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BRINCAR E EDUCAR

Fatima Aparecida Cezar
Lisa Maria Cesar
Sueli Aparecida Cezar
Aline Fernanda Tavares
Rosinei Cristina de Pedri Tavares
Fabricai Rodrigues Mareco


RESUMO
A utilização de jogos como métodos de aprendizagem na Educação Infantil deve estreitar relações interpessoais, a fim de compreender ações transformadoras na vida cotidiana do educando. O objetivo geral da pesquisa foi de analisar a utilização dos jogos como ferramenta de desenvolvimento das crianças para processo cognitivo na Educação Infantil. Os teóricos estudados e pesquisados foram Kishimoto (1999), Oliveira (2000), Antunes (2008). A utilização da brincadeira em sala de atividades o educador estará envolvendo a criança em atividades que os levem a refletir e descobrir o mundo, pois o lúdico na Instituição representa um meio de intervir no desenvolvimento infantil e na construção do conhecimento.


PALAVRAS CHAVES: Brincar. Criança. Educar.


INTRODUÇÃO

 

A presente pesquisa tem como titulo o Brincar e Educar como facilitador da aprendizagem A escolha do tema deu-se por acreditar que a utilização do lúdico na Educação Infantil favorecerá a interação dos educandos, pois o mesmo irá proporcionar situações reais de aprendizagem. As brincadeiras e jogos são ferramentas que possibilitarão descobertas e vivência grupal.
O mundo da criança se difere do adulto, nele há encantamento, fantasia, faz de conta e descobertas. Na infância a brincadeira deve ser é uma situação privilegiada. Na escola esse mesmo recurso deve ser utilizado de forma que as crianças aprendam e consigam desenvolva suas potencialidades. A importância do estudo está em trabalhar o brincar como auxilio na construção do conhecimento, exploração, descobertas e socialização qualidades fundamentais para o desenvolvimento do educando.
A escolha do tema deu-se por acreditar que a utilização do lúdico em sala de aula não deve ser apenas utilizado como meio de entretenimento, mas como uma atividade que venha possibilitar a aprendizagem de várias habilidades.
As brincadeiras nas escolas estão cada vez mais escassas esse fato ocorre muitas vezes por falta de um espaço adequado para que as crianças possam brincar livremente. A utilização do lúdico deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo estimulando a adoção de valores.
É importante que se trabalhe o lúdico na escola, pois além dele fazer parte da cultura da infância, o mesmo estimulará à criatividade a concentração e coordenação motora.
A brincadeira faz parte do cotidiano de qualquer criança, independente do local onde vive dos recursos disponíveis, do grupo social e cultura da qual faça parte, todas as crianças brincam. Com base nessa consideração, a problemática da pesquisa é de que as professoras sabem da importância do brincar e o desenvolve com os alunos. E as crianças estão sendo estimuladas através do lúdico?
O objetivo geral é de refletir sobre a utilização da brincadeira no desenvolvimento da criança.
A hipótese levantada é de que a utilização de brincadeiras no dia a dia da criança ira contribuir no ensino, porque se propõe situações desafiadoras que auxiliam as crianças a desenvolver o raciocínio lógico e a construir conceitos..
A pesquisa é importante e relevante, pois se acredita que toda criança tem o direito de brincar, é que através das brincadeiras elas desenvolvem a criticidade e habilidades. Outras situações vividas pelas crianças a enquanto brincam e a alegria bem como a compreensão de seus conflitos.
Esta pesquisa é importante para discutir a importância das práticas pedagógicas nas escolas, em relação à utilização do lúdico como ação educativa na Educação Infantil. Com esse trabalho, espera-se proporcionar reflexões acerca da práxis pedagógica em relação à necessidade das crianças brincarem na escola.

 


DESENVOLVIMENTO

2.1 O brincar
O brincar irá possibilitar as crianças descobertas e aprendizado. Através da observação de como a criança realiza a brincadeira o professor poderá observar seus alunos obtendo informações para entender o comportamento aluno Através da brincadeira a criança poderá combinar informações, ampliando seus conhecimentos e habilidades motoras cognitivas e linguísticas.
Oliveira (2000) vê o brinquedo como o meio de desenvolvimento da criança. O desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela. Segundo ele, a criança usa as interações sociais como formas privilegiadas de acesso a informações. As maiores aquisições de uma criança são aquisições que no futuro tornará seu  nível básico de ação real  e moralidade.
No desenvolvimento da criança da educação Infantil a brincadeira estimulará estimula a curiosidade e autonomia, auxiliando no desenvolvimento da linguagem, concentração e atenção.
É o que concorda Kishimoto, (1994, p. 68).
A brincadeira é típica da vida humana. Ela dá alegria, liberdade, contentamento, descanso externo e interno, paz com o mundo... A criança que brinca sempre, com determinação, pode torna-se um homem determinado, capaz de promover o seu bem e de outros. O brincar em qualquer tempo, é altamente sério e de profunda significação.

Através da brincadeira, a criança vivenciará novas situações, garantindo a possibilidade de uma educação criadora. O brincar não deve ser utilizado somente para se divertir, mas para o desenvolvimento da criança, afirma Negrine (2004, p. 85), “os desafios do brincar faz com que as crianças tende alcançar melhores níveis de desempenho”.
Através da brincadeira a criança representa situações vivenciadas por ela em sua meio, ela se lembra de algo que já tenha acontecido. Para Oliveira, (2000, p. 134).

O brinquedo cria uma zona de desenvolvimento proximal na criança, aquilo que na vida real passa despercebida por ser natural, torna-se regra quando trazido para a brincadeira. “As crianças fazem das brincadeiras uma ponte para o imaginário, a partir dele muito pode ser trabalhado”.

É através da brincadeira que a criança demonstra atitudes em relação ao real. É na brincadeira que a criança fornece dados da vida real desenvolvidas pelas crianças. Negrine (2004, p. 85), descreve que “através da brincadeira identificamos as características social e cultural da criança”.
Para Kishimoto, (1994, p. 68).

O brincar também contribui para a aprendizagem da linguagem, que funciona como instrumento de pensamento e ação, para ser capaz de falar sobre o mundo, a criança precisa saber brincar com o mundo com a mesma desenvoltura que caracteriza a ação lúdica.

As instituições devem constantemente refletir de como a utilização da brincadeira vem sendo trabalhada, se estas estão favorecendo para um aprendizado significativo nas atividades pedagógicas. Maués (2000, p. 01) descrevem que “é através do brincar que a criança representa a realidade à sua volta, e com isso vai construindo seus próprios valores, ideias e conceitos”.
A utilização da brincadeira na Educação destaca-se como uma ferramenta de apoio para a formação da inteligência, um método para a construção do conhecimento. Antunes (2008, p. 36-37).
O brincar é a atividade predominante na infância e vem sendo explorado no campo científico, como intuito de caracterizar as suas peculiaridades, identificar as suas relações com o desenvolvimento e com a saúde e, entre outros objetivos, intervir nos processos de educação e de aprendizagem das crianças.

A brincadeira pode ser considerada um recurso a ser usado na escola, pois favorece a avaliação do conhecimento do aluno em relação ao conhecimento e sua formação. As brincadeiras auxiliam no desenvolvimento infantil, socialização, e interação das crianças com o grupo. São nas brincadeiras que os professores incentivam os alunos, favorecendo o desenvolvimento de suas potencialidades e realizações, de maneira prazerosa.
O brincar auxilia na evolução a criança a desenvolver seu vocabulário e a linguagem. O incentivo a brincadeira auxiliará na construção de um conhecimento significativo bem como a compreensão do mundo que a rodeia.
É na atividade de jogo que a criança desenvolve o seu conhecimento do muno adulto e é também nela que surgem os primeiros sinais de uma capacidade especificamente humana, a capacidade de imaginar (...). Brincando a criança cria situações fictícias, transformando com algumas ações o significado de alguns objetos. (NEGRINE, 2004, p. 122):

A brincadeira e o jogo ajudará a criança a lidar com o mundo, pois as atividades lúdicas proporcionarão vivencias sentimentos. No jogo a criança projeta no mundo ao seu redor. Favorecido a expressão a aprendizagem prazerosas. Antunes (2008, p. 38). Descreve que:
A Criança, jogo e brincadeira estão intrinsecamente interligados, no entanto, o nosso sistema escolar não percebe essa interligação e cerceia a criança das suas necessidades de movimento, expressão e de construção de seu conhecimento a partir do seu próprio corpo. Apesar de estar inserida neste meio, a escola precisa perceber a criança como um ser em constante desenvolvimento.

O lúdico é um recurso didático para uma aprendizagem eficaz. Como instrumento facilitador na aprendizagem da educação infantil a criança aprende brincando, fazendo relação dos conteúdos com os jogos e brincadeiras, e aprendendo os conteúdos das disciplinas numa forma mais prazerosa e divertida. De acordo com Negrine (2004, p. 80), "no brinquedo a criança comporta-se de forma mais avançada do que nas atividades na vida real e também aprende; objeto e significado”.
O lúdico permitirá que a crianças faça relação com o processo de ensino aprendizagem. O lúdico dentro do processo educativo constitui como um recurso muito rico, que constrói conhecimentos e socialização, atuando na escola, de forma a promover à aprendizagem de determinado conteúdo.

[...] a criança penetra num mundo extremamente diferente do mundo dos adultos, que é o mundo da fantasia, do faz-de-conta. Viajando pela fantasia, a criança vai longe. Conhece coisas que nós, adultos, já vivemos e esquecemos, e muitas vezes vai além de quase todos os adultos (Negrine (NEGRINE, 2004, p. 85).

A brincadeira é uma atividade que estimula, pois contem desafios necessários para provocar aprendizagem e situações de descoberta. Como estratégia de ensino o brincar propicia a aprendizagem, no ensino de um determinado conteúdo por isso ao se escolher uma brincadeira o educador deve cumprir este objetivo. As brincadeiras podem estimular ao convívio do grupo e o desenvolvimento da criança.
O jogo somente tem validade se usado na hora certa e essa hora é determinada pelo seu caráter desafiador, pelo interesse do aluno e pelo objetivo proposto. Jamais deve ser introduzido antes que o aluno revele maturidade para superar seu desafio e nunca quando o aluno revelar cansaço pela atividade ou tédio por seus resultados. (ANTUNES, 1998:40):

Através dos jogos e brincadeiras o educador poderá proporcionar ao educando a aquisição de novos conhecimentos, bem como o desenvolvimento de habilidade de forma natural e agradável. As brincadeiras na vida das crianças são essenciais para o desenvolvimento social e cognitivo. Tanto a brincadeira como os jogos podem ser utilizados na busca do saber de forma prazerosa, pois a criança aprende brincando.
2.2 A utilização do Lúdico
A ideia de unir o lúdico à educação difundiu-se, principalmente a partir do movimento da Escola Nova e da adoção dos chamados "métodos ativos". No entanto, esta ideia não é tão nova nem tão recente quanto possa parecer.
Antunes (2008) a ideia de unir o lúdico à educação difundiu-se, principalmente a partir do movimento da Escola Nova e da adoção dos chamados "métodos ativos". No entanto, esta ideia não é tão nova nem tão recente quanto possa parecer.
Em 1632, Comenius terminou de escrever sua obra Didática Magna, através da qual apresentou sua concepção de educação. Ele pregava a utilização de um método de acordo com a natureza e recomendava a prática de jogos, devido ao seu valor formativo.
Os jogos fazem parte do lúdico, constituindo assim um fator importantíssimo para o desenvolvimento intelectual e afetivo do aluno, pois permite que o mesmo entenda o mundo, expressando suas ações, sentimentos e ideias.
O jogo pode se tornar uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento; alguma relação ou atitude. Para que isso ocorra, é necessário haver uma intencionalidade educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar objetivos predeterminados e extrair do jogo atividades que lhe são decorrentes. (PEREIRA , 2001, p.21)

Caminhos, que embora nem sempre tão objetivos como é pensada a investigação dentro das concepções do paradigma positivista, não significa que devemos abandonar seu estudo Para a atividade lúdica pode ser realizada qualquer lugar, mas a mesma, não deve ser considerada como uma atividade descomprometida e si, como elemento que promove o desenvolvimento e faz parte da vida da criança.
Para Antunes (2008), a maioria dos professores tem uma visão funcional do ensino e tudo o que ameaça romper o esquema de trabalho prático que aprenderam a aplicar em suas salas de aula é rejeitado. Também reconhecemos que as inovações educacionais abalam a identidade profissional, e o lugar conquistado pelos professores em uma dada estrutura ou sistema de ensino, atentando contra a experiência, os conhecimentos e o esforço que fizeram para adquiri-los.
O brincar na Educação Infantil por meio de jogos e brincadeiras possibilita a criança descobertas e aprendizado. A observação da atividade de brincar dá ao professor caminhos para entender o aluno, e a criança oportunidade de ampliar conhecimentos e habilidades, sejam elas motoras cognitivas ou linguísticas.
Antunes (2008) vê o brinquedo como o meio principal do desenvolvimento da criança. Considera que o desenvolvimento ocorre ao longo da vida e que as funções psicológicas superiores são construídas ao longo dela. Ele não estabelece fases para explicar o desenvolvimento. Segundo ele, a criança usa as interações sociais como formas privilegiadas de acesso a informações: aprendem à regra do jogo, por exemplo, através dos outros e não como o resultado de um engajamento individual na solução de problemas. 
O brincar na Educação Infantil, além de estimular a curiosidade, a autoconfiança e autonomia, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento, concentração e atenção.
Para Vygotsk (1994), é no brinquedo que a criança aprende a agir numa esfera que depende de motivações internas. É no brinquedo que a criança consegue ir além do seu comportamento habitual, atuando num nível superior ao que ela realmente se encontra.
Através de materiais adequados, que trabalhem a realidade dos educandos os professores podem tornar o trabalho atrativo e realizar uma aula diferente, além de auxiliar as crianças a perderem sua timidez e se relacionem com os colegas.
Para Kishimoto (1999), “o brincar tem a prioridade das crianças que possuem flexibilidade para ensaiar novas combinações de ideias e de comportamentos”.
O brinquedo ajuda a criança no desenvolvimento da linguagem, o pensamento estimulando a curiosidade. Qualquer coisa pode ser utilizada como brinquedo para estimular a imaginação infantil: como caixas, pontinhos, fitas, folhas de árvores, pedaços de tecido, etc, pois no faz-de-conta a criança realiza a sua maneira a imaginação para conhecer a si e o outro.
Segundo Piaget (1971, p.68) "O desenvolvimento da criança acontece através do lúdico. Ela precisa brincar para crescer, precisa do jogo como forma de equilíbrio"
Brincar como prática pedagógica não é simplesmente divertimento, mas deve favorece o desenvolvimento físico afetivo e moral e conhecimento. As crianças quando interagem sobre os objetos constroem resultado de forma lógica. .
Segundo Kishimoto (1994), o brinquedo supõe uma relação íntima com a criança e uma indeterminação quanto ao uso, ou seja, a ausência de um sistema de regras que organizam uma utilização. O brinquedo preenche necessidades, entendendo-se estas necessidades como motivos que impelem a criança à ação, são estas necessidades que levam a criança a avançar em seu desenvolvimento.
Afirma Vygotsky (1994), que a brincadeira possui três características: a imaginação, a imitação e a regra. Elas estão presentes em todos os tipos de brincadeiras infantis, tanto nas tradicionais, naquelas de faz de conta, como naquelas que exigem regras.
Os jogos hoje constituem uma proposta educativa que se baseia na atividade e na interação delas. Através das atividades lúdicas desenvolvem-se várias habilidades em que vive, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais, e transformando-a através da imaginação.
2.3 O desenvolvimento da criança através do lúdico
O desenvolvimento da criança através do lúdico ocorre devido a facilidade na construção de pensamentos e expressões. Desse modo ao se utilizar atividades lúdicas pelo educador além de facilitar o convívio escolar proporcionará que a criança resolva possíveis dificuldades que poderão se apresentar na aprendizagem.
Para Velasco (1996), a utilização do brinquedo em sala de aula além de estimular a criança a desenvolver habilidades na sua formação sem compromisso e obrigatoriedade. A brincadeira quando usada de modo adequado produz significado pedagógico, estimulando o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento.
O manuseio de instrumentos pedagógicos como estratégias de ensino que tem por objetivos provocar desafios e motivação do aluno. Através do lúdico o aluno poderá desenvolver a coordenação motora, espaço.
O lúdico pode se tornar uma estratégia didática quando as situações são planejadas e orientadas pelo adulto visando a uma finalidade de aprendizagem, isto é, proporcionar à criança algum tipo de conhecimento; alguma relação ou atitude. Para que isso ocorra, é necessário haver uma intencionalidade educativa, o que implica planejamento e previsão de etapas pelo professor, para alcançar objetivos predeterminados e extrair do jogo atividades que lhe são decorrentes. (PEREIRA, 2001, p.21)

Muitos professores são resistentes em relação à adoção de uma proposta diferenciada através do lúdico e a utilização do lúdico em determinados conteúdos.
Para Antunes (2008), a utilização de materiais diferenciados em salas de aula possibilita a criança descobertas e aprendizado. O brincar dá ao professor caminhos e oportunidade de ampliar conhecimentos e habilidades, sejam elas motoras cognitivas ou linguísticas.
Quando o educador que se propõe a utilizar ferramenta que facilitam a aprendizagem ele também aprende. É brincando que a criança interpreta e assimila o mundo real. O brincar se torna ainda mais significativo quando está envolvido no imaginário da criança se comunica, constrói suas histórias e expressa seus desejos e vontades.
De uma forma geral o lúdico vem a influenciar no desenvolvimento da criança, é através do jogo que a criança aprende a agir, há um estímulo da curiosidade, acriança adquire iniciativa e demonstra autoconfiança, proporciona o desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração (ANTUNES, 2008, p. 81)

A utilização do lúdico em sala de aula tem a função de motivar, mobilizar esquemas mentais, estimular o pensamento, a ordenação de tempo e espaço, raciocínio lógico. É uma maneira de tornar o ambiente e a aprendizagem mais atraente, gratificante e significativa, estimulando assim o desenvolvimento da criança.
A criança é curiosa e imaginativa, está sempre experimentando o mundo e precisa explorar todas as possibilidades. Ela adquire experiência brincando. Participar de brincadeiras é uma excelente oportunidade para que a criança viva experiências queiram ajudá-la a amadurecer emocionalmente e aprender uma forma de convivência mais rica (MALUF, 2003, p. 21).

Ao se trabalhar de forma lúdica em sala de aula o educador necessita de estratégias envolventes que desperte o interesse das crianças, e sua autonomia. Através da utilização do lúdico o professor poderá ainda valorizar o trabalho em equipe, proporcionando a troca de ideias, socialização, respeito mútuo, cooperação, aceitação as regras, fazendo com que a criança lide com regras e limites, e aprenda a conviver em sociedade.
Considerações finais
 Através do projeto observou-se a importância do brincar, os benefícios alcançados para o desenvolvimento das crianças. Durante todo o trabalho pode-se observar que o lúdico é extremamente importante desde primeiros anos de vidas das crianças. Mas de grande importância, que os profissionais tenham acesso ao conhecimento produzido na área de educação infantil e cultura em geral para repensarem na sua prática, se reconstruírem enquanto cidadãos e atuarem enquanto sujeitos da produção de conhecimento.
Para que possamos, implantar a educação lúdica, torna-se necessário a influência na formação do educando , proporciona a criança o beneficio, prazer, criatividade, coordenação motora que vai desencadeando seu aprendizado. Além de contribuir com o educador como educar com criatividade e responsabilidade, descobrindo maneiras interessantes para serem trabalhadas conforme a realidade em que vive o educando.
A brincadeira hoje constitui em objeto privilegiados da educação infantil, desde que inseridos numa proposta educativa que se baseia na atividade e na interação delas. Através das atividades lúdicas desenvolve-se várias habilidades, explorando refletindo a realidade, cultura em que vive, incorporando, ao mesmo tempo, questionando regras e papéis sociais, e transformando –a através da imaginação. 
A incorporação de brincadeiras na prática pedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos para o educando, são todos necessários e úteis á vida.
Sugiro este projeto para educadores da educação infantil, pois ele irá auxiliar como forma de desenvolvimento da aprendizagem, o educador poderá conhecer melhor o grupo em que trabalha, promovendo situações interessantes e desafiadoras para a resolução de problemas, permitindo que os educadores façam uma avaliação com relação sobre seu desempenho, além de permitir que todos participem ativamente de cada etapa vivenciada na execução de cada brincadeira.

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