Buscar artigo ou registro:

 

A BRINQUEDOTECA COMO FORMA DE SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM NA ALFABETIZAÇÃO

Elisabethe Sábio Pazinato

Monica Damascena Silva

Queila dos Santos Barros

Quedma Lima do Nascimento

Marlene da Rocha Melo

 

 

RESUMO

 

 

A utilização de materiais que desenvolvam o ensino aprendizagem nas escolas é importante para as crianças, pois através dessas atividades a escola estará proporcionando atividades que auxiliam as crianças a pensarem e reorganizam as situações que vivenciam em seu cotidiano. Os objetivos da presente pesquisa são identificar a importância da inclusão da brinquedoteca no processo de ensino aprendizado para o educando; diagnosticar espaços disponíveis da escola e possível inclusão da brinquedoteca, verificar as dificuldades enfrentadas para desenvolver atividade lúdica que contribui para o ensino aprendizado, conhecer os objetivos da brinquedoteca para auxiliar o profissional da educação no ensino aprendizagem. . A pesquisa e de caráter bibliográfico através de uma análise de dados encontrados e sua contextualização em que se enfocará o brincar como estratégia para o desenvolvimento infantil. Conclui-se que a inclusão da brinquedoteca auxiliará no processo de ensino aprendizagem do educando; os professores encontram dificuldades em desenvolver atividades lúdicas que busquem desenvolver o processo de ensino aprendizado dos educandos.

 

Palavras-chave: Brinquedoteca. Aprendizagem. Conhecimento.

 

 

 

INTRODUÇÃO

 

A leitura e a escrita são habilidades que estão inseridas na vida do ser humano e deve ser realizada de forma que o mesmo faça relação e significados sobre as mesmas. Os textos são de grande ajuda na alfabetização, pois fornecem os mais diferentes suportes na aprendizagem da leitura e da escrita.

O presente trabalho aborda a brinquedoteca na alfabetização e letramento como forma de superação das dificuldades de aprendizagem na alfabetização

Refletir sobre o ensino da leitura na escola em situações significativas de aprendizagens faz-se necessário a compreensão dos processos de construção de conhecimento no ato da leitura e da escrita, bem como a sua natureza o planejamento atividades que devem favorecer o contexto de aprendizagem construído na interação dos sujeitos e objetivos comuns as atividades propostas e propor uma reflexão sobre a importância da leitura realizada pelo aluno no ambiente escolar.

A escolha do tema deu-se por acreditar que a brinquedoteca é fundamental para o desenvolvimento da criança, para resolver problemas e alternativas para transformar sua realidade, pois é um espaço criado para favorecer a brincadeira e estimular crianças com baixo rendimento escolar e adquirir conceitos, socialização, respeito a regras e atenção. Desse modo a criação de brinquedoteca nas escolas será fundamental, pois é uma ferramenta pedagógica para o ensino aprendizagem contribuindo para o aprimoramento da aprendizagem e rendimentos escolares.

A

08

pesquisa vem com um olhar diferenciado para diagnosticar a inclusão da brinquedoteca no processo de ensino como um meio de tornar a aprendizagem real, prazerosa e estimulante, é um recurso pedagógico que irá auxiliar o educador a estimular a aprendizagem através do brincar colaborando para a formação do educando.

O objetivo geral da presente pesquisa é identificar a importância da inclusão da brinquedoteca no processo de ensino aprendizado para o educando.

 

DESENVOLVIMENTO

 

A CONSTRUÇÃO DA ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

A Educação Infantil no Brasil passou por diversos processos históricos, dentre eles os movimentos pela democratização da escola pública e as lutas sociais por creches e pré-escolas, ao longo de muitos anos para o seu reconhecimento. O sentimento de infância tardou a surgir. No período colonial, a educação das crianças, menores de 7 anos, era de responsabilidade da família, pois a idéia de infância estava ligada à ideia de dependência,

Com as transformações sociais, econômicas e políticas, no decorrer dos tempos, a relação entre cidade e campo, que antes era de articulação através do exercício do poder político e religioso, passa a ser comandada pela articulação capitalista. Essas transformações impõem uma reflexão acerca da responsabilidade social sobre a criança. Assim, surgem as creches, com o papel assistencialista para atender as mães trabalhadoras, apenas com a função de cuidar dos filhos das mães trabalhadoras.

Ao longo do tempo a visão assistencialista de Educação Infantil, vem sendo mudada a partir da década de 90, no qual novas diretrizes foram estabelecidas, e também, pela consciência social sobre o significado da infância e o reconhecimento do direito da criança à educação em seus primeiros anos de vida

Portanto hoje, depois de muitas lutas e conquistas a educação infantil se constitui um espaço educativo privilegiado de desenvolvimento e socialização para a vida da criança, que visa o Cuidar e o Educar de forma integral.

 

A BRINQUEDOTECA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

 

Em relação à educação nos anos iniciais é importante considerar que os brinquedos fazem parte da vida da criança desde muito cedo e é por meio dos brinquedos que se estabelecem as primeiras experiências lúdicas da vida humana.

O processo de ensino-aprendizagem nos propõe desafios, onde o professor deve estar em continuo desenvolvimento, desse modo os materiais didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino- aprendizagem caracteriza-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar em tais processos por favorecer a construção do conhecimento do aluno.

Desse modo a implantação da brinquedoteca, segundo AUTOR (ANO), deve possibilitar através das atividades lúdicas o aperfeiçoamento das habilidades e capacidades da criança, sendo assim ela necessita de um profissional capacitado que possa levar as crianças que ali freqüentam a um mundo diferentemente do que vive e acompanhar o processo de desenvolvimento e da construção de conhecimento da criança.

Devido ao roubo de brinquedos de uma loja, pelas crianças de uma escola municipal, criou-se, em 1934, em Los Angeles, a brinquedoteca, um serviço de empréstimo de brinquedos. Na década de 60, se expandiu para a Europa, não só com a função de empréstimo, mas ligada à orientação de crianças excepcionais e ao estímulo à aprendizagem a mesma tinha a função educacional e terapêutica.

Segundo AZEVEDO (2010), a primeira idéia de brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles, onde o dono de uma loja de brinquedos percebeu que alguns alunos estavam indo a sua loja para roubarem brinquedos, pois não tinham e a vontade de brincar com os brinquedos faziam com que eles os roubassem.

Diante do fato, o dono da loja se queixou com o diretor da escola, para que aquele incidente não acorresse mais e depois disto começou em Los Angeles, as Toy Loan, um serviço de empréstimos de brinquedos as crianças que não tinham com que brincar sendo o atendimento disponível a todos.

Após este serviço ficar conhecido no mundo, em Estocolmo na Suécia, surgiu á primeira Lokotek tendo como objetivo a orientação de pais de criança excepcionais, com o objetivo de estimular o aprendizado das mesmas. Essas Lokotek tinham grandes parceiros como o Ministério da Saúde e do Bem Estar Social, pois o trabalho era realizado por pessoas especializadas que brincavam com as crianças e ensinavam as famílias como fazerem estes procedimentos, orientando-as para que continuassem com as atividades em casa para que a criança não perdesse o ritmo do aprendizado.

Desde então o mundo inteiro começou a usar a brinquedoteca com auxilio pedagógico, e a partir de 1967, na Inglaterra, surgiram as Toy Libraries ou bibliotecas de brinquedos, onde a criança escolhia o brinquedo e o levava para casa, devolvendo após alguns dias. Este processo nos lembra a forma de trabalho da biblioteca, pois são através de empréstimos de livros que se desenvolvem as capacidades leitoras e através dos brinquedos readquirimos o simbolismo e a magia do brincar.

Segundo CUNHA (2007), a brinquedoteca, é um ambiente de transformação no desenvolvimento da criança e nos conta um pouco da trajetória para a implantação da brinquedoteca no sistema de ensino brasileiro.

Estudar sobre a importância e benefícios da brinquedoteca na escola como um recurso, que auxilia na promoção e construção do conhecimento é importante para que se possa desenvolver e criar situações de socialização e integração no ambiente escolar. A brinquedoteca tem uma importância significativa para o ensino, pois é um meio de alcançarmos de forma pedagógica o desenvolvimento, crescimento e a aprendizagem das crianças.

O pensamento da criança evolui a partir de suas ações, razão pela qual as atividades são tão importantes para o desenvolvimento do pensamento infantil, determinadas situações, a compreensão das experiências fica mais clara quando as representa em seu faz-de-conta. Neste tipo de brincadeira tem também a oportunidade de expressar e elaborar, de forma simbólica, desejos, conflitos e frustrações. (CUNHA, 2007, p.23).

Novas práticas são cada vez mais experimentadas para que o objetivo do planejamento de ensino seja conquistado. Umas dessas práticas são as brincadeiras e os brinquedos que estão sendo inseridos aos poucos nos conteúdos escolares para que as crianças consigam estudar tranquilamente.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

Na atualidade a pessoa alfabetizada deve saber ler e escrever, para responder adequadamente às questões e ter interação com os mais diferentes tipos de textos que circulam na sociedade e ser capaz de entender os significados das palavras em diferentes contextos.

Um dos princípios da alfabetização é ensinar e a ler e escrever lendo e escrevendo. O professor deve levar o aluno a refletir sobre a escrita e que os mesmos consigam elaborar hipóteses sobre as informações presentes dentro de um texto. Desse modo a leitura e a escrita deve ser ensinada através do contato com os mais diversos gêneros textuais para criar situações propicias de desenvolvimento nos alunos

O professor como orientador da aprendizagem deve sempre colocar a criança em contato com materiais que levem a criança a pensar sobre a escrita e a leitura e explorar o conhecimento que a criança já tem do mundo. É através dessas circunstâncias que as crianças irão evidenciar as situações de leitura e escrita na escola.

A brinquedoteca é um espaço preparado para que as crianças consigam se divertir e aprender ao mesmo tempo, sem que uma atividade seja separada da outra, o conteúdo escolar tem muita importância na vida de quem esta começando a viver por esses conteúdos deveram ser inseridos aos poucos de uma maneira bem lúcida que agradece o educando.

A brinquedoteca está sendo uma metodologia bem apreciada pelos educadores dos anos iniciais, pois o resgata o lúdico a todo o momento e está presente em todas as atividades desenvolvidas nelas, as metodologias tradicionais que ainda estão sendo usadas nas instituições de ensino.

Cabe então fazermos uma reflexão, sobre o resgate da brinquedoteca enquanto lugar em que a criança possa desenvolver as brincadeiras, com liberdade e espontaneidade essencial e inerente ao ser humano. Complementam-se, na sociedade atual as pessoas precisam exercer sua capacidade para o lúdico, e a brinquedoteca poderia ser o ambiente ideal para estimular o prazer e a ludicidade.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de. Brinquedoteca no diagnóstico de intervenção em dificuldades escolares. Campinas: Alínea, 2010.

.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado.1998

 

_________. Estatuto da criança e do adolescente. Lei no. 8069/90, de 13 de julho de 1990. São Paulo: CBIA-SP.1990

 

_________. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: LEI 9394/96 de 20/06/2010. Brasília, MEC.1996

 

CUNHA, Nylse H. S. Brinquedoteca: um mergulho no brincar. São Paulo. Maltese, 2007

 

SANTOS, Santa Marli Pires dos. Brinquedoteca: o lúdico em diferentes contextos. São Paulo: Vozes, 2011.