Desenvolver liderança
Jessica Poliana da Silva Kraus
Saber trabalhar em equipe é algo que naturalmente começamos a desenvolver na escola até chegarmos ao mercado de trabalho.
É possível adquirir tal habilidade? Ser um líder vai muito além daquela ideia de ser um chefe rígido, que constantemente deixa seus funcionários desmotivados ou estressados. A capacidade de liderar está atrelada ao poder de escuta, de engajar a equipe e até mesmo de construir conjuntamente os objetivos e os resultados esperados. Além disso, o espírito de liderança não se restringe somente ao mercado de trabalho, isto é, trata-se de uma característica que pode ser desenvolvida em qualquer projeto escolar ou pessoal. As competências de liderança estão atreladas à mentalidade empreendedora, ou seja, à capacidade de realização e colaboração. Contudo, mesmo que abrir o próprio negócio não faça parte de seus planos para o futuro, certas habilidades podem ajudá-lo – e muito – em projetos escolares e pessoais.
A liderança se trata da habilidade de motivar e inspirar as pessoas, orientando para que os objetivos finais sejam cumpridos da melhor forma possível.
O papel do líder é influenciar, conduzir e orientar sua equipe em prol do mesmo objetivo, além disso, trabalhar também para manter sempre um bom clima organizacional, afinal isso impacta de forma significativa no desempenho e resultados de toda a equipe.
Deste modo, o foco da liderança são as pessoas e os resultados que sua equipe pode trazer para a empresa. Diante disso, podemos afirmar que contar com uma boa liderança em sua empresa traz vantagens como um ambiente de trabalho mais saudável e principalmente a motivação da equipe.
Outro ponto que é muito importante destacarmos e nem todos sabem é que existem diversos tipos de liderança, que vem de acordo com as características pessoais de cada profissional. Tipos esses de liderança são: Comportamental;
Situacional, Informal, Liberal, Criativa, Democrática, Diretiva, Colaborativa, Compartilhada.
Deste modo podemos concluir que contar com bons profissionais e que possuem características importantes da liderança é extremamente importante não apenas para a empresa de modo geral.
Comunicação não se trata apenas de falar e delegar, se trata também de saber ouvir. Para ser um bom líder é preciso saber se comunicar de forma clara e democrática, onde todos tem espaço para falar, serem ouvidos, interagir e compartilhar suas ideias e opiniões.
Tomar decisões faz parte das atribuições de um líder, por isso, é muito importante que esse profissional seja confiante ou desenvolva a sua autoconfiança para despertar nos demais a certeza de que estão todos caminhando em prol do mesmo objetivo.
Qualquer chefe sabe delegar tarefas, a diferença é que um bom líder precisa ter comprometimento e envolvimento com o que está delegando, ou seja, precisa também participar da construção do objetivo.
Comprometimento dentro do ambiente de trabalho gera resultados mais assertivos, onde o processo foi acompanhado e pensado do início ao fim.
Conclusão
A liderança é uma competência essencial para o crescimento pessoal e profissional, independentemente do ambiente em que se manifesta. Ser líder vai além de simplesmente delegar tarefas; trata-se de inspirar e engajar as pessoas para que alcancem seus objetivos de forma colaborativa.
Habilidades como comunicação clara, escuta ativa e comprometimento são fundamentais para o sucesso de um líder. Por isso, é importante estimular o desenvolvimento dessas capacidades desde a escola, possibilitando sua aplicação ao longo da vida.
Referências
ASSIS, Jorge. Liderança e Trabalho em Equipe: Teorias e Práticas. São Paulo: Editora Atual, 2020.
CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. 11. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2019.
MAXIMIANO, Antonio C. Amaru. Introdução à Administração. 9. ed. São Paulo: Pearson, 2021.