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BRINCANDO TAMBÉM SE APRENDE


Ednéia Aparecida de Oliveira Banin1

Artigo científico apresentado à Universidade Candido Mendes, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Psicopedagogia e Educação Infantil.

 

 

 

RESUMO

O presente trabalho tem como área de concentração Metodologias de Ensino tema Brincando Também se Aprende. O objetivo proposto no trabalho foi mostrar a importância e contribuição da ludicidade. A metodologia adotada para desenvolver o trabalho foi pesquisas em livros e internet. Ao desenvolver o Projeto de Ensino, com o intuito que o professor possa trabalhar com a ludicidade na Educação Infantil, trazendo para a sala de aula a brincadeira faz-de-conta, para proporcionar ás crianças um desenvolver de forma lúdica e prazerosa, já que o faz-de-conta é de suma importância na vida da criança, pois permite a ela o desenvolvimento de sua autoestima, desse modo aprenda elaborar, resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia-a-dia, usando sua observação, imitação e imaginação. O professor deverá organizar o ambiente, para que possa aplicar o projeto, sendo a sala de aula, assim deixará que as crianças brinquem livremente em pequenos grupos ou individualmente, e em todo o momento o professor observará o comportamento dessas crianças, com a intervenção do mesmo se necessário for. Pra que a aplicação do projeto de ensino ocorra de forma tranqüila, o professor tem que planejar sua aula respeitando uma rotina. Com o novo olhar para a educação infantil, as escolas precisam reestruturar seus espaços físicos e suas práticas pedagógicas para proporcionar um atendimento de qualidade diante das necessidades das crianças, para que trabalhem o lúdico como uma ferramenta em prol do desenvolvimento integral do ser humano dentro do espaço escolar.

 

Palavras-Chave:Ludicidade, brincadeiras, rotina.

 

Introdução

Pretende-se com esse trabalho, frisar a importância do lúdico com o faz-de-conta, na educação infantil, como um recurso eficiente que ajuda criança a desenvolver a sua linguagem na relação com si mesma e além de intervir positivamente do desenvolvimento integral e social da mesma, bem como, ser um instrumento para a construção do conhecimento da criança no espaço escolar.

Desta forma, a escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente que favoreça o processo da aquisição de autonomia na aprendizagem. Para tanto, o saber escolar deve ter valorizado socialmente, acontecendo um processo dinâmico e criativo através do lúdico.

Para a realização da pesquisa em alvo, foram apresentados alguns pressupostos que pretendem orientar o trabalho da pesquisadora na ocasião da coleta de dados,. Sua elaboração centra-se nos seguintes direcionamentos: a brincadeira é uma ferramenta capaz de proporcionar a criança uma compreensão maior de mundo. É uma atividade construtiva básica para o desenvolvimento e aprendizagem; ao

brincar a criança sente prazer, libera seus sentimentos e transmite tudo aquilo que sabe sobre as diversas esferas do conhecimento; ao promover brincadeira em sala de aula, os professores da educação infantil estimulam o aprendizado do aluno. O objetivo do brincar de faz-de-conta será proporcionar a criança o seu desenvolvimento, usando sua imaginação, imitação e observação, criando momento que ela possa resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia. Através desta imitação representativa a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com o limite, respeitando sempre o outro.

Já que o lúdico faz parte da vida da criança, o professor trabalhara na sua rotina com um dia só para o brinquedo que cada criança trará de sua própria casa, o professor acompanha todo o momento da brincadeira observando o grupo, havendo a necessidade de intervir. Baseado em alguns autores, que colocam a importância do lúdico para se trabalhar com crianças na educação infantil, este projeto de ensino pode ser de grande valia para a escola, pais e educadores; verificar os fatores que através do ato de brincar levam o desenvolvimento social, cognitivo e afetivo da criança.

 

Desenvolvimento

A ludicidade é assunto que tem conquistado espaço no panorama nacional, principalmente na educação infantil, por ser o brinquedo uma essência da infância e seu uso permitirem um trabalho pedagógico que possibilita a produção do conhecimento, da aprendizagem e do desenvolvimento.

Independentemente de época, cultura e classe social, os jogos e brinquedos fazem parte da vida da criança, pois elas vivem em um mundo de fantasia, de encantamento, de alegria, de sonhos onde a realidade e o faz de conta se confundem.

O lúdico faz parte das atividades essenciais da dinâmica humana, passando a ser necessidade básica da personalidade, do corpo e da mente. Podemos afirmar que a ludicidade está presente na vida do ser humano há milhares de anos, basta analisarmos um pouco a historia da humanidade.

Kishimoto (1993, p.7) afirma: Cada tempo histórico possui uma hierarquia de valores que oferece uma organicidade a essa heterogeneidade. “São esses valores que orientam a elaboração de um banco de imagens culturais que se refletem nas concepções de criança e seu brincar.”

Antigamente para os adultos, as brincadeiras eram vista de forma de desobediência e de travessuras infantis. Pois assim elas aconteciam longe do olhar dos adultos e na maioria dos casos eles nem ficavam sabendo, pois se eles soubessem seria um motivo para castigar as crianças. Mas mesmo com a descriminação e ser desconsiderada inadequada, as atividades lúdicas infantis não deixaram de existir neste período. Mas com o surgimento da modernidade, a sociedade passou a estimular a convivência das crianças com as outras, principalmente por meio das escolas, tirando-as das atividades de trabalho. Dando a elas o direito de aprender e refletir suas ações, vivenciando situações novas para explorar soluções para os desafios do seu cotidiano.

. Vygotsky assinalou que uma das funções básicas do brincar é permitir que a criança aprenda a elaborar resolver situações conflitantes que vivencia no seu dia a dia. E para isso, usará capacidades como a observação, a imitação e a imaginação. Essas representações que de início podem ser "simples", de acordo com a idade da criança, darão lugar a um faz-de-conta mais elaborado, que além de ajudá-la a compreender situações conflitantes ajuda a entender e assimilar os papéis sociais que fazem parte de nossa cultura (o que é ser pai, mãe, filho, professor, médico,...). Através desta imitação representativa a criança vai também aprendendo a lidar com regras e normas sociais. Desenvolve a capacidade de interação e aprende a lidar com o limite e para tanto, os jogos com regras são fundamentais, principalmente a partir dos 06 anos aproximadamente.

Na brincadeira, aparece tanto a ação na esfera imaginativa numa situação de faz-de-conta, como a criação das intenções voluntárias e as formações dos planos da vida real, constituindo-se assim, no mais alto nível do desenvolvimento pré-escolar (VYGOTSKY, 1984, p.117).

A compreensão das brincadeiras e recuperação do sentido lúdico de cada povo depende do modo de vida de cada agrupamento humano, em seu tempo e seu espaço (Kishimoto, 2004, p. 63).

Ariés apud Marcellino (2006) argumenta que para os adultos, o brincar não era importante para a formação das crianças, a criança que brincava e jogava não produzia, pois seu prazer estava no brincar e este não interessava para sociedade. O autor ainda nos mostra como os jogos e as brincadeiras eram praticados sem distinção de idade ou classe social. Porém, a partir dos surgimentos dos sentimentos da infância, “a escola e a família retiraram juntas a criança da sociedade dos adultos”.

Com o surgimento da modernidade, a sociedade passou a estimular a convivência das crianças com outras crianças, principalmente por meio da escola, tirando-as das atividades de trabalho.

No passado as crianças tinham maior liberdade para brincar, mais espaço e mais tempo, nas ruas e praças as pessoas se encontravam para brincar, correr, jogar e aprender uns com os outros.

Os jogos tradicionais infantis aparecem de forma mais abundante no cotidiano dos agrupamentos infantis de tempos passados, marcados por um ritmo de vida mais lento (Kishimoto 2004, p. 81)

Atualmente, por falta de espaço e segurança nas ruas, os jogos e brincadeiras na vida das crianças tem se limitado ao espaço da escola, é a falta de tempo da criança que tem atividades programadas para o dia todo, como natação, inglês, judô e etc., por isso não sobra tempo para brincar, restando apenas o espaço da escola.

Diante dessa realidade, a criança também é estimulada a assistir desenhos na televisão, filmes infantis, como forma de brincar, resultado da transformação da sociedade, como ela não pode brincar na rua ou com outras crianças, esta é uma alternativa assertiva na opinião de muitos pais, preocupados com a segurança de seus filhos.

 

A brincadeira é consagrada como atividade essencial no desenvolvimento infantil. Historicamente, assim como o lúdico sempre esteve presente na Educação Infantil. No Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (BRASIL, 1998), a brincadeira está colocada como um dos princípios fundamentais, defendida como um direito, uma forma particular de expressão, pensamento, interação e comunicação entre as crianças, sendo assim, a brincadeira é cada vez mais entendida como atividade que, além de promover o desenvolvimento pleno das crianças, incentiva a interação entre os pares, a resolução construtiva de conflitos, a formação de um cidadão crítico e reflexivo.

Nós seres humanos buscamos o conhecimento através da educação, é ela que nos prepara para a sociedade.A educação e a escola tem o papel de socializar os indivíduos para que ele se desenvolva socialmente e individualmente dentro dos padrões pré-estabelecidos a seu grupo social.É na escola que aprendemos a nos tornar membros da sociedade, sendo que é dentro dela que passamos grande parte de nossas vidas, nos socializando com outros indivíduos.

O lúdico é parte integrante do mundo infantil da vida de todo ser humano. Os jogos e brinquedos fazem parte da infância das crianças, onde a realidade e o faz de conta intercalam-se. O olhar sobre o lúdico não deve ser visto apenas como diversão, mas sim, de grande importância no processo de ensino-aprendizagem na fase da infância.A criança ao brincar e jogar se envolve tanto com a brincadeira, que coloca na ação seu sentimento e emoção. Pode-se dizer que a atividade lúdica funciona como um elo integrador entre os aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais, portanto a partir do brincar, desenvolve-se a facilidade para à aprendizagem, o desenvolvimento social, cultural e pessoal e contribui para uma vida saudável, física e mental. 

De acordo com Almeida (2000), os jogos tornam-se mais significativos á medida que a criança se desenvolve, pois, a partir da manipulação de vários e diferentes materiais que a rodeiam e que serve de estimulo, ela passa a reconstruir suas ações, reinventando as coisas, o que exige uma adaptação mais completa. Essa adaptação, que é realizada na infância, consiste numa síntese progressiva da assimilação com a acomodação, o que leva ao desenvolvimento intelectual.

As atividades lúdicas não podem ser delimitadas em jogos ou brincadeiras, pois elas incluem qualquer atividade que propicie um momento de integração e de prazer. Sendo assim, as atividades lúdicas englobam muitos outros conceitos, que vão além do lúdico e daludicidade. Discutir o conceito de ludicidade envolve entender a significação de jogos, do brincar, da brincadeira e do brinquedo, e como estes métodos lúdicos se diferenciam de umacultura para outra.

Contudo as escolas precisam reestruturar-se seus espaços físicos e suas praticas pedagógicas para proporcionar um atendimento de qualidade diante das necessidades da criança, pois a falta de conhecimento e compromisso do educador no que tange a ludicidade na educação infantil são um dos problemas que a escola enfrenta no seu dia a dia, pois o mesmo sente-se desafiador a repensar a pratica pedagógica, inscrevendo a possibilidade de novos procedimentos. Esse processo de parceria possibilita um desenvolvimento muito importante e enriquecedor na formação do se humano. E para responder as novas demandas e exigências da educação, precisamos de estratégias, habilidades e procedimentos que correspondem na pratica as novas necessidades e expectativas da educação, inclusive da educação infantil, pois leva uma identidade profissional que da uma segurança indispensável para que seja capaz de transmitir segurança ao educando, também favorecendo o trabalho do professor, assim realizando um trabalho de qualidade, já que ele é o responsável pela aprendizagem e conseqüentemente aos valores que passa aos alunos, permeando por suas relações e atitudes, pois elas são assimiladas facilmente e tem uma função muito grande na formação do educando, pois o professor tem que tomar cuidado. Lembrando sempre, que o papel da escola é formar cidadãos preparados para serem inseridos na sociedade, e o professor é um instrumento desse processo.

 

 

Conclusão

 

Portanto, com a elaboração do projeto de ensino, uma das maiores verdades discutidas por teóricos, pensadores, professores e profissionais envolvidos na área da educação, de que a criança aprende enquanto brinca. Deste modo, pude verificar que essa pratica de ensino muito contribui com a construção de um trabalho pedagógico mais envolvente, na medida em que exploram práticas no ambiente escolar quando reconhece o lúdico como uma ferramenta no desenvolvimento da criança. Neste contexto é de suma importância que os professores repensem sua metodologia e vençam paradigmas culturalmente transmitidos de geração em geração que ainda buscam reafirmar pratica de uma educação tradicional pautadas na transmissão de informações. Pratica essas que inibem uma postura mediadora do professor diante da produção de novos conhecimentos e muitas vezes impedem a presença da ludicidade na educação infantil, neste contexto o brincar de faz-de-conta despertar na criança curiosidade, imaginação, criatividade, socialização e por conseqüência dos atos um conhecimento significativo. Sabe-se que em qualquer fase da vida, através das atividades lúdicas, o educando explora muito mais sua criatividade, ajudando no desenvolver cognitivo e afetivo, despertando sua auto-estima. No entanto, o professor precisa conhecer a ludicidade para poder exercer sua função de maneira lúdica. Para isso é necessário que o professor saiba entender o pôquer de planejar as atividades antes de realizá-la nada pode ser feito por acaso ou de improviso. É fundamental que tenha um conhecimento prévio do que se vai fazer. Conclui-se inferindo que a ludicidade muito contribui para o desenvolvimento integral da criança na fase da educação infantil. No entanto este fato se entende também no processo de aquisição da alfabetização e do letramento, quando o professor reconhece a ludicidade como uma ferramenta metodológica.


 

 

REFERÊNCIAS

 

 


Ariés, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1981.


Kishimoto, T. M. jogos tradicionais infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis: vozes, 2002.


VYGOTSKY, L. S A formação social da mente, São Paulo: Martins Fontes, 1984.


Almeida, A. Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em : HTTP://www.cdof.com.br/recrea22.htm. acesso em: 19 ago. 2017

Siaulys (2005, p.8):


Riedel (apud Almeida) Ludicidade como instrumento pedagógico. Disponível em : HTTP://www.cdof.com.br/recrea22.htm. acesso em: 19 ago. 2017


RCNEI. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil; Brasília: MEC/SEF, 1998. V. 3.


MELO,Fabiana CarboneraMalinverni.Lúdico e musicalização na educação infantil.Indaial: Uniasselvi, 2011.272 p..il.