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A LEITURA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DESDE DA PRÉ ESCOLA AO ENSINO MÉDIO

Cristiani Sanches Palmier
Amanda Evellyn Fernandes Pereira
Vanessa Fernandes da Silva
Walquiria da Silva Silveira

RESUMO

Este trabalho apresenta-se devido as atividades trabalhadas em sala de aula, bem como os avanços que os alunos estão tendo até o momento na questão de desenvolvimento da leitura. A dificuldade encontradas pelos alunos no âmbito escolar são muito discutidas no interior de unidades escolares, mas vem de encontro as facilidades que algumas escolas oferecem para buscar soluções a esse problema e uma das vantagens são os livros de literatura infantil, onde os alunos viajam na imaginação da leitura. Desta forma analisar a relação dos livros de literatura infantil, como facilitador da aprendizagem, verificando as dificuldades dos alunos quanto à leitura, ajudando – os a superá-la. Sabe se que o habito de leitura é fundamental para que os alunos desenvolvam o raciocínio de aprendizagem e interpretação, que a criança necessita de momentos para sonhar com a situação que a leve a fantasia do imaginário contribuindo para despertar a curiosidade da mesma, instigando-a descobrir o que há de interessante no final da historia.

Palavras-chave: Escola; Leitura, Desenvolvimento.

INTRODUÇÃO

A escola tem como compromisso garantir o ensino de boa qualidade, preparando o aluno para o exercício da cidadania, orientando na formação integral para o desenvolvimento de suas aptidões na vida produtiva. A visão do futuro dos capazes de interagir na sociedade, visando a transformação do meio em que vivem.
As dificuldades encontradas pelos alunos no âmbito escolar são muito discutidas no interior de unidades escolares, mas vem de encontro as facilidades que algumas escolas oferecem para buscar soluções a esse problema e uma das vantagens são os livros de literatura infantil, onde os alunos viajam na imaginação da leitura. È a base para o desenvolvimento do aluno enquanto aprendizagem escolar. Mas apesar de varias formas de comunicação e tecnologia avançada, a grande maioria dos alunos busca na leitura seu eixo norteador.
Ao desenvolver este trabalho sobre literatura infantil, consegui visualizar o caminho necessário a fim de por em pratica aquilo que eu buscava para superar as dificuldades quanto à leitura dos alunos descritos anteriormente.
No capitulo primeiro, descrevo brevemente o perfil da escola e dos alunos citados, abordando aspectos físicos da escola, bem como a localização da mesma.
Onde é enfatizado o ato de ler é grande papel em que a leitura fez nos dias de hoje, e que a mesma é vista como uma pratica social, significando muito na vida do aluno. A literatura infantil com um breve histórico do que é, e as origens da mesma, mostrando que de alguma forma ela atende os anseios do leitor que se identifica com a mesma. Sendo a literatura infantil no ambiente escolar e o valor da mesma na vida, mostrando o prazer de se ter o hábito da leitura ao falar sobre a literatura infantil na sala de aula e o imaginário de quem viajar juntamente com os personagens das historias.
Sendo assim a leitura é a base para o desenvolvimento do aluno enquanto aprendizagem escolar. Mas apesar de varias formas de comunicação e tecnologia avançada, a grande maioria dos alunos busca na leitura seu eixo norteador.

DESENVOLVIMENTO

A literatura infantil no ambiente escolar e o valor da mesma na vida do aluno no âmbito escolar, mostrando o prazer de se ter o hábito da leitura.
Falar sobre a literatura infantil na sala de aula e o imaginário de quem viaja juntamente com os personagens das historias.
Ou seja, os analises dos dados, e conclui que a literatura infantil é uma aliada dos professores que pretendem desenvolver em seus alunos o gosto pela leitura, levando - os a seres leitores assíduos, instigando a imaginação desenvolvimento assim a criatividade.
Apesar da tecnologia avançada, a leitura continua sendo uma atividade que deve ser considerada como um pratica social, pois a leitura é um processo de interlocução entre as pessoas.
Nessa perspectiva, a leitura deixa de ser apenas um ato de decodificação e passa a ter varias definições quanto ao ato de ler.
Ler, que dizer, saber interpretar símbolos, imagens, gestos, marcas textuais, características porque não desenhos, compreendendo – os e relacionando – os com os conhecimentos adquiridos.
De acordo com os PCNs (1997) pág. 95, “a leitura como pratica social é sempre um meio, nunca um fim. Nesse caso para tornar bons leitores, cabe a escola um exercício de rotina, mas sim como função social.” Pág. 30.
A leitura de hoje é muito significativa na vida do aluno, pois com o progresso, o que aprendemos agora e amanhã será insuficiente, por isso devemos procurar aprender e que não ir em busca de nossos conhecimentos através da leitura, e os livros muito nos auxilia nessa prática.
A leitura deixa de ser apenas um ato de decodificação e passa a ter varias definições quanto ao ato de ler. Ler, que dizer saber interpretar símbolos, imagens, gestos, marcas textuais, características porque não desenhos, compreendendo – os e relacionando – os com os conhecimentos adquiridos.
De acordo com os PCNs (1997) pág. 95, “a leitura como pratica social é sempre um meio, nunca um fim. Nesse caso para tornar bons leitores, cabe a escola um exercício de rotina, mas sim como função social.” Pág. 30.
A leitura de hoje é muito significativa na vida do aluno, pois com o progresso, o que aprendemos agora e amanhã será insuficiente, por isso devemos procurar aprender e que não ir em busca de nossos conhecimentos através da leitura, e os livros muito nos auxilia nessa prática.
Segundo Maria Martins (1994:35) “escola é o lugar onde se aprende a ler e escrever, muito tem talvez a oportunidade de contato com livros, e então estes passam a ser identificados como manuais escolares”.
A relação que existe do professor com a leitura, influencia muito a criança na escola. Se o aluno se identifica com o professor e o vê como um leitor assíduo, a mesma adquira sem duvidas bons hábitos da leitura; como afirma Marly Amarilho, “professor sem prazer não forma leitor desejam-te”. (1997: p.25).
Muito dos alunos não tem o habito da leitura, por isso há tanta dificuldade quanto a mesma, é nesta questão que o professor deve ser o estimulador da leitura, explorando as ideias dos textos, levando os alunos a perceberem a importância da mesma.
Conforme Bamberger (1995:39), “para treinar jovens leitores bem sucedidos não basta mostrar-lhe material de leitura adequado, mas sim desenvolver nele o interesse pela leitura”. Mas o objetivo de formar leitores proficientes só será alcançado se nós expandimos o horizonte dos alunos “alunos- leitores”, mostrando-lhes que ler além de ser uma fonte de prazer, é uma maneira de se ter acesso ao pensamento e as experiências alheias.
A literatura infantil é uma das formas de leitura que encontra respaldo no universo infantil, mostrando fascínio de uma boa historia embora ela não seja muito utilizada nas escolas.
A literatura infantil é uma historia envolvente que desperta interesse e prazer no aluno ao lê-la porque é algo significativo para a criança, no seu mundo imaginário. Segundo Passari o Neder (2001:99): “Não podemos ler em termos um significado, por isso é que a leitura deve ser vista como um momento mágico de descontração”. (p.45).
Diante dessa perspectiva a literatura infantil é de grande importância frente à construção de leitores assíduos, pois sua forma de organização dos fatos desperta o interesse das crianças em uma linguagem acessível, desenvolvendo assim a capacidade da fantasia infantil e posteriormente a habilidade com a escrita.
Bettelheim (1980:21) afirma que, “para que uma historia prenda à atenção do aluno, esta deve despertar curiosidade, estimulado sua imaginação”. O professor tem um papel muito importante na vida do aluno, pois é ele que induz o mesmo a escolher a leitura adequada a fim de que o objetivo proposta seja alcançado, proporcionando a aquisição da ideia que o autor deseja passar da historia escrita. Por isso é fundamental que o professor leia atentamente as historias, analise-as e só depois apresente às crianças para que possa haver realmente um vinculo a criança e a historia lida.
Há muitas ideias contrarias à leitura da literatura infantil, dizendo ser prejudicial à criança, pois estimula a criança a fugir da realidade vivida no dia-a-dia. Mas de acordo com Bettlelheim (1980:79), “Não é prejudicial permitir que a fantasia domine o aluno, desde que não permaneça preso a ela, porque sempre no final da historia o herói retoma a realidade, uma realidade feliz, mas destruída de magia”.
O aluno vai fazer a leitura da literatura infantil, consegue diferenciar o real do imaginário, pois estrutura da mesma é bem definida, ajudando na compreensão dos fatos da narrativa, desenvolvendo assim o gosto pela leitura tão necessária no aprendizado.
Afirmam que os PCNs (1997:52,53) “Considerando que o ensino deve ter como meta formar leitores que sejam capazes de ler e interpretar os textos lidos, (...) O trabalho com a leitura tem como finalidade a formação de leitores competentes e consequentemente a possibilidade de interpretação coerente a mesma”. Apesar da tecnologia avançada, a leitura continua sendo uma atividade que deve ser considerada como um pratica social, pois a leitura é um processo de interlocução entre as pessoas.
Nessa perspectiva, a leitura deixa de ser apenas um ato de decodificação e passa a ter varias definições quanto ao ato de ler.
Ler, que dizer saber interpretar símbolos, imagens, gestos, marcas textuais, características porque não desenhos, compreendendo – os e relacionando – os com os conhecimentos adquiridos.
De acordo com os PCNs (1997) pág. 95, “a leitura como pratica social é sempre um meio, nunca um fim. Nesse caso para tornar bons leitores, cabe a escola um exercício de rotina, mas sim como função social.” Pág. 30.
A leitura de hoje é muito significativa na vida do aluno, pois com o progresso, o que aprendemos agora e amanhã será insuficiente, por isso devemos procurar aprender e que não ir em busca de nossos conhecimentos através da leitura, e os livros muito nos auxilia nessa prática.
Segundo Maria Martins (1994:35) “escola é o lugar onde se aprende a ler e escrever, muitos tem talvez a oportunidade de contato com livros, e então estes passam a ser identificados como manuais escolares”.
A relação que existe do professor com a leitura, influencia muito a criança na escola. Se o aluno se identifica com o professor e o vê como um leitor assíduo, a mesma adquira sem duvidas bons hábitos da leitura; como afirma Marly Amarilho, “professor sem prazer não forma leitor desejam-te”. (1997: p.25).
Muito dos alunos não tem o habito da leitura, por isso há tanta dificuldade quanto a mesma, é nesta questão que o professor deve ser o estimulador da leitura, explorando as ideias dos textos, levando os alunos a perceberem a importância da mesma.
Conforme Bamberger (1995:39), “para treinar jovens leitores bem sucedidos não basta mostrar-lhe material de leitura adequado, mas sim desenvolver nele o interesse pela leitura”.
A literatura infantil é uma historia envolvente que desperta interesse e prazer no aluno ao lê-la porque é algo significativo para a criança, no seu mundo imaginário.
Segundo Passari o Neder (2001:99): “Não podemos ler em termos um significado, por isso é que a leitura deve ser vista como um momento mágico de descontração”. (p.45).
Diante dessa perspectiva a literatura infantil é de grande importância frente à construção de leitores assíduos, pois sua forma de organização dos fatos desperta o interesse das crianças em uma linguagem acessível, desenvolvendo assim a capacidade da fantasia infantil e posteriormente a habilidade com a escrita.
Bettelheim (1980:21) afirma que, “para que uma historia prenda à atenção do aluno, esta deve despertar curiosidade, estimulado sua imaginação”.
O professor tem um papel muito importante na vida do aluno, pois é ele que induz o mesmo a escolher a leitura adequada a fim de que o objetivo proposta seja alcançado, proporcionando a aquisição da ideia que o autor deseja passar da historia escrita. Por isso é fundamental que o professor leia atentamente as historias, analise-as e só depois apresente às crianças para que possa haver realmente um vinculo a criança e a historia lida.
Há muitas ideias contrarias à leitura da literatura infantil, dizendo ser prejudicial à criança, pois estimula a criança a fugir da realidade vivida no dia-a-dia. Mas de acordo com Bettlelheim (1980:79), “Não é prejudicial permitir que a fantasia domine o aluno, desde que não permaneça preso a ela, porque sempre no final da historia o herói retoma a realidade, uma realidade feliz, mas destruída de magia”.
O aluno ai faze a leitura da literatura infantil, consegue diferenciar o real do imaginário, pois estrutura da mesma é bem definida, ajudando na compreensão dos fatos da narrativa, desenvolvendo assim o gosto pela leitura tão necessária no aprendizado.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Mediante o desenvolvimento deste trabalho, percebe-se que a utilização dos projetos é indispensável à prática pedagógica, pois trazem inovações, proporcionando uma aprendizagem mais interessante, tendo em vista o caráter dinâmico do mesmo, bem como a possibilidade de trabalhar interdisciplinar mente. Ou seja, nas analises dos dados, conclui que a literatura infantil é uma aliada dos professores que pretendem desenvolver em seus alunos o gosto pela leitura, levando - os a seres leitores assíduos, instigando a imaginação desenvolvimento assim a criatividade.
Desde o surgimento da escrita, cada sociedade tem usado a sua escrita para difundir ou ocultar saberes e é através da leitura que conseguimos compreender o significado doa diferentes momentos da humanidade, afirma (19995:22), “ler é uma função cultural do conhecimento humano”.
Conforme pode se perceber no decorrer deste trabalho, a leitura é um desafio. Podendo perceber que a dificuldade e sanada posteriormente, as mudanças já ocorreram em relação a vários aspectos, principalmente ( e que se deve destacar) o prazer de estudar, de buscar informações para aprender cada vez mais.

BIBLIOGRAFIA
AMARILHA, Mariy. Estão mortas as fadas? Petrópolis, Vozes, 1997.p 25. BARROS,

BAMGERGER, Richard. Como incentivar o hábito da leitura. São Paulo, Àtica.6 ed. 1995.p 39.

BETTERLHEIM, Bruno. A psicanalise dos contos de fadas. Rio de Janeiro, Paz e terra.10 ed. 1980. P 19, 13,e 79.

BRASIL, Ministério da Educação e cultura. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua portuguesa. Brasília, Mec., SEF, 1997. P52 ,53,e 105.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre alfabetização. Cortez 24 ed.1995.p 98.

LEMLE, Mirian. Guia teórico do alfabetizador. São Paulo, Ática. 15 ed.2001. p 80.

MARTINS, Maria. Oque é leitura. São Paulo, Brasilense. 1994. P 35,

POSSARRI, Lucia Helena vendrusculo, NEDER, Maria Lucia Cavalli. Linguagem – O ensino e entorno, e percurso. Fascículo 01 – Cuiabá 2001. P 99.