Um pouco da história da igreja Santo Expedito, na comunidade Vitória
Antônia Adriana dos Santos Silva
Entrevista
Entrevista realizada na igreja Santo Expedito, na comunidade Vitoria em Sinop. MT, no salão comunitário da igreja. Além de oferecer ensino da catequese, também oferece aulas de reforço escolar com os voluntários da comunidade, onde o objetivo e ajudar alunos da comunidade a acompanhar os estudos com as dificuldades causadas pela pandemia que atinge o mundo. A instituição foi fundada em 2010, na casa de uma moradora que na época era uma chácara, além de encontros religiosos, realizava encontros de lazer com os demais moradores da comunidade, no inicio tinha ajuda financeira (doações) para proporcionar esses momentos, era realizado rifas, mutirões, e doações, inclusive o terreno onde foi construída a igreja da comunidade. A igreja conta com 20 voluntários que exercem as funções e atividades que nela necessita.
A instituição tem como objetivo promover a socialização dos familiares da comunidade, promover momentos de lazer, e contribuir com o desenvolvimento das atividades educativas. O reforço escolar e promovido por voluntários catequistas da comunidade, que oferta o estudo da catequese e crisma, e para os alunos que necessita de reforços tem horários alternados. Ao todos são atendidos 40crianças com idades entre 09 a 15 anos, o horário de funcionamento para os atendimentos educativos são das 07h as 09h matutino, e das 14h às 16h vespertino, aos sábados são ministrados missas e cultos.
Para as informações coletadas foi realizada a entrevista no dia 27 de agosto de 2021 com uma ministra, que atua na instituição desde 2010 onde na época atuava como catequista. Segundo a ministra, sobre relatos de fundadores que trabalhava como voluntários na igreja, não possui registro como instituição, pois os membros fundadores não se dedicaram a registrar estas informações.
Referências
Conhecimento popular, pessoas da igreja e da comunidade que viveram e vivem esta história.