As árvores balançam” (Turma do Cristãozinho) a fim de obter estímulo lúdico na aprendizagem de acordo com o previsto no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil “Participação em situações que integrem músicas, canções e movimentos corporais”, além de proporcionar situações significativas de aprendizagem visando a ampliação do seu desenvolvimento e atitudes de preservação e respeito pelo meio ambiente.

Palavras-chave: Vivência; preservação; aprendizagem; desenvolvimento; lúdico; educação infantil.

 

ABSTRACT


This article is an account of experience of pedagogical practice carried out in the period from September to December 2017 with students from the classes of Creche II-B and C in the Municipal School of Early Childhood Education - E.M.E.I. Sylvia Orthof in Sinop / MT. The project Environment: "knowing some elements of the flora and fauna" had as its objective to enable the children to perceive and to know from the world flora and fauna the living beings that are part of their perceptible world, as well as, our relation with these elements in nature, because according to BNCC (National Curricular Common Base) and the right of the child to know and experience pedagogical practices that favor the process of teaching learning. The inclusion of the Project in practice triggered some in the school institution, since it was

 

1 Pedagoga e Pós Graduada em Alfabetização pelo Centro Universitário Barão de Mauá.

2 Pedagoga e Pós Graduada em Educação Infantil e séries iniciais pela Faculdade de Selvíria/ Pós graduada em Educação a distância pela UFMT/Nead.

inaugurated in May / 2017, in a rented building with no financial resources (onlendings) and also had no land / sand / grass space and no trees / flowers ,. Every school environment is concrete (cement), including the park. The actions / proposals focused on the music: "The trees swing" (Class of the Little Christian) in order to obtain playful stimulation in the learning according to the National Curriculum Framework for Early Childhood Education "Participation in situations that integrate songs, songs and movements of the body, "besides providing significant learning situations aimed at expanding their development and attitudes of preservation and respect for the environment

Keywords: Experience; preservation; learning; development; playful; early childhood education.

 


INTRODUÇÃO


Na educação infantil, principalmente nos primeiros anos de vida, as crianças aprendem

e reproduzem ações através do contato com o meio em que vive. É através desta interação que

todo aprendizado vai se tornando significativo nas suas vivências.

Sendo assim, o professor de educação infantil deve proporcionar situações que

remetam a ampliação de seus conhecimentos e avanços de suas capacidades e/ou habilidades.

Para Signorette (2002, p.06) “[...] e educar é abranger todos os aspectos da vida do aluno,

desde o atendimento de suas necessidades mais básicas, primárias e elementares, até as mais

elaboradas e intelectualizadas”.

Toda criança aprende através de estímulos e da interação com outras crianças, com os

adultos, em contato com objetos ou recursos não apenas suas necessidades rotineiras, ela está

sempre atenta a aprender novos conceitos, valores, habilidades e é através do estímulo e

aguçando as curiosidades que se pode promover a capacidade do aluno. Assim, o professor

tem papel muito importante neste processo, uma vez que promove o desenvolvimento da

capacidade de pensar, agir, observar e explorar o meio à sua volta. Para isso a importância de

permitir que aprendizagem seja significativa, vivenciar o conhecimento, concretizar e

participar de ações que conscientizem através da experienciação.

A criança deve perceber-se como parte integrante da natureza, como ela é importante e

o quanto precisamos dela para viver. Conscientizar e apresentar o novo, plantas e animais que

não fazem parte do seu dia-a-dia, ambientes diferentes, como necessitamos da natureza para

viver e de como ela é linda e ampla, possibilita a formação para Educação Ambiental.

Na primeira etapa da educação básica, Educação Infantil, a educação ambiental

aparece nos objetivos gerais do RCNEI, os quais ressaltam que a criança precisa: “Observar e

explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente e valorizando atitudes que contribuam para sua conservação” (BRASIL, 1998, vol. 1, p.63).

Criar oportunidades para que as crianças perguntem, narrem fatos sociais e da natureza, aprender de forma lúdica, com jogos, brincadeiras, atividades e músicas proporcionam as crianças maior relevância e enriquecimento no conhecimento, além de ampliar as possibilidades e ser prazerosa. Proporcionar atividades que contribuem para o desenvolvimento através da prática lúdica, torna-o sujeito ativo no processo de conhecimento. Pensando nisso elaboramos o projeto, a fim de proporcionar momentos em que a aprendizagem ocorra com alegria e interesse com o objetivo de favorecer o aumento do vocabulário, propiciar interação, conhecimento, explorar e despertar o interesse do aluno, amenizar conflitos, além de ensinar a ter o cuidado e preservar a natureza.

De acordo com Fortuna (2003), é importante que o educador insira o brincar em um projeto educativo, com objetivos e metodologia definidos, acredita que deva se ter consciência da importância de sua ação em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem das crianças.


Toda ação deve ser direcionada, pensada e planejada com o propósito de se obter avanços na aprendizagem. A educação, portanto, deve apropriar-se de elementos de sua realidade atribuindo-lhes significados, transformando ou vivenciando novas experiências.

 


1 A ESCOLHA DO TEMA

A escolha pelo tema surgiu na semana da primavera e dia da árvore ao perceber o interese de boa parte das crianças pelo mundo da fauna e flora apresentado nas ilustrações de histórias infantis e músicas que expressem a exploração da linguagem gestual.que envolvia este tipo de assunto. Então, durante o planejamento em hora atividade, expus a ideia de trabalhar a música criando o projeto: Meio Ambiente à outra colega (que trabalha com outra turma no mesmo período e com a mesma faixa etária dos meus alunos) que também aderiu a ideia. Conversamos com a diretora e coordenadora da escola que prontamente apoiaram a projeto.

Durante o planejamento priorizei o interesse dos alunos, uma vez que são crianças na faixa etária de aproximadamente 2 anos e apreciam muito a natureza (animais e plantas).

Assim, busquei atividades que chamassem a atenção, curiosidade e favorecesse o seu desenvolvimento, fugindo das atividades que envolvem apenas tinta guache e carimbo de mãos ou dos pés.

Para concretizar as ações pedimos a participação da família no projeto que também se envolveu e deu continuidade fora da escola.

 

2 O PLANEJAMENTO

O planejamento foi realizado semanalmente durante hora atividade na escola em parceria com a professora do Creche II “C”. A hora atividade era momento para discutirmos como estava sendo o desenvolvimento das ações com as crianças em sala de aula e propor novos ações que continuassem a aguçar as curiosidades das crianças.

Cada turma desenvolveu o projeto da sua maneira, respeitando a rotina, as necessidades e o tempo de cada criança. Organizamos o planejamento seguindo as propostas do Plano Político Pedagógico da Educação Infantil do município de Sinop/MT.

O ato de planejar é um elemento de suma importância para o professor mediar suas ações e traçar metas e/ou objetivos no seu trabalho em sala de aula. Vasconcelos (2000) nos diz:

O planejamento enquanto construção-transformação de representação é uma mediação teórica metodológica para ação, que em função de tal mediação passa a ser consciente e intencional. Tem por finalidade procurar fazer algo vir á tona, fazer acontecer, concretizar, e para isto é necessário estabelecer as condições objetivas e subjetivas prevendo o desenvolvimento da ação no tempo (VASCONCELOS, 2000, p. 79).

 

No primeiro momento priorizamos as etapas da música: As árvores balançam (Turma do Cristãozinho):

1) As árvores balançam Balançam, balançam As árvores balançam Mostrando o amor de Deus


2) O coelhinho pula

Sim, pula, sim, pula

O coelhinho pula

Mostrando o amor de Deus


3) A linda flor se abre Se abre, se abre

A linda flor se abre Mostrando o amor de Deus


4) Os passarinhos voam Sim voam, sim voam Os passarinhos voam Mostrando o amor de Deus.

 

Objetivos:

• Com a música explorar o movimento do corpo, gestos e aumento do vocabulário;

• Explorar o contexto: natureza (fauna e flora);

• Realizar atividades lúdicas e de exploração ao tempo e à natureza;

• Incluir a participação da família no projeto;

• Confeccionar um livrinho de atividades realizadas pelas crianças com embasamento na letra da música para levarem para casa;

• Apresentar a música no evento de final de ano da escola: Amostra Pedagógica.


Após traçar os objetivos começamos a realizar o desenvolvimento da ação que percorreu diversas etapas de seu desenvolvimento e que ampliou os objetivos em cada fase.

 


3 DIAGNÓSTICO

O diagnóstico foi realizado através de observação no interesse das crianças pelas cantigas que contenham tema de animais: dona aranha, borboletinha, sapo, coelhinho, as

árvores balançam, entre outras. Na escola também sempre aparecia pássaros e/ou borboletas que aguçavam a curiosidade deles.

Como ferramenta de análise do conhecimento prévio utilizamos como recurso o Datashow para apresentar animais e seus sons, perceber quem fazia os sons, quem conhecia o animal, ver por quais animais tinham mais interesse, além de possibilitar o aumento do vocabulário, imitar o animal, falar se o animal é grande ou pequeno, se é doméstico ou não e assim por diante, instigar a curiosidade.

A música teve papel fundamental neste processo pois exerce papel lúdico na aprendizagem, envolvendo-os na brincadeira vivenciam situações de interação, diálogo e aprendizagem significativa.


DESENVOLVIMENTO

Iniciamos o desenvolvimento do projeto apresentando a música: as árvores balançam rotineiramente, estimulando a dança, expressão corporal e a fala.

Na semana da árvore realizamos ações que envolvessem a estrutura da planta:

-Plantio da árvore (terra/semente);

-Partes da árvore (raiz, caule, flores, galhos);


Ações realizadas:

1) Trabalhar a música: as árvores balançam diariamente e de diversas formas: Ouvir e

gesticular; Visual: Com slide do clipe da música e com Fantoches;

2) Localizar imagens de árvores em livros/revistas (recortar e expor na parede da sala);

3) Desenhar uma árvore e colar folhas secas de Oiti (Árvore característica da nossa região);

4) Trazer folhas diversas de casa (Realizar carimbo de folhas na massinha de modelar) apresentar os diferentes tipos de folhagens;

5) Utilizar um galho para fixar na massinha, mostrar às crianças que a massinha faz o papel da terra, mostrar ações do vento (balançar a árvore e cair folhas). Com esta atividade abordamos o vento e a respiração das crianças (sopro);

6) Entrega de semente de Ypê às famílias para plantio para serem cultivadas em casa com apoio das crianças;

7) Colorir macarrão com tinta guache simbolizando uma borboleta e entregar de lembrancinha de início da Primavera;

8) Atividades de respiração (sopro/vento);

9) Plantio e cuidado com a Horta no canteiro de concreto presente em frente de cada janela das salas de aula;

10) Observação e confecção de álbum de pequenos animais, como: Borboletas/insetos, formigas e flores;

11) Apresentação em Datashow de animais presente na natureza e seus sons;

12) Realização de leituras de leite, contação de história usando diversos tipos de recursos, como: fantasias, caixas surpresas, figuras ilustrativas, fantoches, entre outros.

13) Contato real com coelho para entender o que come, onde vive, como se movimenta (anda/pula), cores e sensações;

14) Confecção de cartazes com recortes ou pinturas de mãos de alguns animais característicos em cada grupo animal: mamíferos, aves, peixes, anfíbios, répteis conhecimento da criança.

15) Com a música realizar as etapas do livro: Atividades realizadas individualmente Para a árvore: Pintura com cotonete ou das mãozinhas em papel A3 (para confecção da copa da árvore), colagem de areia em palito de picolé (para confecção do caule);

Para o coelhinho: Colar algodão na figura impressa do coelho.

Para os passarinhos: Utilizar dobradura de forminhas de brigadeiro e montar passo

a passo (individualmente) da figura do passarinho (Objetivo: amassar, dobrar, apertar e abrir as forminhas);

Para a flor: Pintura da digital do dedo na dobradura de flor (trabalhar cores) e pintura no plástico bolha com tinta guache para carimbo da folha de sulfite.

Para encerrar o livro: foi realizada pintura facial em sala de aula em cada aluno referente algum animal e tirado foto para compor uma página do livro. A última página foi ilustrada com uma foto da criança abraçando uma árvore em casa (participação da família, continuação do projeto fora da escola );

Por fim, apresentamos os trabalhos na Amostra Pedagógica da Escola, a toda comunidade escolar e no primeiro Encontro da Tertúlia realizado no município de Sinop/MT.

Sobre a participação das famílias podemos dizer que foi muito boa, pois tudo que foi solicitado foi providenciado com carinho pelos pais como: coletar e trazer para o espaço da escola, folhas, flores, tirarem foto abraçando a árvore, mandar brinquedo que servisse para mexer com plantas e outros mais.


Resultados Positivos percebidos no decorrer da aplicação do Projeto em sala de aula junto as crianças:

• Participação das famílias em tudo o que foi solicitado;

• Apresentação de trabalhos pedagógicos além do muro da Escola;

• Sensibilização das crianças com o cuidado e respeito ao meio ambiente, como bichinhos, plantas e passarinhos presentes no ambiente escolar;

• Participação concreta /ativa das crianças em todas as ações do projeto.


Resultados Negativos:

• Escola não dispor de espaço de terra/areia ou grama para que as crianças pudessem ter maior contato explorativo (relação com a natureza para as crianças);

• Falta de Recursos, como: até mesmo impressões coloridas de imagens ou fotos para ampliação do conhecimento das crianças no projeto por falta de equipamento e/ou recurso financeiro;

• Falta de apoio da Secretaria Municipal de Educação na viabilização do transporte para realizar passeios ao Viveiro Municipal e Parque Florestal;

• Perda de imagens e/ou registros de parte do projeto.

 


AVALIAÇÃO

A avaliação foi realizada conforme proposto pela LDB 9394/96 Art. 31. A educação infantil será organizada de acordo com as seguintes regras comuns: I – avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental.

Seguindo o Plano Político Pedagógico do nosso município a avaliação é processual com base nas capacidades e habilidades, e mantendo contato frequente com a família para troca de experiência e de informações.

Considero nossa prática enriquecedora pois foi desenvolvida com bastante dedicação, foi trabalhosa sim, porém os resultados das atividades propiciaram aprendizagem significativa para as crianças e ver o avanço, a evolução e o entusiasmo ao vir à escola, ainda mais nesta faixa etária dos pequenos, nos engrandece.

Como ponto negativo do projeto somente a horta (canteiro) não vingou pois não recebe luz solar direta e pouco vento, porém as crianças adoraram participar do cuidado e plantio.

Com este projeto aprendemos que o profissional deve estar atento ao interesse dos alunos, que dá trabalho sim criar propostas novas, diferentes e interativa, que mesmo com poucos recursos podemos utilizar recursos recicláveis ou do próprio meio para criar condições que favoreçam o desenvolvimento pleno do aluno.

 

 


ANEXOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RECORTE DE FIGURAS DE ÁRVORES COLAGEM DOS RECORTES NA PAREDE

CARIMBO
DAS
FOLHAS
NA
CARIMBO
DAS
FOLHAS
NA
MASSINHA

 

MASSINHA

 

 

 

EXPLORANDO A
RESPIRAÇÃO /
EXPLORANDO A
RESPIRAÇÃO /
SOPRO -VENTO


SOPRO -VENTO

 

 

 

 


PLANTIO
DAS
SEMENTES
NO
PLANTIO
DAS
MUDAS
NO
CANTEIRO

 

CANTEIRO

 

 

 

 

 

 


PLANTIO
DASMUDAS
NO
PREPARO E CUIDADO

CANTEIRO

 

 

 

 


RESULTADO FINAL DA BORBOLETA
ENTREGA LEMBRANCINHA PARA

 


LEVAR PARA CASA

 

 


CONFECÃO
BRINQUEDO
PARA
BRINCADEIRA DE SOPRO/VENTO

ASSOPRAR


NA SALA DE AULA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COLAGEM DE AREIA NO PALITO
PINTURACOM COTONETE

 

 

 

 

 

 

 

 

 


BORBOLETAS ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

 


NO

 

 

 

 

 

 

 

 

 


PÁTIO

 

 

 

 

 

 

 

 

 


DA

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CURIOSIDADE POR ANIMAIS DA ESCOLA

 

 

 

 

 

 

 

 

 


AFOFANDO A TERRA
INÍCIO
DA
PRIMAVERA

(LEMBRANCINHAS)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

CANTEIRO DE CENOURAS
CANTEIRO PRONTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CANTEIRO DE SALSINHA
CANTEIRO DE CEBOLINHA

 

 

 

 

 

 

 

 

 


DESENHO DA ÁRVORE EM COLAGEM DE FOLHAS SECAS CARTOLINA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


CARTAZ EXPOSTO NO CORREDOR CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS DE ENTRADA

 

 

 

 

 

 


CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

 

 

 

 

 

 


HISTÓRIA COM MÚSICA (ÁRVORES
CANTANDO E DANÇANDO A
BALANÇAM)
MÚSICA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

VISUALIZAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FETO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DE VISUALIZAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


DE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FETO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DE

OVELHA

OVELHA

 

 

 

 

 

 

 


ÁLBUM DE FLORES
BRINCADEIRAS

 

 

 

 

 

 

 

 


CORRIDA DE CAVALINHOS
CORRIDA DE CAVALINHOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 


RESULTADO FINAL NO PORFÓLIO
RESULTADO FINAL NO LIVRINHO

 

 

 

 

 

 

 

 

 


APRESENTAÇÃO DO PROJETO NO
I TERTÚLIA SINOP/MT 2018. APRESENTAÇÃO DO PROJETO NO I TERTÚLIA SINOP/MT 2018.

 

REFERÊNCIAS

 

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base.
Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp- content / uploads / 2018 / 06 /

BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf >. Acesso em: 20 jun. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. LDB –Leis de Diretrizes de Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394, 20 de dezembro de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental.
Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.1998. vol 1.

______, Ministério da Educação. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental.
Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.1998. vol 2.


______, Ministério da Educação. Secretaria de Educação do Ensino Fundamental.
Referencial Curricular para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF.1998. vol 3.

BRASIL. Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília:
MEC/SEF, 1998.

FORTUNA, T. R. Jogo em aula: recurso permite repensar as relações de ensino-aprendizagem. Revista do Professor, Porto Alegre, v. 19, n. 75, p. 15-19, jul./set. 2003.

SIGNORETTE, A. E. R. S. et al. Educação e cuidado: dimensões afetiva e biológica constituem o binômio de atendimento. Revista do Professor. Porto Alegre, n. 72, p. 5-8,out./dez. 2002

SINOP (MT). Prefeitura Municipal. Secretaria Municipal de Educação. Plano político pedagógico da Educação Infantil. –Sinop: Secretaria Municipal de Educação, Coordenadoria de Educação Infantil, 2012.

VASCONCELLOS, C dos S. Planejamento: projeto de ensino aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo, Libertad, 2000.