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LITERATURA INFANTIL NO DESENVOLVIMENTO DO EDUCANDO
Natalia Cunha de Souza
RESUMO

A literatura infantil constitui-se num dos momentos mais ricos e significativos dentro das instituições de ensino, e não se entende uma proposta pedagógica que não inclua em seu currículo o contato das crianças com os maravilhosos livros da literatura infantil. Este é o tema que procuramos enfatizar a literatura infantil como elemento fundamental para o desenvolvimento da imaginação e fantasia.
A aproximação da criança com a Literatura Infantil é algo mágico e transformador, pois esta é um universo artístico incomensurável, capaz de levar os pequenos para um mundo mágico e fantástico, mas sem deixar de conectá-los com a realidade. As histórias proporcionam curiosidade, aguça a criatividade, o desejo pelo novo, pelos mistérios e fantasias... Todo este mundo deve ser apresentado à criança em pequenas doses, cuidadosamente para que estas percebam como a leitura pode lhes proporcionar prazer. 
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Palavras chave: Literatura, Desenvolvimento. Linguagem
INTRODUÇÃO

A literatura na escola é importante dentro do ensino, pois influência no aprendizado na construção da cidadania dos alunos proporcionando conhecimento. Desse modo o professor deverá ter uma grande compreensão da realidade e comprometimento, exercitando valores expressos nas histórias infantis.
A escolha do tema deu-se por acreditar que através da literatura na escola o professor poderá explorar a criatividade da criança e fazer experiências que irão ajuda-lá na solução de problemas, adquirindo assim noções básicas para o próprio desenvolvimento intelectual.
A importância desse projeto em discutir a literatura na escola e na formação do leitor se dá pelo fato que a criança ao ingressar na escola traz uma série de conhecimentos sobre as diferentes formas de compreender o mundo onde vivem. Quando chegam à escola passam a conviver com outras crianças que tem outras formas de ver o mundo, fruto de sua vivência anterior, e sua compreensão do mundo que a cerca precisa ser desenvolvida, e a literatura infantil se torna um instrumento indispensável à práxis do professor. Porém a escola tem se mostrado incapaz de formar sujeitos leitores.
Acredita-se que a utilização da literatura na escola ira permitir que a criança desenvolva uma nova visão mundo através das descobertas e da criatividade, as crianças irão se expressar, analisar, criticar melhorando assim a aprendizagem a qualificação e a formação crítica do educando. Diante deste contexto os educadores precisam refletir mais sobre a importância da literatura no processo ensino e aprendizagem.
Desse modo o problema levantado é de que forma os professores podem desenvolver a escrita e a linguagem oral através da literatura infantil?
A reflexão sobre o ensino da leitura na escola é muito importante para analisar os fatores que impedem a formação de leitores que as levaria a apresentar caminhos de renovação e qualificação na prática pedagógica relativa à leitura. Toda criança gosta de histórias, fabulas, poemas, cantigas. ;
O estudo procurara diagnosticar a importância da literatura na Educação Infantil para o desenvolvimento da leitura, segundo o depoimento dos professores de Educação Infantil.
A educação hoje esta passando por um grande processo de transformação, onde muitas pesquisas estão sendo realizadas visando obter algum instrumento para nortear o trabalho do educador assim como, novas formas de facilitar a aprendizagem de estratégia que preservem o bem estar pessoal e social.
É preciso ir muito além da alfabetização e formar sujeitos leitores que sejam capazes de olhar reflexivamente a realidade à sua volta, e de fazer a opção de mudá-la de alguma forma.

DESENVOLVIMENTO

A Literatura infantil é um importante instrumento, nas práticas pedagógicas para se obter uma boa aprendizagem, através da literatura a criança participa de situações de leitura e escrita mais facilmente e transporta vivências de leitura para vida, desse modo trabalho de leitura na escola deve levar o aluno a analise e à compreensão das ideias, relacioná-las com sua realidade, trocar experiências com seus colegas.
A literatura prepara o aluno para o conhecimento, além de ser um valioso instrumento para o enriquecimento das vivências no âmbito escolar. Desse modo ao se oferecer as crianças histórias apropriadas que irão despertar a curiosidade, o professor estará facilitando a aprendizagem e contribuindo na formação de futuros leitores e escritores.
A Literatura, a palavra escrita, a leitura... que há muito passaram para o plano secundário no contexto da nossa “aldeia global” (o mundo sem fronteiras monitorado pela imagem, som, velocidade, visualidade, virtualidade...), vêm sendo resgatadas como a forma (ou o meio) mais eficaz para a nova “leitura de mundo” que se faz urgente para a formação de crianças e jovens ou para a “reciclagem” de adultos (COELHO, 2000, p.14).

Em função de promover o hábito da leitura na escola é necessário uma diversidade de textos literários à disposição dos alunos, para que eles ampliem sua leitura e de mundo.
Para Silva (1981), há, em nossa sociedade, em pleno século XXI, uma camada da sociedade que ainda se encontra marginalizada em relação à prática social da leitura literária, o que nos leva a afirmar que há uma necessidade latente da consolidação de políticas públicas para o incentivo do hábito da leitura e, conseqüentemente, para a formação de sujeitos leitores.
No contexto atual, em que as informações circulam rapidamente, associadas quase sempre à imagem ou à oralidade, tratar de leitura literária torna-se, quando menos, um paradoxo.
É a literatura, como linguagem e como instituição, que se confiam os diferentes imaginários, as diferentes sensibilidades, valores e comportamentos através dos quais uma sociedade expressa e discute, simbolicamente, seus impasses, seus desejos, sua utopia. (COELHO, 2000, p.106),

A verdadeira literatura fortalece o imaginário infantil e forma seu ser poético, capacitando a criança a ser uma leitora em potencial das artes e do mundo da ficção. A literatura pode ser também motivadora de discussões em sala de aula.
Segundo Coelho (2000), a literatura infantil é uma linguagem específica que, como toda linguagem, expressa uma determinada experiência humana. Esse aspecto é de grande valor no uso da literatura na prática educativa por proporcionar o contato com o ser humano em seu momento de imaginação e comunicação.
O primeiro contato com a história infantil é um caminho aberto para novas descobertas e o início da aprendizagem tanto para a criança, como para o educador / terapeuta que o acompanha.
Podemos pensar em letramento literário como estado ou condição de quem não apenas é capaz de ler poesia ou drama, mas dele se apropria efetivamente por meio da experiência estética, fruindo-o. [...] Só assim, será possível experimentar a sensação de estranhamento que a elaboração peculiar do texto literário, pelo uso incomum da linguagem consegue produzir no leitor, o qual, por sua vez, estimulado, contribui com sua própria visão de mundo para a fruição estética. A experiência construída a partir dessa troca de significados possibilita, pois, a ampliação de horizontes, o questionamento do já dado, o encontro da sensibilidade, a reflexão, enfim, um tipo de conhecimento diferente do científico, já que obviamente não pode ser medido. ( PCN”s 2006, p. 55),

A literatura infantil imprescindível nos primeiros anos da escolar, pois, esta se constitui em material indispensável que aflora a criatividade infantil e desperta a veia artística da criança.
Para Oliveira (1996), uma obra literária é aquela que aponta a realidade com uma roupagem nova e criativa, deixando espaço ao leitor para entrar na sua trama e descobrir o que está nas entrelinhas do texto.
A literatura infantil tem o poder de abrir o imaginário, e estimular a curiosidade do leitor. Segundo Coelho (2000, p. 30) “A valorização da literatura infantil, como fenômeno significativo e de amplo alcance na formação das mentes infantis e juvenis, bem como dentro da vida cultural das sociedades, é conquista recente”.
De acordo com Coelho, (2000). Há aqueles que defendem que ela é o objeto escolhido pelo seu próprio leitor, outros que é o objeto de formação de um agente transformador da sociedade e há até aqueles que questionam o fato de existir uma literatura infantil.
A leitura é um processo no qual o leitor realiza um trabalho ativo de construção do significado do texto. Segundo Coelho (2001) a leitura, no sentido de compreensão do mundo é condição básica do ser humano.
A Literatura é um mundo aberto ao mesmo tempo às múltiplas reflexões sobre a história do mundo, sobre as ciências naturais, sobre as ciências sociológicas, sobre a antropologia cultural, sobre os princípios éticos, sobre política, economia, ecologia... Tudo depende de uma seleção inteligente de obras. [...] O objetivo maior das discussões sobre os novos caminhos da Educação não é a preparação dos programas de ensino, mas a separação daquilo que é considerado como saberes essenciais e evitar o empilhamento dos conhecimento, (PCN’s 2001, p.54)

O ato de ler então, não representa apenas a decodificação. De acordo com os PCN’s (2001) a decodificação é apenas uma, das várias etapas de desenvolvimento da leitura. Desta forma, trabalhar com a diversidade textual, segundo os PCN (2001), fazendo com que o indivíduo desenvolva significativamente as etapas de leitura é contribuir para a formação de leitores competentes.
A literatura não existe para mudar um sistema social ou ensinar coisas, no que diz respeito às crianças, preservar a relação entre a literatura e a criança é garantir a esta formação, pois segundo Zilberman (1987), a literatura sintetiza, por meio dos recursos de ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com que o leitor vive cotidianamente.
Segundo Coelho (2000, p.54), uma obra literária é aquela que mostra a realidade de forma nova e criativa, deixando espaços para que o leitor descubra o que está nas entrelinhas do texto.
Coelho (2000, p. 24), reflete sobre a linguagem literária afirmando que “a Literatura é um autêntico e complexo exercício de vida, que se realiza com e na linguagem de forma pela qual o pensar se exterioriza e entra em comunicação com outros pensares”
A atuação do processo de leitura para o crescimento social do individuo é necessária para estudar os fatores que contribuem para a mudança comportamental do sujeito diante do ato de ler.
A literatura fortalece o imaginário infantil capacitando a criança a ser uma leitora do mundo da ficção.
A literatura infantil e juvenil ocupa hoje lugar de destaque entre os autores famosos do universo literário. A literatura pode ser também motivadora de discussões em sala de aula fazendo com que os sonhos, desejos e medos alcancem visibilidade.
Segundo Coelho (2000), a literatura infantil é uma linguagem específica que, como toda linguagem, expressa uma determinada experiência humana. Esse aspecto é de grande valor no uso da literatura na prática educativa por proporcionar o contato com o ser humano em
Segundo Coelho (2000), em nenhum momento o narrador deve interromper a história se for algo condizente com a narrativa, confirma-se com algum gesto ou sorriso. Porém, se for apenas um modo de aparecer, a melhor solução é, segundo ela, olhar fixamente na direção do aluno que interrompeu. Após concluir a narração, é importante dar oportunidade para que eles perguntem o que desejam saber.
A literatura infantil desperta a veia artística da criança os livros de literatura devem ser oferecidos às crianças de forma de lazer e diversão.
Na realidade social brasileira se percebe um grande desafio nas ações para a formação do leitor.
De acordo com Coelho (2000). Há aqueles que defendem que ela é o objeto escolhido pelo seu próprio leitor, outros que é o objeto de formação de um agente transformador da sociedade e há até aqueles que questionam o fato de existir uma literatura infantil. Neste sentido, o argumento perpassa a concepção de infância e a ligação da literatura infantil com a escola.
No que diz respeito às crianças, a literatura deve garantir a formação e a literatura é compendia, por meio dos recursos de ficção, uma realidade, que tem amplos pontos de contato com que o leitor vive cotidianamente.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Após o estudo observou-se que em relação à Educação Infantil é importante considerar que a utilização da Literatura deve estar presente, de modo no cotidiano das crianças, para facilitar a imaginação, atenção e despertar os alunos para um mundo prazeroso e facilitar a aprendizagem e socialização. A utilização da Literatura na Educação Infantil visa ajudar os professores a desenvolver o dialogo com os alunos, estimula a atenção e a concentração em todas as áreas desenvolvidas nas escolas, a Literatura é importante para o desenvolvimento das crianças e realizar aprendizagem o dialogo em todas as áreas do conhecimento.
Recomenda-se a através utilização da Literatura na Educação Infantil, haverá um maior desenvolvimento da criticidade e os educandos a atingirem uma melhor compreensão dos conteúdos através das situações de comunicação exercitando sua competência linguística como produtor de enunciados.
A utilização da Literatura na Educação Infantil estimula o questionamento, colocando o educando diante de caminhos diversificados, além de desenvolver a criatividade e criar oportunidades para descobertas, de forma lúdica e prazerosa. Sendo assim acredita-se que através da utilização da Literatura na Educação Infantil o aluno seja capaz de conhecer, experimentar, aprender a construir, a criar a novidade.
Acredita-se que a Literatura na Educação Infantil é um recurso pedagógico onde a criança consegue desenvolver seu conhecimento além de ser um estímulo criatividade, prazer proporcionando motivações, fazendo com que a criança evolua cada vez suas ações, através de numerosas situações nas quais as crianças podem conhecer melhor as suas habilidades, além de desenvolver a afetividade, a autoconfiança e a iniciativa no desenvolvimento das crianças constituindo um importante caminho para o crescimento pessoal e social.
Este trabalho é endereçado a todos os docentes e demais pessoas que de uma forma ou de outra se interessem pelas questões relacionadas a utilização da literatura, evidenciando a necessidade de inclusão dessas práticas com maior intensidade.
Conclui-se que a Literatura na Educação Infantil favorece a criança um ambiente agradável e motivador, ajuda no desenvolvimento da criatividade e contribui para o desenvolvimento intelectual da criança e trará benefícios no processo ensino-aprendizagem, tornando o ensino mais interessante, fazendo com que a criança faça descobertas e a viver experiências que estimulem seu aprendizado. Desse modo a Literatura na Educação Infantil tem como objetivo de proporcionar determinadas aprendizagens e estímulo ao aluno, além de ajudar a construir novas descobertas, e enriquecer a aprendizagem, possibilitando a aproximação do conhecimento dos alunos.


REFERÊNCIAS

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______. PCN+ Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: MEC/ Semtec, 2006.

COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.

ZILBERMAN, Regina Literatura infantil na escola. 10. ed. São Paulo: Global. 1998

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. 45ª. Edição. São Paulo: Cortez, 2003

LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 2.ed. São Paulo: Ática, 1994

MACEDO, Lino. Rumo à Maturidade. Professor da Universidade de São Paulo USP, in Revista Nova Escola Edição 09 , – pág 07 , ano 2006.


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OLIVEIRA, Maria Alexandre de. Leitura Prazer - Interação participativa da criança com a Literatura Infantil na escola. São Paulo: Paulinas, 1996.

SILVA, Ezequiel Theodoro da. O ato de ler. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1981.

ZILBERMAN, R. A literatura infantil e o leitor. In: _____; MAGALHÃES, L.C. Literatura infantil: autoritarismo e emancipação. 3.ed. São Paulo: Ática, 1987.

ZILBERMAN, Regina Literatura infantil na escola. 10. ed. São Paulo: Global. 1998