COMUNIDADE E ESCOLA: UMA INTEGRAÇÃO NECESSÁRIA
Cristiani Sanches Palmier
Crisleide Ribeiro Sanches
Sonia Maria Ramalho Carneiro
Rosilene Trujillo Alves
Resumo
Procuramos nesse trabalho fazer uma abordagem acerca do estabelecimento de parceria entre a escola e a comunidade. A comunidade deve se se envolver nas ações escolares, cabendo a escola promover esse acesso, através de m ensino efetivamente significativo. O objetivo da pesquisa é de refletir sobre o fato de que tanto a comunidade quanto a escola desejam a mesma coisa, preparar a criança para o mundo, sendo assim é importante destacar a necessidade de uma parceria entre ambas. Acredita-se que a pareceria entre comunidade e escola proporcionará para a educação resultados tanto na melhoria do ensino quanto na qualidade da instituição de ensino.
Palavras-chave: escola; comunidade; parceria.
INTRODUÇÃO
Neste trabalho procurou-se enfatizar a parceria da comunidade e a escola, em relação a contribuição positiva ao referencial de valores, comportamentos, crenças e costumes. A escola precisa buscar meios para inserir a comunidade no contexto escolar para o desenvolvimento da criança.
É imprescindível que haja a integração entre a escola e comunidade atendida, através do conhecimento e valorização dos saberes no trabalho educativo criando assim propostas para a melhoria da educação.
Deste modo a problemática da pesquisa é de que a a comunidade família é no processo de escolarização das crianças e que o distanciamento da mesma do ambiente escolar influenciará no sucesso escolar da criança?
O objetivo da pesquisa é de refletir sobre o fato de que tanto a comunidade quanto a escola desejam a mesma coisa, preparar a criança para o mundo, sendo assim é importante destacar a necessidade de uma parceria entre ambas.
Na atualidade as ações escolares devem ser consolidadas em um contexto participativo, requer uma política educacional capaz de contribuir para que haja um pleno desenvolvimento do educando.
Acredita-se ser necessário que a comunidade e a escola caminhem como parceiras, pois, ambas precisam criar através da educação, uma força para superar as suas dificuldades, atuando juntas como agentes facilitadores do desenvolvimento pleno do educando.
DESENVOLVIMENTO
A escola é lugar de se aprender valores, como o respeito mútuo, solidariedades. Mas ela não possui a força que a família tem na formação pessoal dos valores. A orientação familiar e o exemplo passado pela família terão mais importância no desenvolvimento da criança
Como é colocado pela LDB a escola tem a função de promover a cidadania e a formação para o trabalho. Portanto, a escola não pode assumir para si a função da família, pois ela se retira das suas obrigatoriedades sociais que é a formação e qualificação do aluno para o mundo do trabalho ou para o universo da cidadania. (CHRAIM,2009, p.148)
Partindo para outro exemplo vemos crianças que são criadas pelos avós onde os pais ausentam de suas responsabilidades e deixam as crianças com idosos que muitas vezes já estão com desgastes físicos e emocionais para lidar com as fases diversas da infância. Todas essas situações serão refletidas na escola.
De alguma forma a escola tenta amenizar os problemas gerados pela ausência dos pais ou familiares, que na maioria das vezes apresentam dificuldades na aprendizagem e problemas de comportamento. Devido a múltipla variações de famílias a escola encontra-se perdida no seu papel de educar e formar.
Se é negligência da escola não trabalhar com valores humanos e deixar esta responsabilidade somente para as estruturas familiares, também é negligência da escola assumir esta formação de valores e deixar para outros a formação para a habilidade e a competência da qual o aluno também precisa, tanto quanto a formação de valores para a interação social. (ALMEIDA, 2011, p.149)
Nessa perspectiva entendemos que assumindo o papel da família quando ela apresentar-se desestruturada, a escola estará abrindo mão do seu papel de garantir condições propícias para o desenvolvimento social e profissional na vida de seus alunos.
É de suma importância que haja uma parceria entre família e escola, ambos precisam buscar compreender que o processo educacional deve ser partilhado, um dependente do outro para alcançar méritos futuros.
A escola precisa entender que nem sempre a responsabilidade dos problemas de comportamento e aprendizagem dos alunos devem ser atribuídos a família, pois a educação começa da família mas é complementada na escola. Algumas vezes por não conseguir acompanhar ou diagnosticar um aluno a escola responsabiliza a família, por acreditar que tudo, e todas as ações da criança são reflexas da família.
Uma família dita como “desestruturada” nem sempre é sinônimo de aluno problemático, assim como, um aluno pode apresentar diversos problemas e estar inserido numa família bem estruturada socialmente e intelectualmente. (ALMEIDA, 2011, p.54)
É preciso que a comunidade e escola reflitam juntos formas para melhorar a educação dos filhos, para assim, transformar a sociedade.
A escola não acompanhou as mudanças ocorridas nas famílias e ainda não consegue aceitar os diferentes tipos delas, por isso estabelece-se uma rivalidade com a família ao invés da necessária parceria entre ambas.
O ensino reflete o processo de otimização da aprendizagem, a qual ajuda na
formação do ser humano e nas relações sociais no contexto social em que vivem. A
criança aprende na escola da mesma forma que também aprende na família. Assim,
tanto a escola quanto a família devem estar em acordo para que haja uma harmonia
nesta aprendizagem.
Hoje em dia existe cada vez mais a necessidade de a escola estar em sintonia com a família. A escola complementa a família e juntas tornam-se lugares agradáveis para a convivência de todos.
Não existe uma única forma correta de envolver os pais. As escolas devem procurar oferecer um «menu» variado que se adapte às características e necessidades de uma comunidade educativa cada vez mais heterogénea. A intensidade do contacto é importante e deve incluir reuniões gerais e o recurso à comunidade escrita, mas sobretudo os encontros a dois. Intensidade e diversidade parecem ser as características mais marcantes dos programas eficazes (CARVALHO, 2006, p.20).
A partir do momento a aprendizagem da criança iniciada antes mesmo de sua inserção em uma instituição escolar e, considerando a importância da família nesse processo anterior ao da escolarização da criança..
Partindo da compreensão de que a família é o primeiro ambiente de socialização da criança, faz-se necessário compreendê-la também, “como um sistema constituído por um grupo de pessoas com ou sem laços consanguíneos que compartilham sentimentos, valores, afetividade, solidariedade e reciprocidade”. (BRITO; 2014, p. 244)
A escola e a comunidade são duas instituições fundamentais para o processo de desenvolvimento do ser humano, cada qual com suas características, e funções que, apesar de serem distintas, têm o objetivo comum que é o de promover a educação e a socialização da criança. Desse modo, elas são responsáveis tanto pelo desenvolvimento físico quanto cognitivo e social das crianças.
Uma relação entre essas instituições promoverá condições favoráveis para o desenvolvimento das crianças, mas para que isso ocorra, é necessário que haja um respeito mútuo e reconhecendo do trabalho desenvolvido por cada uma dessas instâncias.
2.1 A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO COMUNIDADE E ESCOLA.
A integração da comunidade e escola é de suma importância para a organização pedagógica, da escola e para o desenvolvimento integral do educando no processo ensino-aprendizagem.
A integração entre a comunidade e escola tem por objetivo construir reflexões sobre situações problemáticas, sobre a relação família/escola no contexto escolar, em relação ao auxilio nas tarefas escolares, o incentivo a leitura e envolvimento nos eventos pedagógicos promovidos pela escola.
Conforme Sá (2001, p.190) ressalta que se a parceria entre a escola e a comunidade se formar desde os primeiros passos da criança, todos terão muito a lucrar. A criança que estiver bem vai melhorar ainda mais e aquela que tiver problemas receberá tanto na escola quanto dos pais.
Quando a escola e a comunidade usam a mesma linguagem a criança demonstra segurança, essa condição e exatamente favorável ao seu desenvolvimento. Sendo que ao mesmo tempo, a escola assume para a criança um lugar de aliada, como mais uma interessada em seu bem-estar.
Para Piletti, (2004, p, 95) A escola é uma das instituições sociais que tem um grande poder de transformação. É através dela que tanto o homem quanto a sociedade (comunidade) podem ser modificados por meio da interação entre eles. Mas para que isto aconteça é preciso que haja uma aproximação da escola com a comunidade e o primeiro passo para a interação positiva entre escola e a comunidade é, sem dúvida, o conhecimento da própria comunidade por parte da escola.
Quando há conflitos entre comunidade e escola, as crianças tendem a acompanhar quem mais lhe agrada e geralmente tentam tirar vantagens da situação de conflito. A escola e a família devem ser parceiras, sem que haja conflitos nessa relação usando sempre a mesma linguagem.
A escola tem um grande poder de transformação da sociedade, através da educação. Desta forma a instituição de ensino e a comunidade devem buscar parcerias em prol de uma melhor na educação para seus filhos, como também na garanta uma vida digna para todos.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
O estudo identificou a importância da escola como parte integrante da comunidade e como uma instituição da qual a comunidade pode participar e cuidar.
Entendemos que a parceria entre comunidade e escola é de suma importância e pode ser significativa, resultando, na preservação das instalações físicas, combate da violência dentro e fora da escola através do aproveitamento das experiências familiares na construção do saber e das ações da escola.
Acredita-se que as atividades realizadas pela a escola devem permitir novas experiências e aprendizagens. Neste sentido, a referida escola, deve promover ações voltadas ao resgate da importância da comunidade estar presente na vida escolar dos filhos, e ainda assim colaborar com a comunidade escolar no gerenciamento e desenvolvimento de suas atividades educativas.
Compreender a relação entre a escola e comunidade nos parece, algo extremamente oportuno para buscarmos entender como se dá o processo de escolarização dentro da instituição escolar, pois tanto a família, quanto a comunidade, levam uma para as outras elementos importantes e modificadores do cotidiano escolar.
Quando escola e comunidade trabalham juntos os resultados são bem visíveis tanto na qualidade do ensino quanto na forma de relacionamento entre as pessoas que compõe as instituições. Isto faz com que a participação da escola na comunidade, seja um fator relevante dentro do processo educacional.
Referencias Bibliográficas
ALMEIDA, Geraldo Peçanha. E quando os filhos não podem ser aquilo que os seus pais sonharam 3ª ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2011
BRITO, Roberta Gama; SOARES, Sebastião Silva. Influência da Família na Aprendizagem Escolar da Criança: Ponto de Reflexão. Revista Exitus, v. 4, n. 1, p. 241-253, 2014.
CARVALHO, Maria Eulina Pessoa de. Escola como extensão da família ou família como extensão da escola: O dever de casa e as relações família-escola. Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, 2006
CHRAIM, Albertina de Mattos. Família e escola: a arte de aprender para ensinar. Rio de Janeiro: Wak editora, 2009.
HORA, Dinair Leal da. Gestão democrática na escola. Campinas: Papirus, 1997.
PILETTI, Nelson. Sociologia da educação. São Paulo: Ática, 2004.
SÁ, V. A (não) participação dos pais na escola: a eloquência das ausências. In: Veiga, I. Papirus, 2001