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A REUTILIZAÇÃO DO LIXO E A CONFECÇÃO DE BRINQUEDOS COM MATERIAIS REAPROVEITÁVEIS PARA ENSINO INFANTIL

 

Celina Tardim Alves

Andrêia Pereira da Silva

Cecília Tardim

Camila de Almeida Brito

Tatiane Lavína de Souza

Romilda da Silva Viana


Resumo:


Este trabalho tem por objetivo sensibilizar as crianças da Educação Infantil a reaproveitar o lixo para a confecção de brinquedos pedagógicos. Este estudo propôs a reutilização do lixo para a confecção de brinquedos pedagógicos e ao mesmo tempo, sensibiliza os educandos quanto aos problemas causados à população e a natureza pela má exploração dos recursos naturais utilizados pelo homem. Neste sentido, sensibilizamos a comunidade escolar, professores e alunos a fim de garantir o respeitando ao Meio Ambiente e a sustentabilidade, para amenizar os problemas advindos do crescimento desordenado da produção de lixos no contexto escolar. O trabalho realizado com brinquedos com materiais reaproveitáveis no ensino infantil, trouxe contribuições positivas às práticas pedagógicas realizadas com as turmas do Berçário até o Pré II da Educação Infantil na Escola Municipal Paulo Pires, da rede municipal no município de Alta Floresta MT. Para tanto, este estudo, pautou-se em alguns teóricos como Freire (2002), Negrine (1994) e Kishimoto (2010). Constatamos que por meio da reutilização do lixo para confecção de brinquedos proporcionou um ambiente limpo, diverso no qual fazemos parte. Percebeu-se a importância da preservação do Meio Ambiente e o não desperdício de forma irracional ao utilizar os recursos e diversos produtos podem ser reutilizados antes de serem descartados, reutilizando e fazendo algo novo com a confecção de brinquedos na Educação Infantil.

Palavras chave: Meio Ambiente; Brinquedos pedagógicos; Educação Infantil

INTRODUÇÃO

O Meio Ambiente vem sofrendo muitas agressões, sendo estas fatais, devido ao grande número de materiais desperdiçado. De forma degradante com relação a sua falta de cuidado do próprio homem por meio de agressões ambientais vêm sendo constante.

Nos dias atuais com a expansão demográfica da população vem crescendo no que diz respeito a produção de lixo, no entanto, a redução, reutilização e nem a reciclagem de fato acontece. Dessa forma, cabe a escola proporcionar ações educativas ambientais desde a Educação Infantil.

Nosso Ambiente grita por socorro, e acredita-se que por meio de um trabalho desta natureza com as crianças poderemos ter um mundo melhor. Para tanto, este artigo visa sensibilizar as crianças da Educação Infantil a reaproveitar o lixo para a confecção de brinquedos pedagógicos com objetos que seriam jogados fora.

Este trabalho objetiva-se estimular as crianças na Educação Infantil á respeitar o Meio Ambienta por meio da prática da coleta seletiva, sendo estas de plásticos, vidros, pet’s, ressaltando a melhoria da nossa qualidade de vida. Assim, transformar sucatas em brinquedos, resgatando assim as brincadeiras com materiais reaproveitáveis na práxis pedagógica.

MATERIAIS E MÉTODOS

A Escola Municipal Paulo Pires, situada no Município de Alta Floresta – Mato Grosso, Bairro Bom Pastor e possui um total de 200 alunos. Este trabalho visa contribuir com a formação da cidadania para os estudantes do Berçario até o Pré II. O Projeto a reutilização do lixo e a confecção de brinquedos com materiais reaproveitavam para Ensino Infantil está em andamento desde março de 201, pautado em uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com a comunidade escolar.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

Temos Lei de Crimes Ambientais de n º 9.605, sancionada em fevereiro de 1998. E sendo regulamentada em setembro de 1999, que nos ampara e estabelece penas para as infrações e agressões cometidas contra o meio ambiente, entretanto, isso não vem sendo colocado em prática, mesmo sabendo que a preservação do Meio Ambiente é garantia que assegura a vida para as futuras gerações acorrem frequentemente em nosso meio, contudo faz se necessário uma educação voltada a preservação do meio, como define Kishimoto, (2010),

A educação ambiental pode ser definida com a finalidade de proporcionar, a todas as pessoas, a possibilidade de adquirir os conhecimentos, o sentido dos valores, o interesse ativo a as atitudes, necessárias para proteger e melhor. (Kishimoto, 2010, p.45).

Em nosso país há muitos países quando a temática é preservação. Pois temos a falta de um plano estratégico para a incorporação de programa sustentáveis dentro das empresas, comunidade, assim como fundamental importância dentro da instituição escolar, sendo está responsável pelo processo de socialização da criança, desde a Educação Infantil. Visando aprender a usar os três 3R’s, bem como sua importância na Redução, Reutilização e da Reciclagem. Na idade de 0 a 5 anos da infância, as questões ambientais são de suma importância, visto que a escola é considerada um espaço de convivência entre os sujeitos que ali está.

A preservação ambiental seja qualquer uma de suas inúmeras formas é indispensável para o bom funcionamento do planeta, que reflete imediatamente no homem, tanto o homem presente quanto aos que ainda virão.

As temáticas abordadas foram às questões ambientais pautou –se na confecção de brinquedo por meio de materiais reaproveitáveis com as crianças da Educação Infantil.

Dentre as atividades realizadas destacam-se: palestras, oficinas teatros, dinâmicas e materiais diversos de fácil aquisição, como rolos de barbante, crachás, caixas de leite, garrafas pet’s, jornal, copos descartáveis, colheres descartáveis, rolos de papel higiênico, tampas de garrafas pet’s, potes de iogurtes, sacolas plásticas entre outros.

As atividades atingiram toda a comunidade escolar que de forma voluntaria se dispôs a participar. Com interesse, participação e satisfação no decorrer das práticas, lúdicas e interativas, incentivaram a participação da comunidade escolar. De forma dinâmica e pedagógica a escola Paulo Pires propôs um excelente trabalho de forma informal, mas efetiva.

E por meio deste trabalho com os objetos seriam jogados á natureza e demais atividades dentro das questões ambientais nos proporcionam brincadeiras e atividades lúdicas com bandinha, música, dança desenhos, jogos, teatro de fantoches, cartazes foi possível perceber a importância dessas atividades na Educação Infantil para melhoria no ambiente ao qual vivemos.

Pautando então, em uma educação que alcance todos os membros da sociedade, em novas modalidades e por intermédio de novas metodologias para proporcionar a todos verdadeiras oportunidades de aprender ao longo de toda a vida com novas formas, a fim de promover atitudes e condutas propícias à cultura da sustentabilidade.

Por meio deste trabalho na Escola Municipal Paulo Pires pode-se contribuir com a preservação ambiental, com atitudes simples no cotidiano das crianças, seja em casa, na escola, no trabalho, ajudando a melhorar as condições de vida do planeta, reutilizando é uma forma de evitar que vá para o lixo aquilo que não é lixo, com alternativas, selecionar, ordenar e analisar informações para a melhoria do valor pessoal, coletivo para um ambiente sustentável.

Neste sentido, é indiscutível o papel da educação ambiental na Educação Infantil, como ferramenta de mudanças nas relações do homem com o ambiente, utilizada como instrumento de intervenção e transformação da realidade, com a perspectiva da busca de soluções para situações devem estar incluídas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Preservar o Meio Ambiente hoje é um dos grandes desafios do homem, visto que em todos os que passam as pessoas menos se preocupam com a natureza. Um dos pontos de se repensar em relação a cadeias de produção, consumo e reutilização de materiais descartáveis com o intuito da construção de brinquedos e preservação do meio ambiente favorecendo a educação ambiental desde a Educação Infantil. Buscamos ao longo do desenvolvimento do Projeto envolver toda a comunidade escolar, professores e alunos, desde a coleta seletiva das sucatas que seriam jogadas ao ambiente, até a construção dos brinquedos, como até a fase do brincar com eles com as crianças.

Foi muito importante esse trabalho em todos os aspectos de sua elaboração como envolvimento dos pais no projeto acerca da conscientização dos mesmos a respeito dos problemas ambientais. Como também a valorização de todo esse aprendizado à vida cotidiana como nos aspectos sociais, econômicos e políticos da preservação ambiental.

REFERÊNCIAS

DIAS, B.F.S. A implementação da Convenção sobre Diversidade Biológica no Brasil: desafios e oportunidades. In: WORKSHOP BIODIVERSIDADE: PERSPECTIVAS E OPORTUNIDADES TECNOLÓGICAS. Campinas: Fundação Tropical de Pesquisas e Tecnologia “André Tosello”, 1996.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo, SP: Cortez, 2002.

 

________, Paulo. Ludicidade: uma possibilidade metodológica para processo de ensino e aprendizagem na educação infantil e séries iniciais da educação básica. Rio de Janeiro: Moderna, 1991.

 

NEGRINE, Airton. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Propil, 1994.

 

KISCHIMOTO, T. M. Jogos infantis, o jogo, a criança e a educação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.