A IMPORTÂNCIA DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Rosiane de souza Jesus
Valdinéia Schmitt
Durcilei de Souza
Aline Gabriela os Santos Braz
Carla Caroline Ferreira da Silva
RESUMO
Na atualidade as escolas devem trabalhar com os alunos um ensino que leve a uma reflexão crítica sobre o mundo e a realidade que os cercam. A desmotivação e falta de interesse por parte dos alunos, sugerem uma nova abordagem de ensino-aprendizagem, com foco sobre a escrita vinculada ao letramento. O objetivo deste trabalho é de descrever a importância do trabalho com da sequência didática dos conteúdos na alfabetização para possibilitar ao aluno uma aprendizagem significativa e prazerosa. Através da utilização da sequencia didática em sala de aula haverá avanços na apropriação do ensino, pois a mesma permitirá a realização das intervenções necessárias dos docentes nos objetivos do ensino em sala de aula, A utilização da sequência didática ainda constitui um desafio para o professor, pois requer mudanças em relação a prática pedagógica, no desenvolvimento dos conteúdos rumo a uma aprendizagem significativa, explorando na sala de aula, diferentes atividades a fim de formar leitores e escritores eficiente.
Palavras chave: Alfabetização; Letramento; Sequencia didática.
INTRODUÇÃO
A proposta de uma sequência didática para o ensino delimitar alguns pontos, tais como: o desenvolvimento de novas estratégias; a prática de abordagens significativas na vida dos escolares bem como a promoção e compreensão dos assuntos tratados.
Sabemos que nem todos aprendem da mesma forma, desse modo a elaboração de um planejamento com um conjunto de atividades e aplicação da sequência didática, será possível alcançar os objetivos do ensino em sala de aula, pois se não houve aprendizagem no momento, criam-se novas possibilidades para que possa ocorrer no futuro.
A sequencia didática em sala de aula tem por objetivo conduzir os discentes a uma reflexão acerca do ensino proposto na sequência didática; desejar que estes conhecimentos adquiridos sejam levados à vida dos estudantes.
A estrutura de um projeto de sequência didática deve ser composto por: tema, objetivo, justificativa, conteúdo, ano de escolaridade, tempo estimado para aula, número de aulas necessárias, material necessário, desenvolvimento, avaliação.
. O objetivo deste trabalho é descrever a importância do trabalho com da sequência didática dos conteúdos na alfabetização para possibilitar ao aluno uma aprendizagem significativa e prazerosa.
Para a obtenção dos dados foi utilizado a pesquisas bibliográfica através da documentação indireta com pesquisa em livros, internet, artigos e revistas. A amostragem do artigo se deu através da descrição das atividades realizadas pelas professoras de Alfabetização da Escola Estadual 19 de Maio.
Para que haja uma sequencia didática se faz necessário s seguir algumas etapas. Primeiro deve-se haver a. discussão em relação ao tema que será trabalhado durante algumas semanas, no sentido de aprofundar os conceitos envolvidos.
Acredita-se que, por meio desta estratégia, haverá em sala de aula avanços na apropriação do conhecimento, permitindo as intervenções necessárias dos docentes. Por meio da sequência didática, o docente terá a oportunidade de se preparar para lecionar diversos temas. A elaboração da sequência didática, quebrará um paradigma da reprodução do conhecimento aos escolares sendo possível ensinar qualquer tema e conteúdo.
Embasamento Teórico
O processo de alfabetização e letramento, devem caminhar juntos, sendo que alfabetizado é o aluno que conhece o código escrito, sabe ler e escrever. E o letramento, designa a ação educativa e o uso de leitura e escrita em contextos reais, de forma deliberada em diversas situações sociais.
Para Soares (2004, p.98) a alfabetização é “[...] a ação de ensinar e aprender a ler e a escrever”, ao tempo que letramento “[...] é estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever, mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a escrita”.
Atualmente, as crianças chegam à escola com diversos tipos de conhecimentos em relação à cultura letrada. É importante que o educador faça o uso da leitura e da escrita, utilizando diversos métodos, para que a criança possa interagir ao mundo letrado em sua trajetória escolar.
Para Soares (2004), o termo letramento surge a partir das novas relações estabelecidas com as práticas de leitura e escrita na sociedade, ao passo que não basta apenas saber ler e escrever, mas que funções a leitura e a escrita assumem em decorrência das novas exigências impostas pela cultura letrada.
Ao desenvolver as práticas de leitura e escrita no convívio escolar, o educador deve proporcionar ao educando o contato com diversos textos, o entendimento desses textos pelas crianças irão auxiliar a criança a adentrar no mundo letrado com mais facilidade.
O trabalho com materiais diversificados na alfabetização enfoca a aprendizagem da língua escrita nas diferentes situações do cotidiano reais de uso. Desse modo, os diversos gêneros textuais, será base nos diferentes suportes de leitura.
Em sala de aula a utilização da sequência didática tem como função facilitar o entendimento dos conteúdos de forma coerente e adequada ao seu destinatário, ajudando o docente a organizar, coerente e adequadamente.
Cabe ao educador intervir e desenvolver práticas significativas para o aluno acerca do funcionamento e utilização das práticas sociais de leitura e escrita, a partir da descoberta do princípio alfabético e das convenções ortográficas formamos um leitor e escritor autônomo.
Tem-se, assim, um trabalho pedagógico organizado de forma sequencial, estruturado pelo professor para um determinado tempo, trabalhando-se com conteúdos relacionados a um mesmo tema, a um gênero textual específico, uma brincadeira ou uma forma de expressão artística. Em síntese, a sequência didática consiste em um procedimento de ensino, em que um conteúdo específico é focalizado em passos ou etapas encadeadas, tornando mais eficiente o processo de aprendizagem. Ao mesmo tempo, a sequência didática permite o estudo nas várias áreas de conhecimento do ensino, de forma interdisciplinar. (BRASIL, 2011, p.27)
Com o advento do conhecimento houve também mudanças no campo educacional que acabaram exigindo dos educadores a busca contínua de novidades, proporcionando melhorias de suas práticas pedagógicas, e reelaborações de conhecimentos. É preciso, portanto, desenvolver práticas sociais de leitura e escrita, a partir de diferentes usos e funções requeridos pela sociedade.
O fazer diferenciado da alfabetização exige do professor alfabetizador conhecimentos específicos acerca da aquisição da leitura e da escrita, a fim de que se possa compreender o processo de aprender. Com a apropriação da leitura e da escrita desde as séries iniciais, as crianças serão capazes de utilizá-la como prática discursiva com facilidade em sua trajetória escolar. criativas em seus alunos, e como proporcionador de condições ambientais que tornem a sala de aula um espaço gerador de novas ideias” (WEINBERG, 2006, p. 166).
Para que atinja seu objetivo e complemente os estudos propostos pelo professor ,toda a atividade precisa ser organizada levando os educandos a compreenderem a utilização da escrita leitura no dia-a-dia.
Ao utilizar-se de sua criatividade, o professor poderá elaborar atividades com o material de leitura que circula na sociedade, assim terá diferentes fontes de informação e recursos para adquirir e construir conhecimentos que beneficiem o aluno, criando situações que se tornem necessárias e significativas. O papel do professor é essencial como estimulador do pensamento e das atitudes
Reis (2009). Destaca que na sequência didática há algumas etapas em comum a um plano de aula, como: objetivo, materiais a serem usados e avaliações. Para se alcançar o conhecimento prévio dos alunos é necessário prover estratégias – “métodos de abordagem” para se chegar a eles.
Uma sequência didática é um conjunto de atividades escolares organizadas, de maneira sistemática, em torno de um gênero oral ou escrito. (...) Quando nos comunicamos, adaptamo-nos à situação de comunicação. (...) Os textos escritos ou orais que produzimos diferenciam-se uns dos outros e isso porque são produzidos em condições diferentes. (ROJO 2001, p. 97)
Kobashigawa (2008) descreve sequencia didática como um conjunto de atividades, estratégias e intervenções planejadas etapa por etapa pelo docente para que o entendimento do conteúdo ou tema proposto seja alcançado pelos discentes. O autor destaca que um plano de aula, entretanto é mais amplo que este por abordar várias estratégias de ensino e aprendizagem e por ser uma sequência de vários dias.
Na apresentação inicial da sequencia didática o professor deve fornecer o aluno de todas as informações necessárias referentes à atividade que se pede e fazer com que os alunos se posicionem como agentes produtores num contexto concreto.
O procedimento sequência didática é um conjunto de atividades pedagógicas organizadas, de maneira sistemática, com base em um gênero textual. Estas têm o objetivo de dar acesso aos alunos a práticas de linguagens tipificadas, ou seja, de ajudá-los a dominar os diversos gêneros textuais que permeiam nossa vida em sociedade, preparando-os para saberem usar a língua nas mais variadas situações sociais, oferecendo-lhes instrumentos eficazes para melhorar suas capacidades de ler e escrever (DOLZ, 2004, p.54)
Na alfabetização a utilização de sequências didáticas através de um trabalho organizado, possibilitará o crescimento e o aprofundamento dos conceitos em saberes, de acordo com a curiosidade e estimulação presentes nas salas de aula. A sequência didática garantirá maior conhecimento através de um planejamento criterioso de uma sequência, desenvolvendo muitas ações no campo do conhecimento, para o desenvolvimento da alfabetização.
A utilização da sequência didática para alfabetização deve seguir uma organicidade. Esta organicidade facilita a montagem do trabalho do docente, pois a utilização de uma a sequência didática se configura com atividades ligadas a um mesmo tema e principalmente com um mesmo objetivo. Inicialmente há em sala de aula apresentação do tema.
A apresentação da situação visa expor aos alunos, de forma detalhada, a tarefa de expressão oral ou escrita que será realizada e prepará-los para uma produção inicial, do gênero que será trabalhado em módulos até se chegar à produção final que se deseja. A importância desse início está na construção de uma situação de representa- ção e na definição da atividade de linguagem que será executada. . (BRASIL, 2011, p.27)
Após a apresentação da situação, realizamos em sala de aula uma produção oral ou escrita, permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos.
A produção, oral ou escrita, permite ao professor avaliar os conhecimentos dos alunos em relação ao gênero proposto e que capacidades precisam ser desenvolvidas. Ela serve para os professores se situarem em relação à representação que os alunos fazem da situação de comunicação, do gênero a ser estudado. (BRASIL, 2011, p.29)
Após a realização da avaliação é realizado a pesquisa para a elaboração de atividades necessárias para fornecer recursos que levem os alunos a entenderem os conteúdos e ao mesmo tempo disponibilizar materiais que forneçam estes conteúdos.
Considerações
As reflexões desse estudo realçam importância da compreensão da alfabetização enquanto aquisição da escrita como prática social. Nesse sentido, o fazer docente alfabetizador deve considerar a dimensão social no processo de aquisição das habilidades de leitura e escrita.
A prática pedagógica deve envolver ações significativas na alfabetização implicando no domínio de conhecimentos específicos da alfabetização em relação ao funcionamento da escrita e o modo de compreensão pelas crianças, acerca da alfabetização e do letramento.
O papel do professor alfabetizador no processo de apropriação da escrita, através de situações significativas de ensino, proporcionará ao aluno uma aprendizagem bem-sucedida na apropriação da escrita, de modo que este compreenda os usos e funções sociais da mesma.
A realização da sequencia didática em sala busca auxiliar a criança a perceber a maior intensidade do conteúdo englobando sempre a variedade de linguagens e lúdico tornando assim o trabalho com crianças prazeroso.
A utilização da sequência didática ainda constitui um desafio para o professor, pois requer mudanças em relação a prática pedagógica, no desenvolvimento dos conteúdos rumo a uma aprendizagem significativa, explorando na sala de aula, diferentes atividades a fim de formar leitores e escritores eficiente
REFERÊNCIAS
ALMEIDA. Geraldo Peçanha de. Transtornos e Dificuldades de Aprendizagem Como lidar em sala de aula? Conexa, Belo Horizonte, 2010.
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. Wallon e a Educação. In: Henri Wallon – Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola, 2000..
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : planejando a alfabetização; integrando diferentes áreas do conhecimento : projetos didáticos e sequências didáticas : ano 01, unidade 06 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012.
DOLZ, Joaquim; Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2004.
ROJO, R. Modelização didática e planejamento: duas práticas esquecidas dos professores? In.: KLEIMAN, A. A formação do professor. Campinas: Mercado de Letras. 2001.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 2004b.
WEISZ, T. O diálogo entre o ensino e aprendizagem. São Paulo: EditoraÁtica, 2000
WEINBERG, Mônica. Querem mudar o á-bê-cê. GuiaVeja. Ed. Abril; São Paulo. n. 14. pp 118-119. abril,2006.