Metodologias ativas de aprendizagem
Leidimar Brito da Silva Cunha
Flávia Michelle Ferreira Oliveira
Antônio Carlos de Lima Oliveira
Josiane Sérgio da Silva Miranda
Léa Antônia Correa da Silva Costa
RESUMO
No mundo competitivo criado pela busca por profissionais qualificados para obter bons resultados, novas mudanças são necessárias para a formação de pessoas que compreendam as necessidades iminentes da sociedade. Esses profissionais têm habilidades para lidar com diferentes situações e diferentes interlocutores que demonstrem habilidade na tomada de decisão e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares. É claro que a pesquisa contribui significativamente para o desenvolvimento de práticas de treinamento da instituição porque os métodos e as atividades têm vários aspectos e formas de trabalhar para desenvolver a aprendizagem atuante nos alunos dos cursos da instituição de ensino, buscando competências que as diferenças no mercado de trabalho e expectativas crescentes possam trazer para uma inovação para o dia a dia. As metodologias ativas se tornaram comuns na educação pública e sua natureza e propósito dialógicos fazem do aprendiz seu protagonista para um treinamento de aprendizes. Dentre as suas formas de aprendizagem há diversos meios de formação de aprendizado, como a dança e música, que possibilitaram aprendizados importantes em todas as etapas da educação básica.
Palavras-chave: Metodologias ativas. Ensino e Aprendizagem. Tecnologias de Informação.
Introdução
A sociedade moderna é caracterizada por uma economia baseada no desenvolvimento da tecnologia de informação e comunicação. Nesse contexto vale destacar também a aceleração do processo de infoentretenimento, que é ajudada pelas intensas dinâmicas sociais que trazem oportunidades culturais significativas para o espaço com as empresas, mas, ao mesmo tempo, com desafios complexos que podem ser determinados por essas mudanças e inserções.
No mundo competitivo criado pela busca por profissionais qualificados para obter bons resultados, novas mudanças são necessárias para a formação de pessoas que compreendam as necessidades iminentes da sociedade. Esses profissionais têm habilidades para lidar com diferentes situações e diferentes interlocutores que demonstrem habilidade na tomada de decisão e capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares.
A sociedade da informação, caracterizada por uma economia global e desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) coloca mudanças na vida profissional e exigem um novo perfil profissional, cheio de habilidades e novas habilidades. A tecnologia da informação e comunicação trouxe mudanças inimagináveis na maneira como as pessoas vivem, trabalham, se comunicam e até para obter informação.
O uso de novas formas de participação social foi impacto no setor público, como administração, saúde, educação. Nesse sentido, é necessário incluir mudanças nas instituições de ensino, na busca por ensinar usando os métodos ativos que os professores estão tentando transmitir conhecimento, de modo que o foco não seja mais o ensino, mas o aprendizado.
Um estudante constantemente responsável pela autoaprendizagem através de novas formas aprender em vez de apenas ser um espectador recebendo informações. Nas metodologias ativas de aprendizagem, os alunos do paradigma educacional são os protagonistas em sala de aula, que falam e trazem ideias e soluções para os problemas levantados pelo professor.
Nesse sentido, se faz necessário incluir metodologias ativas no ensino e aprendizagem, se se configuram como uma inovação no contexto escolar e universitário, desestabilizando uma cultura existente na escola e na prática docente.
O ensino deve se adaptar ao novo método ativo de ensino, principalmente para fins que proporcionem oportunidades para o desenvolvimento de competência e independência na aprendizagem para que o conhecimento seja aprendido durante a vida profissional do aluno.
Os departamentos devem concordar sobre sua cultura e políticas com os professores em busca de maiores treinamentos especializados que acabem preparando para a organização atual e um futuro que possa atender satisfatoriamente às demandas do trabalho.
Este estudo se justifica pela importância de agregar metodologias ativas no processo de ensino e aprendizagem porque essa inovação em contexto é urgente e necessário para a escola e, sobretudo, para o mundo de hoje onde as instituições de ensino seguem e implementam novos métodos de construção de conhecimentos que atendam às exigências do mercado de trabalho atual a realidade da nova ordem mundial. É claro que a pesquisa contribui significativamente para o desenvolvimento de práticas de treinamento da instituição porque os métodos e as atividades têm vários aspectos e formas de trabalhar para desenvolver a aprendizagem atuante nos alunos dos cursos da instituição de ensino, buscando competências que as diferenças no mercado de trabalho e expectativas crescentes possam trazer para uma inovação para o dia a dia.
Desenvolvimento
Conceitos de metodologias de aprendizagem
A pedagogia moderna frente as mudanças e inovações sociais e de tecnologias, incluindo mudanças no mercado de trabalho, tentou rastrear processo educacional por meio do desenvolvimento de habilidades e competências. Nessa nova perspectiva, os métodos ativos são popularizados e seu uso aumentou na educação brasileira apoiada pela psicologia, Neurociência e pedagogia (MORAN, 2018; SILVA et al., 2021).
Isso é entendido pelas competências da BNCC (2018) como a “mobilização de conhecimento (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocional), atitudes e valores para lidar com necessidades complexas da vida cotidiano, a plena realização da cidadania e do mundo do trabalho” (BRASILIO, 2018, p. 8).
Segundo Bacich e Moran (2018, p. 17) as “práticas despertam a curiosidade, desafiam e envolvem os alunos em prol de experimentar, fazer algo e elevar a capacidade do mesmo para fazer algo, assim que deixe-os trabalhar a cooperação e o desenvolvimento da independência na tomada de decisões”. Os métodos ativos mudam o foco da aprendizagem para longe do educador na busca por educá-lo, envolvê-lo através da descoberta, pesquisa e resolução de problemas (VALENTE, 2018).
As metodologias ativas estão relacionadas as mudanças pedagógicas que são inovações práticas e pedagógicas que tem como princípio o aluno como protagonista da aprendizagem combinando o desenvolvimento emocional, social, afetivo e cognitivo que eles sugerem independência, proatividade, resolução de problemas, trabalho em equipe, autoestima (SILVA; PIRES, 2020).
Em ambos os casos, as vantagens do uso de metodologias ativas podem ser apontadas para alunos e professores. Para os alunos, os mais destacados são: melhor qualidade da comunicação e do ensino, desenvolvimento do trabalho em equipe, responsabilidade e autonomia, desenvolvendo pensamento crítico, resolução de problemas e criatividade. Alguns dos benefícios para os educadores são: dinamismo e engajamento alunos, maior satisfação dos familiares com o método e resultados utilizados e maior produtividade estudantil (SANTIAGO, 2021).
Os métodos ativos enriquecem o ambiente educacional como tal estimula o questionamento, criando soluções, conexões, conhecimento, discussão, reflexões que participam do processo do aluno. No entanto, é necessário considerar algumas questões básicas a seguir: estreitando o objetivo aprendizagem, por competências e habilidades são desenvolvidas, que as estratégias devem ser implementadas usando recursos e ferramentas que gerem interesse e engajamento aos alunos, por meio de atividades significativas e controle da aprendizagem (SILVA; PIRES, 2020).
A resolução de problemas é outra metodologia ativa, que visa a educação como transformadora para a sociedade. Isso faz com que o aluno seja o personagem principal em conhecimentos prévios e desenvolvam novos métodos para resolver problemas sob a orientação do professor (SILVA; PIRES, 2020).
Outros exemplos de métodos citados na literatura são: treinamento entre pares, mesas redondas, exposições dialogadas, oficinas, apresentações teatrais, filmes, musicais, etc. (SILVA; PIRES, 2020). Portanto, os métodos ativos promovem o aprendizado de diferentes pessoas de diversas formas, principalmente promovendo a inclusão e tornando o aluno o protagonista deste processo.
A formação das metodologia ativas voltadas à aprendizagem
Os métodos ativos deram resultados positivos na aprendizagem onde um número significativo de alunos em todos os níveis do ensino básico desde o jardim de infância até o ensino médio devem procurar meios para uma nova formação de sua aprendizagem.
A aprendizagem significativa é a responsabilidade de promover o desejo do aluno de aprender, combinando estruturas antes de novos conhecimentos (a aprendizagem deve ser significativa para ser incluído). Nessa perspectiva, os métodos ativos levam a mudanças profundas, desenvolvendo novas práticas pedagógicas e desenvolvendo o que significa aprender a propor, que significa “movimentar, participar, construir, conhecimento, crescimento” de uma nova forma de aprendizagem (GRAPIGLIA et al., 2021, p. 216).
Eles também exigem perspectiva de aprendizagem, olhar para o ambiente, ou seja, sua arquitetura perante um espaço onde a aprendizagem acontece porque é preciso uma perspectiva ampla que entende a si mesmo, aos outros e ao ambiente como significativos e métodos ativos que podem ocorrer coletivamente em ambientes colaborativos e valoriza o indivíduo, suas competências e habilidades (GRAPIGLIA et al., 2021).
Reis e Barreto (2017) apresentam uma divisão do par de ideias, conectando a situação-problema com o aprendizado emparelhado que levou ao aprendizado investigativo e argumentativo. Costa (2021) utilizou o tema geral Ambiente participação interdisciplinar em situações problemáticas. Damiano, Ishiba e Rezende (2020) realizaram o projeto para construir uma horta escolar, aprender a conseguir a aprender importantes aulas teóricas e práticas.
O ensino médio afirma que o uso da tecnologia melhora o aprendizado desenvolvendo independência e proatividade. Neste contexto, pode-se referir o rápido progresso na utilização de métodos ativo com a necessidade de mudar os processos educativos que tanto falam de alunos e professores
A inclusão por meio da formação das metodologias ativas
As metodologias ativas são uma forma metódica de treinamento para acomodar mudanças rápidas e novas demandas para a modernidade de ensino. No entanto, eles são ferramentas de ensino eficazes que também são aplicadas à educação inclusiva devido ao seu caráter dialógico em que o personagem principal é o aluno.
Sobre esse aspecto, Silva et al. (2021) argumentam que o paradigma está mudando. Os métodos devem considerar a aplicabilidade e contextualização dos métodos atuantes na realidade da educação (SILVA et al., 2021).
Esquinsan et ai. (2021), que trata de metodologias ativas e educação participativa refere-se aos conceitos de prejuízo de Vygotsky (1997) e ao conceito de compensação e plasticidade cerebral que a neurociência defende.
Este desenvolvimento ocorre “de uma forma diferente, por um caminho diferente, mas sempre juntos de outros recursos, sendo importante que o pedagogo conheça as especificidades da passagem que orienta esta criança” (ESQUINSANI et al., 2021, p. 22) Sobre o conceito de plasticidade cerebral, Izquierdo (2011) afirma que é a capacidade dos neurônios de modificar respostas a certos estímulos no fundo dessas mudanças, ou seja, capacidade de aprendizado, renovação e recuperação ao longo da vida por meio de conceitos e significados para se adaptar a novas situações e ambientes.
Nessa perspectiva, os autores acrescentam o papel principal do professor tanto como facilitador do processo de aprendizagem quanto como participante e conselheiro. Por fim, destacam que foram desenvolvidas metodologias ativas para criar oportunidades para incentivar todos os alunos a participar aprender por outros meios e caminhos com base em requisitos e desejos trazidas pelos alunos”(ESQUINSANI et al., 2021).
Moran (2015) reflete que as metodologias ativas auxiliam o processo avaliativo diversidade, observando também o processo de autonomia dessa população que incentive a construção de aprendizagem e libertação, contribuindo para a aprendizagem e a educação inclusiva.
No entanto, diz que métodos ativos são pontos de partida passar para processos reflexivos mais avançados, integração cognitiva, generalização, reelaboração de novas práticas (MORAN, 2015, p. 18).
Em particular, os métodos ativos são importantes no processo de engajamento uma escola para alunos com necessidades especiais porque colocam o aluno em primeiro lugar protagonista da aprendizagem com diferentes instrumentos e ferramentas que oferecem várias possibilidades
Conclusão
As metodologias ativas se tornaram comuns na educação pública e sua natureza e propósito dialógicos fazem do aprendiz seu protagonista para um treinamento de aprendizes. Dentre as suas formas de aprendizagem há diversos meios de formação de aprendizado, como a dança e música, que possibilitaram aprendizados importantes em todas as etapas da educação básica.
Por valorizar a diversidade e aumentar a autonomia do aluno, tornam-se importantes no processo de inclusão de crianças com necessidades especiais, não só nas classes regulares, mas também nas áreas sociais. Portanto, as metodologias ativas cobrem novas exigências educacionais por meio de competências e habilidades modernas e em evolução.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018.
BRASIL. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: introdução aos parâmetros curriculares nacionais. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
ESQUINSANI et al., Rosimar Serena Siqueira. Metodologias ativas na educação inclusiva: diálogo entre os conceitos de compensação e plasticidade cerebral. In: PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. (Org.) Metodologias ativas na Educação Especial/Inclusiva. 1. Santa Maria –RS: FACOS-UFSM, 2021. P. 18- 33.
GRAPIGLIA et al., Franciele Xhabiaras. Metodologias ativas na educação inclusiva: diálogo entre os conceitos de compensação e plasticidade cerebral. In: PAVÃO, Ana Cláudia Oliveira; PAVÃO, Sílvia Maria de Oliveira. (Org.) Metodologias ativas na Educação Especial/Inclusiva. 1. Santa Maria –RS: FACOS-UFSM, 2021. P. 210-222.
SANTIAGO, Beatriz. BNCC: seis metodologias ativas para engajar os alunos. 2021.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, Carlos Alberto de; MORALES, OfeliaElisa Torres (Org.). Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Coleção Mídias Contemporâneas. Ponta Grossa: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
SILVA, Rosimary Batista da; PIRES, Luciene Lima de Assis. Metodologias ativas de aprendizagem: construção do conhecimento. CONEDU, Anais. 2020.
SILVA et al., Robson Veríssimo. Metodologias ativas no Ensino Básico: uma análise de relatos de práticas pedagógicas. Scielo, 2021.