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O BASQUETE NO DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Geise Eliana Da Silva
Silone Walzescheffer


RESUMO

 

A necessidade da Educação Física através de jogos e brincadeiras faz parte integral do dia-a-dia da criança. Além de serem apropriados para a função motora e recreativa os movimentos auxiliam também no desenvolvimento da aprendizagem, com isso, possibilita um desenvolvimento do campo cognitivo. O basquete é um instrumento para exercitar e estimular um agir-pensar com lógica e critério, condições para jogar bem e ter um bom desempenho escolar. O basquetebol pode contribuir para desenvolver a coordenação, a velocidade e a flexibilidade agilidade, mobilidade, equilíbrio e ritmo. Através do basquete as crianças estarão competindo e conhecendo seus limites superação dos limites, adquirindo confiança e coragem para se arriscar. A presente pesquisa teve como objetivo identificar como é realizado o trabalho nas aulas de Educação Física utilizando-se do conteúdo programático do basquetebol, objetivando o desenvolvimento psicomotor. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico. Conclui-se que o jogo de basquetebol, como ação psicomotora incentiva a prática do movimento, como um a nova forma de evento educativo em função das relações sociais, das idéias morais, das capacidades e da maneira de ser de cada um, além de seus valores; educa o movimento, ao mesmo tempo em que põem em jogo as funções da inteligência.


Palavras-chave: Basquete. Movimento. Psicomotricidade.

Introdução

O presente trabalho tem como tema o basquete no desenvolvimento da psicomotricidade nas aulas de educação física, a escolha do tema deu-se por acreditar que no contexto escolar o esporte deve ser voltado para uma aprendizagem das atividades motoras, além de uma função educativa, numa pedagogia que respeite os diferentes resultados e funções, respeitando as individualidades, e fases de desenvolvimento físico, psíquico da criança e do adolescente.
Atualmente há no ambiente escolar, especificamente na área de Educação Física, um número considerável de debates sobre as metodologias de ensino das modalidades esportivas. Acerca da vivência relacionada ao Basquetebol, entende-se que a sua prática possa estar presente na formação geral do indivíduo, principalmente no ambiente escolar, que representa um dos espaços de maior relevância neste processo. Como ambiente formal, a escola representa, talvez, o principal pilar da educação.
A Educação Física e o conhecimento da psicomotricidade nas aulas abrangem a relação desenvolvimento motor e intelectual da criança. A Educação Física e a psicomotricidade são metodologias interligadas no desenvolvimento motor, social, emocional, através de atividades motoras.
A Problematização da presente pesquisa é de que através do basquetebol nas aulas de educação física, o trabalho da psicomotricidade auxilia no desenvolvimento da aprendizagem, e possibilita um desenvolvimento do campo cognitivo?
As contribuições do basquete no desenvolvimento motor e que ele desenvolve o domínio a orientação espacial, promove a melhora das funções circulatória, respiratória, e ainda boa formação corporal, postura. 
Neste contexto, o objetivo primordial deste estudo é analisar o trabalho da psicomotricidade nas aulas de educação física através das aulas de basquetebol como auxilio no desenvolvimento da aprendizagem, e no campo cognitivo.
Para alcançar os objetivos propostos, utilizou-se como recurso metodológico, a pesquisa bibliográfica, realizada a partir da análise pormenorizada de materiais já publicados na literatura e artigos científicos divulgados no meio eletrônico.
O texto final foi fundamentado nas idéias e concepções de autores como: Barreto (2000,) Oliveira (2002) Coutinho (2007), Dohme (2005), Vieira e Freitas (2006).

Desenvolvimento

A Educação Física deve assumir a tarefa de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão para usufruir do jogo, do esporte, e práticas de aptidão física, em benefício da qualidade da vida.


A Educação Física deve ir além de executar o gesto motor, ou seja, não basta correr ao redor da quadra; é preciso saber por que se está correndo, como correr, quais os benefícios advindos da corrida, qual intensidade, frequência e duração são recomendáveis, entre outros aspectos. (BETTI, 1992, p.25)

Não basta apenas que os alunos saibam realizar os movimentos e sim que tenham uma compreensão maior de seus corpos.
Um dos objetivos da Educação Física, é conhecer o próprio corpo e dele cuidar, adotando hábitos saudáveis básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva.
De acordo com PCN (2001, p.12) em relação aos objetivos da Educação Física temos os seguintes referenciais :
Conhecer e valorizar a pluralidade sociocultural do país em que vive sem. nenhum tipo de discriminação social, cultural, de crença, sexo ou outras características individuais ou coletivas;
Desenvolver o conhecimento e o sentimento de confiança em suas capacidades afetivas, físicas, cognitivas, éticas, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social para buscar conhecimento e exercer sua cidadania;
Utilizar diferentes formas de linguagem para se comunicar e se expressar. (PCN, 2001, p.12)

Através da Educação Física, podemos adquirir um maior conhecimento dos alunos, através da cultura corporal de movimento e conduzir o aluno a uma reflexão crítica da cultura corporal do movimento.

É de fundamental importância o desenvolvimento da cultura corporal de movimento, nas escolas, mas deve ser tratado como conteúdo curricular e não como simples atividades práticas sem nenhum tipo de reflexão, requer uma metodologia motivadora e criativa (OLIVEIRA,2004,p.45).

É função da Educação Física é preparar os alunos a incorporem em suas vidas os esportes e os demais componentes da cultura corporal.
A Educação Física no contexto escolar defende a inclusão de conhecimentos teóricos a respeito da cultura corporal através dos conteúdos pelos quais o aluno deve analisar a realidade na construção de significados do que se aprende na escola e do que se vive.
O basquetebol é jogado por duas equipes de cinco jogadores, sendo que o objetivo de cada equipe é o de marcar pontos na equipe adversária e evitar que a outra equipe faça pontos.
Segundo Vieira e Freitas (2006, p.14), o basquete desde 1891 e foi criado pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachussetts) EUA. O primeiro campeonato Brasileiro foi realizado em 1925.
De acordo com Segundo Dohme (2005, p.17), Os fundamentos são gestos básicos do jogo, que podem ser executados isoladamente ou combinados com outros fundamentos, mas dependem das capacidades motoras, condicionais e coordenativas.
Fundamentos de defesa têm como características controle do corpo, posição defensiva e rebote. Fundamentos de ataque têm como características controle do corpo, controle da bola, drible, arremesso, passe e rebote.
Os fundamentos são: controle do corpo, manejo de bola, drible, arremesso (jump, bandeja e gancho), finta e passe.
Segundo Vieira e Freitas (2006, p.47), as regras do basquetebol são: definição do esporte, dimensões da quadra, oficiais de arbitragem, jogadores substitutos e técnicos, regulamentação do tempo de jogo, regulamentação do jogo, violações, faltas, faltas técnicas e provisões gerais.
O jogo de basquetebol é um jogo que requer o uso da inteligência e rapidez de ação e raciocínio. Através desse jogo os alunos desenvolverão vários aspectos como: físico, intelectual, mental.
Segundo Dohme (2003, p.52) os jogos são importantes instrumentos de desenvolvimento de crianças e jovens. Longe de servirem apenas como fonte de diversão, o que já seria importante, eles propiciam situações que podem ser exploradas de diversas maneiras educativas.
A aprendizagem do basquetebol busca desenvolver gestos técnicos. o objetivo geral do jogo é fazer mais cestas que o adversário, a equipe que somar o maior número de pontos ao final do tempo de jogo é a vencedora.
Segundo Coutinho (2007, p.45), Os fundamentos básicos do Basquetebol são: Controle do corpo, Manejo de bola, Drible, Passes e Recepção, Arremessos, Rebote.
Controle do corpo é a capacidade de realizar os gestos específicos relacionados à prática do Basquetebol. Oliveira (2002, p.48) acrescenta que esta capacidade deve estar atrelada ao controle do corpo no tempo e no espaço exigido pela dinâmica do jogo.

O desenvolvimento das capacidades motoras é direcionado para os deslocamentos laterais, para frente e para trás, oportunizando assim mudanças de direção, paradas bruscas, fintas, giros, variações de velocidades e saltos. A finalidade principal é estimular as crianças à prática, à iniciação a esporte, nesse caso específico, ao Basquetebol (OLIVEIRA, 2002, p.15).

Manejo de bola diz respeito à capacidade de se manusear a bola nas mais diversas situações apresentadas no decorrer de uma partida de Basquetebol.
De acordo com Oliveira (2002, p.57), deve-se oferecer aos praticantes a oportunidade de conhecer as diversas possibilidades de movimentos com a bola: rolar, tocar, driblar, segurar, lançar, trocar de mãos e movimentá-la em relação aos planos do corpo.
Segundo Coutinho (2007, p.68), Este processo deve ser realizado com o intuito de levar o praticante a obter um eficiente grau de domínio em relação à bola, tornando mais fácil o aprendizado dos demais fundamentos básicos.
Drible corresponde à ação do praticante em impulsionar a bola contra o solo.

O movimento do drible é executado com uma das mãos apoiada sobre a bola e com os dedos apontando sempre para frente. O tronco do praticante deve estar ligeiramente inclinado para frente a as pernas apresentando um afastamento antro- posterior. Existem diversas maneiras de se executar o drible, sendo as mais comuns quando a bola é conduzida alta ou baixa, com troca de mão, por trás do corpo, cogiro e entre as pernas (OLIVEIRA, 2002, p. 62).

Sobre este fundamento Coutinho (2007, p. 62) Consideramos ser de suma importância para o desenvolvimento do aluno na prática desde o início do trabalho deste fundamento, possa executá-lo, utilizando-se tanto da mão direita quanto da mão esquerda.
Passes e Recepção: o passe é um fundamento básico que consiste em enviar a bola de um companheiro a outro,
Arremessos conhecido também como finalização, é a principal ação ofensiva do jogo de Basquetebol.
Acerca do arremesso, Coutinho (2007, p.95) afirma que se trata do fundamento mais importante, mais plástico, mais técnico e o que exige maior grau de precisão e concentração.
Rebote é o ato de recuperar a posse da bola após um arremesso não convertido, Coutinho (2007, p.24) afirma que o rebote cria as maiores oportunidades de consignar pontos a seu favor.
O domínio dos movimentos considerados básicos torna a criança apta a organizar da melhor forma possível qualquer movimento.
Sendo assim, o basquete também vem a somar para o desenvolvimento dos alunos, visando aprimorar o jogo com ritmos diferentes, através de corridas, saltos e outros. Barreto (2000, p.21) "passe e recepção, passe de peito, passe por cima da cabeça, passe de ombro, passe picado, passe de gancho, drible, arremesso, arremesso com ambos os braços, arremesso de peito, arremesso acima da cabeça e arremesso com um braço".
O basquetebol pode contribuir para desenvolver a coordenação, a velocidade e a flexibilidade agilidade, mobilidade, equilíbrio e ritmo. A conciliação da psicomotricidade e da educação física, o desenvolvem o corpo e mente a melhora a sociabilização, a criatividade

A educação física e a psicomotricidade desenvolvem o aspectos motor, social, emocional e lúdico da personalidade e a destreza dos movimentos que são vivenciados, através de atividades motoras organizadas e sequenciais, desenvolvidas individualmente e em grupo (COUTINHO, 2007, p.65).

As educações físicas e a psicomotricidade, juntas trabalham os domínios cognitivos e sociais das crianças.
Os jogos e a psicomotricidade, estimulam a exploração e a solução de problemas, criando um clima propicio para a compreensão e a descoberta de idéias.
As situações de jogo e a psicomotricidade, promovem, oportunidades para a criança se descentrar, coordenar pontos de vista e compreender o sentido e o porquê das regras.
A psicomotricidade através dos jogos promove desafios, prazer e novos conhecimentos. De acordo com Barreto (2000, p.21) Por meio de atividades com jogos os alunos vão adquirindo autoconfiança. São incentivados a questionar e corrigir suas ações, analisar e comparas pontos de vista, organizar e cuidar dos materiais utilizados.
O basquete é um instrumento para exercitar e estimular um agir-pensar com lógica e critério, condições para jogar bem e ter um bom desempenho escolar.

Conclusão
Observou-se que ao longo desta descrição que o movimento realizado através do jogo de basquetebol é essencial no desenvolvimento psicológico, e nas relações entre o ser e o meio. Por isso existe uma grande importância do trabalho de interação da atividade motora e do psiquismo com a intenção de aprimorar o desenvolvimento da aprendizagem, dos educando.
Verificou-se também que as atividades realizadas através do jogo de basquetebol podem ser consideradas como meios mais eficazes para promover a socialização dos alunos uma vez que normalmente são realizadas em grupos, e obedecem ao princípio da cooperação entre seus componentes, estimulando assim a criança em sua apreciação do comportamento social e respeito ao próximo.
Outro ponto observado foi que o trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico Através do jogo de basquetebol, a criança desenvolve como meio de ajustamento do comportamento psicomotor.
A Educação Física e a psicomotricidade pela incessante procura por ferramentas que auxiliem na intervenção de crianças que apresentam queixas de dificuldades na aprendizagem e a possibilidade de se encontrar nas aulas de Educação Física esse auxilio por meio das práticas psicomotoras. A importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade, com o simbólico e o cognitivo. Através do jogo de basquetebol a ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, processa-se o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano.
Conclui-se que através do jogo de basquetebol, como ação psicomotora incentiva a prática do movimento, como um a nova forma de evento educativo em função das relações sociais, das idéias morais, das capacidades e da maneira de ser de cada um, além de seus valores; educa o movimento, ao mesmo tempo em que põem em jogo as funções da inteligência.
REFERÊNCIAS

BARRETO, Sidirley de Jesús. Psicomotricidade, educação e reeducação. 2ª ed. Blumenau: Livraria Acadêmica, 2000.

BATISTA, Luiz Carlos da Cruz. Educação física no ensino fundamental. Rio de Janeiro: Sprint, 2001.

BETTI, M. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p.75, 2002

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1998.

DOHME, Vânia. Atividades lúdicas na educação: O caminho de tijolos amarelos na educação. 1ª edição, Petrópolis, RJ: Vozes, 2003.

COUTINHO, Nilton Ferreira. Basquetebol na escola: da iniciação ao treinamento. 3 ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2007.

DAIUTO, Moacyr. Basquetebol: Metodologia do Ensino. 6 ed. São Paulo: Hemus,
1991.

DAOLIO, J. Educação Física e o conceito de cultura. Campinas, SP: Autores Associados, 2004.

DARIO, Suraya Cristina. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

OLIVEIRA, Valdomiro. O processo de ensino dos jogos desportivos coletivos: um estudo acerca do basquetebol, Universidade Estadual de Campinas: Dissertação de Mestrado, 2002.

VIEIRA, Silvia. FREITAS, Armando. O que é Basquete: História, regras e curiosidades. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2006.