Buscar artigo ou registro:

ENSINO DA MATEMÁTICA: A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL CONCRETO

Devani Luzia da Silva1
TÁNIA ROSA BATISTA2

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade demonstrar a importância do uso do material concreto em matemática, pois através dos materiais manipulável o estudante passa a ter relações com isso desenvolve conceitos que faça sentido a ela. O brincar faz com que o ser humano se desenvolva de forma lúdica. Portanto, para realizar este trabalho, foi necessária a realização de duas etapas, a primeira etapa se consiste de pesquisa bibliográfica através de livros e pesquisa pela internet, para proporcionar um conhecimento adequado sobre o tema. E a segunda etapa foi desenvolvida através da aplicação de questionário, atividade essa realizada na Escola Municipal São Mateus – Colíder/MT, na perspectiva de analisar a metodologia utilizada pela educadora da escola e qual a opinião da educadora, sobre as atividades lúdicas em sala de aula.

Palavras-chave: Material Concreto. Lúdico. Metodologia

Introdução

Este trabalho tem por finalidade demonstrar a importância do uso do material concreto nas aulas de matemática envolvendo o lúdico dentro da sala de aula, pois através dos materiais manipulável o estudante passa a ter relações e passa a desenvolver conceitos que faça sentido a ela. Porém a utilização do material concreto não garante adquirir um conhecimento especifico. É um recurso disponível no ensino aprendizagem.
As dificuldades no ensino aprendizagem nas aulas de matemática são muitas, tanto na parte do estudante quanto os educadores. Por um lado, o estudante não consegue desenvolver a metodologia utilizada pelo o educador e que a escola lhe proporciona, muitas vezes é retido nesta disciplina, ou então, mesmo que obtenha a aprovação, sente dificuldade em empregar o conhecimento adquirido. O educador nem sempre conhece os matérias disponíveis ou jogos, essas ferramentas são importantes para o ensino aprendizagem da matemática.
Sendo assim este trabalho foi desenvolvido com uma educadora de 1° ano atuante na E. M. São Mateus na perspectiva de analisar a metodologia utilizada pela educadora. Com pesquisa através de questionário e com observação em sala para analisar a metodologia utilizada pela educadora.
Para que este artigo se tornasse verídico foi necessária a realização de duas etapas. A primeira etapa se consiste de pesquisa bibliográfica através de livros e pesquisa pela internet, para proporcionar um conhecimento adequado sobre o tema.
E a segunda etapa foi desenvolvida através da aplicação de questionário, atividade essa realizada na Escola Municipal São Mateus – Colíder/MT, na perspectiva de analisar a metodologia utilizada pela educadora da escola e qual a opinião da educadora, sobre a utilização do material concreto em sala de aula.
A pesquisa foi realizada no dia 15/10/2017, com a educadora que atua em turma de 1° ano, do período vespertino, da escola São Mateus situada na zona rural do município de Colider-MT. Onde a mesma desenvolve suas aulas com atividades lúdicas.

 


1 DESENVOLVIMENTO


O brincar faz parte da vida do ser humano desde a primeira infância até a vida adulta, a brincadeira acontece de forma espontânea, onde vai desenvolvendo a personalidade do individuo. Segundo Melo o lúdico faz parte das atividades essenciais da vida humana passando a ser necessidade básica da personalidade humano.
Com isso o brincar é um instrumento utilizado pelo professor, essencial e necessário ao processo de desenvolvimento humano. Quando uma criança brinca desenvolvem conceitos que carrega ao longo de sua vida. O espaço para brincar e aprender tem papel fundamental para o ser humano, tanto no início como durante toda sua vida, devendo fazer parte do dia-a-dia de cada um, pois favorece a construção prazerosa do viver e da convivência social. Com isso cabe ao professor incluir brincadeiras em suas aulas pra que elas se tornem dinâmicas e prazerosa.
De acordo com Fantacholi apud Vygotsky (1998), o educador poderá fazer o uso de jogos, brincadeiras, histórias e outros, para que de forma lúdica a criança seja desafiada a pensar e resolver situações problemáticas, para que imite e recrie regras utilizadas pelo adulto.
De acordo com Sobczak, Rolkouski e Maccarine é importante observar que o jogo pode propiciar a construção de conhecimentos novos, um aprofundamento do que foi trabalhado ou ainda, a revisão de conceitos já aprendidos, servindo como um momento de avaliação processual pelo professor e de auto avaliação pelo aluno. (p.5, 2014)
Diante disso o educador deve avaliar as necessidades do educando, e o que se deve ser trabalhado de acordo com suas dificuldades. O educador não precisa se prender apenas nos matérias prontos, pode construir junto com o educando, fazer uso de sementes, para que o educando possa manusear.
De acordo com Rodrigues, Marrissom e Marques(2009):

A utilização de materiais concretos para a transmissão do conhecimento matemático contribui não apenas para a adição de conteúdo por parte do aluno. Eles propiciam a evolução do pensamento do aluno, onde ele desenvolve suas ideias traça estratégias para solucionar problemas e arriscar, tentar, ser mais agressivo sem se preocupar em achar uma fórmula exata, uma resposta à pronta entrega.

Através do material concreto a criança pode desenvolver capacidades importantes como a atenção, a memória, a imitação, a imaginação, ainda propiciando à criança o desenvolvimento de áreas da personalidade como afetividade, motricidade, inteligência, sociabilidade e criatividade.
De acordo com Rodrigues, Marrissom e Marques (2009) afirma que:

O aluno precisa ter um conhecimento mínimo sobre o material a ser utilizado. Ele necessita ter uma imagem do objeto a ser usado. Por exemplo, na utilização do material dourado se o estudante não compreende o sistema decimal vê a barra que representa a dezena como algo não muito diferente do cubinho que significa unidade. A organização estrutural deve ser percebida pelo aluno, cabendo ao professor explorar, juntamente com os alunos, todos os aspectos que o material oferece para alcançar o planejamento de ensino.

A escolha do material a ser utilizado deve obedecer, os desafios proporcionados pelo material, o nível de desenvolvimento do estudante, a idade e o nível de entendimento que ele traz dentro de si. Quando a utilização de jogos é focada na aprendizagem, deve ser sempre orientada pelo o educador para atingir os objetivos proposto do educador.
Figura 1: UTILIZAÇÃO DO MATERIAL CONCRETO:
1FONTE: ESCOLA MUNICIPLA SÃO MATEUS 2015

De acordo com Veiga (2007) “[...] o simples uso de materiais manipuláveis nas aulas de matemática não garante a aquisição de um conhecimento especifico, mas é necessário saber como utiliza-los, para que a criança, a partir deles, estabeleça relações e construa conceitos significativos”.

FIGURA 2: UTILIZAÇÃO DO MATERIAL DOURADO

FONTE: ARQUIVO ESCOLA MUNICIPLA SÃO MATEUS, 2015
Esta pesquisa foi realizada com a educadora Virginia conceição da Silva, professora atuante na turma de 1° ano da EM São Mateus, onde a mesma desenvolve sua aulas com atividades lúdicas proporcionando o aprendizado da criança.
Relatou à senhora Virginia que tanto o planejamento seu planejamento é construído a partir do planejamento realizado no coletivo com todos os educadores da escola, a mesma realiza a avaliação qualitativa de acordo com o desenvolvimento de cada educando, onde o aluno e avaliado diariamente.
A entrevistada afirma que a procura utilizar o material concreto quando inicia o conteúdo, pois quando o aluno manipula o objeto ele tem um melhor entendimento do conteúdo a ser estudado.
A educadora relata que os alunos ao jogar compreendem melhor o conteúdo e aprende brincando. Sem perceber que esta trabalhando o seu cognitivo, porém a mesma afirma que o professor deve ter claro em seu planejamento o que ele quer alcançar com a brincadeira. A mesma ainda afirma que ao planejar suas aulas procura mateias que possa alcançar o meu objetivo, também utiliza jogos e materiais diversos nas aulas de reforço onde o aluno tem um tempo a mais para estar manipulando esses objetos e para não se tornar uma aula cansativa.
De acordo com a educadora a escola disponibiliza do material dourado, o ábaco, tangram, alguns jogos pedagógico que envolve o raciocínio e jogos que trabalha as quatro operações e formas geométricas. Porém grande parte do seu material ela produz junto com seus alunos, ela também trabalha com dinheirinho e sementes que são matérias simples e que auxilia no desenvolvimento do aluno.
Assim sendo, a metodologia é de certa forma contribuinte para a aprendizagem dos alunos, o método utilizado pelo educador pode ser diferente para cada aluno, pois cada aluno tem a sua dificuldade e qualidade na aprendizagem.


4 CONCLUSÃO


Com a pesquisa é possível concluir-se que a utilização do material concreto e atividades lúdicas são de suma importância para a aquisição do conhecimento, mas para que a aprendizagem ocorra dependerá de como o material é utilizado.
Consideramos que a utilização do material concreto e a ludicidade é de fundamental importância para o ensino aprendizagem da criança, pois desenvolve habilidades motoras, através dos jogos e brincadeiras proporciona momentos de descontração e ocorre aprendizado.
O professor ao valorizar os recursos disponíveis, ajuda a criança a formar um conceito, contribuindo com o ensino na matemática de forma lúdica e prazerosa. Através dos materiais manipulável o estudante passa a ter relações e passa a desenvolver conceitos significativos.

 

 

 

Referências

FANTACHOLI, Fabiane Das Neves apud Vygotsky (1998), O Brincar na Educação Infantil: Jogos, Brinquedos e Brincadeiras - Um Olhar Psicopedagogico. 5° edição, 2011 disponível em: < http://revista.fundacaoaprender.org.br/index.php?id=148> acesso em: 14/11/2015.

MELO, Fabiana Carbonero Malinverni LUDICO E MUSICALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL Indaial: UNIASSELVI, 2011.


RODRIGUES, Alessandra Gonçalves. MARRISSOM Cleiton Rodrigues. MARQUES, Giovanni Almeida. “O uso de materiais concretos como estratégia facilitadora para o ensino da Matemática” 2009 disponíveis em: < http://matconcretos1.blogspot.com.br/2009/10/o-uso-de-materiais-concretos-como.html> acesso: 14/11/2015.

SOBCZAK, Anne Heloise C. Stelmastchuk. ROLKOUSKI, Emerson. MACCARINI, Justina C. Motter. PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA: JOGOS NA ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA. Ministério da educação. Brasília: MEC, SEB, 2014.

TAFNER, Elisabeth Penzlien; SILVA, Everaldo. Metodologia do Trabalho Acadêmico. Indaial: UNIASSELVI, 2011.

VEIGA, Eleide Monica. Metodologia e Conteúdo Básicos de Matemática – Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). – Indaial: Ed. Grupo UNIASSELVI, 2007.

APÊNDICES
1. Como é elaborado seu planejamento? E quais métodos você utiliza para realizar a avaliação.

2. Com que frequência você utiliza o material concreto nas aulas de matemática?

3. Você professor (a) concorda que a utilização do material concreto auxilia no aprendizado do aluno? Justifique.

4. Em sua opinião os alunos compreendem melhor os conteúdos de matemática quando trabalhados de forma lúdica

5. No seu ponto de vista as atividades lúdicas são bem aceitas pelos educandos? Justifique.

6. De que forma você desenvolve atividades através do material concreto relacionando-as com o conteúdo?

7. Que tipo de material a escola disponibiliza para o seu trabalho ?

ANEXOS