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INTERDISCIPLINARIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE BIOLOGIA
Josinaldo Geronimo da Silva1
Artigo Científico apresentado ao Instituto Superior De Educação Ibituruna - ISEIB, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Metodologia e Práticas Pedagógicas do Ensino de Biologia.

RESUMO

Esse projeto tem como finalidade fazer uma pesquisa da importância da interdisciplinaridade como Prática Pedagógica no Ensino de Biologia, e com isso tornando as aulas de biologia mais prazerosas e também mais resultados positivos, além disso, essa pesquisa irá mostrar a importância das aulas interdisciplinares e como dever ser planejadas pelos os professores durante as aulas para facilitar a aprendizagem dos estudantes de biologia e com isso deixando as aulas menos cansativas aos alunos e que eles possam compreender de forma mais dinâmica os conteúdos trabalhados pelo os professores. A presente pesquisa se deu também, pela análise e consultam de artigos, revistas, sites, livros que abordam o tema interdisciplinaridade na sala de aula. Essa pesquisa foi bibliográfica e qualificativa e se deu por existirem grandes necessidades de verificar quais são as principais metodologias usadas dentro das salas de aulas que possam ser facilitadoras da aprendizagem e foi possível verificar que a interdisciplinaridade é uma ferramenta com grande potencial como facilitadora no ensino e aprendizagem.

Palavras-chave: Interdisciplinaridade. Aprendizagem. Ensino. Biologia

Introdução

Para o desenvolvimento desse projeto foi feito uma pesquisa qualitativa, para mostrar a importância interdisciplinaridade na educação e das metodologias diferenciadas no ensino aprendizagem dos estudantes, a educação é um dos desafios do governo brasileiro e também dos educadores, atualmente a defasagem na educação vem crescendo desordenadamente, são alunos que concluírem o ensino básico sem o mínimo de conhecimento para sua idade e sua escolaridade.
Conforme a pronta o site UOL “O Brasil está perdendo seus jovens. Somente em 2015, mais de 922 mil estudantes foram reprovados no Ensino Médio e mais de 545 mil abandonaram a escola”. Isso mostra a importância urgente dos professores buscarem novas metodologias educacionais que faça com que esses alunos aprenda de verdade os conteúdos trabalhados pelos os professores, e a interdisciplinaridade é uma dessas ferramentas que contribuirá de forma significativa para que possa mudar essa realidade da educação brasileira.
Essas dificuldades de aprendizagem são praticamente em todas as disciplinas estudas como matemática, português, geografia e biologia entre outras disciplinas que são ofertadas nas escolas publicam.
O sistema educacional vem reformulando e buscando melhorias no sistema pedagógico para que se tenham bons rendimentos dos alunos, visto que, foi analisado que algumas disciplinas acabam sendo desnecessárias para serem trabalhadas nas salas de aulas e acabam apenas ocupando espaços.
Esse projeto foi desenvolvido com a finalidade de apresentar para a sociedade e principalmente para os professores uma metodologia de ensino que vem sendo difundidas nas escolas e também que é defendida pela a maioria dos professores de todas as áreas do conhecimento.
Os alunos têm muitas dificuldades na aprendizagem do ensino de biologia, com a aplicação da interdisciplinaridade busca se deixar as aulas dinâmicas, nas quais os alunos são envolvidos em conteúdos que irão trabalharem sua atualidade, além de envolverem as demais disciplinas e com isso desenvolvendo o conhecimento necessário desses alunos.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade.
De acordo, com Brasil (1999, p.89).
Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89).

Desenvolvimento
De acordo com Klein (1998), “A palavra interdisciplinaridade é uma invenção do século XX. Seus primeiros registros ocorreram nos Estados Unidos, no debate sobre a importância do diálogo entre as áreas do conhecimento em ciências sociais”.
A interdisciplinaridade é uma metodologia de ensino no qual os professores de biologia utilizam de outras disciplinas para trabalharem os conteúdos de biologia e com isso deixando as aulas de biologias mais prazerosas e atrativas aos estudantes, e com essa metodologia os professores deixam as suas aulas dinâmicas.
De acordo com o site (https://conceito.de/interdisciplinaridade)
Interdisciplinaridade é a qualidade daquilo que é interdisciplinar (aquilo que se realiza com a cooperação de várias disciplinas). O termo foi assim apelidado pelo sociólogo Louis Wirtz e foi publicado pela primeira vez em 1937. A interdisciplinaridade implica a existência de um conjunto de disciplinas interligadas e com relações definidas, que evitam desenvolver as suas actividades de forma isolada, dispersa ou fraccionada. Trata-se de um processo dinâmico que procura solucionar diversos problemas de investigação e englobam vários outros conteúdos.

A interdisciplinaridade é um dos objetivos da educação brasileira que vem sendo descritos nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental e para o Ensino Médio e também na resolução n.3 de 26 de junho de 1988, estabeleceram um ensino pautado no desenvolvimento de competências como objetivo fundamental da escolarização e a interdisciplinaridade como proposta de organização Revista da SBEnBio - Número 9 - 2016 VI Enebio e VIII Erebio Regional 3 SBEnBio - Associação Brasileira de Ensino de Biologia 7782 curricular (CARVALHO, 2001).
A interdisciplinaridade como a disciplina de biologia é uma metodologia que possibilita aos professores de biologia trabalharem os conteúdos de biologia de forma diferenciada com outras disciplinas e com isso facilitando o ensino aprendizagem dos alunos, além de transformar as aulas mais significativas para os estudantes. Dessa forma, a finalidade da interdisciplinaridade é de ampliar uma ligação entre o momento identificador de cada disciplina de conhecimento e o necessário corte diferenciador. Segundo Paviani (p. 41, 2008). “Não se trata de uma simples deslocação de conceitos e metodologias, mas de uma recriação conceitual e teórica”.
A biologia é uma disciplina que trabalha conteúdos que estão em sua maioria relacionados com o nosso cotidiano, como saúde, meio ambiente, poluição ambiental entre outros temas que podem ser trabalhados e dessa forma os professores de biologia podem utilizar outras disciplinas como apoio para trabalharem a interdisciplinaridade contribuindo para o desenvolvimento dos alunos e deixando as alunas mais proveitosas.
De acordo com Silveira (2002).
É crescente a necessidade de trabalhar com questões ambientais com o objetivo de formar os futuros cidadãos. Nesse sentido, destacamos o Ensino de Biologia como espaço propício para utilização de metodologias que levem em conta as vivências dos alunos e trabalhe com conteúdos vinculados ao seu cotidiano, possibilitando-lhes repensar sua realidade Ressaltamos que embora o Ensino de Biologia seja importante para as discussões dos temas relacionados à Educação Ambiental, este é um tema multidisciplinar e pode ser trabalhado por professores de variadas áreas do conhecimento. É impossível pensar na Educação Ambiental sendo trabalhada apenas por um professor de área específica.
(SILVEIRA, 2002).
Para trabalhar a interdisciplinaridade os professores podem utilizarem de vários meios e forma, porém o que os professores devem deixarem claro na aulas de interdisciplinaridade é os objetivos das alunas e também deixar claro cada conteúdo e que os conteúdos não devem serem uma mistura de conteúdos nos quais os alunos não saibam ou tenha claro quais conteúdos ele esta trabalhando. Conforme Bonatto (2012).
A interdisciplinaridade é uma temática que é compreendida como uma forma de trabalhar em sala de aula, no qual se propõe um tema com abordagens em diferentes disciplinas. É compreender, entender as partes de ligação entre as diferentes áreas de conhecimento, unindo-se para transpor algo inovador, abrir sabedorias, resgatar possibilidades e ultrapassar o pensar fragmentado. É a busca constante de investigação, na tentativa de superação do saber. Os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNs) orientam para o desenvolvimento de um currículo que contemple a interdisciplinaridade como algo que vá além da justaposição de disciplinas e, ao mesmo tempo, evite a diluição das mesmas de modo a se perder em generalidades. O trabalho interdisciplinar precisa “partir da necessidade sentida pelas escolas, professores e alunos de explicar, compreender, intervir, mudar, prever, algo que desafia uma disciplina isolada e atrai a atenção de mais de um olhar, talvez vários” (BRASIL, 1999, p. 88-89).

Um exemplo de interdisciplinaridade é trabalhar o conteúdo de meio ambiente como a poluição dos rios e as mortes de animais com a geografia, no qual o professore de biologia irá desenvolver um plano o qual está relacionado quais são os fatores e causas que levaram a poluição de determinada região é quando o professor irá explicar aos alunos que essas causas se dão devido ao aumento populacional, a falta de investimento no saneamento básico.
Podemos relacionar também a cultura da sociedade e a falta de informação e conscientização por parte das pessoas, além desses temas e dessa área de conhecimento, o professor pode trabalhar a interdisciplinaridade também com historia e matemática, isso vai depende do contexto.
Segundo, Bochniak, p. 21, 1998.
De modo geral, a interdisciplinaridade, esforça os professores em integrar os conteúdos da história com os da geografia, os de química com os de biologia, ou mais do que isso, em integrar com certo entusiasmo no início do empreendimento, os programas de todas as disciplinas e atividades que compõem o currículo de determinado nível de ensino, constatando, porém, que,nessa perspectiva não conseguem avançar muito mais (BOCHNIAK,p. 21, 1998).

Outra questão fundamental para que exista uma interação entre as disciplinas é os professores conhecerem e saberem quais são os temas que cada professor de cada área está trabalhando é com isso poderem elaborar seus planos de aulas juntos e com isso irá desenvolverem a mesma interdisciplinaridade facilitando assim, a compreensão dos alunos.
De acordo com Bonatto e eta (2012).
O plano de trabalho do professor não deve ser elaborado individualmente. Deve ser o resultado da construção coletiva pela equipe de professores, e principalmente pelo aluno, nada pode o substituir na tarefa de modificar, enriquecer e construir novos e mais potentes instrumentos de ação e interpretação de determinada área do conhecimento.

Segundo Krasilchik (1996) deve ter: um enfoque global e integrado, considerando os componentes políticos, econômicos sociais e culturais. Estes componentes podem ser agrupados aos aspectos biológicos, químicos e físicos, tratados no ensino de biologia (p. 52).
A interdisciplinaridade está inclusa na lei de Diretrizes e Bases da Educação o que mostra que não é um tema novo na educação e que já esta na própria lei de educação, porém não é trabalhada pelos os professores e quando e em alguns casos quando é trabalhado e de forma equivocada, pois alguns profissionais não sabem o que é interdisciplinaridade nem como trabalhar com ela, o que dificulta e atrapalha o desenvolvimento de planejamento no qual pode ser desenvolvida a interdisciplinaridade com biologia e as demais disciplinas.
(BRASIL,1996).
Quando a LDB destaca as diretrizes curriculares específicas do Ensino Médio, ela se preocupa em apontar para um planejamento e desenvolvimento do currículo de forma orgânica, superando a organização por disciplinas estanques e revigorando a integração e articulação dos conhecimentos, num processo permanente de interdisciplinaridade e transdisciplinaridade (BRASIL,2002,p.17).

A interdisciplinaridade tem pontos importantes quando trabalhada de forma correta pelos os docentes, porém o que os profissionais não podem é deixarem os conteúdos e as disciplinas vagas, ou seja, quando o professor trabalhar determinado conteúdo na sala de aula esse conteúdo tem que ficar claro qual o conteúdo principal que esta sendo trabalho pelo o professor e com isso os alunos possam compreender o que estão estudando e qual a importância dessa aula e desses conteúdos para sua vida, além disso, a interdisciplinaridade serve para que os professores possam interagir melhor com os alunos buscando apoio nas demais disciplinas.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
A interdisciplinaridade não dilui as disciplinas, ao contrário, mantém sua individualidade. Mas integra as disciplinas a partir da compreensão das múltiplas causas ou fatores que intervêm sobre a realidade e trabalha todas as linguagens necessárias para a constituição de conhecimentos, comunicação e negociação de significados e registro sistemático dos resultados. BRASIL (1999, p. 89).

Segundo Chassot (2003).
A ciência pode ser entendida como uma linguagem que colabora com a leitura e compreensão do mundo natural e, por isso, uma visão integralista e interdisciplinar acerca dos pressupostos científicos nas práticas de ensino pode colaborar nos processos de alfabetização científica, pois ao perceber que os saberes científicos são historicamente construídos, que não são isolados em disciplinas soberanas e que podem colaborar na resolução de problemas cotidianos, os alunos compreendem a verdadeira natureza do conhecimento científico e sua relação com a sociedade contemporânea.

Conclusão

Ensinar tem sido cada vez mais difícil, mesmo com varias ferramentas e o avanço das tecnologias educacionais que facilitam a o ensino aprendizagem. E para isso os professores buscam vários meios que possam ajudar esses alunos na aprendizagem e a interdisciplinaridade é uma dessas ferramentas que encontrada que tem um papel significativo no ensino aprendizagem dos alunos, e com essa maneira de trabalhar tanto ganha os alunos como os professores.
A interdisciplinaridade é uma ferramenta importante, pois ela contribuir de forma direta para que as aulas tenham uma integração, e que também as aulas são mais motivadoras e prazerosas e com isso facilitando o ensino dos estudantes.
Quando se trabalhada de forma correta a interdisciplinaridade tem alcançados as metas traçadas pelos os professores, por isso para que se tenha resultados positivos os professores devem fazer bons planejamentos e só assim conseguirá desenvolverem boas aulas interdisciplinares.

Referências bibliográficas.

BRASIL. Ministério da Educação-MEC, Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.

BONATTO, Andréia, INTERDISCIPLINARIDADE NO AMBIENTE ESCOLAR. Seminário de educação. Rio Grande do Sul, 2012.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BOCHNIAK, REGINA. Questionar o conhecimento: interdisciplinaridade na escola. 2 Edição. Editora Loyola. São Paulo, 1998.

CARVALHO, J.S. O discurso pedagógico das Diretrizes Curriculares Nacionais: competência crítica e interdisciplinaridade. Cadernos de Pesquisa, 112: 155-165, 2001.

CHASSOT, A. I. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v. 23, n. 22, p. 89-100, 2003.
KRASILCHIK, M. Prática de Ensino de Biologia. São Paulo: Harper e Row do Brasil, 1996.
KLEIN, J. Ensino interdisciplinar: didática e teoria. In: FAZENDA, Ivani (Org.). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 1998. p. 109-132.
PAVIANI, JAYME. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educs, 2008.
SETUBAL, MARIA ALICE. O Brasil do futuro precisa investir agora na educação de seus jovens.Disponívelem:<https://educacao.uol.com.br/colunas/maria-alice-setubal/2017/06/27/o-brasil-do-futuro-precisa-investir-agora-na-educacao-de-seus-jovens.htm >. Acesso em 15 de out. de 2017.
SILVEIRA, A.R.P. F. A educação ambiental no ensino de biologia. Trabalho apresentado no I Encontro Ibero-americano sobre Investigação em Educação em Ciências, Burgos, Espanha, 16-21 de setembro de 2002.