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DIAGNÓSTICO DO USO DA MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO

 

Fabiana Valéria de Pedri Ono

Elisangela Cristina da Silva

Valdete dos Santos Rocha

Rosangela Barbosa Dias

 

 

RESUMO

 

A música deve proporcionar prazer, cooperar para a progressiva evolução das sociedades, minorando o desassossego, a discórdia, o preponderante antagonismo dos interesses, e ampliando os nobres e puros sentimentos. A fim de diagnosticar o uso da música com crianças de 0 a 5 anos, realizou-se pesquisa no período de janeiro a junho de 2012, tendo como tema “Diagnóstico do uso da música como recurso pedagógico com as crianças na faixa etária entre 0 e 5 anos”. A música é fundamental estímulo no processo de desenvolvimento da criança, pois é prazeroso o ato de cantar e ouvir e estimula várias áreas do cérebro humano.Portanto, é importante brincar e cantar com as crianças, pois estabelece vínculo afetivo forte e significativo. Ela é gratificante, linguagem universal, utilizada para expressar sensações e sentimentos. O objetivo da pesquisa consistiu na análise, segundo a visão dos professores e técnicos de desenvolvimento da educação Infantil (TDEI), acerca da influência da música no desenvolvimento integral da criança, bem como na identificação do uso da mesma como recurso pedagógico; constatou-se que a maioria dos educadores usa a música, conscientes da influência dela no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo das crianças da educação infantil.

 

Palavras chave: Desenvolvimento. Educação Infantil. Música.

 

INTRODUÇÃO

 

É comum nos dias de hoje ouvir música em todas as situações, na alegria, na tristeza e na saudade, com o avanço da tecnologia e com a rapidez das informações é possível conhecer as características de um povo e sua identidade social e cultural.

A música faz parte da humanidade desde a pré-história, alguns autores relatam que a música foi descoberta pelo homem primitivo através dos gritos, batida dos pés e das mãos. Na Grécia antiga a música já era vista como um recurso pedagógico no desenvolvimento do educando, pois a mesma estimula a socialização e atenção, possibilitando que a criança se relacione melhor no meio em que vive. a socialização e atenção, possibilitando que a criança se relacione melhor no meio em que vive.

Outros fatores muito importantes com a utilização da música na educação infantil são de estimular as partes motoras, possibilitar as habilidades diversas e sensoriais, atuar diretamente sobre os sentidos, imaginação, memória,atenção, raciocínio e no controle emocional.

afetivo, social e cognitivo das crianças da educação infantil.

Os Objetivos da presente pesquisa foram identificar se os professores utilizam a música como recurso pedagógico no ensino-aprendizagem e na socialização das crianças da educação infantil:

A música é algo que sempre esteve associada às tradições e na cultura de um povo, ela oferece ao ser humano sensações de prazer, bem estar,pode ser utilizada para ninar um bebê,dançar,refletir ou simplesmente para ouvir.

Com o avanço da tecnologia a música pode ser ouvida através do rádio, televisão, computador ou,em casos mais simples como no cantar de um pássaro; sendo uma linguagem universal a música é usada para sensibilizar o outro, seja para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, protestos, mas também como recurso pedagógico no desenvolvimento integral da criança.

A utilização da música na educação infantil visa ajudar os educadores a desenvolver um diálogo,estimula a socialização e a atenção de seus alunos;ela é de grande valia no desenvolvimento do sujeito, por isso as escolhas dos repertórios devem ser feitas de forma adequada para cada idade assim ficará mais fácil para o educador despertar o diálogo entre os seus alunos,pois a música ajuda as crianças a se libertarem, ou seja, faz com que elas se relacionem melhor.

Para utilizar a música como recurso pedagógico na educação infantil é preciso que os educadores estimulem as crianças a inventar melodias e conhecer o gosto das crianças e não ficar trabalhando somente com músicas feitas.

A música é um conhecimento que se constrói através da vivência umas com as outras, pois assim, transforma a criança em um adulto de olhar crítico e criativo; pois ela faz parte da nossa vida bem antes do nascimento através de cantigas que os pais cantam para seus filhos.Assim, é de suma importância que os educadores conheçam um pouco sobre música, com isso terão mais clareza para melhor elaborarem suas atividades, pois a música contribui na formação integral da criança. Enfim, dentro do exposto trabalho o objetivo geral foi de identificar se os professores utilizam a música como recurso pedagógico no ensino e aprendizagem e na socialização das crianças da educação infantil.

Para utilizar a música como recurso pedagógico na educação infantil é preciso que os educadores estimulem as crianças a conhecerem diversas melodias; sendo uma linguagem universal a música é de grande valia. A música é um conhecimento que se constrói através da vivência umas com as outras, pois assim torna a criança e um adulto capaz de um olhar crítico e criativo. É de suma importância que os educadores conheçam um pouco sobre música, assim os professores terão mais clareza para melhor elaborar suas atividades, portanto a música contribui de forma significativa no desenvolvimento da criança cabe ao educador oferecer de forma prazerosa.

 

2. DESENVOLVIMENTO

 

A música é uma linguagem universal, segundo dados antropológicos se iniciaram na pré-história, ela está ligada na vida do ser humano antes do nascimento através do som que é transmitido do coração de sua mãe; a criança consegue sentir os sons que são produzidos pelo meio,seres vivos e objetos. A música é uma ferramenta pedagógica para auxiliar o educador em suas atividades propostas, pois a criança necessita de diversas formas para aprender e desenvolver suas habilidades.

A criança precisa ser sensibilizada para o mundo dos sons, pois é através da audição que ela possui o contato com os fenômenos sonoros e com a linguagem.

Segundo Brito (2003), o educador deve cantar e brincar com a voz, explorando possibilidades sonoras diversas, imitando vozes de animais, ruídos, os sons das vogais e das consoantes. É importante que o trabalho vocal ocorra num ambiente motivador e descontraído, livre de tensões exageradas que podem comprometer a qualidade da voz infantil, o educador nesse momento será um modelo a ser seguido, por isso não deve gritar,não forçar a voz, respirar tranquilamente, manter-se relaxado e com boa postura.

Mas o importante é brincar e cantar com as crianças, pois o vínculo afetivo que se estabelece nos grupos em que se canta é forte e significativo. Segundo Loureiro (2003), o ensino de música deve ter uma atenção especial e ser ofertado no nível da educação básica, principalmente na educação infantil, pois é nessa etapa que a criança estabelece e pode ter assegurada sua relação com o conhecimento, operando-o no nível cognitivo e outros. Ela ainda nos afirma que a música e os cantos infantis exercem papel fundamental nos jogos do dia a dia estimulando e ajudando no desenvolvimento integral da criança.

Quanto maior for à sensibilidade da criança para o som, maior facilidade terá para o ensino-aprendizagem; é muito importante exercitá-la desde pequena, pois esse treino irá desenvolver sua memória e atenção,a música não substitui o restante da educação, ela tem como função de auxiliar o ser humano a alcançar suas capacidades, seja no processo de ensino-aprendizagem ou no emocional. A educação tem como objetivo desenvolver em cada ser a sua perfeição de que é capaz de lidar com cada situação do dia-a-dia. Porém, sem a utilização da música não é possível atingir esta meta, pois nenhuma outra atividade consegue levar o indivíduo a agir e pensar, a música atinge a motricidade, por meio do ritmo e do som, e por meio da melodia, atinge a afetividade.

A música é uma estratégia de intervenção, que pode facilitar a formação integral do ser humano. A observação da espontaneidade da criança frente a música pode proporcionar excelente material de estudo de seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor, assim como a indiferença a uma estimulação musical pode ser uma reação concreta e significativa a uma situação insatisfatória.

A escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição da autonomia, da aprendizagem. Ao ingressar na escola, a criança sofre um considerável impacto físico-mental, pois, até então, sua vida era exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar.

Ducorneau (1984) argumenta que o primeiro passo para que a criança aprenda a escutar bem consiste em permitir que ela faça experiências sonoras com as qualidades do som como o timbre, a altura e a intensidade, depois disso, estará em posição de escuta.

A música não substitui o restante da educação, ela tem como função atingir o ser humano em sua totalidade. Stefani (1987), a música afeta as emoções, pois as pessoas vivem mergulhadas em um oceano de sons. Em qualquer lugar e qualquer hora respira-se a música, sem se dar conta disso. A música é ouvida porque faz com que as pessoas sintam algo diferente, se ela proporciona sentimentos, pode-se dizer que tais sentimentos de alegria, melancolia, violência, sensualidade, calma e assim por diante, são experiências da vida que constituem um fator importantíssimo na formação do caráter do indivíduo.

A música hoje é o resultado do produto de longas e incontáveis vivências coletivas e individuais com as experiências de civilizações diversas ao longo da história. Portanto, não podemos nos espantar ao depararmos com novas experiências que nos revelam as várias facetas concretas e abstratas de que a música é constituída.

Portanto, a música na educação infantil é importante em todas as áreas de desenvolvimento e relaciona-se com outras atividades na rotina diária. Os conhecimentos produzidos na rotina diária através da música são reelaborados pelas crianças em suas vivências. Assim sendo, é fundamental conhecer, aproximar e identificar a importância da educação musical, partindo das emoções e lógicas que guiam e constroem o envolvimento da criança com a música. Ao mesmo tempo, a expressão musical pode representar uma importante fonte de estímulos, na qual o professor pode refinar e despertar a sensibilidade da criança.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Após a pesquisa realizada sobre A música como fator de desenvolvimento da criança, segundo depoimentos dos professores e técnicos de desenvolvimentos da educação infantil do município de Alta Floresta – MT, constatou-se que os mesmos concordam que é de suma importância a utilização da música na escola, e trabalham com a mesma para desenvolver diferentes conteúdos e habilidades. Pôde-se concluir também que os professores são cientes da influência da música no desenvolvimento cognitivo, afetivo e social da criança e mesmo com as dificuldades encontradas para trabalhar com a música os professores utiliza-a frequentemente na sala de aula, deixando o ensino mais prazeroso e despertando um maior interesse das crianças pelos conteúdos. Mas para que o ensino com a música melhore cada vez mais, tornando mais eficaz no desenvolvimento da criança, deve sempre ter uma melhor qualificação dos profissionais, mais recursos e uma boa escolha da música na hora de cantar, ou seja, um bom repertório. Com isso, a pesquisa mostrou que a lei sancionada sobre a obrigatoriedade da música nas escolas de ensino fundamental, foi de suma importância, pois a mesma muito contribuiu para o desenvolvimento integral dos alunos, desde que tenha recursos e professores especializados para garantir um melhor aprendizado das crianças podendo se expressar e se desenvolver em todas suas habilidades.

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

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