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Os Novos Movimentos Sociais e a Educação em Direitos Humanos nas Ações e Políticas Públicas no Brasil Contemporâneo

Antônia Adriana dos Santos Silva

 

 

Desenvolvimento

 

O presente artigo analisa os princípios gerais reivindicados pelos movimentos sociais ao longo da história, com ênfase no contexto atual, buscando compreender sua contribuição na formulação e implementação de políticas públicas, especialmente no âmbito da Educação Básica. A educação em direitos humanos é um componente fundamental nesse processo, pois envolve a construção de uma cidadania ativa, baseada nos princípios da democracia, da justiça social e da equidade. Dessa forma, sua implementação nas instituições educacionais torna-se essencial para a formação de indivíduos conscientes de seus direitos e deveres, fortalecendo a consolidação do Estado Democrático de Direito no Brasil. Segundo Candau (2008), a educação em direitos humanos deve estar integrada ao currículo escolar, promovendo valores de respeito, dignidade e justiça social.

Os movimentos sociais desempenham um papel crucial na formulação e monitoramento das políticas públicas, pois articulam demandas coletivas e pressionam o Estado para garantir direitos fundamentais. No que diz respeito à política de moradia no Brasil, essas mobilizações têm sido essenciais para assegurar acesso à habitação digna para a população em situação de vulnerabilidade. Um exemplo disso ocorre no estado do Ceará, onde movimentos sociais atuam em parceria com prefeituras e o governo estadual para substituir casas de taipa por moradias de alvenaria, garantindo melhores condições de vida, acesso ao saneamento básico e água potável. Esses movimentos representam formas legítimas de organização popular, permitindo que a sociedade civil expresse suas demandas e reivindique direitos. De acordo com Gohn (2011), os novos movimentos sociais se distinguem dos tradicionais por sua abordagem multifacetada, incorporando pautas relacionadas à cidadania, justiça social e participação política.

Além da habitação, os movimentos sociais também desempenham um papel fundamental na promoção da educação e da igualdade de oportunidades. Ao reivindicarem políticas públicas mais inclusivas, esses grupos contribuem para o fortalecimento da educação em direitos humanos, garantindo que os cidadãos tenham acesso ao conhecimento necessário para exercerem seus direitos. Para Arendt (2001), a educação é um elemento essencial na formação de sujeitos críticos e ativos na sociedade, pois possibilita a compreensão dos mecanismos de poder e das formas de participação democrática. Assim, a atuação dos movimentos sociais não apenas influencia a formulação de políticas públicas, mas também fortalece a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

 

 

Referências

 

Arendt, H. (2001). Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva.

 

Candau, V. M. (2008). Educação em direitos humanos: princípios, políticas e práticas. Petrópolis: Vozes.

 

Gohn, M. da G. (2011). Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez.