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JOGOS MATEMÁTICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS PARA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Ana Paula Liesenfeld

Silvana de Souza Oliveira Laitartt

 

 

Resumo

A pesquisa desenvolvida é de campo com o seguinte tema Jogos Matemáticos na Educação Infantil: Caminhos Para Aprendizagem da Criança, com o objetivo de compreender um pouco do processo e ajudar com o processo que a criança leva até chegar ao número em si. É a partir desse tema que iremos debater quais são os jogos e metodologias matemáticas que fazem com que as crianças compreendam com mais facilidade e de forma prazerosa o conteúdo que lhes é proporcionado. Como cita o pensador e filosofo, Jean Willian Fritz Piaget 1896 à 1980 – o professor não ensina, mas arranja modos de a própria criança descobrir. Cria situações problemas. O aluno deve apreender por si, através de experiências trazidas e modeladas dentro do ambiente escolar, porém e o professor que lhe auxilia, modela e encaminha seu aluno para a aprendizagem significativa, e assim apreende com mais facilidade o que lhe é de interesse, isto é, em qualquer idade, tanto se o público-alvo for crianças, ou adultos, a aprendizagem se torna mais fácil, quando se tem uma aprendizagem significativa e pratica para seu aluno. Através dos objetivos do projeto executado discutir e analisar o resultado para obter algumas respostas, de como alcançar nosso aluno, com o conteúdo de matemática desde as series iniciais de seu desenvolvimento. Com este projeto adquiri grandes conquistas, em relação as práticas pedagógicas, e os desafios enfrentados pelos professores em cativar seu aluno de maneira que não se perca a sua grade curricular, brincando.

 

Palavras-Chave: Jogos Matemáticos. Educação Infantil. Prática pedagógica. Professor.

 

 

Introdução

 

Considerando esse contexto foi desenvolvidos nesta decima ciranda do livro da escol municipal mundo encantado da criança o tema: os números em ação: com o subtema: a origem dos números, e suas quantidades, por perceber a necessidade de possibilitar aos alunos do Pré II G do período vespertino da educação infantil da escola municipal mundo encantado da criança, um trabalho, por perceber a necessidade de oportunizar aos alunos o interesse de apreender a noção social dos números, quantidade e nome de 0 a 10, com início em maio e termino em outubro (teve a duração de três horas semanais durante seis meses para a execução do mesmo, no final os alunos realizaram a exposição dos resultados dos estudos, onde apresentará a música GUGUDADA - A Música dos Números (animação infantil), e o livrinho produzido pelos alunos.

Durante esse período foi desenvolvido e construído com os alunos jogos e atividades lúdicas referente o conteúdo de matemática nas series iniciais, do desenvolvimento da criança, para poder concretizar as teorias com a pratica visando a facilitação do aprender brincando nesta fase.

Segundo santos a matemática pode ser tomada como base para o desenvolvimento de alguns aspectos dos conhecimentos de outros campos do saber. Adotando como pressuposto em relação à matemática de que todos têm condições de aprendê-la, todos têm condições de aprende-la, e todos podem acha-la interessante em alguns aspectos, representar, falar, escutar, escrever e ler é habilidade de comunicação que também fazem parte da aprendizagem da matemática.

Considerando esse contexto desenvolveremos nesta decima ciranda do livro o tema: os número em ação: com o subtema: a origem dos números, e suas quantidades, por perceber a necessidade de possibilitar aos alunos do Pré II G, período vespertino da escola municipal mundo encantado da criança, um trabalho, por perceber a necessidade de oportunizar aos alunos o interesse de apreender a noção social dos números, quantidades e nome e 0 a 10 visto que a matemática sempre será uma matéria de prioridade no processo de ensino aprendizagem, pois só temos possibilitado aos nossos alunos o aprender de conteúdos em si, logo os mesmos tem que aprender por que esse é o objetivo. Porém é essa questão pressuposta e colocada que faz com que a aprendizagem seja mais tardia. Por isso o mais importante é trabalharmos esse conteúdo respeitando a realidade que temos com nossos alunos como irei dar um exemplo de contas de melancia, ou uvas, se na realidade de mês alunos eles não conhecem essa fruta, a questão que quero priorizar é a questão do teórico no concreto como costumo dizer na prática pedagógica, tendo uma aprendizagem com significado.

 

 

2. Lócus da pesquisa e esclarecimentos metodológicos

 

Tobias (2005, p.17) “A metodologia, como o nome indica é a ciência que trata do método, o qual, por sua vez, sendo parte da Lógica Material, é o Caminho seguido pela razão humana para aquisição da verdade”. A metodologia cientifica desenvolve um plano em que o aluno aprende a planejar seu trabalho, onde se desenvolve gráficos que vão ser representantes dos objetivos. Onde é seguida conforme o trabalho escolhido, a partir do tema desenvolve a metodologia.

de campo com o tema como se revelou a pesquisa em si na decima ciranda do livro o tema: os número em ação: com o subtema: a origem dos números, e suas quantidades, por perceber a necessidade de possibilitar aos alunos do Pré II G, período vespertino da escola municipal mundo encantado da criança, um trabalho, por perceber a necessidade de oportunizar aos alunos o interesse de apreender a noção social dos números, quantidades e nome e 0 a 10 visto que a matemática sempre será uma matéria de prioridade no processo de ensino aprendizagem, pois só temos possibilitado aos nossos alunos o aprender de conteúdos em si, logo os mesmos tem que aprender por que esse é o objetivo.

Para MARCONI, LAKATOS (1996, p.31). Uma vez manipulados os dados e obtidos os resultados, o passo seguinte é a análise e interpretação dos mesmos, constituindo-se ambas no núcleo central da pesquisa. É aonde colocamos as ideias contidas dentro de cada questão se ela foi interpretada, se foi respondida, ou se foi meramente ignorada. Este projeto vem a favorecer tanto aos profissionais da educação que precisam se aperfeiçoar, como aos alunos que precisam e conhecimento sobre didáticas e práticas pedagógicas, o conhecimento nos traz poder, é a partir dele que podemos conquistar o mundo, pois um dia existirá uma época que a maior riqueza que alguém poderá possuir é o conhecimento.

 

 

Como surgiram os números

 

Segundo Danielle de Miranda (2017). Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a ter vários tipos de ações, praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais.

A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho. Passou-se, então, a utilizar pedras: cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar, uma pedra era colocada dentro de um saco. Ao final do dia, para cada animal que entrava no cercado, uma pedra era retirada. Assim, era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.

Essa evolução eu irei trabalhar com os alunos de uma forma lúdica com vídeos e trabalhados, produção de cartaz e livro finalizando com vídeo aonde eles apresentam o resultado final do processo de ensino aprendizagem sobre o tema em questão.

O primeiro momento da aula realizarei com eles trazendo-lhes essa informação primordial, que é a origem dos números, para que eles possam compreender melhor adaptarei essa história com fantoches para que assim haja melhor interpretação; ao final da história eles deveram fazer um desenho de interpretação para que assim, irei analisar a compreensão que cada um teve da história; após iremos trabalhar com a contagem de pedras assim como na história cada criança devera separar uma pedra para cada número de 0 a 6.

Para finalizar essa etapa de contagem que foi usada no princípio iremos fazer um mosaico representando como era a contagem antigamente com recortes de e.v.a. e por último um vídeo de uma peça teatral aonde eles irão se caracterizar dos personagens interpretando como era a contagem de antigamente.

Segundo Danielle de Miranda (2017). Com a evolução do homem, que deixando de ser nômade fixou-se em um só lugar, esse passou a ter vários tipos de ações, praticar não somente a caça e a coleta de frutos, mas também o cultivo de plantas e a criação de animais.

A partir daí surgiu a necessidade de uma nova forma de contagem, pois o homem precisava controlar o seu rebanho. Passou-se, então, a utilizar pedras: cada animal representava uma. Mas como isso era feito? Para cada animal que ia pastar, uma pedra era colocada dentro de um saco. Ao final do dia, para cada animal que entrava no cercado, uma pedra era retirada. Assim, era possível manter o controle e saber se algum animal havia sido comido por outro animal selvagem ou apenas se perdido. Com a evolução do homem e da matemática, surgiu a palavra cálculo, que em latim significa “contas com pedras”.

Essa evolução eu irei trabalhar com os alunos de uma forma lúdica com vídeos e trabalhados, produção de cartaz e livro finalizando com vídeo aonde eles apresentam o resultado final do processo de ensino aprendizagem sobre o tema em questão.

O primeiro momento da aula realizarei com eles trazendo-lhes essa informação primordial, que é a origem dos números, para que eles possam compreender melhor adaptarei essa história com fantoches para que assim haja melhor interpretação; ao final da história eles deveram fazer um desenho de interpretação para que assim, irei analisar a compreensão que cada um teve da história; após iremos trabalhar com a contagem de pedras assim como na história cada criança devera separar uma pedra para cada número de 0 a 6.

Para finalizar essa etapa de contagem que foi usada no princípio iremos fazer um mosaico representando como era a contagem antigamente com recortes de e.v.a. e por último um vídeo de uma peça teatral aonde eles irão se caracterizar dos personagens interpretando como era a contagem de antigamente. Este processo será realizado em torno de 10 a 15 aulas com aproximadamente 30:00 minutos por aula;

A correspondência unidade a unidade não era feita somente com pedras, mas eram usados também nós em cordas, marcas nas paredes, talhes em ossos, desenhos nas cavernas e outros tipos de marcação.

Os talhes nas barras de madeira, que eram usados para marcar quantidades, continuaram a ser usados até o século XVIII na Inglaterra. A palavra talhe significa corte. Hoje em dia, usamos ainda a correspondência unidade a unidade.

 

 

Representação numérica

 

Com o passar do tempo, as quantidades foram representadas por expressões, gestos, palavras e símbolos, sendo que cada povo tinha a sua maneira de representação.

 

 

Alguns símbolos antigos

 

No começo da história da escrita de algumas civilizações como a egípcia, a babilônica e outras, os primeiros nove números inteiros eram anotados pela repetição de traços verticais:

I II III IIII IIIII IIIIII IIIIIII IIIIIIII IIIIIIIII

1 2 3 4 5 6 7 8 9

Depois este método foi mudado, devido à dificuldade de se contar mais do que quatro termos:

I II III IIII IIIIIIIIIIIIIIIIIIII

I II III IIII IIII

I

1 2 3 4 5 6 7 8 9

A partir desse contexto com material concreto explicarei quais foram as outras formas que o homem utilizou para contar objetos e pertences dele. Assim eles irão passar por esse processo de evolução juntamente visualizando os materiais tocando e podendo construir o intelecto a partir do que o homem desenvolveu, eles irão utilizar areia e pedaços de galhos de arvores para poderem contar assim como o homem fazia antigamente eu irei dizendo a situação problema para eles e eles irão desenvolvendo a partir dos materiais deles os galhos e assim por diante;

Durante esses meses foram vários jogos confeccionados com as crianças como domino, pega vareta, bingo, caracol magico entre outros que facilitaram a aprendizagem e a compreensão dos alunos sob os números e suas quantidades.

 

 

4. Considerações finais

 

Com esta pesquisa adquiri grandes conquistas, em relação as práticas pedagógicas, e o como é de grande importância para o crescimento do aluno e do professor o uso de metodologias didáticas e práticas, para a aprendizagem do aluno.

É preciso se adequar as mudanças e fazer o possível quando o tema relacionado nó permite novas maneiras de ensino-aprendizagem que possibilitam o aprendizado com mais facilidade e de forma prazerosa. Através desse projeto conseguimos desenvolver com as crianças a noção de número e quantidade através da ludicidade e Contação de história! Através da brincadeira que o aluno desenvolve o gosto pelo querer! Concluímos então com grande gratificação que o projeto obteve sucesso em alcançar seus objetivos!

Com as metodologias de vários teóricos que abordam esse tema, posso ver plenamente o que nos educadores devemos saber e fazer para que isso aconteça e se desenvolva naturalmente em nossos alunos, na hora certa, na fase certa, do jeito correto, e sem traumas.

 

 

REFERÊNCIAS

 

MARCONE, Maria de Andrade, LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. 6ªed. São Paulo: Atlas, 2007.

 

TOBIAS, José Antônio. Como Fazer sua Pesquisa. 6ªed. São Paulo: Editora Ave -Maria, 2005.

 

http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/como-surgiram-os-numeros.htmacessadodia29/05/17as9:00

https://pedagogiaaopedaletra.com/historia-dos-numeros/acessadodia29/05/2017às9:26

http://profsilmararodrigues.blogspot.com.br/p/blog-page_2371.htmlacessadodia29/05/17as9:32