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PSICOMOTRICIDADE: IDENTIFICANDO NOVOS PARADIGMAS E COLABORAÇÃO NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL EM SALA DE AULA

Ivonete Vieira dos Santos
Mónica Damascena Silva
Eliane Aparecida Ramos
Aline Gracieli da Cruz
Quedma Lima do Nasciendo

Resumo

A necessidade do trabalho com a psicomotricidade com crianças em sala de aula de auxiliar no desenvolvimento da aprendizagem, com isso, possibilita um desenvolvimento do campo cognitivo. Através do trabalho psicomotor a criança desenvolverá a coordenação, flexibilidade agilidade, mobilidade, equilíbrio adquirindo confiança. O objetivo do presente trabalho é de enfocar a psicomotricidade como ciência facilitadora no desenvolvimento das crianças em sala de aula. O presente trabalho foi elaborado através do procedimento de pesquisa bibliográfica, teve como objetivo buscar informações para maior compreensão do tema abordado, através de livros, sites científicos e outros referente. Através da pratica psicomotora as crianças estarão construindo seu aprendizado e estimulando seu desenvolvimento. O desenvolvimento psicomotor deve ser incentivado dentro da escola e o profissional da educação deve desenvolver a criança de uma maneira integral favorecendo assim a aprendizagem em todas as outras disciplinas


Palavras-chave: Escola. Desenvolvimento. Psicomotricidade

 

1 INTRODUÇÃO


A importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo. Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano.
A ação psicomotora em sala de aula deve incentivar a prática do movimento, como um a nova forma de evento educativo em função das relações sociais, das capacidades e da maneira de ser de cada um, além de seus valores; educa o movimento, ao mesmo tempo em que põem em jogo as funções da inteligência.
O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico Através das atividades propostas na escola, a criança desenvolve como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
O movimento psicomotor é essencial no desenvolvimento psicológico, e nas relações entre o ser e o meio. Por isso existe uma grande importância do trabalho de interação da atividade motora e do psiquismo com a intenção de aprimorar o desenvolvimento da aprendizagem, dos educandos.
O objetivo do presente trabalho é de enfocar a psicomotricidade como ciência facilitadora no desenvolvimento das crianças em sala de aula . E como objetivos específicos: analisar a importância da psicomotricidade no desenvolvimento da criança e identificar atividades psicomotoras adequadas ao desenvolvimento da criança.
A metodologia utilizada no presente trabalho foi a pesquisa bibliográfica, teve como objetivo buscar informações para maior compreensão do tema abordado, através de livros, sites científicos e outros referente.
A problemática deste estudo centra-se nas seguintes questões: Quais as estratégias podem ser aplicadas para que o aluno tenha oportunidade de participar das atividades na escola?
Este estudo oportuniza compreender os recursos psicomotores que podem ser utilizados para a inclusão de crianças. Acredita-se que as atividades psicomotoras podem ser consideradas como meios mais eficazes para promover a socialização dos alunos uma vez que normalmente são realizadas em grupos, e obedecem ao princípio da cooperação entre seus componentes, estimulando assim a criança em sua apreciação do comportamento social e respeito ao próximo.


2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA


2.1 A psicomotricidade em sala de aula

Uma boa metodologia deve ser iniciada, para que o professor possa oferecer a assistência necessária em sala de aula. Desse modo acredita-se que o trabalho em sala de aula através da psicomotricidade é importante na alfabetização das crianças, caso apresente muitas dificuldades na coordenação motora, pois a mesma proporcionará metodologias apropriadas a necessidades propondo atividades incentivadoras promovendo estímulos para a superação das barreiras encontradas pelas crianças.
A psicomotricidade desenvolve os aspectos motor, social, emocional dos movimentos corporais é através de atividades motoras. A psicomotricidade é um instrumento riquíssimo que auxilia a promover ações preventivas e de intervenção, proporcionando resultados satisfatórios em situações de dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
De acordo com Oliveira (2007), A psicomotricidade é a ciência que tem como objeto de estudo o homem por meio de seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação da criança, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto.
A psicomotricidade possibilita o desenvolvimento das diferentes áreas psicomotoras, cria possibilidade do indivíduo relacionar-se de forma corporal com o ambiente e favorece a aprendizagem na escola
O estudo das etapas de desenvolvimento motor da criança mostra que o movimento é uma das primeiras aprendizagens que a criança passa a ter, desde o primeiro estágio, que vai de 0 a 6 meses de idade. Com 6 meses de idade a criança geralmente aprende a sentar-se. A evolução dessas etapas, que são divididas em quatro, compreendem a fase de 0 a 8 anos de idade, torna-se relevante para os estudos da psicomotricidade, uma vez que previne problemas da aprendizagem e reeduca o tônus, a postura, a lateralidade e o ritmo. (FONSECA, 2004, p.59).

A psicomotricidade pode auxiliar na aprendizagem escolar, as ações psicomotoras favorecem comportamentos e transformações. A psicomotricidade procura ferramentas que auxiliem na intervenção de crianças que apresentam queixas de dificuldades na aprendizagem e a possibilidade de se encontrar nas aulas de Educação Física esse auxilio por meio das práticas psicomotoras. A psicomotricidade têm o objetivo de trabalhar:
Coordenação Motora Fina - Capacidade de controlar pequenos músculos Exemplo: recorte, colagem, encaixe, escrita;
Coordenação Motora Global - Possibilidade de controle e organização da musculatura para a realização de movimentos complexos. Exemplos: correr, saltar, andar, rastejar;
Estruturação Espacial - É a consciência da relação do corpo com o meio;
Organização Temporal - É a capacidade de avaliar o movimento no tempo, distinguir o rápido do lento. E saber situar o momento do tempo em relação aos outros;
Estruturação Corporal - Relacionamento do indivíduo com o mundo exterior, adaptação do mesmo ao meio ambiente;
Imagem Corporal - A experiência do indivíduo em relação ao próprio corpo
Conhecimento Corporal - Conhecimento intelectual que se tem do próprio corpo.
Esquema Corporal – O conhecimento sobre o próprio corpo e de sua relação com o mundo que o cerca;
Lateralidade - Pressupõe a noção de direita e esquerda e, sendo que a lateralidade com mais força, precisão, preferência, velocidade e coordenação, melhor capacidade e dominância cerebral.
( OLIVEIRA,,2007,p,65)

A psicomotricidade em sala de aula pode ser trabalhada através de jogos e brincadeiras no dia-a-dia da criança. Além de serem apropriados para a função motora e recreativa os movimentos auxiliam também no desenvolvimento da aprendizagem, com isso, possibilita um desenvolvimento do campo cognitivo.
Oliveira (2007) descreve que o trabalho psicomotor ajuda na estruturação da personalidade das crianças, sendo assim que é a partir do uso do movimento que elas expressam de maneira satisfatória seus desejos, suas fantasias, desenvolvendo suas necessidades e trabalhando suas dificuldades. Por isso a importância de se trabalhar a psicomotricidade na Educação Infantil, pois prevê uma formação de base indispensável no desenvolvimento motor, afetivo, psicológico e cognitivo das crianças.
A importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo. Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico Através da educação física, a criança desenvolve como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
A educação escolar está baseada nas necessidades da criança. Tem como objetivo principal, por meio da educação psicomotora, incentivar a prática do movimento em todas as etapas de sua vida. O desenvolvimento global da criança se dá através do movimento, da ação, da experiência e da criatividade, levando-a a conseguir plena consciência de si mesma; da sua realidade corporal que sente, pensa, movimenta-se no espaço, encontra-se com os objetos e gradativamente distingue suas formas; e que se conscientiza das relações de si mesma com o espaço e o tempo, interiorizando, assim, a realidade. (OLIVEIRA, 2007, p,98)

As atividades psicomotoras podem ser consideradas como meios mais eficazes para promover a socialização dos alunos uma vez que normalmente são realizadas em grupos, e obedecem ao princípio da cooperação entre seus componentes, estimulando assim a criança em sua apreciação do comportamento social e respeito ao próximo.
É através do movimento que a criança integra e adquiri a noção do seu corpo e a determinação de sua lateralidade. De acordo com Marinho (2008), O desenvolvimento psicomotor da criança gira em torno de componentes fundamentais ao seu desenvolvimento como: esquema corporal, equilíbrio, coordenação, estruturação especial, temporal e lateralidade.
O movimento é essencial no desenvolvimento psicomotor, e nas relações entre o ser e o meio. Por isso existe uma grande importância do trabalho de interação da atividade motora e do psiquismo com a intenção de aprimorar o desenvolvimento da aprendizagem, dos educandos.
O desenvolvimento psicomotor deve ser incentivado dentro da escola e deve desenvolver a criança de uma maneira integral favorecendo assim a aprendizagem em todos as outras disciplinas. O conhecimento da psicomotricidade deve abranger a relação desenvolvimento motor e intelectual da criança.
Na Psicomotricidade, o corpo não é entendido como fiel instrumento de adaptação ao meio envolvente ou como instrumento mecânico que é preciso educar, dominar, comandar, automatizar, treinar ou aperfeiçoar, pelo contrário, o seu enfoque centra-se na importância da qualidade relacional e na mediatização (MARINHO, 2008, p,12)

Em sala de aula o trabalho com a psicomotricidade deve ser realizado através de metodologias interligadas no desenvolvimento motor, social, emocional, através de atividades motoras. O desenvolvimento psicomotor tem um papel fundamental no aprendizado e no desenvolvimento dos indivíduos e nas funções psicomotoras que darão sustentação para aprendizagem, contribuindo assim o desenvolvimento das crianças.
Segundo Fonseca (2004, p.38) “a abordagem da Psicomotricidade irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço”.
O trabalho com a psicomotricidade em sala de aula auxilia na socialização da criança e sua interação com o mundo. Através de ações educativas de movimentos espontâneos e atividades corporais da criança, proporcionando-lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação de sua personalidade.
De acordo com Marinho (2008) a psicomotricidade favorece uma relação com o outro e com o mundo que o cerca, possibilitando um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades. A Psicomotricidade está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo utiliza seu corpo para demonstrar o que sente.
O trabalho com a psicomotricidade com crianças autistas contribui para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo incentivar a prática do movimento do individuo. Através da psicomotricidade a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
Segundo Oliveira (2007, p.48), “O desenvolvimento psicomotor é de suma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da direcional idade, da lateralidade e do ritmo”.
O trabalho psicomotor com alunos autistas deve promover noções de esquema corporal tempo, espaço, ritmo devem partir de situações concretas, nas quais a criança possa formar um esquema mental que anteceda à aprendizagem de leitura, do ritmo, dos cálculos. As atividades propostas na educação física através da educação psicomotora devem ocorrer com espontaneidade, pois quando se desenvolvem essas atividades com as crianças nota-se uma grande receptividade por parte delas, visto que ainda não adquiriram tonalidades preconceituosas.


3 CONSIDERAÇÕES FINAIS


Ao termino da pesquisa observou-se que o trabalho psicomotor com a criança auxiliará a mesma a tomar consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar através do mesmo. O trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para se conscientize sobre seu corpo.
Em relação ao objetivo do presente trabalho de enfocar a psicomotricidade como ciência facilitadora no desenvolvimento das crianças, observou-se que o trabalho dos aspectos psicomotores em relação a organização espacial, lateralidade, esquema corporal, são importantes no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O trabalho psicomotor auxiliará na estruturação e orientação em relação ao espaço e tempo no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
Observou-se que a o movimento psicomotor ajudará a criança autista a desenvolver o físico, intelectual e emocional, onde permite ela descobrir e á construir novas experiências. As ações como correr e pular, apanhar, arremessar, entre outras, são movimentos fundamentais no desenvolvimento de uma criança. A psicomotricidade busca conhecer o corpo nas suas relações, transformando-o num instrumento de ação. Este corpo pensado como objeto, marcado por uma mente que pensa. A psicomotricidade auxilia e capacita melhor o aluno para uma melhor assimilação da aprendizagem escolar e no desenvolvimento da criança permitindo que à criança autista viva e atue no seu desenvolvimento afetivo, motor e cognitivo.


Referências


FONSECA, Vitor da .Psicomotricidade: perspectivas multidisciplinares. Porto Alegre: Artmed, 2004.

MARINHO, H. R. B. et al. Pedagogia do movimento: o universo da ludicidade e psicomotricidade. 2. ed. Curitiba: Ibex, 2008.

LUDCKE; J. P. R. AUTISMO E INCLUSÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO SOBRE S CRENÇAS DOS EDUCADORES. [Monografia], UFRS, 2011. http://wwws.fclar.unesp.br/agenda-pos/educacao_escolar/3794.pdf Acesso em: 26,desembro . 2018.

OLIVEIRA, Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num toque psicopedagógico. Petrópolis-RJ: Vozes, 2007.